Nós cultivamos raiz-forte da estepe da Criméia ou katran

Raiz-forte da estepe da Crimeia As raízes antes suculentas do katran podiam ser encontradas em abundância nas estepes da Crimeia, que deram origem ao nome. Hoje, o rábano da estepe da Crimeia tomou firmemente o seu lugar em nossas camas. Sendo uma cultura separada, o katran é ao mesmo tempo o "irmão" da raiz-forte. Ambas as plantas pertencem à família dos crucíferos e irão deliciá-lo com raízes grossas, comestíveis e saudáveis. Mas eles também têm diferenças significativas, tanto na aparência quanto no crescimento da tecnologia.

Qual é a diferença entre katran e raiz-forte

Em condições naturais, o katran é uma planta perene, mas cultivada como uma planta bienal. Durante o primeiro ano, forma uma grande roseta de folhas grandes e largas. Sua altura pode chegar a 120 cm, no segundo ano produz um caule ramificado, ainda mais alto, e floresce. A floração começa no início do verão e dura cerca de 2 meses. As flores são pequenas, brancas, mas coletadas em pincéis grandes. O sistema radicular do katran é uma raiz principal longa, suculenta e carnuda. A polpa cremosa tem gosto de raiz-forte.

Devido ao doce aroma das inflorescências, o katran é excelente planta de mel.

Apesar de o katran e a raiz-forte serem em muitos aspectos semelhantes, o primeiro tem muito mais vantagens.

A maioria dos jardineiros prefere cultivar katran porque:

  1. Não se transforma em erva daninha que não pode ser removida do jardim. Os pedaços restantes de raízes morrem após a escavação, não dando crescimento jovem.
  2. Dá uma colheita maior. A raiz do katran cresce até 60 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro apenas no primeiro ano. As raízes ruins se desenvolvem em um ritmo lento.
  3. Mais suculento (ou seja, as próprias raízes).
  4. Uso universal. As raízes podem ser assadas ou fervidas, e a folhagem jovem pode ser adicionada às saladas.
  5. Atua como cultura decorativa. Embora altas, as folhas enrugadas são muito bonitas e a floração é longa e perfumada.

Rábano da estepe da Crimeia - katran: características de cultivo

Katran é plantada com sementes diretamente em terreno aberto. Isso pode ser feito antes do inverno ou da primavera. Para o plantio na primavera, as sementes precisam de estratificação, pois apresentam uma casca densa. Para plantar um katran, é necessário ocupar um lugar claro com solo fértil leve.

Se desejar, você pode cultivar katran por meio de mudas semeando em março. Porém, neste caso, é importante não perder o momento do transplante, até que a raiz principal fique muito longa.

Cuidar do rábano da estepe da Crimeia em geral não é particularmente trabalhoso, a saber:

  1. Quando as mudas crescem precisam ser desbastadas, deixando pelo menos 50 cm entre os arbustos, o suficiente para o primeiro ano, e no final da safra será possível desenterrar algumas plantas engrossando o plantações. A esta altura, eles já formaram uma raiz jovem bastante espessa, adequada para consumo.
  2. Capine regularmente e afrouxe com cuidado os espaçamentos das linhas.
  3. A rega é realizada conforme a necessidade, evitando que o solo seque.
  4. Em solo pobre durante a temporada, você pode alimentar o katran três vezes. Após o primeiro desbaste - com nitrato de amônio, após 2 semanas - adicione sal de potássio. O último curativo deve ser feito durante a floração.

Se o katran não for escavado por causa da raiz, ele pode crescer em um lugar por até 15 anos. No entanto, na maioria das vezes, a colheita de raízes suculentas é feita para 2 anos de cultivo, desenterrando-as em outubro-novembro.

Como criar um parente de raiz forte - katran, vídeo

Jardim

casa

Equipamento