Comemos abacaxi em casa não só nos feriados

Abacaxi suculento e perfumado A pátria do abacaxi é a América do Sul, e o habitat usual da cultura não são os trópicos ricos em umidade, mas as planícies secas. E é até surpreendente que uma planta que forma uma poderosa roseta de folhas duras e espinhosas, de até dois metros de diâmetro, tenha um fruto tão suculento e doce. O sabor do abacaxi foi apreciado pelo homem por muito tempo, muito antes do descobrimento da América e sua conquista pelas tropas de conquistadores.

Hoje, o abacaxi não é cultivado apenas em sua pátria histórica, mas também em muitos países asiáticos. Mesmo em casa, o abacaxi pode ser cultivado no peitoril de uma janela.

O consumo moderado de abacaxi melhorará a saúde geral

A demanda por frutas espinhosas e com tufos verdes é grande em todo o mundo. São consumidos in natura e enlatados, sucos e geléias são feitos de abacaxi, adicionados a diversos pratos e secos. Mas se o valor culinário das frutas é inegável, então eles começaram a falar dos benefícios de um nativo desse Brasil distante há relativamente pouco tempo. O que o abacaxi é útil para o corpo? A quais propriedades e substâncias na composição da fruta você deve prestar atenção?

O valor do abacaxi para o corpo

Fonte de cálcio, fósforo e ferro, zinco, iodo e ferro, mania, potássio e manganês, cobreComo muitas outras frutas frescas, o abacaxi maduro fará as delícias dos gourmets e adeptos de uma dieta saudável com uma abundância de vitaminas e minerais. O líder absoluto entre as vitaminas é vitamina C, que na polpa por 100 gramas representa até 50 mg. Além disso, o abacaxi contém vitaminas B, PP e caroteno. O sabor agridoce da fruta deve-se aos ácidos orgânicos, sacarose e frutose da polpa, bem como aos óleos aromáticos e essenciais que determinam o aroma reconhecível do abacaxi.

Para o corpo, o abacaxi é fonte de cálcio, fósforo e ferro, zinco, iodo e ferro, mania, potássio e manganês, cobre. Nos últimos anos, um complexo de enzimas vegetais tem sido estudado ativamente, que recebeu, graças à família das bromélias, o nome de bromelina.

O valor energético de uma porção de 100 gramas é 48–52 kcal. Isso leva em conta a polpa fresca, mas se compotas, frutas cristalizadas ou geléias forem feitas de abacaxi em condições industriais ou em casa, o conteúdo calórico pode aumentar significativamente devido à adição de açúcar.

Com um teor de calorias bastante baixo de frutas frescas, 100 gramas de polpa são responsáveis ​​por:

  • 0,3 gramas de proteína;
  • 0,1 gramas de gordura;
  • 11,5 gramas de carboidratos;
  • 0,3 gramas de cinza;
  • 85,5 gramas de água.

Com efeito, a planta procurou acumular água, que dá suculência à polpa, e outras substâncias que determinam as propriedades benéficas do abacaxi para o corpo humano, na infrutescência subindo acima da saída.

Os efeitos benéficos do abacaxi no corpo humano

Com baixa acidez estomacal, coma abacaxiIncluir fatias de abacaxi frescas ou suco dessa fruta em seu menu diário ajudará a revitalizar seus processos digestivos. Devido à alta concentração de ácidos e à presença de enzimas exclusivas, o abacaxi consumido como sobremesa ajudará a se livrar do peso no estômago e literalmente fará o corpo digerir os alimentos ingeridos mais rapidamente. Este efeito do complexo enzimático foi apreciado por pessoas que desejam perder peso. Hoje, o abacaxi está incluído na nutrição dietética e, com base nele, são produzidos meios biologicamente ativos para perda de peso.

O abacaxi é especialmente útil para o corpo se uma pessoa sofre de baixa acidez ou, por algum motivo, não produz o suficiente de suas próprias enzimas. Nesse caso, um remédio natural saboroso pode facilmente substituir os medicamentos.

Os pacientes hipertensos sabem bem o quão valioso o abacaxi é para homens e mulheres com pressão alta. A fruta é ativamente usada como agente profilático para reduzi-la, bem como para remover o colesterol prejudicial, fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e melhorar a eficiência de todo o sistema cardiovascular.

O abacaxi tem outra propriedade interessante. A polpa e o suco de uma fruta exótica afinam o sangue, o que não só reduz os riscos de doenças do aparelho cardiovascular e de acidente vascular cerebral, mas se torna um bom coadjuvante no tratamento de trombose e varizes.

Benefícios de frutas ricas em vitamina C para doenças respiratóriasFalando sobre os benefícios do abacaxi para o corpo humano, não se pode deixar de citar sua eficácia durante o período de doenças respiratórias massivas. Rico em frutas vitamina C, não só reabastece o corpo com energia, mas também fortalece o sistema imunológico, ajudando a resistir a infecções virais e bacterianas.

O abacaxi promove a remoção do excesso de líquido do corpo. Esta propriedade é utilizada para doenças da esfera geniturinária, para hipertensão, bem como durante a gravidez.

As mulheres que estão esperando um bebê e outras categorias de consumidores de abacaxi irão apreciar a capacidade de sua polpa de afetar suavemente o humor e todo o sistema nervoso em geral. O abacaxi para mulheres e homens pode ser considerado um energético natural e antidepressivo. Energiza, ajuda a combater a insônia e o estresse, a depressão e a fadiga crônica. É aconselhável incluir abacaxi no menu com sistema imunológico enfraquecido e anemia.

O efeito do suco e da polpa de abacaxi na pele

A polpa de abacaxi aplicada na pele vai melhorar sua aparênciaEssa fruta é capaz não só de proteger o corpo das influências externas, mas também de rejuvenescê-lo. As substâncias da polpa do abacaxi atuam como antioxidantes naturais no organismo. Além disso, isso ocorre tanto quando o fruto é comido quanto quando sua polpa é utilizada externamente.

Se você usar mingau de frutas frescas como parte das máscaras ou gelo da polpa, a casca do abacaxi perde seu brilho oleoso, endurece e clareia. Depois de usar cosméticos com abacaxi, a pele se livra das células mortas e as rugas simuladas são suavizadas. As propriedades antiinflamatórias ajudam a combater as formações purulentas da pele, sob a influência deste remédio natural, a regeneração é melhorada.

Somente se você tem tendência a reações alérgicas, bem como se tem pele danificada ou ressecada, é melhor não usar abacaxi, ou fazer um teste de punho antes do procedimento.

Os efeitos benéficos do abacaxi nas mulheres

Abacaxi contém alérgenos ativosSe uma mulher saudável sente apenas prazer e benefícios para a saúde ao comer abacaxi, a futura mamãe deve ter muito cuidado para incluir frutas exóticas em seu cardápio. Durante a gravidez, o abacaxi e outros produtos que podem afetar ativamente o corpo feminino e infantil, os médicos recomendam que sejam excluídos da dieta ou usados ​​na alimentação com extremo cuidado. Com o abacaxi, essas preocupações e cuidados são muito importantes, já que o produto está listado como um alérgeno ativo. Como resultado, o corpo responde à ingestão de uma proteína estranha com reações bastante violentas e dolorosas, expressas em fenômenos respiratórios, edema das membranas mucosas da nasofaringe e de todos os órgãos respiratórios, distúrbios digestivos, erupções cutâneas e coceira.

Isso significa que, mesmo na ausência de sinais de intolerância à fruta na mãe, existe um perigo potencial do abacaxi para as crianças. Se o abacaxi estava na dieta de uma mulher grávida antes, e a mulher depois de tomá-lo não sentiu nenhuma mudança no bem-estar:

  • no primeiro trimestre, ainda é melhor retirar a fruta do cardápio;
  • nos trimestres II e III, você pode se mimar com algumas fatias de sua iguaria favorita.

Nesse caso, você precisa monitorar estritamente sua própria reação ao abacaxi e o comportamento do feto.

É melhor excluir totalmente o abacaxi do cardápio de uma nutriz nos primeiros meses, para não provocar no bebê o desenvolvimento de reações indesejáveis ​​à fruta.

As crianças recebem abacaxi depois de completarem três anosÉ por causa do alto risco de alergias ou intolerâncias alimentares que o abacaxi não é dado a crianças menores de três anos. Se o bebê tem predisposição a tais reações, então é melhor não apresentar a fruta ensolarada à criança até os 6-7 anos de idade.

O abacaxi é bom para o endométrio?

O abacaxi é considerado um elixir para o endométrioHoje, muitas vezes você pode ouvir sobre os benefícios do abacaxi para o endométrio, ou seja, o revestimento interno do útero, que desempenha um papel importante no processo de gravidez e, posteriormente, durante seu desenvolvimento. É essa camada que cresce durante o ciclo que recebe o ovo fertilizado. Se isso não acontecer, o endométrio morre e, junto com o sangue menstrual, é excretado do corpo. Com o início de um novo ciclo, o processo se repete.

Mulheres cujo endométrio não tem espessura suficiente, como dizem os médicos, costumam ter dificuldades não apenas para ter um bebê, mas também para conceber.

Portanto, as mulheres que desejam ser mães utilizam todas as possibilidades para que o endométrio atinja os indicadores desejados. Há uma opinião de que, para o endométrio, o abacaxi é quase um elixir que estimula o desenvolvimento. No entanto, os médicos refutam essa afirmação. Na verdade, nenhuma pesquisa médica foi conduzida e, por falar nos benefícios do abacaxi para as mulheres, os nutricionistas podem notar a presença na polpa:

  • uma ampla gama de vitaminas;
  • antioxidantes;
  • ácidos orgânicos.

Mas outras frutas têm o mesmo conjunto de substâncias ativas. Mas a alergenicidade do abacaxi para uma mulher grávida não pode fazer bem!

Abacaxi não é recomendado para mulheres grávidasPara alterar a espessura do endométrio, os médicos aconselham prestar atenção aos alimentos que contêm beta-caroteno e vitamina E, bem como selênio:

  • E aqui os líderes no teor de vitamina A não são abacaxis, mas cenoura e tomates, fígado e melancias, além de laranjas vermelhas e pêssegos.
  • A fonte de vitamina E para as mulheres não é o abacaxi, mas nozes e farelo, cereais e óleos vegetais.
  • Você pode reabastecer o corpo com selênio incluindo pratos de cavala e pão com farelo, brócolis e tomate na dieta.

Os benefícios do abacaxi para os homens

Um copo de suco ou algumas fatias de abacaxi ajudam o homem a recuperar as forças.Ao listar as qualidades benéficas do abacaxi para os homens, os nutricionistas devem dizer a capacidade dessa fruta de restaurar rapidamente a energia, nutrir as reservas de vitaminas e minerais de uma pessoa. Visto que para muitos representantes do sexo forte, a vida de hoje prepara diariamente um sério estresse mental e físico, a inclusão do abacaxi na dieta vai neutralizar as consequências negativas do excesso de trabalho. Para o homem, o abacaxi fortalecerá o sistema imunológico e nervoso, manifestará seu efeito como um antioxidante eficaz. Isso não pode deixar de afetar o bem-estar geral e a atividade sexual de um homem.

Possíveis contra-indicações e cuidados necessários

Apesar dos inegáveis ​​benefícios do abacaxi para o corpo masculino e feminino, é impossível abusar dessa fruta e deixar de pensar em um produto tão ativo.

Com diabetes, comer abacaxi só é possível depois de consultar um médico.Em primeiro lugar, o abacaxi deve ser descartado se você for propenso a intolerâncias alimentares e alergias. Esta precaução com frutas se aplica a todas as idades. Ao mesmo tempo, não é necessário incluir o abacaxi no cardápio de crianças menores de três anos, além de lactantes e gestantes na primeira metade da gestação. O perigo de comer abacaxi para mulheres grávidas é que a fruta pode provocar parto repentino.

Como este produto tem um índice glicêmico bastante alto, o uso do abacaxi no diabetes deve ser acompanhado de todos os cuidados. Sintomas desagradáveis ​​após comer abacaxi e deterioração da saúde aguardam uma pessoa doente com úlcera péptica e gastrite com alta acidez.O aumento do teor de ácidos ativos na polpa afeta negativamente o esmalte dos dentes, portanto, após comer frutas frescas, vale a pena enxaguar a boca e escovar os dentes.

A verdade sobre os benefícios do abacaxi - vídeo

Jardim

casa

Equipamento