Um excelente produto dietético e uma safra de jardim promissora - feijão-de-lima

Fruta do feijão-Lima O continente sul-americano é o lar de muitas leguminosas que são usadas ativamente por humanos para alimentação. Phaseolus lunatus ou feijão lima, que leva o nome de Lima, capital do Peru, se destaca na linha de espécies relacionadas na aparência, tamanho e sabor das sementes. Grandes, parecendo uma fatia de tangerina ou uma lua crescente, as sementes trazidas pelos conquistadores espanhóis ao Velho Mundo revelaram-se termofílicas demais. Portanto, os primeiros plantios desse tipo de feijão surgiram nas colônias subtropicais da Europa, no continente africano e na Ásia.

Nós cultivamos lima em nossos jardins

Não é de surpreender que o feijão-de-lima rapidamente se tornou uma das culturas mais populares e procuradas do mundo, especialmente nos Estados Unidos. As sementes dessa planta, muitas vezes chamadas de feijão-manteiga, são ricas não só em proteínas, fibras alimentares e vitaminas, mas em gorduras, que na polpa vão de 1,5 a 2%. O sabor delicado e cremoso dos pratos feitos com sementes secas e verdes de feijão-de-lima torna a cultura uma planta vegetal valiosa, interessante não só para grandes empreendimentos agrícolas, mas também para proprietários de chalés de veraneio e propriedades rurais.

Na Rússia, ainda não há variedades de grãos de manteiga de sua própria seleção ou zoneados para as condições climáticas existentes. Mas há tentativas bem-sucedidas de cultivar lavouras em campo aberto no Cáucaso do Norte e Kuban, na região central da Terra Negra e em outras partes do país.

Características biológicas do feijão-de-lima

Os feijões-de-lima vêm em arbustos e formas onduladasOs feijões-de-lima, como as variedades mais familiares ao jardineiro russo, são uma cultura anual de vegetais, incluindo um arbusto e uma forma crespa:

  • Os feijões do Bush são compactos e fáceis de cuidar. Os grãos amadurecem nele 65-80 dias após o início da estação de crescimento, mas o rendimento dessas plantas é um pouco menor do que o das trepadeiras.
  • Formas altas e encaracoladas, atingindo tamanhos de 12-15 metros, requerem uma abordagem mais cuidadosa para alimentação e água. O momento em que os feijões-de-lima são colhidos, neste caso, vem depois de 80-90 dias, mas a quantidade de sementes colhidas é várias vezes maior do que com o mesmo número de plantas do mato.

Frutos de lima planos e largosCom um aspecto tão diferente, ambas as formas apresentam uma folhagem densa, verde-acinzentada, desabrochando, formando grandes pincéis multi-floridos a partir de flores brancas, lilases ou esverdeadas. Mas a floração abundante deste tipo de feijão não pode ser chamada. As flores se abrem alternadamente, e às vezes isso acontece quando os frutos na base da inflorescência já estão totalmente formados.

O feijão, ao contrário do feijão comum, é largo, curto e achatado nesta planta.

Lima floresceO comprimento da vagem varia de 6 a 18 cm, e apenas 2-4 sementes são formadas em seu interior, que na época de amadurecimento podem se tornar brancas, acinzentadas, creme ou variegadas. Outra diferença entre os feijões de manteiga é uma espessa camada de fibra grossa dentro das válvulas, de modo que os frutos verdes não são comidos, mas as sementes verdes e verdes são um dos alimentos mais saudáveis ​​e deliciosos.

Com o sabor comum das variedades existentes de feijão-de-lima, distinguem-se dois grupos tradicionalmente: com sementes grandes, de 3-4 cm de tamanho, e outras menores, chamadas baby lima.

O valor da planta não está apenas em sementes grandes com sabor delicado oleoso e aroma adocicado. Tendo cultivado feijão-de-lima em canteiros de jardim o jardineiro pode usar a parte verde desta planta como fertilizante verde. As bolhas de nitrogênio formadas nas raízes do feijão enriquecem o solo com essa substância, indispensável para as plantas.

Como cultivar esse tipo de feijão?

Sementes de feijão-manteiga germinadasComo o lima ou o feijão-lua vêm de uma região subtropical, a planta precisa de uma temperatura de pelo menos 18 ° C para um crescimento confortável, mas mesmo em dias quentes, quando o ar esquenta acima de 30 ° C, a formação de ovários é drasticamente reduzida devido a o pólen quase estéril.

É possível criar condições aceitáveis ​​para a espécie em terreno aberto em regiões com clima mais ameno e quente, e na faixa do meio será necessário o uso de estufas de filme ou estufas, especialmente em um estágio inicial de desenvolvimento da planta, quando raízes jovens e os brotos são mais suscetíveis à diminuição da temperatura.

