Como escolher óleo para fritar e saladas

óleo para fritar e saladas Os óleos vegetais são uma fonte de ácidos graxos. Se antes todo mundo usava principalmente girassol, agora você pode encontrar dezenas de variedades à venda. Portanto, é difícil escolher o melhor óleo para fritar e saladas. Todas as gorduras vegetais têm propriedades diferentes, algumas são melhor comidas cruas, outras são mais adequadas para cozinhar. Para que as refeições prontas sejam úteis, você precisa descobrir qual é a melhor para cozinhar.

Características do óleo vegetal para fritar e saladas

óleos vegetais

Para entender qual óleo é melhor escolher para frituras e saladas, você precisa entender suas características. Eles são obtidos a partir de frutas e sementes.

Os óleos contêm muitos oligoelementos e vitaminas, mas o principal benefício está no alto teor de ácidos graxos insaturados ômega 3, 6 e 9.

Para o funcionamento normal do corpo, é necessária uma ingestão equilibrada desses ácidos. Mas o girassol mais popular contém a maior parte do ômega 6. Se uma pessoa o consome apenas, seu metabolismo de gordura é perturbado. As fontes de ômega 3 são os óleos de linhaça, camelina e oliva. Portanto, é recomendável diversificar a dieta alimentar. Mas também é importante escolher as gorduras certas para os diferentes pratos.

Os óleos vegetais diferem na forma como são produzidos:

  1. O mais útil é a manteiga prensada crua. É obtido a partir de sementes não torradas em prensa. Tem sabor e aroma pronunciados, mas sob a influência das altas temperaturas entra em colapso.manteiga prensada crua
  2. O óleo prensado a frio é extraído após aquecê-lo a 600... Nesse caso, alguns dos nutrientes são perdidos.óleo prensado a frio
  3. Refinado é obtido por aquecimento a 5000 e mistura com produtos químicos. Depois disso, quase nada de útil permanece.Óleo refinado
  4. Desodorizado é um óleo que foi tratado com substâncias especiais para remover odores.óleo desodorizado

O óleo não refinado é o mais útil, mas não se pode fritar nele, pois quando aquecido se decompõe com a liberação de substâncias nocivas.

O que é melhor para fritar

o que é melhor para fritarO principal perigo dos alimentos fritos é a formação de carcinógenos em altas temperaturas. Minerais, enzimas, ácidos graxos, que estão principalmente em óleos não refinados, são destruídos de maneira especialmente rápida quando aquecidos. Portanto, eles não podem ser usados ​​para cozinhar.

Para determinar qual óleo é adequado para fritar e outros tratamentos térmicos, você precisa entender o conceito de "ponto de fumaça". Essa é uma determinada temperatura, na qual a gordura começa a liberar substâncias prejudiciais à saúde.

Quando cozida, a comida aquece até 100-1300, ao fritar em fogo médio - até 1900... Mas, na maioria das vezes, panquecas ou costeletas fritas precisam ser aquecidos a 2300.

óleos vegetais de diferentes plantas

Para entender qual óleo é melhor para fritar, você precisa saber seu ponto de fumaça:

  1. Girassol não refinado e linhaça se decompõem em 1070, portanto, eles não podem ser submetidos a nenhum tratamento de temperatura.
  2. Azeitona e amendoim não refinados - em t 1600, você pode cozinhar neles.
  3. Os óleos refinados de girassol e milho se decompõem apenas em 2300, portanto, adequado para frituras curtas.
  4. Ponto de fumaça de azeitona refinada - 2420;
  5. Os óleos de fritura mais saudáveis ​​são mostarda e abacate, com ponto de fumaça de 250-2700.

Alguns chefs usam uma mistura de azeite e ghee para fritar. Isto confere aos pratos um agradável sabor a noz, aumenta o tempo de cozedura sem a formação de substâncias nocivas.

