Cozinhando vinhos aromáticos com pétalas de rosa em casa

vinho de pétala de rosa O vinho caseiro insuperável feito de pétalas de rosa conquistou o coração das pessoas durante séculos. Todo mundo que já pegou um copo com uma bebida, primeiro sente o aroma requintado. E apenas alguns minutos depois, eles decidem tomar um gole. Doçura delicada, adstringência sutil, força moderada atuam com poder mágico. É impossível se afastar da bebida. Antes que você tenha tempo de olhar para trás, o fundo aparece no vidro. Mas para verdadeiros gourmets, isso não é um problema. Eles ficam felizes em preparar uma bebida divina em casa, seguindo instruções comprovadas.

Variedades adequadas de rosas

variedades de rosas para fazer vinho

A requintada rainha das flores ocupa um lugar especial no desenho paisagístico do campo. No entanto, apenas variedades perfumadas de chá rosa são adequadas para criar uma bebida excelente.

Os mais populares são:

  • Aida;grau Aida
  • Gazebo;Rosas de belvedere
  • Claire Renaissance;rosa Claire Renaissance
  • Comtess de Provence;variedade Comtesse de Provence
  • Gloria Day;rosa dia da gloria
  • Parada.Desfile de variedades de rosas

As flores cultivadas no território de casas de campo são adequadas para o negócio. As opções comerciais e de efeito estufa são geralmente tratadas com produtos químicos que podem prejudicar o corpo. Se as rosas crescem em canteiros de flores da cidade, durante a estação elas conseguem ser saturadas com partículas tóxicas de gases de exaustão.

Para preparar um "líquido inflamável", você pode usar um Rosa Mosqueta... O principal é que as matérias-primas são de boa qualidade e com um aroma distinto.

Fazendo vinho de pétalas de rosa de acordo com a receita clássica

fazendo vinho com pétalas de rosaTanto as flores frescas como as secas são adequadas para criar uma bebida com lúpulo. Eles devem ser perfeitos e cheirar bem. Além disso, quanto mais escuras forem as pétalas, mais rico será o vinho.

A receita clássica requer ingredientes:

  • pétalas de rosa (bem embaladas em um frasco de 1 litro);
  • água purificada (1,5 l);
  • açúcar granulado (800 g);
  • limões (2 peças);
  • fermento para vinho ou passas (50 g).

Limões são usados ​​para aumentar a acidez do mosto. Caso contrário, fermentará por muito tempo e perderá seu sabor valioso. O produto cítrico às vezes é trocado por ácido cítrico em sachê. Mas, com essa abordagem, o vinho de pétalas de rosa perde sua riqueza de sabor. Passas são adicionadas ao mosto para iniciar o processo de fermentação. Afinal, o fermento do vinho permanece na superfície das uvas secas.

Tecnologia de cozinha

pegando pétalas de rosaO primeiro passo no caminho para uma bebida gourmet é preparar a matéria-prima. Pétalas frescas são colhidas de uma rosa chá adequada. Claro, eles escolhem espécimes de alta qualidade sem danos mecânicos e apodrecimento. Eles são embalados em um frasco de litro para coletar a quantidade certa.

despeje açúcar sobre pétalas de rosaPétalas frescas são colocadas em uma tigela, cheia de água e lavadas várias vezes. Matérias-primas limpas são jogadas em uma peneira para que o excesso de líquido desapareça. E então eles colocam em um recipiente onde a fermentação ocorrerá. De cima, os elementos vegetais são cobertos com açúcar granulado e misturados com uma espátula de madeira ou rolo.

prepare passas e limãoPassas e limões lave bem com água fria. Descasque as frutas cítricas com cuidado. O suco é espremido em um recipiente separado. O resto das raspas é cortado em pedaços. Se possível, triture com um liquidificador.

preparação de mostoDepois de uma hora, os produtos são adicionados às pétalas de rosa e a água também é despejada. Misture bem os ingredientes. Em seguida, o recipiente é coberto com uma luva de borracha, na qual primeiro é feito um furo em um dos dedos. O mosto é transferido para um local escuro ou sala onde a temperatura é mantida em cerca de 20-25 ° C.Após cerca de 3 dias, começará a fermentação no recipiente, que se "declarará" com sibilo e espuma abundante na superfície do mosto. Isso encherá a luva com dióxido de carbono.

Se a fermentação ocorrer de forma quase imperceptível, acrescente outra porção de passas ao líquido.

prepare passas e limãoDepois de algum tempo, as pétalas ficarão transparentes, perdendo completamente a cor. Não é assustador, deveria ser. O processo durará 45 dias. A luva inchada afundará lentamente e sedimentos aparecerão no fundo. A bebida final é colocada com muito cuidado em um novo recipiente usando um tubo fino (você pode retirá-lo de um conta-gotas).

Manuseio e armazenamento do produto acabado

coar o vinho de pétala de rosaPara melhorar o sabor, o vinho rosé caseiro é enviado para envelhecimento. O recipiente é levado para uma sala escura por cerca de 3-4 meses. Deve manter uma temperatura de 5 a 16 ° C. Se depois de algum tempo se formar um sedimento no fundo, o vinho é colocado em um recipiente limpo. O procedimento é repetido até que se torne transparente.

Em seguida, o produto acabado é degustado. Se desejar, adicione açúcar granulado para fazer uma bebida de sobremesa.gengibre e canela

O sabor original é criado com uma série de ingredientes:

  • noz-moscada;
  • Ruivo;
  • canela;
  • pimenta da Jamaica;
  • cardamomo.

Claro, essa abordagem é usada apenas por gourmets que não estão satisfeitos com um buquê floral puro. O vinho fortificado é feito com álcool diluído (40%) ou vodka. O líquido resultante do lúpulo é derramado em pequenas garrafas e seladas com rolhas seladas. O vinho é armazenado em um porão ou geladeira por no máximo 2 anos.

Uma bebida aromática acompanha frutas, doces, queijos duros e frutos do mar.

Fantasia de verão em uma garrafa

vinho de pétala de rosaComo você sabe, a estação quente passa muito rápido. Antes que você tenha tempo de olhar para trás, já é outono. Uma bebida incrível ajudará a manter os dias quentes na sua memória. Vejamos outra receita de vinho de pétalas de rosa, que é fácil de fazer na cozinha de sua casa.

Para o caso, você precisa de componentes:

  • chá de pétalas de rosa de qualquer tipo (200 g);
  • água (1,5 l);
  • açúcar granulado (500 g);
  • ácido cítrico (1 colher de sopa).

pegando pétalas de rosaColete o material de origem durante o florescimento exuberante da cultura. Deve exalar um aroma rico, que é importante para o produto acabado. As pétalas são bem lavadas na torneira e descartadas em uma peneira para secar um pouco.

fazendo xarope de açúcarNeste momento, a água é despejada em uma panela de esmalte. Despeje o açúcar granulado e leve ao fogo moderado. Mexendo a massa continuamente, espere até obter um xarope de consistência homogênea. Em seguida, é retirado do fogão e deixado esfriar.

despeje pétalas de rosa com caldaPétalas de rosa são colocadas em um recipiente de vidro. Despeje-os com um líquido doce. Adicione ácido cítrico e água fervida fria para preencher todo o volume. Para a fermentação, deixe cerca de 5 cm da borda superior do frasco. A massa é bem misturada, coberta com luva médica e levada para local aquecido. Quando o vinho começa a fermentar, a luva levanta o "polegar para cima". Para evitar que ela se rompa com dióxido de carbono, vários orifícios são feitos.

vinho acabado de pétalas de rosaO mosto é deixado até que pare de borbulhar e apareça sedimento. Em seguida, eles agem de acordo com o esquema clássico. Despeje várias vezes. Adicione açúcar ou especiarias para um sabor sofisticado. A bebida da rainha das flores é servida em garrafas. Um mês depois, é realizada a degustação.

Quanto mais tempo o líquido é mantido em local fresco, melhor seu aroma e sabor.

Vinho de pétala de rosa incrível vai decorar qualquer mesa festiva. O seu sabor requintado evoca emoções agradáveis ​​e permanece para sempre na memória. Além disso, a bebida exala um aroma floral único. Prepare em casa, seguindo uma receita simples. Normalmente, eles usam pétalas de rosa chá que crescem em um canteiro de flores do país. Os componentes adicionais são água, açúcar, limão. Às vezes, passas e várias especiarias são adicionadas. Em qualquer caso, eles recebem uma bebida deliciosa.

Como fazer vinho com pétalas de rosa - receita de vídeo

Jardim

casa

Equipamento