Doenças fúngicas do tomate: sinais de aparecimento e métodos de prevenção

colheita de tomate À menção de tomates caseiros, imagens coloridas piscam em sua cabeça - molho caseiro; latas de tomates enlatados arrumados ordenadamente nas prateleiras da despensa; tomates em saladas ou apenas frutas suculentas direto do mato! E agora você sai para o jardim para inspecionar mais uma vez e regar suas plantações, e você vê algo estranho nos arbustos com tomates. As folhas são cobertas por manchas marrom-acinzentadas, lesões marrons são visíveis nos caules e pecíolos. O que é isso? Provavelmente, seus tomates estão infectados com um fungo.

Sobre doenças fúngicas do tomate

infecção fúngica Alternaria

Alternaria - uma doença causada por esporos de um fungo denominado Alternaria solani. Este patógeno pode afetar quase qualquer parte do solo do tomate - caules, folhas, frutos. A doença nem sempre leva à morte das plantas, mas as enfraquece muito e reduz significativamente o rendimento. As condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de fungos são o clima úmido e o orvalho abundante. Os esporos do patógeno podem persistir no solo e até mesmo hibernar em plantas infectadas que não foram removidas no ano passado durante a colheita de outono. Como regra, a maioria das pragas e doenças afeta primeiro as plantas mais fracas.

sinais de alternariaOs sinais de Alternaria são o aparecimento de manchas nas folhas, que depois ficam amarelas e caem. As manchas parecem pequenas no início, mas aumentam de tamanho com o tempo. As lesões também são perceptíveis nos caules das plantas. Quando a infecção atinge a fruta, manchas escuras, redondas e deprimidas aparecem nelas perto do pedúnculo, e podem ser vistas em tomates maduros e verdes. Suas plantas conseguirão sobreviver a esse ataque, mas a qualidade e a quantidade dos frutos serão afetadas. Alternaria é uma doença bastante desagradável, mas é tão destrutiva para as plantas quanto a requeima.

sinal de requeimaRequeima - uma doença fúngica perigosa causada por esporos do fungo Phytophthora infestans, que significa “destruição de plantas”. Este cogumelo pode realmente não só destruir toda a colheita, mas também infectar outras plantas. Os esporos podem ser carregados pelo vento de uma área para outra. A planta infectada deve ser desenterrada e destruída (não pode ser usada para compostagem!).

planta doenteA requeima se manifesta por manchas cinza-azuladas, que ficam marrons com o tempo e as próprias folhas se enrolam, secam e caem. Manchas marrons coriáceas de formato indeterminado também podem ser encontradas nas frutas. Freqüentemente, as manchas nas folhas e frutos são contornadas por mofo branco. Sinais óbvios de requeima aparecem em meados do verão, quando as condições são favoráveis ​​para o rápido desenvolvimento do fungo - clima frio e úmido. Uma doença perigosa pode destruir plantas em apenas uma semana.tomates devem ser destruídos

Métodos para a prevenção de doenças fúngicas do tomate

Cultivo das variedades de tomate mais resistentes a doenças:

  • Stupais;
  • A Dama de Ferro;
  • Jasper (cereja vermelha);
  • Gota de limão (cereja amarela);
  • Prudência roxa;
  • Groselha.

Melhor ainda, se você conseguir encontrar tomates enxertados - eles se distinguem pelo crescimento ativo e resistência.

proteção contra alternariaPrevenção de Alternaria:

  1. Compre sementes e mudas apenas de fontes confiáveis, nunca use mudas sugeridas por amigos ou vizinhos.
  2. Ao plantar, mantenha distância suficiente entre as plantas para uma boa circulação de ar.
  3. Adicione uma camada de cobertura morta por cima ou use um plástico vermelho especial para os tomates que cobrem o solo. Isso fornecerá uma barreira entre a folhagem e o solo, onde podem residir esporos de fungos.
  4. Inspecione suas plantas regularmente, especialmente em tempo úmido ou quando as condições climáticas mudarem drasticamente.
  5. Se você notar algo remotamente parecido com uma doença fúngica, comece imediatamente a pulverizar regularmente os arbustos com produtos seguros - fungicidas e biofungicidas orgânicos contendo cobre. Esses e outros são inofensivos para os vegetais consumidos. Alterne entre esses remédios após cerca de uma semana (sua eficácia pode diminuir se usados ​​simultaneamente). Tenha cuidado ao usar preparações que contenham cobre - pulverize-as de manhã cedo para não prejudicar as abelhas; o produto pode se acumular no solo e levar à sua toxidade, portanto, no local onde você costuma usar produtos com cobre, o tomate pode não crescer todo ano.
  6. No final do verão, limpe bem o seu jardim e elimine todos os resíduos vegetais.
  7. Durante um surto, tente salvar plantas saudáveis, mesmo que seja necessário transplantá-las para recipientes para isso.

prevenção vai salvar a colheitaPrevenção da requeima:

  1. Não deixe nenhuma planta durante o inverno e remova os arbustos de tomate e batata germinados independentemente. Batatas podem conter esporos.
  2. Use treliças e suportes para plantas ou uma camada de cobertura morta ou abrigo (veja acima) para manter a folhagem fora do solo.
  3. Regue as plantações pela raiz e evite o excesso de umidade. A rega é melhor feita no início da manhã para que as plantas e a camada superficial do solo tenham tempo de secar antes do anoitecer.
  4. Como medida preventiva, você pode usar preparações biologicamente ativas contendo bactérias benéficas.
  5. A solução de peróxido de hidrogênio é outro meio seguro e eficaz de esterilizar plantas e proteger contra a requeima.

Lembre-se de que todos os meios acima são adequados apenas para prevenir a doença. Se a planta já estiver infectada, deve ser destruída (queimada) sem arrependimento. Nunca faça compostagem de plantas doentes, pois a requeima é uma doença contagiosa que pode se espalhar não apenas para suas plantas, mas também para as plantações de seus vizinhos!

Embora seja muito difícil combater a requeima em tomates em um clima frio e úmido, o uso de medidas preventivas ainda ajudará a reduzir a probabilidade de surtos dessa perigosa doença fúngica.

Jardim

casa

Equipamento