A alimentação completa de perus desde o primeiro dia é a chave para o sucesso

Para criar descendentes saudáveis ​​de perus, é necessário estabelecer uma alimentação adequada. Nos lares russos, os perus são as maiores aves domésticas, valorizadas por seu rápido crescimento e carne dietética de excelente qualidade. Mas para que uma ave chegue aos 10-30 kg em seis meses, é preciso muito trabalho e, principalmente, providenciar a alimentação dos perus desde o primeiro dia de vida.

Como qualquer organismo recém-nascido, um peru minúsculo requer muita atenção e cuidados quase constantes. No início da vida, o pássaro não apenas se desenvolve rapidamente, mas ao mesmo tempo se aclimata em um ambiente desconhecido.

Para acelerar a habituação, desde o momento do nascimento, eles criam condições confortáveis ​​para os filhotes e, claro, oferecem alimentos de digestão rápida que atendem a todas as necessidades do peru.

Como alimentar perus nos primeiros dias de vida? Como organizar a alimentação de uma ave ligeiramente crescida e madura?

Primeira alimentação de peru

Perus recém-nascidos

Os perus incubados têm um suprimento de nutrientes que o embrião foi fornecido dentro do ovo. Esse suporte residual dura cerca de dois dias, mas um avicultor diligente e atencioso não vai esperar!

Quanto mais rápido o filhote receber o primeiro alimento, mais ativo será o crescimento no futuro. E assim que os perus chegam ao seu local de residência permanente, eles são oferecidos:

  • uma dieta adaptada às características da digestão nessa idade;
  • alimentos benignos frescos, que são digeridos o mais rápido possível, sem se prolongar no intestino e sem causar consequências negativas para o desenvolvimento do pintinho;
  • cardápio balanceado com alto teor de proteína de até 25-30%.

O primeiro alimento para perus pequenos é um ovo cozidoSe, desde o primeiro dia, a alimentação das aves não atender às necessidades das aves de rápido desenvolvimento, o nanismo, as doenças e até a morte dos filhotes não podem ser evitadas. Isso é especialmente perceptível com a falta de proteínas. Com bom apetite, a ave não ganha o peso prescrito, pode sofrer de distúrbios digestivos que esgotam e enfraquecem ainda mais o organismo.

Como alimentar perus diariamente em casa? Como calcular a necessidade de alimentação de animais de estimação por dia?

Composição e taxas de consumo de ração para perus

A tabela abaixo mostra o consumo diário aproximado de ração para pintos de peru em diferentes idades. Os volumes estão em gramas.

Tabela de consumo de ração para perusO mosto úmido é oferecido como ração para perus recém-nascidos, exceto para 3-4 tipos de grãos, incluindo:

  • queijo tipo cottage;
  • iogurte sem gordura ou reverso;
  • farelo de trigo;
  • painço cozido;
  • picados e para pintinhos muito pequenos ovos cozidos ralados;
  • carne e ossos ou farinha de peixe.

Alimentando peru com purê de peruAlém disso, cenouras picadas e suculentas penas de cebola verde são adicionadas à comida. Esses ingredientes fornecem vitaminas e auxiliam na digestão dos pintinhos de um dia. Com o mesmo propósito, os perus do primeiro dia de vida são aconselhados a beber uma mistura de sucos de urtiga, alfafa e cenoura.

Desde o primeiro dia, ao alimentar os perus, eles não devem sentir falta de comida, mas, ao mesmo tempo, todos os alimentos devem ser os mais frescos possíveis.

As misturas húmidas são preparadas de forma a que sejam consumidas no máximo em meia hora. Em temperaturas elevadas do ar, a microflora patogênica no meio nutriente se desenvolve mais rapidamente; portanto, os resíduos de alimentos nos locais onde os jovens são mantidos é uma séria ameaça à saúde e à vida dos perus. Portanto em cuidado de peru em casa, além da alimentação, incluem a limpeza obrigatória dos locais atribuídos à ave.

Para facilitar o acesso à comida, a ração dos pintinhos é servida em bandejas planas. Nesse caso, você precisa monitorar constantemente se o pássaro inteiro está cheio.

Isso pode ser feito examinando o bócio após a alimentação. Um peru faminto o esvazia. Se você não tomar medidas urgentes, por exemplo, para plantar os fracos para alimentação complementar, com a idade de uma semana haverá diferenças visíveis no peso e no tamanho dos pintinhos.Mantendo pintinhos

Alimentando perus a partir dos 10 dias de idade

Se nos primeiros dias os perus são alimentados a cada duas horas, a partir dos 10 dias de idade, a freqüência de ingestão de alimentos é gradualmente reduzida. Ao mesmo tempo, a dieta dos animais jovens é significativamente renovada. Além das misturas úmidas, em comedouros separados, os pintos recebem ração seca, metade da qual consiste em cascas de grãos, e igual quantidade de farelo de girassol e ervilha triturada. Uma pequena quantidade de giz é adicionada à mistura como aditivo mineral.

Alimentando perus de 10 diasBatatas cozidas são introduzidas no cardápio dos pássaros de 10 dias. No início dessa alimentação, cerca de 5 a 7 gramas por cabeça devem cair, os perus de dois meses consomem 50 a 60 gramas de raízes.

Não pare de alimentar perus com alimentos ricos em proteínas:

  • carne e ossos e farinha de peixe ou carne picada;
  • fermento de padeiro;
  • lacticínios.

É possível iniciar uma transição gradual para a alimentação não esmagada, mas com grãos inteiros, não antes de 40 dias após o nascimento dos pintinhos. Ao mesmo tempo, ainda é desejável dar um grande grão de milho em forma de solo.

Alimentos minerais e vitamínicos para perus

Suplementos minerais são necessários para que as aves atendam às necessidades de micronutrientes, principalmente de cálcio. Este elemento, que é a base dos ossos e das penas das aves, é vital para o crescimento ativo de perus. Portanto, já a partir dos 10 dias de idade, os perus perus incluem alimentos ricos em cálcio e outros minerais.

A casca amassada e o cascalho que estimula a digestão não são misturados com alimentos secos e são colocados em recipientes separados.

Deve-se prestar atenção especial às vitaminas ao cultivar perus. Como alimentar os perus em casa para que não faltem vitaminas?

Se desde o primeiro dia de vida já foram introduzidas cebolas verdes na alimentação da ave, depois de alguns dias a "salada de vitaminas" é reabastecida com verduras de gramíneas forrageiras, por exemplo, trevo, alfafa. Os perus recebem folhagem de repolho picado, topos de hortaliças: nabos, beterrabas, cenouras. Como as cebolinhas, tão apreciadas pelos perus, têm sede, é melhor servi-las de manhã.

Na dieta de perus perus, as verduras devem estar presentes.O consumo de tal alimento útil para perus deve aumentar gradualmente. Se na idade de um mês, 50 gramas de verduras são preparadas por pintinho, então aos seis meses a ave come três vezes mais.

Uso de ração composta para perus

O uso de alimentos compostos para animais dá excelentes resultados. As misturas especializadas pré-fabricadas não só simplificam a alimentação e o cuidado dos perus em casa, mas também permitem calcular com mais precisão as necessidades nutricionais dos animais jovens e prevenir o desenvolvimento de infecções perigosas. O alimento composto é usado como uma mistura de grãos secos e o alimento úmido também é preparado nele.

Perus perus no aviárioApós os 14 dias de idade, a alimentação mista especial para aves pode se tornar a base da dieta das aves. Aos 4 meses de idade, os animais acostumados à ração seca são transferidos para rações compostas para adultos.

Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a necessidade de água do pássaro. A umidade limpa deve estar disponível o tempo todo. Quanto menor o filhote, mais intensamente ele sente a sede. O mais perigoso em caso de falta de água é a alimentação com misturas secas. A alimentação bem organizada dos perus desde os primeiros dias e o cuidado atencioso com os animais jovens são a chave para o rápido crescimento e saúde da ave.

Experiência positiva no cultivo de perus - vídeo

Comentários
  1. Tatyana

    Obrigado pela página interessante, eu sou um criador iniciante, eu levo perus perus de ração diária e quero crescer para mim, sem ração granulada, especialmente porque tenho onde pastar na natureza)))

  2. Olga

    Por que os perus chocados não ficam de pé. já que os nadadores estão achatados e remando com as patas.

    • Olga

      Se eles apenas eclodiram e imediatamente com essas pernas - pode haver muitos motivos. Às vezes, pernas fracas se arrastam sobre uma cama escorregadia - os perus definitivamente precisam de uma de pano para se agarrarem às garras e então as pernas não se separarão. Se eclodido da incubadora, é possível que tenham ocorrido violações do regime de temperatura durante o processo de "incubação". Além disso, distúrbios genéticos ou alimentação incorreta dos pais de perus podem se manifestar. As pernas são amarradas a esses bebês, mas livremente, apenas para que não se dispersem, mas fiquem paralelas entre si. Normalmente, um peru já está pronto e funcionando em alguns dias.
      Se não começaram a remar com as patas imediatamente, mas depois de um tempo, uma ou duas semanas após o "nascimento", são sinais de perose, doença em que os tendões e o aparelho ligamentar relaxam. É causada pela falta de minerais na dieta dos perus peru, nomeadamente manganês, ácidos fólico e nicotínico, biotina, colina, piridoxina. Dê multivitaminas aos jovens, inclua pré-misturas na dieta. Você também pode adicionar fermento à ração e permanganato de potássio na tigela (para 20 litros de água, 1 g).

Jardim

casa

Equipamento