Para o plantio, escolha uma área iluminada e protegida de possíveis correntes de ar. É melhor se os predecessores dos feijões de manteiga peruanos nele são plantas da família da abóbora ou da beladona:

  • Antes do cultivo do feijão, os canteiros são escavados no outono e 30-40 g são introduzidos no solo por metro de área superfosfato.
  • Se necessário, o solo é corrigido na proporção de 300-500 gramas do produto por metro quadrado.
  • Na primavera, as cristas preparadas são afrouxadas e fertilizadas com compostos complexos a uma taxa de 30–40 g por metro quadrado.

Feijões de manteiga emergemO feijão-lima é semeado quando o solo está suficientemente quente, ou seja, sua temperatura não é inferior a 15-16 ° C, e não há risco de geada. Na maioria das vezes, isso acontece nos últimos dias de maio:

  • Considerando o rápido crescimento e tamanho das plantas, as sementes são semeadas a uma distância de 40–50 cm umas das outras em um esquema de nidificação quadrada.
  • Se os feijões-de-lima forem plantados em fileiras, resta uma lacuna de 30–45 cm entre eles, reduzindo a distância entre as plantas para dez centímetros.

É razoável colocar arcos sobre as plantações e cobrir as plantações com material não tecido até que o ar aqueça até 18-25 ° C.

Variedade de feijão encaracolado em suportesO cultivo de feijão deste tipo pouco difere das técnicas agrícolas de leguminosas, tradicionais para o jardineiro russo. A principal necessidade de uma planta durante o período de floração, formação de massa e amadurecimento do feijão é a umidade. Mas, ao mesmo tempo, o acúmulo e a estagnação de água no solo são prejudiciais para o feijão-de-lima. As raízes fibrosas da planta apodrecem rapidamente e os grãos morrem.

Para as variedades de trepar, são construídos suportes ou treliças fortes, caso contrário, cílios fortes no solo criarão densidade excessiva, o que ameaça o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Os cuidados posteriores com o feijão-fava consistem em afrouxar superficialmente o solo, remover ervas daninhas e alimentar, destinado a sustentar plantas em solos não muito ricos em nutrientes. 10 gramas de superfosfato e nitrato de amônio são aplicados sob os arbustos por metro quadrado.

Pragas e doenças que ameaçam o feijão manteiga

Feijão peruano é mais resistente a doençasEm comparação com o feijão, a espécie peruana é mais resistente a doenças, especialmente infecções virais e bacterianas. Dos problemas do cultivo do feijão, nota-se que na segunda metade do verão, focos de lesões verdadeiras e falsas são notados nas plantas, oídio e folhas manchadas.

O gorgulho do feijão não é terrível para o feijão-manteiga, mas pulgões, tripes e ácaros podem ser seduzidos por folhagens poderosas e brotos jovens. Convidados frequentes em plantas e lagartas. As doenças incluem oídio, ferrugem das folhas e alguns vírus.

Quando colher o feijão e como armazená-lo no inverno?

Prato de Semente de Feijão VerdeDependendo da variedade e da forma da planta, a colheita do feijão-de-lima começa 18-14 semanas após a germinação. Em plantas arbustivas, o amadurecimento ocorre um pouco mais cedo, e em variedades trepadeiras altas, se o tempo permitir, pode levar um mês. Sementes verdes para refeições dietéticas ricas em proteínas, vitaminas e fibras dietéticas são colhidas mais cedo, até que sua pele fique áspera e a polpa continue suculenta.Você pode armazenar sementes verdes frescas não apenas por 10-14 dias na geladeira.

Se você quiser mimar seus entes queridos com feijão peruano no inverno, suculentas sementes sem casca são escaldadas por cerca de 2 minutos, resfriadas e secas e, em seguida, colocadas em sacos ou recipientes, são congeladas.

Se desejar, a safra de feijão colhida pode ser preservada. O feijão verde será um excelente componente para as saladas de inverno, vai complementar um acompanhamento para pratos de carne e peixe.

Sementes maduras secas têm uma vida útil longa e são adequadas para cozinharApós o descasque, as sementes secas maduras são colocadas em potes de vidro com tampas bem fechadas. No inverno, o feijão pode ser armazenado dessa forma por até 4–6 meses, mas apenas em um local fresco e escuro, onde não haja perigo de umidade e pragas entrarem no recipiente.

Como as sementes contêm muitas proteínas, gorduras e amido, se as regras de armazenamento não forem seguidas no inverno, o feijão pode perder não só o sabor, mas também a maioria dos nutrientes.

Como cultivar feijão - vídeo

Jardim

casa

Equipamento