Cultivar peperomia em casa pode ser seu hobby

peperomia em casa Existe um grande número de diferentes tipos de flores de interior que encantam os seus proprietários durante todo o ano. Crescendo peperomias em casa pode ser um ótimo passatempo e talvez até mesmo um caso para a vida toda. É importante abordar esta atividade com sabedoria e seguir as regras básicas para cuidar da planta.

Descrição da planta

planta jovem de peperomia

Peperomia é uma erva perene perene nativa dos trópicos da América do Sul e da Ásia. O nome da planta é traduzido literalmente como "semelhante a pimenta". A altura da peperomia varia de 15 a 50 cm, as folhas são grandes, carnudas, de cor esmeralda escura ou verde-marrom. As folhas são caracterizadas pela formação de largas faixas claras, linhas ou manchas. As flores são pequenas, reunidas em finas espiguetas cilíndricas, bissexuais. Durante a frutificação, formam-se bagos muito pequenos, secos, que se separam facilmente em contacto com os mesmos.

O gênero Peperomia possui cerca de 1000 espécies. Os mais comuns e adequados para cultivo doméstico incluem:

  1. Peperomia com folhas de magnólia. A planta apresenta caule bastante largo e carnudo, folhas ovais com estrias verdes escuras características e manchas de tonalidade amarelo claro, características desta espécie.
  2. Peperomia tem folhas arredondadas. Difere em sua aparência espetacular.Na planta encontram-se pequenas folhas que transformam a peperomia em um arbusto viçoso.
  3. Peperomia tem folhas cegas. Esta espécie é caracterizada por uma estrutura especial de inflorescências e frutos. As folhas são arredondadas com uma flor cerosa.
  4. Peperomia é inebriante. É uma forma de planta rasteira que geralmente é cultivada em vasos ou vasos de flores pendurados.
  5. Peperomia enrugada. Esta espécie atinge a altura de 10 cm, as folhas são em forma de coração com pubescência.
  6. A peperomia é clusiforme. A espécie se distingue por sua alta estatura, caule espesso e carnudo. Nas folhas ovais com superfície mate, apresentam-se estrias vermelhas.
  7. Chisel peperomia. Esta espécie é caracterizada pela presença de folhas em forma de crescente que se assemelham a vagens de leguminosas.
  8. Peperomia rastejando. A planta forma rebentos rastejantes, rasteiros ou pendentes. As folhas são distinguidas por uma borda recortada de um tom verde claro.
  9. Peperomia Rosso. A parte inferior das folhas carnudas é de cor castanho-avermelhada, o que torna este tipo de peperomia especialmente espectacular e atraente.
  10. Peperomia é cinza. A espécie é caracterizada por uma densa pubescência branca de caules e folhas.

Recursos de cuidados

condições de manutenção da peperomiaExistem vários segredos para cultivar peperomia em casa.

Condições de temperatura. Peperomia prefere uma sala quente durante todo o ano. No verão e na primavera, a temperatura deve estar entre + 20-23 ° С, no inverno e no outono não deve ser inferior a + 16 ° С.

Não se deve permitir hipotermia e correntes de ar, também não se recomenda levar a peperomia ao ar livre, mesmo na estação quente.

Modo de iluminação Peperomia. Peperomia é uma espécie que gosta de luz, mas prefere crescer em áreas com luz difusa. Recomenda-se colocar vasos de flores com a planta nas janelas da parte oeste ou leste da casa. Se isso não for possível, é necessário criar uma penumbra usando malha, tecido fino ou papel. Intensidade iluminação também depende do tipo de peperomia: formas com folhas verde-escuras se sentem confortáveis ​​na sombra, enquanto espécies variadas e de cores vivas requerem luz do dia suficiente.

peperomia com os devidos cuidadosModo de rega. O cuidado de peperomia também inclui alguma rega da planta. Na estação quente, é necessária rega abundante com água sedimentada à temperatura ambiente. No outono e no inverno, a peperomia de rega deve ser reduzida para que a terra tenha tempo de secar. É melhor secar um pouco o solo do que umedecê-lo, pois a irrigação abundante pode provocar a estagnação da água e o apodrecimento do sistema radicular. Com relação à umidade do ar, a peperomia é perfeitamente resistente ao ar seco, mas cresce melhor em climas úmidos típicos de regiões tropicais. Portanto, na estação quente, todos os tipos de peperomia, com exceção da cinza, precisam de um pouco de pulverização.

Fertilizante para peperomia. Do início da primavera ao final do outono, a peperomia deve ser alimentada fertilizante complexo duas vezes por mês. No inverno, o fertilizante é reduzido para uma vez por mês.

Reprodução e transplante

transplante de peperomiaO transplante de peperomia deve ser realizado na primavera, uma vez a cada dois a três anos. Ao mesmo tempo, eles mudam completamente o solo, cortam as partes mortas da planta e desinfetam as raízes com carvão preto ou canela em pó. Se a planta cresceu fortemente, divida-a em vários arbustos pequenos.

Após o transplante, as plantas nunca devem ser fertilizadas até a próxima primavera.

plantas jovensA reprodução da peperomia, via de regra, ocorre de várias maneiras:

  1. Sementes. Para isso, é preciso comprar sementes de híbridos de primeira geração (F1), semear em solo úmido, cobrir com filme, criando 100% de umidade, deixar na luz e esperar que apareçam os primeiros brotos. Após o aparecimento dos primeiros brotos com folhas, colher e plantar em recipientes separados.
  2. Com a ajuda de estacas. Este método é ideal para criar espécies ampelous, rastejantes ou trepadeiras. Para fazer isso, o caule aparado é enraizado na areia úmida ou musgo e coberto com uma película transparente. Após cerca de 3-4 semanas, as primeiras raízes da nova planta aparecem.
  3. Propagação de folhas. Adequado para espécies eretas ou peperomias espessas. Separe as folhas com um cabo de não mais de 4 cm de comprimento, coloque-as em um substrato úmido (areia com turfa ou musgo é mais adequada) e espere o aparecimento das raízes. Uma lâmina de folha com haste também pode ser colocada na água, mas a profundidade na qual a haste é imersa não deve ser superior a meio centímetro.
  4. Dividindo uma planta adulta... Este método de reprodução pode ser realizado na primavera, durante o transplante de uma planta, simplesmente dividindo-se em vários pequenos arbustos.reprodução dividindo o arbusto

Cultivar espécies de peperomia em casa não será difícil, é importante seguir todas as regras de cuidados e recomendações, e então a peperomia ficará encantada com sua aparência atraente por mais de um ano.

Recomendações de cuidados de Peperomia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento