Termos e regras para o plantio de mudas de tomate em campo aberto

tomate muda Os tomates são plantas termofílicas, por isso é importante saber como plantá-los. Muitos não sabem quando plantar tomate em terreno aberto e cometem erros que podem afetar a colheita. Um dos momentos mais importantes e cruciais é o plantio de mudas. Porém, antes de iniciar esse processo, as mudas precisam estar bem preparadas para uma etapa tão importante. Afinal, é após o plantio que os tomates começam a crescer e se desenvolver ativamente.

Como preparar adequadamente as mudas

é hora de plantar mudas

O plantio de tomates em campo aberto começa com a fase preparatória das mudas para as condições ambientais. Para que o número de plantas sobreviventes aumente significativamente, as mudas devem passar por um processo de endurecimento. Portanto, duas semanas antes do plantio em campo aberto, são criadas condições semelhantes àquelas em que o tomate terá de crescer.

O endurecimento externo é considerado a melhor opção, e o tempo de residência deve ser aumentado gradativamente. Essa adaptação pode levar até duas semanas. Durante esse período, a planta se acostuma com a temperatura externa e a luz solar. No final das contas, as mudas podem ser deixadas durante a noite, mas apenas se não houver previsão de geada.

Para saber se as mudas endureceram ou não, é preciso olhar as folhas. A planta da estufa apresenta uma folha de cor verde clara, que após adaptação às condições exteriores adquirem uma tonalidade mais escura.

O tom púrpura dos caules e as folhas verde-escuras indicam que as mudas se adaptaram aos raios do sol, por isso não murcham após o plantio em terreno aberto.

Quando você precisa plantar mudas em terreno aberto

plantando mudas de tomate nos canteirosDepois que a planta passou por uma adaptação total às condições climáticas externas, a pergunta permanece: quando o tomate pode ser plantado em campo aberto? As mudas de tomate são plantadas apenas na estação quente, enquanto a ameaça de congelamento da planta deve ser completamente excluída. Se falarmos da região Sul do país, o plantio ali ocorre em meados de maio. Na parte central - no início de junho.

Os tomates devem ser plantados apenas quando o solo a uma profundidade de 40 cm aquece até 15 graus. As baixas temperaturas do solo inibem o desenvolvimento das raízes.

Mudas plantadas em campo aberto antes da data do vencimento, quando não há condições de temperatura adequadas, muitas vezes sofrem de doenças fúngicas (por exemplo, praga tardia) Os nutrientes entrarão lentamente nas raízes e, como resultado, é esperado um rendimento reduzido ou a morte da planta. Portanto, é importante saber quando os tomates são plantados em terreno aberto.

Se você é guiado por signos folclóricos, deve prestar atenção a uma árvore como a do vidoeiro. Se as folhas estão totalmente floridas, isso indica que o solo está totalmente aquecido e é chegado o momento de plantar os tomates.

Ao decidir quando plantar tomate em terreno aberto com mudas, é sempre recomendável se orientar pelas condições climáticas. Também deve ser entendido que a temperatura do solo pode variar significativamente em uma área.

Nós plantamos mudas corretamente

plantio de mudas com raiz fechadaO primeiro passo é decidir a área onde os tomates crescerão. O solo deve ser bem aquecido pelos raios do sol, não deve haver correntes de ar e nem vento.Em uma área sombreada, a planta não se desenvolverá adequadamente e você pode esquecer a colheita.

Os tomates não são plantados na mesma área. A terra deve mudar a cada ano. Além disso, não plante tomates após Lucas e alho.

Recomendações de plantio:

  1. Para obter uma boa colheita, você precisa plantar mudas fortes. Em primeiro lugar, é recomendável prestar atenção ao caule - deve ser grosso e forte. Em segundo lugar, para as folhas - deve haver de 6 a 8 peças. Após o plantio, após 1,5 mês, as folhas inferiores se quebram para reduzir a eliminação da requeima.
  2. À noite, antes do plantio, as mudas são regadas abundantemente. Isso tornará o acesso mais fácil sem danificar o sistema radicular. Se a planta cresce em xícaras, não vale a pena fazer isso, pois é muito mais fácil tirar a terra seca do vidro sem danificar a raiz.
  3. O plantio é melhor feito à tarde ou com tempo nublado. Se a decisão de plantar de manhã for feita, a rega à noite será cancelada.
  4. As linhas devem estar distantes 70 cm e as plantas devem ser plantadas a 40 cm.
  5. Os poços são cavados ao longo das linhas com uma pá. A profundidade vai depender da altura da muda (plantas longas são plantadas mais profundamente). Durante o plantio, é importante regar bem o buraco e, em seguida, cobrir a muda com terra seca ou húmus.

Após o desembarque, é recomendável começar a sair, por isso é importante se familiarizar com todos os meandros desta ação. Os tomates não precisam apenas de água e das condições de temperatura adequadas, mas também de reabastecer o solo com nutrientes. Para isso, são adquiridos fertilizantes complexos especiais contendo cálcio, boro, azoto, ferro, magnésio e são usados ​​de acordo com as instruções.

regando mudasO cultivo de tomates em campo aberto também permite amontoar o solo ao redor das mudas, duas vezes por semana. Assim, uma quantidade suficiente de oxigênio será fornecida ao sistema radicular, que é tão importante para o desenvolvimento e crescimento da planta.

Como amarrar tomates ao ar livre

liga de tomate nas camasCom os devidos cuidados, os tomates crescem rapidamente. Nesse ponto, surge a questão de como amarrar tomates em campo aberto. Deve-se notar desde já que nem todas as variedades de tomate estão amarradas. As plantas de baixo crescimento ficam bem sem suporte. Variedades altas são amarradas para que os caules não fiquem no terreno aberto, porque os arbustos reclinados apodrecem rapidamente e muitas vezes adoecem.

Benefícios de amarrar um tomate:

  • o processo de irrigação e alimentação é facilitado;
  • as plantas amarradas secam bem e ventilam após chuvas fortes;
  • os frutos nos arbustos amarrados são aquecidos pelos raios do sol uniformemente, para que amadureçam mais rápido.

liga de mudaPara amarrar as mudas, você precisará de um curativo (por exemplo, meias, collants, cordão de náilon), hastes de metal, um tubo fino de plástico ou metal ou longas estacas de madeira. O comprimento da estaca deve ser mais alto do que a muda.

O curativo ficará em contato com a planta, portanto não deve ser usado o do ano anterior, pois bactérias patogênicas podem permanecer nele.

Para amarrar os tomates, o suporte é cravado no solo a alguns centímetros do arbusto e a ele atado o tronco da planta (as pontas da liga podem ser torcidas ou cruzadas com um oito).

Sabendo quando plantar tomates em terreno aberto e como cuidar deles, você pode começar a plantar vegetais com segurança.

Vídeo sobre o plantio de tomate em campo aberto

Jardim

casa

Equipamento