Azeite para fritar

azeite para fritar e saladasEste é o óleo mais comum e saudável. Ele contém muitos ácidos graxos e vitaminas. Mas você precisa saber escolher o azeite para fritar. A embalagem deve conter a inscrição azeite ou óleo de bagaço. Isso significa que é refinado. Possui alto ponto de fumaça, não queima ao fritar e não emite substâncias nocivas. Embora este produto seja isento de muitos oligoelementos, é mais saudável do que o girassol ou o milho.

O azeite é usado:

  • ao fritar alimentos;
  • cozinha frita;
  • fervendo lentamente em fogo médio.

Esses pratos não contêm substâncias cancerígenas.

O azeite não refinado pode ser usado se a temperatura de cozimento for baixa ou se for necessária uma fritura curta. É mais saudável e confere ao prato um aroma agradável.

Óleo de girassol

óleo de girassol para fritar e saladaPara fritar, você precisa escolher refinado. Deve ser leve, transparente, livre de impurezas e sedimentos. Adequado para dourar em fogo médio.

Milho

óleo de milhoEste óleo é considerado mais útil do que o óleo de girassol. Mesmo o refinado contém muita vitamina E. É inodoro e insípido, por isso é adequado para qualquer prato.

Óleo de mostarda

óleo de mostarda para fritar e saladasNem todo mundo vai gostar deste óleo, porque tem um aroma picante e picante. Pode alterar o sabor dos alimentos quando cozinhados.

O óleo de mostarda é útil porque óleo não refinado pode ser usado para fritar.

Óleo de abacate

óleo de abacateÉ considerado o mais útil para fritar, pois não se decompõe nem com aquecimento forte ou prolongado. É usado não refinado, portanto retém todas as substâncias úteis.

O que adicionar às saladas

óleo de saladaPara obter todos os nutrientes das gorduras, você precisa saber qual óleo é melhor para preencher saladas... É necessário usar variedades não refinadas para isso. Durante o processo de refino, todos os oligoelementos úteis são removidos, portanto, este óleo será inútil.

Existem alguns dos óleos de molho de salada mais saudáveis:

  1. O azeite de oliva extra virgem contém muitas vitaminas, ácidos ômega3. Ajuda a eliminar o excesso de colesterol, melhora a condição da pele e dos cabelos. O azeite para saladas deve ser rico em cor, com aroma a azeitona e um travo ligeiramente amargo.Azeite de oliva extra virgem
  2. O óleo de girassol não refinado dá aos pratos um sabor desagradável. Contém muita vitamina E, mas devido ao seu alto teor de ômega 6, não é recomendável usá-lo com frequência.óleo de girassol não refinado
  3. O óleo de linhaça é muito útil. Ele contém muitas vitaminas e minerais ômega 3. Mas tem um sabor rico e amargo e aroma de óleo de peixe.óleo de linhaça
  4. O gergelim é combinado com qualquer alimento, contém muito cálcio. É um produto bastante caro, mas deve ser incluído na dieta alimentar.Óleo de gergelim
  5. O óleo de mostarda é bom para saladas, especialmente para os amantes de especiarias. Tem efeito bactericidaóleo de mostarda

O melhor óleo para fritar e saladas

óleo para fritar e saladasSe você precisa escolher uma gordura que pode ser usada tanto crua quanto para cozinhar, é melhor olhar para o azeite. É facilmente absorvido, normaliza os níveis de colesterol e melhora a digestão. Extra Virgen, que é prensado a frio, é mais saudável, mas não é recomendado para ser exposto a altas temperaturas.

O melhor óleo para fritar e saladas é o Aceite de Oliva. É uma mistura de óleos refinados e não refinados. Possui um ponto de fumaça mais alto, mas retém todos os nutrientes.

Escolher o óleo de cozinha certo é muito importante. Isso ajuda a evitar a formação de substâncias cancerígenas, mas ajuda a fornecer ao corpo ácidos graxos essenciais e vitaminas.

Como escolher um azeite saboroso e saudável - vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=e-cyM4GKxzQ

Jardim

casa

Equipamento