Flores perenes para bordas: regras de formação

flores perenes para bordas Para isolar e enfatizar um canteiro de flores ou caminho, flores perenes são usadas como bordas. A moldura é criada com até 50 cm de largura - este tamanho é o mais adequado para paisagismo e cuidados com as plantas.

Com uma largura relativamente pequena, o comprimento da borda pode ser impressionante. Para obter o maior efeito, você deve abordar corretamente a seleção de plantas.

Flores perenes para bordas

perenes de fronteira

As bordas podem ser monocromáticas e multicoloridas. E também 1-tier, 2-tier e multi-tiered.

Ao contrário das plantas de verão, as plantas que não requerem substituição completa por vários anos são mais lucrativas em termos de plantio e manutenção.

Ao escolher cores perenes de borda, você deve se guiar pelas seguintes características:

  1. O que eles preferem - sombra clara ou parcial.
  2. A capacidade de preencher a área designada.
  3. A altura de pouso não deve exceder 0,5 m.
  4. Intensidade de crescimento. Melhor ficar com flores perenes para bordas com uma taxa de desenvolvimento média.
  5. Requisitos para condições e cuidados.
  6. A capacidade de manter suas propriedades decorativas em condições climáticas adversas e durante todo o período de cultivo.
  7. Recuperação rápida.

Também é importante a compatibilidade com outras perenes para a borda em plantações.

À sombra, você pode plantar: astilba, galanthus, pervinca, brunner, íris, heléboro. No sol - aquilegia, veronica, heuchera, narcisos, cravo pinado, tulipas. Você pode plantar flores na forma de uma fronteira mista de plantas de diferentes alturas.

Flores perenes nas bordas de baixo crescimento (foto)

flores de borda subdimensionadaUma das características mais valiosas das culturas de cobertura do solo é o rápido desenvolvimento do local de plantio. Quando crescem, criam um tapete florido denso.

Ao enquadrar o caminho, para que os caules e as folhas das flores não interfiram na sua livre movimentação, devem ser plantadas, recuando ligeiramente da margem do caminho.

As flores de borda subdimensionada incluem o seguinte.

Arabis

arabisEle cria raízes de seus próprios brotos, formando uma nova planta, não tolera água derretida estagnada e alagamento.

Ele cresce rapidamente, portanto, é necessário um monitoramento constante, os brotos são usados ​​para reprodução. Arabis é bom planta de mel, portanto, durante a floração, haverá muitas abelhas nas plantações.

Em plantações difíceis, bons companheiros para rezuha são:

  • calêndula;
  • chagas;
  • borda de camomila;
  • calêndula;
  • Alissum.

As flores lilás, rosa, brancas ou amarelas apresentam-se em roseta solta, as folhas são verdes brilhantes, mas existem variedades com e com folhas variegadas. Resiste a geadas de até 3-5 graus.

Ayuga

AyugaAs folhas decorativas são verdes brilhantes e escuras, azuis, roxas, bordô. Flores exuberantes - azul, azul, roxo, amarelo.

Adora umidade e sombra, mas também pode tolerar o sol, tolera bem invernos amenos, abrigo é necessário em clima frio severo.

Ele se espalha pelo local devido à estratificação, então é necessário monitorar os plantios. A auto-semeadura não deve ser permitida, pois as plantas são frágeis e fracas.

A folhagem não cai para o inverno, a cor fica mesmo sob a neve, o que é muito valioso para as bordas das plantas. Possui maior resistência ao pisoteio, não requer manutenção e tem ótima aparência. Combine bem com flores bulbosas.

Pervinca

pervincaFolhas coriáceas de cor verde saturada mantêm a cor sob a neve, flores únicas em tons violáceos.

A planta prefere sombra e sombra parcial, mas tolera sol e sombra forte. A pervinca enfatiza a beleza das flores vizinhas, por isso é frequentemente usada em mixborders.

Aubrieta

aubrietAdora solos rochosos pobres, pode ser plantada entre degraus de pedra, lajes de concreto.

A altura da planta é de 15 cm, as folhas são verdes, flores únicas de tonalidade carmesim, roxa, branca ou vermelha formam grupos soltos. A variedade de graus permite que você misture cores diferentes. Bons vizinhos são: rezuha, phlox, spurge, iris, alyssum.

Plantas perenes de baixo crescimento para a fronteira

perenes subdimensionadosA partir dessas flores, você pode criar uma variedade de bordas que decoram o local.

Primavera

prímulaUma planta que ama a sombra com flores de diferentes formas e tonalidades. Se você combinar vários híbridos, espécies e variedades de prímulas, poderá obter uma borda de floração contínua.

São boas vizinhas de quaisquer flores de fronteira no país, pois crescem sem deslocá-las, mas direcionando seu crescimento para o espaço livre.

Os melhores companheiros são:

  • hospedeiros;
  • astilbe;
  • samambaias;
  • coníferas em miniatura.

As prímulas preferem umidade do solo moderada e constante e sombra difusa.

Cravo (dianthus)

cravoA planta tem 20-25 cm de altura, com caules eretos cinza-esverdeados e folhas lineares, flores perfumadas de várias cores - do branco ao vermelho.

Existem variedades com inflorescências duplas. Se os brotos desbotados forem removidos a tempo, o reflorimento é possível. Devido à tonalidade incomum de folhas e caules, a planta parece bastante decorativa, mesmo quando não está florindo.

Sino dos Cárpatos

Bell CarpathianA planta pertence à orla com flores que florescem todo o verão com flores azul-violeta com 2,5 cm de diâmetro e 30 cm de altura, prefere locais ensolarados ou semi-sombreados, requer solo fértil e bem drenado.

Quando os brotos desbotados são removidos, novos pedúnculos são formados, o que prolonga o efeito decorativo do sino por um longo período. A poda cardinal desencadeia uma segunda onda de floração.

Além dos tradicionais tons de azul, dependendo da variedade, a planta pode ser de flores brancas ou rosas.

Grama prateada meio-fio

grama prateada meio-fioAs plantas com folhas prateadas complementam e realçam perfeitamente as flores das suas vizinhas.

É amplamente utilizado em paisagismo, tanto por profissionais como por amadores:

  1. As folhas pubescentes branco-prateadas ou cinza-azuladas de diferentes variedades de absinto encontram um lugar na fronteira mista multifacetada e na beira da estrada.
  2. Da cipreste santolina com as suas folhas frisadas, obtêm-se no corte bolas ideais que mantêm a forma durante muito tempo.
  3. Cineraria à beira-mar apresenta folhas dissecadas prateadas, que estão se tornando mais comuns nos últimos anos.

Além dessas plantas, são interessantes a bolsa bizantina, festuca cinza, eremurus e assim por diante.

Regras do freio

formação de meio-fioA orla deve ser feita a partir de vários tipos de plantas para que fique agradável aos olhos durante todo o verão.

As plantas perenes bulbosas florescem primeiro na primavera - é melhor plantá-las mais perto do caminho:

  • açafrão;
  • snowdrop;
  • jacinto;
  • narciso;
  • tulipa.

Coberturas de solo também são adequadas - flox subulate, cravo de ervas, pervinca, hortelã, manjericão, tomilho.

Isso é seguido por uma faixa de plantas herbáceas que florescem no verão:

  • hospedeiros;
  • matriz;
  • badan;
  • crisântemo anão.

Eles cobrirão com sua massa florida as prímulas que já partiram.

A faixa final da borda pode ser colocada em arbustos floridos subdimensionados, não ultrapassando 40 cm de altura, de modo a não obscurecer a perspectiva ou canteiro de flores:

  • bérberis anão;
  • mirtilo de jardim;
  • borda rosa;
  • Spirea japonesa.

Ao criar uma composição de borda, você precisa prestar atenção especial à seleção de cores e tonalidades das plantas - na mesma faixa ou um jogo de contrastes.Neste caso, as plantas devem ser plantadas engrossadas para que a harmonia do padrão não seja interrompida.

O que pode ser usado para fazer fronteiras ao vivo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento