Placas de papel? Absurdo! Ou é possível?

Já existem vários artigos sobre como você pode construir as paredes de uma casa em uma casa de verão com um investimento financeiro mínimo. Por exemplo, os especialistas sugerem o uso de eco-tijolos de garrafas plásticas, terra e adobe na construção. E este artigo se concentrará em fazer um material que substitua a madeira.

Quadros de jornais

Placas de papel - baratas e alegres!

Muito são necessárias pranchas de madeira. Eles são usados ​​para colocar pisos e tetos em casas, fazer portas, batentes e molduras e fazer móveis. Mas esse material de construção não é barato.

Acontece que papel machê ou, traduzido do francês, "papel mastigado" serve perfeitamente como um substituto para a madeira. Surpreendente! E é possível que as placas de papel se comparem em resistência à madeira natural?

Móveis de papel machê

 

Resíduos de móveis de papel

Na verdade, material de construção de papel machê:

  • tem menos peso;
  • não racha ao fixar tábuas com pregos ou parafusos autorroscantes;
  • não se retrai do sol e da água;
  • resiste a chips;
  • revestimentos de tintas e vernizes são usados ​​de forma mais econômica;
  • não range.

Móveis feitos de placas de papel machê

Placas de papel

Papel machê em camadas

A maioria das pessoas está familiarizada com o método de colagem de sobras de papel em camadas. Desta forma, você pode fazer não apenas pequenos itens, mas também batentes de portas ou bancos para bancos. Mas ainda assim, este método é laborioso o suficiente para usá-lo para a fabricação dos materiais de construção necessários para a construção de moradias em sua totalidade.

Colagem camada por camada de jornais

Embora um piso muito bonito e durável seja obtido pela colagem de pedaços de papel kraft dessa forma com cola PVA. Desta forma, você pode renovar o piso antigo.

Chão de papel Kraft

Colar pedaços de papel kraft no chão

Chão de papel

Chão de papel

Chão de papel machê

Se a caixa estiver sendo construída do zero, existe uma opção. Você pode realmente obter um piso durável e bonito se colocar a primeira camada de papel kraft em uma malha de metal colocada diretamente no chão.

Pintando o chão de papel

Lindo chão de papel

Visto de cima, esse piso é coberto com mancha e verniz. Embora você possa usar tinta ou cobrir apenas com verniz.

Material de construção de celulose

Este método é baseado na fundição de peças a partir de papa de aveia. Anteriormente, essa massa era feita exclusivamente a partir da base. O papel foi encharcado, moído e um produto foi prensado do mingau resultante.

Hoje, os mestres sugerem adicionar gesso, pó de giz, cimento, peneirado cinza de madeira... Esses ingredientes aumentam a resistência das peças.

Misturando a polpa com substâncias que neutralizam a influência da água, ou revestindo objetos acabados com tal, você pode fazer produtos à prova d'água de papel machê.

Se for necessário criar um material refratário, usa-se cola de escritório, que tem um segundo nome - “vidro líquido”.

Papel machê de acordo com Winzer

Este método apareceu há muito tempo. Mas só recentemente foi "redescoberto". Você pode usar qualquer papel usado para fazer placas de papel machê: jornais, papelão, bandejas de ovos, cadernos e similares. Resíduos de papel picado

Tudo isso é triturado e cheio de água.

A agitação periódica e o aquecimento da massa aceleram o processo de imersão do papel usado.

Em seguida, a massa é espremida e bem moída no pilão - como está escrito na receita. Mas hoje, os mestres preferem usar um moedor de carne ou liquidificador nesta fase para reduzir os custos de mão de obra.

Uma massa de papel é esfregada

Depois de espremer bem a massa num pano de linho, os pedaços são secos ao ar livre ou no forno.

Coe a água da polpa de papel

Em seguida, recomenda-se triturá-los novamente, esfregando no ralador de cozinha. Os flocos devem ser parecidos com algodão ao toque.

A massa lembra algodão

Agora, uma base de cola, por exemplo pasta de farinha, é adicionada à massa em pequenas porções, e a "massa" é amassada.

Papel machê com pasta

Depois de espalhar essa massa na mesa em um donut, a cinza peneirada de madeira dura é derramada no meio. Além disso, é necessário usar três vezes mais enchimento do que a mistura de papel resultou. A cinza é umedecida com água e tudo isso é amassado novamente com a mão.

Massa pronta de papel maché

Winzer aconselha a moer a massa novamente em um pilão e, em seguida, começar a usar papel machê imediatamente. Em alguns casos, você pode economizar o material empilhando-o em potes de vidro com tampas herméticas. Os pratos com a massa são armazenados em local fresco, onde os raios solares não penetrem.

Tabuleiros de papel machê

A forma mais conveniente de fazer materiais de construção é fundindo em moldes. Para melhor remoção, o fundo e as paredes do molde são forrados com jornal seco ou polietileno. Após preencher o formulário, você precisa pressionar bem a massa na parte superior para que não haja vazios de ar dentro. O excesso de líquido que saiu é removido. Em seguida, a peça é retirada e deixada para secar. Este processo é uma reminiscência de fazer bolos de areia.

Não seque placas de papel machê com aquecimento, pois isso pode causar rachaduras na peça de trabalho. Se isso acontecer, as fissuras são recobertas com massa e secas novamente.

Irregularidades após a secagem podem ser facilmente removidas com uma lixa ou lima. A tábua é facilmente furada, serrada, derrubada por pregos. Qualquer tipo de pintura adere perfeitamente.

Móveis de papel

Ao fazer um piso com essa massa, você pode aplicá-la imediatamente em uma rede de metal coberta com papelão. Isso vai acelerar o processo. Mas, por cima, a massa ainda úmida precisa ser nivelada com cuidado pressionando algo liso. Remova a prensa antes que a massa esteja seca.

Paredes de pedra de papel machê - vídeo

Jardim

casa

Equipamento