Pragas de cactos - estudamos insetos e como lidar com eles

pragas de cactos As pragas de cactos podem destruir toda a coleção. Mais frequentemente, eles parasitam plantas debilitadas e doentes e também infectam os espécimes que receberam cuidados insuficientes. As suculentas são um bocado saboroso para as pragas de insetos, pois essas espécies de plantas contêm carboidratos e substâncias amiláceas. Medidas preventivas e tecnologia agrícola competente ajudarão a prevenir o ataque de insetos.

As principais pragas dos cactos e as razões do seu aparecimento

danos aos cactos por pragas

Os insetos-praga do cacto não são incomuns em suculentas. Eles podem mudar para cactos de outras plantas de interior, aparecer após o transplante, desde que o solo tenha sido contaminado, e também "vir" com um cacto de uma loja ou viveiro.

Ao comprar um cacto, você deve prestar atenção à sua aparência. É claro que a maioria dos parasitas é muito pequena e será difícil vê-los a olho nu e ainda mais encontrar as larvas. Mas alguns traços de pragas no cacto devem estar presentes. É necessário ter cuidado ao ver penugens brancas, manchas pretas ou brancas, pequenos pontos. Você precisa inspecionar não apenas a planta em si, mas também o solo - alguns tipos de parasitas vivem no substrato.

Quais são as pragas de insetos que ameaçam as suculentas? Os tipos mais comuns são:

  • raiz e cochonilha;
  • ácaro-aranha;
  • escudo e escudo falso;
  • nematóides;
  • tripes;
  • pulgão (estufa ou folha);
  • mosca branca.

Esses parasitas podem e devem ser combatidos, mas primeiro você precisa aprender mais sobre eles para entender qual caminho escolher.

Inseto em um cacto

cochonilha em cactoA cochonilha em um cacto é muito perigosa para qualquer espécie de planta. Não é detectado imediatamente, mas quando a suculenta já sofreu o suficiente com insetos e suas larvas. Distinguir entre cochonilhas e bugs de raiz. Além disso, existem espécies que preferem se reproduzir em suculentas.

O aparecimento da praga é normal. Possui corpo alongado de até 5 mm de tamanho. A cor é cinza, os pelos brancos são visíveis no corpo. Existem pernas nas laterais. É difícil percebê-los, mas algumas espécies, ao botar os ovos, envolvem-nos em um casulo branco que parece algodão.

bug de raiz em cactoO verme da raiz pode viver nas raízes, na zona da raiz, nos caules da planta, se tiver conseguido se multiplicar o suficiente. Freqüentemente, esses insetos podem ser encontrados nas aréolas, nas costelas de um cacto. Eles gostam de se abrigar. Também é difícil reconhecê-los porque raramente se movem e, se o fazem, é muito lento.

Com danos severos, as suculentas ficam para trás no crescimento, murcham, partes da planta perdem o turgor e a cor normal. O verme se revela como uma flor branca em pó no cacto, em bolas de algodão. O tratamento deve começar com a remoção mecânica dos parasitas e de suas larvas.

Pragas de cactos - ácaros-aranha

cactos pragas ácarosO ácaro-aranha comum só pode ser encontrado em um cacto com uma lupa. Seu tamanho não ultrapassa 0,25 mm, enquanto o parasita leva uma vida sedentária. Ficando suculento, tenta se estabelecer mais alto e prefere as partes jovens da planta. A praga se alimenta de células de cactos e os vazios que aparecem são preenchidos com ar. Por causa disso, o processo de fotossíntese é interrompido e a planta perde sua aparência normal.

Nesta fase, o proprietário deve ser alertado para o aparecimento de manchas escuras, que vão crescendo à medida que o tecido é danificado. Através de uma lupa, percebe-se que os tecidos estão mortos e, portanto, não se recuperam após o tratamento. As áreas afetadas do cacto podem se tornar menos visíveis à medida que um novo tecido saudável começa a aparecer.

O ácaro-aranha em um cacto também é notado por uma fina teia de aranha que envolve a planta danificada. Em condições favoráveis ​​para ele, ele dá até 20 gerações por ano. No interior, o parasita aparece mais frequentemente devido ao vento, que o carrega na estação quente para uma janela aberta nos jardins da frente ou nas hortas.

Escudo e escudo falso

bainha e escudo falso em um cactoEste tipo de praga é mais freqüentemente encontrado em peras espinhosas, cactos colunares e de folhas. Eles aparecem como pequenas manchas marrons elevadas em partes da planta. Estes são alguns tipos de escudos sob os quais os parasitas se escondem. Os insetos adultos são imóveis, multiplicam-se e põem ovos sob o escutelo. Quando as larvas eclodem, elas gradualmente se espalham por toda parte suculento.

É claro que o escudo de cera é uma proteção confiável para essas pragas, o que significa que os meios convencionais de controle de insetos adultos não funcionam sobre elas. Os especialistas recomendam agir sobre eles mecanicamente, limpando a planta dos parasitas com um cotonete embebido em álcool. É importante tomar precauções para não espalhar ovos e larvas em partes da planta.

Após o tratamento mecânico, pode-se atuar sobre o cacto com agentes inseticidas, e depois inspecionar periodicamente para repetir o procedimento se necessário.

Qualquer planta de interior, incluindo cactos, deve ser inspecionada pelo menos uma vez por semana para doenças e pragas. O tratamento deve começar removendo a suculenta afetada de outras plantas.

Pragas de cactos - nematóides

nematóides pragas de cactosÉ muito difícil lutar contra os nematóides. Em primeiro lugar, a suspeita deve ser causada pelo crescimento estagnado da planta. Se nesta fase você não tomar providências, não detectar e reconhecer a praga, então o sistema radicular começa a sofrer, o que mais cedo ou mais tarde vai levar à morte da planta.

O nematóide da raiz se liga às raízes do cacto, formando um espessamento significativo. Mais tarde, surgem larvas a partir deles, que se enraízam dentro da raiz. Se houver suspeita de infestação de nematóides, remova cuidadosamente a planta do vaso e examine cuidadosamente o sistema radicular.

As raízes expostas ao parasita apresentam formações perceptíveis. Recomenda-se sacudir o solo restante das raízes em um recipiente com água. Em breve, cistos ovais amarelos aparecerão na superfície. É difícil se livrar deles, pois se escondem no sistema radicular. Os especialistas aconselham aparar as raízes e limpar o colo da raiz e só depois tratar o cacto com medicamentos.

Pulgão

pulgões em um cactoPulgões em peras espinhosas ou outras espécies de cactos são considerados as pragas mais comuns. Mesmo se você realizar o tratamento preventivo regular de uma suculenta, existe um alto risco de encontrar pulgões nela. O inseto é bastante pequeno, alongado, móvel, de cores diferentes.

Alimenta-se da seiva da planta, sugando a seiva dela com uma pequena tromba. Como resultado, manchas pretas aparecem no cacto, prejudicando toda a planta. Uma fêmea adulta põe ovos, ela pode mover-se para outras plantas de interior. Portanto, assim que os pulgões forem encontrados em qualquer espécime, ele deve ser isolado do resto.

Quando as suculentas aparecem na coleção de plantas de interior, você precisa trazer seu conteúdo o mais próximo possível das condições naturais. Eles precisam criar um microclima ao qual o cacto está acostumado em sua terra natal.

Thrips

tripes em cactoTripes são pequenos insetos com corpo marrom-amarelado. Eles habitam a parte superior da planta. Eles são facilmente reconhecidos pelas manchas prateadas ou brancas no cacto. Eles se movem rapidamente, passando de uma planta para outra.Antes de processar a suculenta com meios especiais, é necessário identificar o foco da lesão. Via de regra, para se livrar completamente de um cacto dessa praga, vários procedimentos e inspeções periódicas serão necessários.

Prevenção e tratamento

cacto saudávelAssim que um dos espécimes apresentar manchas brancas ou escuras, uma flor prateada ou penugem branca no topo do cacto, é necessário fazer um exame minucioso e também isolar a planta do resto. Mais tratamento será necessário. Em primeiro lugar, é necessário remover os insetos e as larvas mecanicamente e, então, agir com meios especiais.

derrame cactos com fungicidaO que fazer se o cacto morrer e vale a pena reanimar neste caso? Você pode tentar replantar a planta removendo todas as partes afetadas do cacto, incluindo as raízes. Durante o procedimento, o instrumento deve ser desinfetado e as seções tratadas com canela ou carvão ativado. Depois disso, é importante secar a planta por 2 dias.

a planta precisa de ajudaApesar de o aparecimento de cactos muitas vezes não ser motivo de preocupação, como qualquer outra planta, eles podem ser atacados por parasitas. O cuidado adequado ajudará a evitar isso. É importante criar para a suculenta todas as condições necessárias para o seu pleno crescimento e desenvolvimento.

Como lidar com pragas em cactos - vídeo

Jardim

casa

Equipamento