Cultivar raiz-forte como planta cultivada: como evitar que se transforme em erva daninha

crescimento de raiz forte O rábano não é apenas uma planta perene, mas uma planta com um rizoma muito poderoso e desenvolvido, portanto, o cultivo do rábano requer certas habilidades. A raiz pode penetrar no solo até 2 m, além disso, possui muitos botões dormentes que despertam em qualquer profundidade. Não é de surpreender que se você deixar o rábano crescer como quiser, muito em breve ele preencherá todo o jardim. Ao mesmo tempo, será difícil fazer uma boa colheita, porque as raízes crescidas tornam-se finas. Para evitar que isso aconteça, vale saber plantar bem a raiz-forte e cuidar dela.

Truques de plantar raiz-forte no jardim

Quanto ao local de pouso, não haverá problemas aqui. O rábano pode crescer literalmente em qualquer lugar, tanto ao sol quanto à sombra. Mas o solo deve ser fértil, com uma camada arável profunda.

Em solo argiloso, a raiz se ramifica fortemente, endurece e adquire um sabor amargo. No solo arenoso, as raízes perdem a suculência.

Na maioria das vezes, o rábano é plantado com estacas de rizoma de suas partes laterais. Eles devem ter até 20 cm de comprimento e cerca de 12 mm de diâmetro. Você precisa colher o material de plantio no outono, durante a colheita. Eles são armazenados no porão, em uma caixa, polvilhada com areia ou terra comum.

Preparando mudas para o plantio no solo

Na primavera, duas semanas antes do plantio, as mudas das raízes devem ser levadas para um local quente para despertar os botões dormentes.

Mas este é apenas o começo da preparação:

  1. As tiras devem ser dispostas em uma fileira e o meio das hastes coberto com material escuro. Os raios do sol devem atingir apenas as pontas das mudas. Assim, a raiz-forte não conseguirá liberar muitas raízes laterais, que ficarão muito finas.
  2. Antes de plantar, você precisa "cegar" a raiz-forte. Se, no entanto, aparecerem botões na parte central das estacas, que foi coberta, eles devem ser removidos.

Da prática dos jardineiros, a melhor forma de plantar raiz-forte é limitar o espaço para que o mato não cresça e "dar uma volta pelo local". Você pode plantar raiz-forte em barris ou baldes, eles não deixam as raízes ir para os lados. No outono, só falta tirar o balde e tirar as plantas com raízes.

Rábano crescente: características dos cuidados com as plantas

Recomenda-se cultivar raiz-forte em um lugar por não mais de 5 anos. Esta é uma cultura muito resistente à geada, mas você não deve se apressar para plantar na primavera. Os arbustos jovens podem não tolerar geadas se plantados cedo. A época ideal de plantio é o final de abril.

Um poderoso sistema radicular ajudará o rábano a sobreviver quando houver falta de umidade. Porém, em condições secas, é melhor às vezes regar os arbustos para que as raízes cresçam suculentas. E para que permaneçam uniformes e lisos, é aconselhável trazê-lo para cavar antes do plantio húmus... Isso será suficiente e o rábano não precisa de mais alimentação.

A principal razão pela qual a raiz-forte corre solta e se espalha pelo local é o não cumprimento das regras de cultivo. O mais importante deles: o rizoma de raiz-forte deve ser desenterrado anualmente, no máximo - a cada dois anos. Se a raiz-forte crescer em um local por muito tempo, as raízes se aprofundam, tornam-se mais finas e começam a ramificar. Assim que as folhas começarem a amarelar, é hora de começar a colheita. O rabanete é desenterrado com um forcado, as folhas são cortadas e as raízes laterais são cortadas - elas servirão para reprodução. O rizoma central espesso é usado para alimentação.

Características do cultivo de raiz-forte - vídeo

Jardim

casa

Equipamento