Trigo mourisco como adubo verde: fertilizamos o solo sem produtos químicos

trigo sarraceno como siderat Não é segredo que a terra cultivada acaba ficando pobre em nutrientes, o que invariavelmente prejudica a colheita. Os fãs da agricultura orgânica sabem que o trigo sarraceno, como adubo verde, é uma excelente ferramenta para enriquecer e restaurar o solo. Devido à curta estação de crescimento e ao poderoso sistema radicular, ela cresce rapidamente e solta bem o solo. E depois de embutido no solo, ele também vai repor as reservas de minerais, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio. O que mais há de diferente nesse adubo verde e como usá-lo em um terreno privado?

Propriedades do trigo sarraceno semeado como adubo verde

Como adubo verde, são utilizadas plantas que crescem rapidamente na parte aérea, e o trigo sarraceno é uma delas. É especialmente adequado para enriquecer solos pesados. A densa estrutura do solo não interfere no desenvolvimento de brotos poderosos, e raízes longas soltam-no até 0,5 m de profundidade.

Dentre os adubos verdes, o trigo sarraceno apresenta algumas vantagens, que residem em suas propriedades características:

  • aumenta rapidamente e amadurece totalmente em apenas 2,5-3 meses;
  • cresce em qualquer solo, mesmo em pântanos salgados;
  • solta profundamente o solo devido ao sistema radicular desenvolvido;
  • enriquece a camada inferior do solo com ácidos secretados pelas raízes;
  • restaura a microflora da camada fértil, destruindo microorganismos causadores de doenças nas plantas;
  • protege o local de ervas daninhas devido à densidade do plantio e raízes profundas;
  • ajuda a reter umidade e calor, evita rachaduras;
  • a parte da planta embutida no solo a enriquece com nitrogênio e outros microelementos em processo de decomposição;
  • serve como planta de mel, atraindo abelhas para o local, que ao mesmo tempo polinizam o jardim.

Semear o trigo sarraceno três vezes ajudará a livrar-se da erva daninha de trigo sarraceno "não matável" em apenas uma estação.

Apesar dos enormes benefícios do trigo sarraceno como siderat, ele também tem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração. Então, essa planta não tolera frio e seca. O trigo sarraceno não é adequado para todas as culturas como predecessor. Além disso, as raízes desenvolvidas, no caso de plantações densas, costumam estar entrelaçadas, dificultando o cultivo adicional do local.

Trigo mourisco como adubo verde: quando plantar e como fechar

Para aproveitar as propriedades do adubo verde do trigo sarraceno, ele pode ser semeado de meados de maio a meados de agosto. A profundidade de semeadura não é superior a 3 cm em solo pesado e até 6 cm em solo preto. Você pode plantar simplesmente espalhando os grãos pelo local, ou em fileiras, deixando espaçamentos entre fileiras de cerca de 15 cm de largura.Também seria bom plantar trigo sarraceno no jardim entre as árvores. Não seca o solo, evita a rápida evaporação da umidade e atrai insetos polinizadores.

A taxa de semeadura depende da finalidade:

  • Afogar ervas daninhas, você precisará de até 15 g de sementes por 1 sq. m.;
  • para embutir no solo com o propósito de enriquecimento, 6 g são suficientes.

Para plantar na primavera em verões quentes e secos, você precisará regar as plantações pelo menos uma vez por semana. Assim que o trigo mourisco começar a florescer, é a hora certa de colhê-lo. Para isso, é necessário cortar a parte aérea. A propósito, ele pode ser usado para compostagem ou simplesmente espalhado entre as fileiras entre as culturas do jardim. As raízes devem ser cortadas com um cortador plano a uma profundidade de pelo menos 10 cm. Você pode começar a plantar hortaliças duas semanas após a colheita do adubo verde.O trigo sarraceno semeado no outono é simplesmente deixado no local e, no inverno, apodrece.

Por que o trigo sarraceno é útil como siderat - vídeo

Jardim

casa

Equipamento