Problemas comuns durante o cultivo de spathiphyllum e sua solução

problemas de crescimento do espatifilo Geralmente spathiphyllum cresce em um arbusto densamente frondoso. As folhas de uma planta sã são de cores vivas, com brilho agradável, sem manchas ou danos, e voltadas para cima.

Se de repente o estado das placas foliares começar a se deteriorar, você deve prestar atenção imediatamente à flor, pois as folhas servem como um indicador de sua saúde. O murchamento ou descoloração das folhas indica problemas que surgiram, como doenças ou erros de cuidado. Se você não tomar medidas oportunas para salvar a planta, em alguns casos especialmente difíceis, você pode perder completamente a "felicidade feminina".

Como fazer isso depende do que causou a deterioração do estado geral espatifilo... Às vezes basta apenas ajustar as medidas de cuidado, às vezes é necessário o uso de medicamentos especiais. Então, vamos descobrir.

Folhas murchas

A razão pela qual as folhas do spathiphyllum descem e caem pode ser:

  1. Rega insuficiente ou irregular... Se a massa de barro estiver completamente seca, você deve colocar imediatamente o vaso em um recipiente com água. Deixe repousar por meia hora para que o solo fique saturado de umidade através dos orifícios de drenagem. Ao mesmo tempo, você precisa colocar água diretamente na panela. Depois disso, é imprescindível escorrer o excesso e tirar a água da panela. No futuro, a água spathiphyllum quando a camada superior da terra seca (mas não a coma inteira!).
  2. Solo velho... Com o tempo, a planta retira todos os nutrientes do solo. Além disso, o sistema radicular crescido preenche completamente os pratos. Um caroço de barro denso entrelaçado com raízes não absorve bem a água. É necessário trocar o substrato e, se necessário, transplantar o espatifilo para um vaso mais espaçoso, após a lavagem das raízes.

Manchas pretas aparecem em folhas lentas

Se spathiphyllum, crescendo em solo fresco, não apenas enxertado, mas apareceram manchas pretas nas folhas, já existe um transbordamento na face.

O aumento da umidade do solo leva ao desenvolvimento de processos de putrefação no sistema radicular.

Nesse caso, não se pode prescindir de um transplante urgente de plantas com a retirada das raízes danificadas e sua posterior desinfecção em solução de permanganato de potássio. Os locais dos cortes devem ser polvilhados com carvão ou carvão ativado.

2 dias após o transplante, despeje o espatifilo com uma solução à base de Foundationol.

Secando folhas

Dependendo de como as folhas secam, os motivos podem ser completamente opostos:

  • pontas secamar interno muito seco. Para evitar esse fenômeno, a flor deve ser pulverizada regularmente.
  • metade da folha seca - rega muito frequente. Você precisa fazer uma pausa para que a terra seque.

Amarelecimento das folhas

Na maioria das vezes, o spathiphyllum fica amarelo devido ao excesso de sol. Pode até haver queimaduras de raios diretos, por isso é melhor manter a panela na janela sudeste e, no verão, na janela norte. A propósito, as folhas podem ficar amarelas por um motivo natural, se já estiverem velhas, mas isso não é um fenômeno de massa.

Além disso, o amarelecimento das folhas pode significar que a flor está doente com clorose. Provoca sua falta de oligoelementos e alimentação irregular.

Para prevenir a doença, a flor pode ser regada uma vez por mês com água com adição de ácido cítrico.

Para restaurar a cor verde, é melhor trocar o solo, e alimentar a própria planta com um fertilizante complexo, por exemplo, o Mr. Color.

Spathiphyllum tem problemas com folhas: por que e o que fazer - vídeo

Jardim

casa

Equipamento