Se você usar sal, será o rei no outono!

Surpreendentemente, mesmo o sal de mesa comum pode ser usado com grande benefício em hortas e dachas para vários fins. É ecologicamente correto e econômico.

Sal

O uso de sal em dachas e hortas

Cloreto de sódio é usado com sucesso

  • para se livrar de pragas;
  • alimentar as plantas e melhorar a qualidade dos frutos;
  • para acelerar o processo de frutificação.

É importante lembrar: uma overdose de sal de cozinha pode causar muitos danos! A salinidade excessiva do solo leva à morte de todas as coisas vivas nele.

Livrando-se de pragas com sal de cozinha

Quantas vezes usamos a expressão "derramar sal no rabo" em nossa fala, sem pensar no verdadeiro significado da frase. Na maioria das vezes, queremos dizer seu significado figurativo. E, no entanto, essas palavras são verdadeiras em seu significado direto.

Verruga

Toupeiras lutando

Mamíferos cavando o solo prejudicam muito a economia. Cavando suas passagens e tocas, eles não apenas estragam a paisagem. Por suas ações, as toupeiras violam a estrutura do solo, minam as raízes das plantas. Portanto, se o proprietário de um jardim ou casa de veraneio descobre montes de terra que cresceram aqui e ali em seu lote, ele imediatamente começa a tomar qualquer atitude em relação às pragas.

Danos de toupeiras

Desde os tempos antigos, todos sabem que as toupeiras não gostam de sal de cozinha. E outros animais que constroem tocas no solo: musaranhos, ratos do campo, esquilos, hamsters. Portanto, a melhor forma de expulsá-los do seu site é cavar todos os buracos dos animais e enchê-los com sal seco, 100 gramas em cada buraco. Você não deve enterrá-los - assim será mais fácil para os animais deixarem a área para onde seus olhos estão olhando.

Buracos de minhoca desenterrados

Não use recheios de sal em hortas. Para eles, o excesso de sal pode ser fatal. Mas em gramados, canteiros de flores e canteiros de flores esse método ajuda muito.

Moscas vegetais são intolerantes ao sal de cozinha

Portanto, a maneira mais eficaz de se livrar deles será com cloreto de sódio. Na vida cotidiana, é chamado de "sal de cozinha".

Mudas de cenoura

Mudas de plantas devem ser regadas 3 vezes a cada 14 dias. A primeira solução é preparada na proporção de 300 gramas de sal por balde de água. Na segunda vez é feito mais concentrado - o cloreto de sódio é ingerido já na proporção de 450 a 10.000. E finalmente, é necessário dissolver 600 gramas por 10 litros em água.

As cebolas ficam amarelas
Cebolas afetadas por mosquitos.

Relativo Lucas, então essa rega ajudará a curá-lo do amarelecimento das penas. A safra não apodrecerá até o final do verão. Afinal, a causa desses problemas é justamente o bichinho de cebola, contra o qual essa técnica atua.

Basta lembrar que antes do procedimento, assim como imediatamente após, os leitos são bem derramados com água limpa. E você também precisa evitar que a solução fique nos caules e nas folhas das cebolas. Mas borrifar as pontas das cenouras vai salvá-lo da invasão de lesmas.

A propósito, antes do plantio, a cebola pode ser deixada de molho por meio dia em um balde de água onde 200 gramas de sal de cozinha são dissolvidos. Isso aumentará sua germinação, aliviará muitas doenças.

Cebolas saudáveis
Cebolas saudáveis ​​no jardim

Formigueiros no jardim - não é bom!

É recomendável observar todas as coisas vivas da natureza. Todos estamos acostumados a pensar que é impossível destruir formigueiros. Mas e se esses insetos trabalhadores se instalaram bem no meio de uma área de cultivo ou perto de uma área de recreação? Nem todo mundo tem o prazer de suportar tal vizinhança.

Formigueiro

Para não matar os insetos, mas simplesmente para forçá-los a se mudarem para outro lugar, salpique sal de mesa no formigueiro.Evitaremos a morte dos habitantes da vila das formigas dessa forma, mas com certeza eles não vão gostar.

Alimentação de plantas com sal de cozinha

Antes de embarcar neste procedimento, você deve entender que o cloreto de sódio é um fertilizante indireto.

Uma solução de sal de cozinha só pode melhorar o processo de dissolução dos nutrientes do solo, que são então absorvidos pelas plantas em maior volume. Este procedimento é especialmente eficaz em solos arenosos pobres.

Sal alimentando árvores frutíferas e bagas

No século 19, os membros da Sociedade de Horticultura de Berlim usaram um método surpreendentemente simples e muito eficaz de cultivar terras perto de plantas. Era usado para aumentar a frutificação das árvores e melhorar o sabor das bagas e frutos.

Árvores frutiferas

Os jardineiros simplesmente borrifavam sal nos círculos dos troncos das árvores. O resultado foi ótimo! Seguindo o conselho de especialistas, é melhor realizar o procedimento no início da primavera, quando ainda há neve sob as árvores, mas você pode fazer isso no final do outono.

Colheita de maçã

A aplicação deste método foi descrita no "Jornal Agrícola" já em 1884. Até hoje, muitos jardineiros o usam com sucesso.

"Salgue" uma cama de raízes - faça uma boa colheita!

Beterraba

Jardineiros que já aproveitaram este conselho afirmam que beterraba, que antes da rega com sal não dava frutos doces, surpreendeu a proprietária pelo seu teor de açúcar e cor vermelha. A solução para o procedimento é preparada na proporção de 35-50 gramas por balde de água.

Rabanete no jardim

A rega tem um bom efeito em cenouras e rabanetes. Apenas para rabanetes, é necessário fazer uma solução de menor concentração. Uma colher de sopa de sal é suficiente por balde.

E também é importante lembrar: regar vegetais com solução de cloreto de sódio não deve ser na raiz, mas nas ranhuras localizadas a 10 cm das plantas.

Salvando a safra de tomate com sal

Morte tardia em tomates

Se sinais de requeima repentinamente apareceram nos tomates, você pode, é claro, recorrer ao tratamento de arbustos, aplicar produtos químicos. Mas existe uma opção mais simples e barata.

Borrifando tomates

Pulverizar as plantas com uma solução 1:10 de cloreto de sódio em água fará com que o tomate perca todas as folhas. Depois disso, todas as forças da planta serão lançadas no amadurecimento dos frutos. A película que se forma nos tomates como resultado da pulverização interromperá ainda mais o desenvolvimento da doença.

A seguinte regra deve ser observada: se em um ano o método de irrigação com sal foi usado no jardim, uma quantidade maior de matéria orgânica deve ser adicionada ao solo no outono.

Vídeo sobre como derrotar a doença tardia com remédios populares

Jardim

casa

Equipamento