Por que a vassoura de girassol parasita de planta é tão perigosa e como se livrar dela

vassoura de girassol O cabo de vassoura de girassol é uma das plantas parasitas altamente especializadas mais difundidas que infestam o girassol e outras culturas da família Astrov. Causa sérios danos, pois infecta os rizomas da planta hospedeira, extraindo umidade e nutrientes benéficos dela. O parasita da planta broomrape é um problema enfrentado tanto por proprietários quanto por empresas agrícolas especializadas no cultivo de girassóis.

Vassoura Girassol: características e ciclo de desenvolvimento

características da vassoura de girassol

Todo agricultor deve saber o que é uma vassoura no girassol, porque o parasita é a ameaça número 1 para esta cultura. É uma planta perene ou anual, herbácea e sem clorofila da família das vassouras, que possui mais de 120 espécies que parasitam diferentes culturas.

Características da vassoura de girassol:

  • hastes retas brancas, amareladas ou rosadas até 45-60 cm de altura;
  • ramos ausentes, caules cobertos por folhas escamosas;
  • flores de cor marrom, coletadas em inflorescências em orelhas, são polinizadas por moscas e zangões;
  • as raízes (haustórios) são curtas, fibrosas e carnudas;
  • frutas - cápsulas poliespermosas contendo até 1500-2000 sementes.

planta parasitaUma planta dá pelo menos 3-5 milhões de sementes, que são facilmente transportadas pela água, vento, aderem a ferramentas agrícolas e sapatos humanos. As sementes de Broomrape se distinguem por sua extraordinária viabilidade no solo - até 10-20 anos, germinando em condições favoráveis.

Dano de vassoura

vassoura de girassol em raiz de girassolVassoura causa sérios danos ao plantio girassol... As raízes do parasita se fixam no sistema radicular de uma planta cultivada, absorvem água e nutrientes vitais, liberando nele produtos tóxicos de sua atividade vital.

Perigo de vassoura de girassol:

  1. Devido ao seu tamanho microscópico, as sementes do parasita se espalham rapidamente com máquinas, implementos agrícolas, vento e umidade.
  2. As sementes da planta podem permanecer no solo por até 20 anos e germinar somente quando as raízes do girassol aparecem nas proximidades.
  3. O cabo de vassoura pertence às plantas com flores de polinização cruzada facultativa mais elevada, com tendência à mutação rápida. O frequente surgimento de novas raças complica significativamente a luta contra o parasita.

características de crescimentoAs medidas de combate à vassoura-de-girassol devem ser tomadas imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais de infecção, pois sua nocividade é muito elevada. Com um grau médio de dano, o rendimento do girassol diminui em 30-60%, com o aparecimento de novas raças agressivas, a diminuição no rendimento pode ser de 90-100%.

Sintomas de infestação de girassol

sintomas de infecçãoO principal sintoma da infecção do girassol pela vassoura é o aparecimento de hastes esbranquiçadas, rosadas ou azuladas em sua base. Um sintoma característico de dano ao sistema radicular é a diminuição da fertilidade e do rendimento da cultura.

Ao retirar o solo na área da base do girassol, é possível encontrar as raízes da vassoura, bem presas à planta hospedeira.

O cabo de vassoura se alimenta de substâncias minerais e orgânicas contidas nas raízes do girassol. Isso leva a sua rápida secagem e murcha, amarelecimento das folhas e perda de elasticidade, retardo de crescimento perceptível.baixo rendimento

O cabo de vassoura parasita não apenas em plantações de girassol.Também cresce em tabaco, cânhamo, cártamo, tomate e algumas ervas daninhas.

Medidas de controle da vassoura

Existem várias maneiras eficazes de se livrar de uma vassoura em uma horta ou em campos agrícolas. Eles consistem no cumprimento das regras de rotação de culturas, métodos agrotécnicos, biológicos e de controle químico.

Conformidade com as regras de rotação de culturas

rotação de cultura correta

Rotação de colheitas - Esta é uma alternância periódica de diferentes culturas semeadas em uma parcela ou campo. Após a derrota do girassol pela vassoura por 9 a 10 anos, é necessário plantar safras resistentes a esse parasita. Esse tempo é necessário para que as sementes da planta que permanecem no solo se tornem inviáveis.

Métodos agrotécnicos

processamento de campoMétodos agrotécnicos de combate à vassoura-de-girassol são considerados eficazes com uma infestação parasitária média.

Esses incluem:

  • aração profunda do solo a uma profundidade de 28-30 cm;
  • sacha regular das ervas daninhas, realizada até o amadurecimento das sementes, após o que os resíduos vegetais são coletados e queimados;
  • umidade abundante do solo - a vassoura "prefere" solo seco.

Um método agronômico eficaz de combate à vassoura é um estímulo especial à germinação do máximo de sementes do solo por meio da semeadura densa de girassol na área infectada.

Métodos biológicos

fitomizar moscaPara a destruição da vassoura de girassol e proteção de plantas, são usados ​​métodos biológicos. Um deles é o uso de fitomose. As larvas desse inseto se alimentam das sementes da planta parasita, reduzindo seu número em solo fértil.

Além disso, muitos agricultores usam bioherbicidas - preparações biológicas especiais destinadas a destruir a vassoura e outros parasitas. Mas, na maioria das vezes, esse método é inferior em eficiência ao tratamento com herbicidas químicos.

Métodos químicos de luta

uso de produtos químicosO combate à vassoura-de-girassol costuma ser feito com herbicidas do grupo das imidazolina, que causam enfraquecimento, doença e consequente morte da planta parasita. Os herbicidas mais populares são Devices Ultra e Euro Lighting.

O Device Ultra é um herbicida imidazolina produzido na forma de um concentrado solúvel em água. Os principais ingredientes ativos são imazamox e imazapir. Esses componentes penetram através da folhagem e caules até a raiz da planta daninha, causando sua morte.

Híbridos resistentes a vassouras

variedades de girassol resistentes à vassouraA maneira mais eficaz de prevenir a infecção do girassol com a vassoura é usar híbridos com alta resistência ao parasita. A única desvantagem desse método é que as sementes de girassol resistentes à vassoura são caras em comparação com as sementes convencionais.

Híbridos de girassol resistentes à vassoura:

  • Forward - distingue-se por alta imunidade a vassoura, oídio, podridão de caule e cesta, fomoses;
  • Jason - a principal característica do híbrido é a capacidade de resistir a muitos parasitas e ervas daninhas no nível genético;
  • Tunka - caracterizado por alta resistência a muitas ervas daninhas, condições climáticas desfavoráveis ​​e bom rendimento;
  • Pioneer é um híbrido versátil que oferece alto rendimento em quase todas as condições de cultivo;
  • Syngenta é um híbrido com um sistema imunológico forte e bons rendimentos.

O aparecimento de vassouras de girassol no campo ou no jardim é um problema comum e sério que requer ações urgentes. A planta parasita se alimenta de sucos de girassol, inibindo seu crescimento e causando a morte. Formas eficazes de combater a vassoura, o uso de poderosos herbicidas químicos e híbridos com resistência genética a raças progressivas ajudarão a se livrar do parasita e salvar as plantações.

Do que a vassoura de girassol tem medo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento