Plantar e cuidar de amoras-pretas de jardim

amoras-pretas de jardim no país A amora-preta que migrou da orla da floresta para o jardim, embora permanecesse uma cultura generosa e flexível, tornou-se ainda mais doce, maior e mais aromática. Porém, por mais despretensiosa que seja a amora-preta, plantar e cuidar de suas variedades cultivadas exige o conhecimento e a atenção do residente de verão.

Variedades selvagens desse arbusto perene costumam ter uma forma rasteira. Graças aos seus longos rebentos espinhosos, eles formam matagais de difícil passagem em clareiras antigas, margens de florestas ou margens de rios. As plantas cultivadas e as variedades obtidas hoje em dia podem ser rasteiras e eretas, lembrando framboesas.

As características de plantar e cuidar das amoras-pretas de jardim dependem da estrutura do arbusto, bem como das condições climáticas. Como e quando é melhor plantar amoras? Quais são as sutilezas de cultivar esta baga em diferentes regiões?

Plantar mudas de amora-preta na primavera

preparação do local para o plantio de amoras

Se outras safras frutíferas têm duas datas de plantio, outono e primavera, então as amoras são plantadas na primavera, quando o solo está bem aquecido, e nada interfere na aclimatação das plantas.

Desde o outono, uma área ensolarada e protegida do vento com solo solto e bem drenado é selecionada. Para variedades rasteiras de amoras-pretas, ou como são chamadas de "amoras", pode ser adequada uma encosta voltada para o lado sul ou oeste, onde os brotos e ovários serão aquecidos pelo sol. Variedades eretas sofrem menos com o vento, mas, assim como as plantas adjacentes ao solo, especialmente ao plantar e cuidar de amoras na Sibéria, elas não são muito resistentes ao inverno. Portanto, inicialmente é melhor prever a possibilidade de abrigar o fruto, protegendo-o da geada.

Embora as amoras não sejam muito exigentes em fertilidade do solo, em solos ricos em matéria orgânica e componentes minerais, elas frutificam melhor e dão frutos maiores.

mudas de amora silvestre varietalPortanto, covas e valas de plantio são preparadas com antecedência, preenchendo o substrato por metro de área:

  • 10 kg de húmus ou esterco podre;
  • 25 gramas de sais de potássio;
  • 15 gramas superfosfato.

Se necessário, areia solta do solo é adicionada ao solo, bem como farinha de dolomita para trazer o nível de acidez ao pH ideal 6. Desde o outono, ervas daninhas perenes e rizomas são combatidas, resíduos de plantas são removidos, sob os quais pragas e patógenos podem passar o inverno .

Na primavera, durante o plantio, as mudas de amora-preta de variedades rasteiras são colocadas a uma distância de 2 - 2,5 metros uma da outra, deixando o mesmo ou mais espaços entre as linhas. Para plantas densas com caules eretos densos, um esquema diferente é usado. Um intervalo de 80–100 cm é feito entre os cortes, e o espaçamento entre linhas deve ser de até 2 metros de largura.

jovem amora silvestre no localOs botões de crescimento devem estar abaixo da superfície do solo, a uma profundidade de 3 a 6 cm. Para acelerar a taxa de sobrevivência e simplificar o cuidado da amora-preta, é importante espalhar as raízes das mudas durante o plantio e borrifá-las com água . Então o solo adubo turfa, húmus, aparas de grama, palha ou outro material.

Se as mudas forem muito compridas, devem ser encurtadas para 20 cm. Os ramos dos frutos que enfraquecem a planta jovem devem ser podados. Essa medida permitirá que a planta não desperdice energia extra, se aclimate rapidamente e comece a crescer.

terreno com canteiros de amorasOs cuidados adicionais com as amoras-pretas na primavera incluem regar as plantações, afrouxar cuidadosamente o solo a uma profundidade de não mais que 10–12 cm e capinar.No primeiro ano, o jardim de frutos silvestres não dará uma colheita, mas todo o trabalho será recompensado quando os brotos frutíferos de dois anos aparecerem.

Cuidado ao ar livre com amoras

Além da irrigação, fertilização e capina, obrigatórias para todas as plantas verdes, os cuidados com o cultivo de amoras incluem a poda e o apoio dos arbustos.

Se o plantio de amoras-pretas no jardim consiste em plantas rasteiras, será necessário apoio para que frutifiquem e cresçam ativamente. As treliças para arbustos de bagas são feitas de postes fortes com várias fileiras de arame esticadas entre eles. Os chicotes são amarrados no patamar superior, que já estão ganhando cor e darão frutos este ano. Os caules de novos brotos de crescimento ou de reposição são direcionados para a treliça abaixo para que todas as partes da planta sejam ordenadas, recebam luz e ar.

amoraAo cultivar amoras-pretas na Sibéria e em outras regiões difíceis para a fruticultura, os cílios são direcionados ao longo de um fio que irradia do centro do arbusto e fixados em pilares fortes, mas não altos. Isso permite que você "esconda" a baga do vento frio e até mesmo cubra-a com material não tecido até que a ameaça de geada passe.

Arbustos eretos de amora-preta são mais fáceis de cuidar. Seus caules fortes não precisam de suporte adicional, mas para obter uma colheita, os brotos devem ser pinçados. Dependendo da variedade e região de cultivo, são cortados a uma altura de 100 a 180 cm, forçando-se a arbustos. Os processos laterais também são interrompidos quando atingem 50 cm de comprimento.

podando amoras-pretas no outonoApesar da aparente facilidade de cuidado, ao plantar amoras-pretas nos Urais e no leste, os moradores de verão se deparam com o fato de que é muito difícil abrigar essas plantas para o inverno. Para lidar com o mato:

  • antecipadamente, uma carga é suspensa nos brotos, "ensinando-os" a se curvarem até o solo;
  • eles cavam um pouco no mato e o colocam à força até a primavera.

Desta forma, a planta pode ser recoberta com qualquer material artificial ou natural disponível. A cultura raramente sofre aquecimento, portanto, ao plantar amoras na região de Leningrado e cuidar dela, você não deve ter medo de danificar os caules sob uma camada de ramos de abeto ou palha. Mas a crosta dura resultante ou a ausência de neve nas geadas podem causar danos significativos às plantações.

O tecido não tecido, usado em climas frios para protegê-los do frio, ajudará a salvar as frutas vermelhas das queimaduras no verão e manterá seu sabor doce e livre de amargo.

Regar e alimentar amoras-pretas do jardim após o plantio

amora em uma treliçaDevido à semelhança com framboesas as peças aplicam as mesmas técnicas de cuidado à amora. No entanto, as culturas têm diferenças significativas. Por exemplo, o sistema radicular das amoras-pretas de jardim é mais profundo, de modo que os arbustos sofrem menos com a seca e podem dar frutos mesmo sem rega em condições climáticas favoráveis. Mas é improvável que, deixando os cuidados do mato seguirem seu curso, se consigam frutos grandes de excelente sabor.

Amoras, especialmente as jovens, precisam ser regadas durante todo o período de cultivo. Acima de tudo, a planta precisa de água durante a formação dos brotos de reposição e do enchimento das bagas.

O cultivo de amoras é impossível sem cobertura. Introdução fertilizantes de nitrogênio à taxa de 20 gramas por metro quadrado e aditivos orgânicos de 4 kg cada um está incluído no cuidado de amoras na primavera. Na mesma época ou na primeira metade do verão, o fruto é fertilizado com potássio, 40 gramas, fósforo, 50 gramas por metro. Aditivos minerais são usados ​​se estrume ou húmus não forem usados. Os fertilizantes granulares são incorporados ao solo úmido e a introdução de formulações líquidas é combinada com a irrigação.

mulching amorasA cobertura morta ajudará a preservar a umidade e proteger o solo da formação de crostas. Isso salvará o lodo do residente de verão, substituindo várias capinas e soltando o solo.

Podando amoras-pretas ao plantar e amamentar em campo aberto

amoras precisam de poda regularA poda dos arbustos de amora-preta é realizada em várias etapas e sua tecnologia varia de acordo com a variedade cultivada. Ao cuidar das amoras-pretas na primavera, é imperativo remover os caules mortos, encurtar ou cortar os caules afetados pela geada.

Os arbustos de amora preta ainda não frutificando são podados:

  • em maio, encurtando os topos dos brotos em alguns centímetros;
  • no meio do verão, remover os topos dos brotos laterais que atingiram um comprimento de 40–50 cm;
  • no verão, todos os brotos fracos estão sob a raiz, exceto por 5-10 dos caules mais fortes e formados, que darão a primeira colheita no próximo ano.

Antes de se abrigar para o inverno, você precisa continuar a remover os novos brotos de raiz emergentes. Eles não terão tempo de amadurecer, mas apenas tirar do mato a força necessária para o inverno.

colheita de amora-preta nas regiões do norteNas regiões do Norte, por exemplo, na Sibéria, Bashkiria, nos Urais e no Noroeste do país, quando se planta e cuida de amoras silvestres em campo aberto, é a poda que ajuda uma planta com um longo período de crescimento a formar um ovário e dar uma colheita.

Para isso, os brotos frutíferos em plantas eretas são cortados sobre o primeiro botão saudável e, nas variedades rasteiras, restam apenas 3-4 botões. Certifique-se de realizar a poda sanitária dos arbustos e remover constantemente os brotos das raízes. Os brotos frutíferos são removidos do campo de colheita e não mais do que 4 hastes eretas e 3 rastejantes são deixadas para o inverno substituir. A partir de setembro, os brotos começam a se curvar, que, com a chegada do inverno, não só isolam, mas também cobrem de neve.

Vídeo sobre o plantio de amoras-pretas em terreno aberto

Jardim

casa

Equipamento