Cuidado meticuloso com mudas de lobélia

cuidado com mudas de lobélia

Milhões de floricultores lamentam que a lobélia não tenha apenas sementes pequenas, mas também mudas bastante tenras. Cuidar dela pode ser problemático. Isso se deve à semeadura superficial. Como resultado, o sistema radicular está localizado muito próximo à camada superficial do solo. Devido à rega regular ou abundante, a água em áreas densamente plantadas começa a estagnar. Isso, por sua vez, leva à derrota dos brotos com a perna preta. Esses espécimes dolorosos se desenvolvem mal, infectam as mudas vizinhas e acabam morrendo. Para proteger suas plantações de um resultado tão fatal, vale a pena aprender algumas tecnologias para cuidar de mudas frágeis.

O horário de verão é muito curto em fevereiro ou março. Para o pleno crescimento das mudas, o acesso à luz ultravioleta é necessário por 12-14 horas. Portanto, é recomendável usar iluminação suplementar: em fevereiro - cerca de 5-6 horas, e em março - 3-4 horas.

Luxo lobelia e sua rega

É necessário hidratar essas plantações densas com moderação. Como os brotos são quase "microscópicos", muitas vezes é difícil calcular a quantidade de líquido. Portanto, os jardineiros experientes usam 2 dispositivos improvisados: uma seringa ou seringa comum.

A última ferramenta é considerada mais eficaz, pois pode ser usada para:

  • umedeça corredores de plantio em miniatura;
  • introduzir água na camada inferior do substrato do solo;
  • embeber turfa comprimidos;
  • criar irrigação por gotejamento.

Para o cultivo de mudas de lobélia, muitos usam paletes, que estão cheios de líquido. Recomenda-se usar apenas resolvido e água morna. Estimulantes de crescimento e outros desinfetantes podem ser adicionados a ele. instalações.

Preto a perna ataca a lobélia

Após a semeadura, o recipiente é coberto com uma tampa. Não pode ser removido por 3-5 dias. A única coisa que pode ser feita é abrir o galpão 1-2 vezes ao dia e limpar a condensação. Após alguns dias, a tampa é levantada 2-3 mm, deixando-a nesta posição. Ao longo de 2 semanas, essa distância é aumentada gradativamente para que as mudas se acostumem ao microclima usual.

Porém, mesmo com tantos cuidados ansiosos, a perna preta da lobélia ainda pode aparecer. Para combatê-lo, use:

  1. Peróxido de hidrogênio (3%). Para 1 litro, adicione 2-3 colheres de sopa da droga.
  2. Carvão ativado. As pastilhas são moídas em pó, que depois é borrifado na plantação.
  3. Uma solução fraca de permanganato de potássio. Traga sua sombra para uma cor rosa pálido.
  4. Areia do rio. Antes de polvilhar o solo com eles, deve-se calciná-los no forno ou na frigideira.
  5. Metronidazol. A solução é preparada com o cálculo de 1 comprimido por litro de líquido.

Com esses meios, você não só pode tratar suas mudas, mas também regá-las. Graças a esses procedimentos preventivos, é muito fácil proteger os rebentos jovens de uma doença maligna. Essas dicas mostram que não existem problemas não resolvidos. Portanto, se você procurar uma saída, sempre poderá encontrá-la.

Cultivo de mudas saudáveis ​​de lobélia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento