Duas maneiras populares de propagar o marmelo: mudas e brotos jovens

reprodução de marmelo Os frutos agridoces e azedos do marmelo não agradam a todos, mas quem apreciou o seu sabor e aroma sonha em cultivar esta cultura no seu jardim e não se limita a uma árvore. O método mais comum de propagação do marmeleiro são as estacas, bem como o enraizamento das mudas. Como fazer corretamente, falaremos sobre isso hoje.

Propagação de marmelo por estacas

reprodução de marmelo

As estacas de marmeleiro começam no final do verão, em agosto. Em primeiro lugar, você precisa preparar as mudas:

  1. Em uma árvore boa, saudável e frutífera, corte as estacas dos ramos jovens mais baixos.
  2. Corte as estacas corretamente, fazendo o corte inferior embaixo do rim, e o superior acima do rim, recuando um pouco mais.
  3. Liberte as hastes das folhas.

Cada talo deve ter pelo menos três botões vivos.

Estacas de raiz plantando em local previamente preparado com solo fértil e solto. Isto é fácil de fazer - basta furar os ramos, colocando-os na vertical ou com um ligeiro declive, deixando também uma distância de 10-15 cm entre eles.

É aconselhável cobrir ligeiramente o botão superior, que permaneceu acima do nível do solo, polvilhando com terra.

Alguns jardineiros simplesmente deixam as mudas no solo ao ar livre, mas isso reduz significativamente suas chances de enraizamento e a maior parte do material de plantio seca sem ter tempo para criar raízes. Para que o enraizamento seja bem sucedido, as estacas de marmeleiro devem ser protegidas de temperaturas extremas e, pela primeira vez, criar condições de estufa para elas. Para isso, em ambos os lados, são instalados suportes em forma de um pequeno alçado e sobre eles é lançada uma película. As bordas são cobertas com terra para que o filme não seja levado pelo vento.

Após cerca de 2-3 semanas, as primeiras raízes aparecerão, mas isso não significa que as estacas precisam ser arrancadas, mas o filme não é mais necessário. O transplante para local definitivo é realizado no outono, até que as estacas tenham formado um bom sistema radicular próprio.

Reprodução de rebentos jovens de marmelo

crescimentoO marmelo pertence àquelas plantações que dizem aos jardineiros como obter descendentes delas. Ao longo da sua vida, a árvore forma muitos brotos jovens, que normalmente são cortados para não estragar o aspecto da copa e não tirar seiva. No entanto, este é um ótimo material para obter novas cópias.

Um rebento jovem cresce na parte inferior do tronco perto do próprio solo e imediatamente cresce suas próprias raízes, representando uma muda em miniatura pronta. Não é difícil separá-la da planta-mãe cortando-a com uma faca afiada junto com um pedaço de casca onde o galho cresceu.

Para estimular e acelerar a formação de lóbulos (ramificações laterais), a longa raiz central é ligeiramente encurtada.

A planta separada é plantada no solo em local sombreado, retirando-se todas as folhas para que não perca a umidade tão rapidamente.

Jardim

casa

Equipamento