Segredos do cultivo de cardo leiteiro e características dos cuidados com as plantas

crescendo cardo leiteiro O cardo leiteiro é uma planta com propriedades únicas que é ativamente usada na medicina. A cultura tem outro nome - cardo leiteiro, mas o arbusto pertence à família Aster. Devido à sua composição especial, a planta contém mais de 400 ingredientes ativos. Além disso, flores brilhantes serão uma decoração maravilhosa para qualquer local. O cultivo de cardo leiteiro a partir de sementes não requer cuidados complexos ou habilidades especiais, mas algumas regras devem ser seguidas.

planta da américa do sul

A planta vem da América do Sul. Mas com o tempo, ele se espalhou pelo mundo. É cultivado comercialmente para fins farmacêuticos e em plantações agrícolas. O cardo mariano também pode ser visto em canteiros de jardins, pois a planta tem um aspecto esteticamente agradável. Folhas grandes parecem originais, que se distinguem por uma superfície brilhante e ornamentos intrincados de manchas brancas. As flores são coletadas em grandes inflorescências em cesto. A floração continua de julho ao final do outono.

Os benefícios da planta

caldo de cardo de leite saudávelA raiz, sementes e folhas da planta são usadas como medicamento. O cardo leiteiro é usado como ingrediente em muitos medicamentos.

A cultura possui excelentes propriedades hepatoprotetoras. Seus componentes contribuem para a remoção de substâncias nocivas do corpo. As sementes da planta contêm uma substância que tem efeito antioxidante, por isso é utilizada no tratamento de doenças complexas.

cardo de leite na medicina tradicionalDiferentes partes da planta são úteis. Os brotos podem ser comidos e são bons para o sistema digestivo. As flores são primeiro secas e depois usadas como tempero para vários pratos. Os rebentos são ensopados e usados ​​para fazer saladas.

O chá de cardo leiteiro tem um efeito tônico. É utilizado para todos os tipos de envenenamento. O suco da planta ajuda com o inchaço. E o óleo de semente cura feridas.

O cardo leiteiro também é conhecido como agente antiviral. Seus componentes são usados ​​em medicamentos contra a hepatite C. Ao usar tal remédio, a multiplicação dos vírus diminui.

cultivando cardo leiteiro em sua casa de verãoA planta é usada para jardins de flores. É plantada em um jardim de pedras, pois fica bem perto de pedras e água. O cardo leiteiro se encaixa perfeitamente em jardins ornamentais planos. Com a ajuda de uma planta, você pode criar um lindo gramado verde na frente da casa. Arbustos espetaculares podem ser plantados ao longo da cerca.

Tecnologia agrícola de cardo leiteiro

tecnologia agrícola para o cultivo de cardo leiteiro

O cardo leiteiro é uma planta bienal. No primeiro ano de crescimento, surge uma roseta de folhas manchadas e amarelas com manchas brancas. No ano seguinte, a roseta se transforma em um caule com muitos ramos, que atinge uma altura de 0,5 a 2 metros. As inflorescências aparecem em junho. As flores são distinguidas por flores púrpura-carmesim, vermelho-violeta ou brancas.

Para um bom crescimento da cultura, é necessário um solo com composição neutra, suplementado com uma quantidade significativa de cálcio. Antes de plantar, você deve descobrir como plantar cardo leiteiro.

A semeadura é realizada no início da primavera. Um suprimento suficiente de água no solo é necessário para uma germinação de alta qualidade. As sementes são semeadas em fileiras de 20 cm com distância de 50 cm entre elas.

Quando a semeadura é muito densa, após a emergência, a planta deve ser desbastada. Isso se tornará impossível assim que a saída começar a amadurecer.

cardo de leite em sua casa de verãoO cultivo bem-sucedido do cardo leiteiro no país é impossível sem o conhecimento de algumas características desta planta. Em solo nutritivo e solto, ele começa a engordar. As folhas parecem cobertas de óleo. Se a planta é cultivada como matéria-prima medicinal, qualquer solo é adequado para ela. Uma opção particularmente boa é argilosa. Se o local for pantanoso, será necessário drenar e melhorar um pouco a composição do solo. Se o local de plantio for bem iluminado, a planta adquire tonalidades brilhantes e contrastantes.

Durante os períodos de seca, é importante umedecer o solo periodicamente. Como resultado, as folhas permanecerão frescas e suculentas por muito tempo. Para fertilizar, cinzas de madeira e fertilizantes complexos são usados.

Para que a planta se ramifique melhor, ela deve ser pinçada periodicamente. Como resultado, os arbustos podem chegar a 1,5 metros.

Semeadura

semeando sementes de cardo de leiteÉ melhor começar a cultivar cardo leiteiro com sementes do final de abril a meados de maio. Na faixa do meio, a safra é cultivada como anual.

Recomenda-se isolar o local da semeadura com papel alumínio. A planta floresce 45-50 dias após a germinação. A coleta de sementes é realizada em 110-120 dias. Se desejar, as sementes podem ser plantadas no início de junho, para que a planta enfeite o local no outono. Quando semear cardo leiteiro depende da região específica.

pré-embeber sementes de cardo leiteiroAo comprar sementes, você deve prestar atenção ao prazo de validade. Sementes de farmácia podem ser armazenadas por muito tempo e de maneira inadequada, o que contribui para sua rápida deterioração.

Durante o processo de semeadura, as sementes são colocadas em depressões com altura de 1,5-2,5 cm, sendo os primeiros brotos observados em 8-12 dias. O cardo leiteiro surge de forma irregular.

pacote de sementes de cardo de leiteA planta também pode ser cultivada por meio de mudas. Nesse caso, as sementes devem ser plantadas no final de março e início de abril. Para o plantio, você precisará de pequenos recipientes com solo úmido e solto. Um transplante para um novo local é realizado após o aparecimento de quatro folhas verdadeiras.

cultivando cardo de leite através de mudasEste plantio permitirá que você colha as sementes antes do tempo. Mudas de plantas plantadas em vasos podem se tornar uma verdadeira decoração de interiores. A planta tolera perfeitamente o transplante para um local permanente. Recomenda-se o transplante de mudas no início de maio. O método de plantio por meio de mudas permitirá a obtenção de matéria-prima medicinal mais cedo do que na semeadura a céu aberto.

Antes de plantar no solo, você precisa adicionar 4 kg ao solo húmus 1 metro quadrado. Você também precisará de dois copos de cinzas e 40-60 gramas de fertilizantes complexos.

Cardo de leite

cardo de leite

Ao cultivar uma cultura, as seguintes medidas de cuidado são necessárias:

  1. A planta cresce bem em áreas claras. Tolera perfeitamente a exposição ao sol. Pode crescer à sombra, se necessário.
  2. O cardo mariano é resistente ao frio. A cultura tolera geadas até menos 12. É uma planta que gosta de calor e cresce bem em climas quentes. Para o seu cultivo, não são necessárias condições especiais de temperatura.
  3. A flor é resistente à seca. Suas folhas só devem ser pulverizadas em dias quentes. No inverno, você não precisa regar.
  4. A planta não precisa de um nível específico de umidade. Basta borrifar suas folhas a cada duas semanas na estação quente.
  5. A planta requer fertilização mineral na proporção de 1 g por metro. Cinzas de madeira, húmus e composto são fertilizantes adequados. O sal de potássio e os superfosfatos trazem benefícios. A fertilização da uréia é realizada no início da primavera.

planta ornamental cardo de leiteCardo mariano geralmente não é transplantado, mas pode ser feito facilmente, se necessário. Para fazer isso, você precisa de um solo não ácido e resistente à umidade. Em solo seco, a planta crescerá muito baixo.

Não é necessário fazer germinar sementes de cardo leiteiro, apenas mergulhe-as antes de semear. A semente é plantada facilmente no solo nutriente e diretamente em terreno aberto. Apenas a temperatura do solo não deve exceder 10 graus.

Para o período de inverno, a parte aérea da planta é removida.Para o cuidado adequado, o cardo leiteiro deve ser diluído e regado na hora certa. Depois de chuvas fortes, o solo deve ser solto. Se todas as recomendações forem seguidas, a produção de cardo leiteiro por hectare é de 10-15 kg.

O cultivo de cardo leiteiro em uma casa de verão terá sucesso se você conhecer as regras para lidar com pragas perigosas. O cardo mariano praticamente não é suscetível a doenças das hortaliças. Às vezes, ele é danificado por pulgões de pêssego. Para se livrar da praga, borrifar com uma decocção de batatas, cascas de cebola, topos de tomate ou uma solução de sabão em pó. Em casos avançados, preparações Golden Spark são usadas e Actélico.

Colheita de cardo leiteiro

coletando sementes de cardo leiteiroAs sementes devem ser colhidas de agosto a outubro. Isso se deve à maturação desigual do material. Se as sementes estão prontas para serem colhidas, a cesta ganha uma tonalidade amarelada e aparecem pára-quedas voadores. O corte dos frutos é iniciado após a formação de um canhão branco em cestos. Achenes são removidos com uma tesoura. Em seguida, são colocados em uma peneira, sob a qual é colocado um pano ou jornal.

flores de cardo de leite secoDepois que os cestos secarem, você pode quebrá-los e sacudir as sementes. O material resultante deve ser seco por uma semana. Em seguida, as sementes são coletadas em uma jarra. O recipiente pode ser armazenado por até uma semana.

preparação de inflorescências de cardo de leiteAs raízes podem ser colhidas ao mesmo tempo que as sementes. Eles são retirados do solo e lavados em água corrente. Em seguida, são triturados e secos. As raízes secas são colocadas em recipientes de vidro.

Para se ter um número suficiente de raízes e sementes no local, basta plantar 20 arbustos da planta. Esta flor despretensiosa irá beneficiar muito toda a família.

Cultivo de cardo leiteiro a partir de sementes em casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento