Equipamos uma oficina doméstica com máquinas para trabalhar madeira

oficina doméstica de madeira Na oficina, uma grande variedade de ferramentas, máquinas e sistemas são usados ​​para trabalhar com produtos de madeira. Algumas máquinas para trabalhar madeira para a oficina doméstica são usadas com muita frequência, enquanto outras são projetadas para realizar apenas alguns trabalhos específicos altamente especializados. Deve-se notar que trabalhar com madeira em casa é muito diferente de trabalhar em uma marcenaria ou carpintaria.

oficina em casa

Este artigo fornecerá uma visão geral de algumas das máquinas populares para a oficina de marcenaria, bem como sua finalidade.

Retificadora

retificadora Holzstar BTS 250As retificadoras são utilizadas para dar a um produto de madeira, ou melhor, a sua superfície, uma lisura perfeita. Quais máquinas podem ser usadas para processar não apenas novos produtos. Uma retificadora de madeira permite reprocessar peças de madeira já prontas ou mesmo utilizadas no dia a dia, que durante o funcionamento ficaram inutilizáveis ​​ou perderam a lisura da superfície.

Dependendo da finalidade funcional e dos recursos de design, tais dispositivos são divididos em:

  • tipo de fita;
  • vibrando;
  • canto;
  • em forma de prato (orbital);
  • escova de moagem;
  • combinado.

Embora todas essas máquinas tenham designs diferentes e processem o material de maneiras diferentes, todas têm o mesmo propósito - dar à superfície de um produto de madeira uma aparência perfeitamente lisa. É importante notar que as máquinas de processamento industrial de madeira têm muito mais variedades do que as usadas em casa. Além disso, a funcionalidade dos dispositivos industriais é muito mais ampla e suas capacidades excedem em muito as dos dispositivos que podem ser usados ​​em oficinas domésticas.

Em casa, as mini-máquinas para lixar madeira são as mais usadas. Ao processar peças pequenas, sua funcionalidade é suficiente.

Máquina de serrar

máquina de serrar makitaUma máquina de serra é uma máquina que permite cortar madeira ou peças em linha reta. Em oficinas de marcenaria artesanal, as máquinas com elemento de corte de disco são as mais frequentemente escolhidas. trabalho em uma serraNo entanto, dependendo das características do elemento de corte principal, o equipamento para serrar é dividido em tipos:

  1. Disco. Este é um equipamento que possui uma superfície de trabalho plana e uma serra circular. Durante a operação, o elemento de madeira é alimentado no disco ao longo da cama. O disco corta o material de forma tão fina e uniforme que não há lascas, delaminação e assim por diante.
  2. Listrado. Em tal aparelho, o processo de corte é executado por uma serra de fita. No entanto, em oficinas domésticas, essas máquinas para trabalhar madeira são usadas muito raramente, uma vez que são muito volumosas e pesadas. Eles são mais comumente usados ​​em serrarias industriais.
  3. Com serra flexível. Esses equipamentos podem ter diferentes serras (fita, cabo de aço ou motosserra). Em condições industriais, apenas a fita adesiva é usada, no entanto, para trabalhar em casa, você pode escolher qualquer uma das opções acima. O dispositivo desse tipo corta o material com rapidez suficiente, silenciosamente, e a velocidade de trabalho em tal dispositivo excede a velocidade de trabalho em um disco.

Trabalhando em tal máquina, é necessário respeitar todas as regras de segurança, uma vez que todos os elementos de corte são muito afiados e perigosos!

Máquina circular

máquina circular BELMASH CBS-2000As serras circulares têm algumas semelhanças com o equipamento de serra. Os objetivos da máquina circular de madeira são:

  1. Madeira sendo dissolvida ao longo e transversalmente.
  2. Fabricação de vigas de madeira.
  3. Corte a madeira compensada.
  4. Fabricação de contas de vidro.

Uma serra circular é uma máquina para trabalhar madeira que pode ser feita à mão.

Por design, as serras circulares podem ser divididas em três categorias:

  1. Tabletop. Utilizado em ambiente doméstico. O peso de tal máquina varia até 25 kg. Você pode instalar esse dispositivo em qualquer superfície de trabalho, por exemplo, em uma mesa.
  2. Com um suporte. Esta máquina também é portátil, mas está equipada com um suporte especial que permite manusear pranchas compridas.
  3. Estacionário. Na maioria das vezes, essas máquinas para trabalhar madeira são usadas na produção industrial. É a estacionariedade, ou seja, a imobilidade e estabilidade da estrutura, que permite realizar o trabalho em tal aparelho com muita precisão e eficiência.

Para todas as serras circulares acima, diferentes lâminas de corte devem ser selecionadas.

Engrossador

máquina de espessamento Utool UTP-12O objetivo principal da máquina para espessura de madeira é alisar a superfície do elemento de madeira. Além disso, essas máquinas são usadas para calibrar todos os produtos do mesmo tipo para o mesmo tamanho.

O desenho das várias unidades permite o corte tanto ao longo da madeira como transversalmente.

o processo de trabalhoO aparelho possui uma superfície de trabalho em forma de mesa. Consiste em 2 partes. Um deles fornece o elemento madeira e o outro o recebe. Entre essas superfícies existe uma haste especial em forma de faca, que é utilizada para o corte. Após o corte, o elemento de madeira vai para a mesa receptora. Nesta parte da máquina existem rolos especiais que suportam a madeira.

Ao escolher tal dispositivo, você deve prestar atenção ao método de fornecimento de madeira para a área de trabalho. Alguns modelos fornecem apenas alimentação manual, enquanto outros podem fazer isso automaticamente.

Máquina de junção

plaina Proma HP-200CUma plaina é um equipamento usado para processar madeira. As máquinas de aplainar diferentes têm características diferentes, mas seu objetivo principal é o processamento primário da madeira antes de ser processada em outras máquinas.

Essas máquinas de processamento de madeira podem ser de 2 tipos:

  • unilateral;
  • bilateral.

O trabalho unilateral é feito apenas em um lado do elemento de madeira, o bilateral tem a capacidade de processar simultaneamente dois lados (adjacentes).

processamento de madeiraAlém disso, essas máquinas são divididas de acordo com o tipo de alimentação da peça:

  • automático;
  • manual.

A máquina de alimentação automática de material usa um mecanismo de transporte dedicado ou um ADF embutido.

Copiadora

copiadora ANDREONI Media 2As copiadoras (mais frequentemente feitas nos modelos "copiadora" ou "torno-copiadora") são projetadas para fazer uma cópia de uma amostra de um produto de madeira, o mais próximo possível do original. Esses dispositivos permitem que você execute o trabalho com rapidez suficiente, às vezes fazendo várias cópias da peça ao mesmo tempo. copiadora em operaçãoEssas máquinas usam a técnica de cópia de modelo. Esta tecnologia permite obter a mesma forma para todos os elementos de uma determinada peça, bem como copiar com precisão essa peça uma ou mais vezes. Dessa forma, a possibilidade de erro tecnológico fica praticamente excluída, uma vez que a maioria das etapas do processamento da madeira serrada é realizada de forma automática.

Deve-se notar que as copiadoras têm um tamanho bastante compacto, mas ao mesmo tempo são altamente duráveis, mesmo com uso frequente, funcionam por muito tempo sem avarias e reparos, se os aparelhos forem reparados a tempo. Além disso, as copiadoras permitem produzir elementos semelhantes entre si com a máxima precisão.

Máquina de aplainar

aplainadora de madeira Zenitech FS 400Plainas são usadas para moldar a madeira na forma necessária. Após o processamento de um produto de madeira em tal máquina, sua superfície fica perfeitamente plana e lisa, sem rebarbas, lascas e delaminação.

O design deste dispositivo permite processar uma peça de madeira em qualquer plano:

  • vertical;
  • horizontal;
  • inclinado em qualquer ângulo.

Isso se deve ao fato de que todas as aplainadoras de madeira possuem uma barra guia que ajusta o ângulo de inclinação. Devido ao facto de toda a estrutura ser suficientemente robusta e estável, ao trabalhar em diferentes planos, é possível obter uma elevada precisão no processamento da madeira, uma vez que o nível de vibração é mínimo.

A superfície de trabalho desta máquina é dividida em duas partes:

  • Móvel;
  • imóvel.

Um eixo de faca móvel está localizado entre essas peças. Sua principal tarefa é cortar uma parte fina de uma peça de madeira. Conforme o pedaço de madeira se move pela mesa de trabalho, os rolos seguram a peça.

A plaina pode ter duas ou três facas. Se houver três, a qualidade do processamento da madeira é significativamente melhorada. Este dispositivo possui um conjunto substituível de facas. Alguns são projetados para trabalhar com madeira macia, outros com madeira mais dura.

A escolha das facas depende da madeira de que uma determinada barra é feita.

Serra de fita

serra de fita Jet HVBS-56M 414458MAs serras de fita utilizadas para cortar madeira têm como principal diferença que podem ser utilizadas para cortar madeira, dando-lhe qualquer formato. Este dispositivo permite fazer cortes retos e curvos.

Pelo método de localização, essas máquinas são classificadas nas seguintes variedades:

  • vertical;
  • horizontal.

Dependendo de quão automatizado é o trabalho em um determinado projeto, essas máquinas são divididas em:

  • totalmente automáticos (são usados ​​principalmente na indústria);
  • semi-automática (utilizada para a fabricação de móveis, nessas máquinas o trabalho da serra de corte e torno é automatizado);
  • manual (nesses aparelhos o material deve ser alimentado manualmente, e o processo de serragem também é ajustado manualmente, máquinas consideradas domésticas, utilizadas em oficinas particulares).

Além disso, esses dispositivos são classificados de acordo com o tipo de fita:

  • com serras estreitas (de 2 a 6 cm, mais utilizadas para fazer móveis);
  • com serras largas (de 10 a 30 cm).

Se considerarmos essas máquinas dependendo de sua potência, elas aparecem em:

  • carpintaria;
  • dividindo;
  • serras de toras.

Em oficinas caseiras, existem principalmente máquinas de pequeno porte e não muito volumosas, semiautomáticas ou manuais.

Maquinas combinadas

máquina combinada Zenitech MFL 300AAs máquinas combinadas são um dispositivo frequentemente usado para trabalhar madeira em casa. Isso é muito conveniente, visto que muitas vezes não é possível equipar uma oficina doméstica com muitas unidades de trabalho.

A máquina combinada pode executar várias funções ao mesmo tempo, por exemplo:

  • serrar;
  • moagem;
  • ranhura;
  • resmus;
  • planejamento.

As máquinas industriais combinadas para trabalhar madeira podem ser divididas em duas categorias gerais:

  • doméstico;
  • profissional.

As principais diferenças entre esses dois tipos são dimensões, parâmetros do motor e tensão de alimentação.

Além disso, algumas máquinas combinadas para trabalhar madeira podem ser feitas em casa e também podem ser usadas em casa.

Como você pode ver pelo material descrito neste artigo, existem instalações especiais para vários tipos de processamento de madeira, cada uma das quais dá conta de sua tarefa. Alguns deles podem intercambiar parcialmente a funcionalidade um do outro. Algumas máquinas, por exemplo, máquinas copiadoras, são projetadas apenas para executar um trabalho específico. Um tipo separado de máquinas para trabalhar madeira para oficinas domésticas é combinado. Sua funcionalidade é mais ampla e o escopo de aplicação se estende a muitos estágios do processamento da madeira. São esses dispositivos os mais escolhidos para trabalhar em casa.

Arranjo de máquinas para madeira na oficina - vídeo

Jardim

casa

Equipamento