Quais são os benefícios e malefícios do farelo de trigo?

farelo de trigo Hoje, cada vez mais adeptos de uma dieta saudável decidem incluir farelo de trigo em sua dieta. É um produto obtido a partir do processamento e produção de safras de grãos. Por muito tempo foi considerado inútil e usado apenas como ração animal. No momento, já se sabe muita coisa sobre os benefícios do farelo de trigo. Seu uso é recomendado em muitas dietas. Com a ajuda do farelo de trigo, o estado de muitas doenças é normalizado. Porém, para que a ingestão do farelo traga apenas benefícios, é necessário conhecer algumas características do produto.

Farelo de trigo: benefícios e malefícios, como tomar

farelo granulado

A casca externa do grão usado para a produção de farelo é um depósito de substâncias biologicamente valiosas. Ao mesmo tempo, o produto continua com poucas calorias, portanto, é ativamente recomendado por nutricionistas e nutricionistas saudáveis.

As qualidades benéficas do farelo de trigo são explicadas pela seguinte composição química:

  • vitamina A;
  • potássio;
  • vitamina E;
  • magnésio;
  • sódio;
  • fósforo;
  • Vitaminas B;
  • cálcio;
  • cobre;
  • fibra, bem como fibra dietética;
  • proteínas;
  • iodo;
  • ácido graxo.

Nas lojas você pode ver farelo de trigo granulado e não granulado. Não há muita diferença neles, se apenas o produto for oferecido na forma pura.

O farelo regular é geralmente produzido sem quaisquer aditivos. Mas, na composição dos grânulos, podem frequentemente estar presentes açúcar, sal ou mesmo vários odores, concebidos para realçar o sabor. Portanto, se você deseja que o produto traga o máximo de benefícios possível, deve-se dar preferência ao farelo moído.

Por que o farelo de trigo é útil?

consumo dosado de farelo de trigoAs substâncias contidas no farelo de trigo têm um efeito benéfico no corpo humano:

  1. Uma vez no estômago, aumentam de tamanho, o que causa uma sensação de plenitude. Esta propriedade é especialmente importante para quem deseja perder o excesso de peso. Também ajuda a eliminar todos os itens desnecessários dos intestinos - toxinas, muco. Isso minimiza a probabilidade de constipação, bem como o desenvolvimento de câncer de cólon. É por isso que o farelo de trigo para constipação é recomendado por muitos nutricionistas.
  2. A fibra, que está contida na casca do grão em grandes quantidades, permite que você se livre da disbiose. As vitaminas B estimulam a formação de suco gástrico.
  3. Bran é conhecido por ajudar com problemas do coração e do sistema vascular. O uso do produto ajuda a normalizar os níveis de colesterol no sangue. A probabilidade de enfarte do miocárdio ou doenças cardíacas, como arritmia, taquicardia, diminui.
  4. O farelo de trigo, cuja composição é muito diversa, é indispensável para os problemas do trato gastrointestinal. Seu uso permite normalizar o processo de digestão no menor tempo possível.
  5. Na luta contra a obesidade, o farelo de trigo, cujo teor calórico é muito baixo, também ajuda. As fibras ajudam a lidar com quilos extras, o que contribui para a lenta absorção de carboidratos pelo corpo. Surge uma sensação de saciedade, já é difícil comer mais do que o planejado. Portanto, o farelo de trigo para perda de peso é um remédio simples, mas eficaz. Ao mesmo tempo, o farelo também é recomendado para diabetes mellitus, pois seu uso pode retardar significativamente o processo de aumento da glicose no sangue.
  6. O farelo é igualmente benéfico para o corpo feminino e masculino. Ácidos graxos saudáveis, a saber Omega-3 e Omega-6, mantêm os níveis de estrogênio em um estado normal. Ao adicionar o produto à sua dieta, você se protegerá da ocorrência de doenças como o câncer de mama. Os homens, por sua vez, podem normalizar o funcionamento da próstata.

Farelo de trigo: como usar

taxa de ingestão de farelo de cada vezAssim como o farelo de aveia ou centeio, o farelo de trigo pode ser usado como aditivo em vários pratos - saladas, coquetéis, geléia, peixe picado, cereais e muito mais. No entanto, para obter o máximo benefício, vale a pena se ater a uma dosagem específica do produto. Pode ser usado como um agente terapêutico e profilático independente. Existem duas opções para isso:

  1. Molhe o farelo com antecedência. Despeje água fervente sobre uma certa porção de farelo e deixe fermentar por 30 minutos. Em seguida, drene o excesso de líquido e retire o farelo inchado como está. Eles também podem ser adicionados a cereais ou outras refeições adequadas.
  2. Tome seco. Pegue o farelo moído com bastante água - pelo menos 1 xícara.

Como com qualquer produto não familiar ao corpo, o farelo deve ser ingerido com cautela. Aumente a sua dose gradualmente. Comece com 1 colher de chá. por dia, mantendo esse volume por 2 semanas. Então você pode aumentar a dose diária para 3 colheres de chá. (uma colher três vezes ao dia).

Observe que o volume máximo é de 4 colheres. Esta norma não deve ser violada, pois corre o risco de prejudicar o seu corpo.

O curso de admissão deve ser de pelo menos dois meses. Assim que os benefícios do uso deste produto forem perceptíveis, você deve começar imediatamente a reduzir a necessidade diária.

Farelo de trigo para perda de peso: como tomar

perder peso com farelo de trigoOs flocos de trigo são frequentemente recomendados como um produto dietético que permite que você perca peso em um curto espaço de tempo. Para isso, devem ser consumidos pouco antes das refeições, o que ajudará a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo. Conforme mencionado acima, o farelo aumenta de volume quando entra no estômago, o que ajuda a reduzir o apetite. Há uma sensação de saciedade, por isso os nutricionistas costumam sugerir usá-los no jantar. comendo farelo com kefirSe você deseja obter o máximo de seus flocos, pode adicioná-los ao iogurte desnatado ou ao kefir. Para isso, é aconselhável deixá-los infundir em água fervente para que tenham tempo de inchar.

O consumo regular de flocos de trigo pode ter um efeito positivo. No entanto, é muito importante não exceder a dose diária e a duração máxima permitida do curso. Junto com toxinas e escórias prejudiciais, com ingestão prolongada de farelo, substâncias úteis começarão a ser excretadas do corpo. Isso traz muitas consequências, incluindo desequilíbrios de cálcio.

Contra-indicações de uso

Apesar de suas propriedades benéficas, o farelo pode ser prejudicial se ingerido na presença das seguintes doenças:

  • gastrite;
  • problemas com o duodeno;
  • colite;
  • intolerância individual a proteínas;
  • pós-operatório;
  • úlcera estomacal.

Você não deve dar esses cereais às crianças, pois é difícil para um corpo em crescimento suportar a digestão de alimentos tão ásperos. Este produto também é nocivo para mulheres grávidas, pois ajuda a eliminar não só substâncias nocivas, mas também úteis, do corpo.

Se você decidir tomar este farelo regularmente, é muito importante seguir o regime de ingestão correto. Você deve beber pelo menos dois litros de água por dia (se usar 1 a 3 colheres de chá de farelo moído). Para evitar consequências graves, antes de fazer um curso de farelo de trigo, vale a pena consultar um nutricionista, profissional de saúde ou nutricionista saudável.

Os benefícios e malefícios do farelo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento