Como fazer e instalar um portão deslizante com suas próprias mãos

portões deslizantes faça você mesmo Os portões de correr são produtos confortáveis ​​e confiáveis ​​que eram considerados um item de luxo há alguns anos e custam muito dinheiro. Eles têm muitas vantagens - confiabilidade, fácil manuseio, alta durabilidade, economia de espaço, funcionalidade. tudo isso justifica plenamente o investimento. Além disso, existem muitas opções e modelos que podem ser usados ​​para cercas de diferentes tamanhos. Mesmo assim, vale a pena considerar como você pode fazer um portão deslizante com suas próprias mãos. Claro, esse processo requer algum conhecimento, a fabricação não é uma coisa tão fácil, mas se todas as etapas e princípios forem seguidos, o resultado será um projeto confiável e durável.

Descobrir:1 trama - quantos metros!

Características de portões deslizantes com suas próprias mãos

características de portões deslizantes

Se decidir fazer um portão deslizante com as suas próprias mãos, então deve primeiro estudar as características destes produtos. Os desenhos começaram a ser usados ​​há cerca de 50 anos. Inicialmente, eles foram instalados na entrada do território de grandes empresas e armazéns. Com o tempo, os produtos foram aprimorados, complementados, atualizados e, com isso, tornaram-se os mais baratos e acessíveis.

Se por cerca de 15-20 anos, portões de correr eram o principal atributo de ricos pátios e cercas de grandes áreas de complexos industriais, agora eles são freqüentemente encontrados no setor privado. Eles são usados ​​para estaleiros de esgrima, garagens e até mesmo para chalés de verão.

Entre as características positivas das portas de correr estão:

  1. Dimensões compactas. Esta propriedade é especialmente importante para os casos em que o pátio é pequeno o suficiente ou a área de passagem entre áreas vizinhas é limitada. As estruturas nunca serão capazes de danificar um carro que passa com faixas e outras peças.
  2. Alta resistência ao desgaste. Os portões com dobradiças têm dobradiças que se dobram com o tempo sob o peso das faixas, o que prejudica a qualidade dos produtos. Já as estruturas deslizantes não apresentam tais problemas, pois apresentam uma distribuição uniforme do peso sobre os rolamentos.
  3. Excelente proteção e segurança. Os produtos têm uma construção sólida que não se presta a quebrar. Um sistema bem projetado é capaz de resistir ao choque até mesmo dos veículos mais pesados.
  4. Construção robusta resiste a fortes rajadas de vento, nevascas e furacões.
  5. Controle simples e conveniente.

Esta é apenas uma parte das qualidades positivas dos portões de correr. Mesmo assim, mesmo eles permitem entender que esses dispositivos são realmente confiáveis ​​e funcionais.

Tipos de estruturas

Todos os tipos de estruturas são semelhantes em aparência, eles diferem na forma como os rolos se movem ao abrir e fechar estruturas. Em cada sistema são utilizados mecanismos com dispositivo de roletes, mas sua instalação é realizada de maneiras diferentes.

Portões deslizantes suspensos

portões de correr suspensos faça você mesmoO dispositivo de estruturas permite que sejam instaladas em estado suspenso. Sobre a trave de sustentação são instalados carrinhos com mecanismo de roletes, percorrendo-os a folha do portão, que é fixada nos postes da parte superior da via. Eles funcionam com o mesmo princípio que os portões de correr convencionais.

Se você decidir fazer esses portões específicos, certifique-se de comprar elementos de alta qualidade para prender a estrutura.Devem ser de material durável, é melhor comprá-los em lojas especializadas de ferragens.

O material de aço é adequado para portões suspensos. Deve ter um revestimento adicional galvanizado ou de PVC. Isso aumentará a resistência da estrutura a vários eventos climáticos negativos.

Os produtos de vedação abrem ao longo da parede, pelo que não requerem espaço adicional. Se desejado, eles podem ser complementados com um acionamento elétrico, o que garantirá um uso e controle conveniente.

Entre as vantagens das estruturas estão:

  1. Os portões suspensos são produtos compactos, economizam espaço significativamente e não ocupam uma grande área.
  2. Força elevada. Graças a isso, a estrutura é capaz de resistir a condições climáticas negativas e ventos fortes.
  3. Não é necessário executar a limpeza adicional do território da entrada na frente da casa da neve.

Portões corrediços em balanço faça você mesmo

portões deslizantes cantileverEste tipo de desenho é o mais comum. Possui uma faixa de contrapeso montada em blocos cantilever. A principal vantagem do produto é que não há contato entre a viga de apoio inferior e a estrada.

Apesar dos produtos serem procurados, é muito difícil fabricá-los com as próprias mãos. Um console ou canal é usado como base. Este elemento segura o caixilho da estrutura ao abrir e fechar o portão.

Os modelos modernos não possuem guias inferior e superior. Graças a isso, o carro pode entrar com segurança no pátio. A lona é suspensa em uma viga especial, que é instalada em rolos, é a superfície do produto que se movimenta.

As vantagens dos portões deslizantes cantilever incluem:

  1. A ampla abertura garante um movimento confortável do carro sem um risco particular de danos repentinos aos elementos da estrutura de proteção.
  2. Alta segurança e proteção contra roubo.
  3. Para facilitar o controle, você pode instalar um acionamento automático especial.
  4. A lona está localizada a uma altura de 10 cm da superfície da terra, portanto a neve, a sujeira não afetam negativamente o estado do produto.
  5. O material forte, a base sólida do console permite que a estrutura suporte cargas pesadas, vento forte.
  6. O portão não possui elementos de caixilho, portanto as estruturas ocupam pouco espaço no quintal.

Portões corrediços DIY

Portões corrediços DIYPortões com ferrolho são considerados uma opção popular, pois costumam ser instalados na entrada do pátio. Um trilho é usado como suporte, a tela é movida ao longo dele com um rolo.

O carril é instalado ao longo da linha de movimento do portão, rente à estrada. Graças a isso, uma alta segurança é mantida durante a passagem do carro. O vão máximo entre os postes deve ser de 6 metros.

Não instale um portão com mecanismo de trilho em regiões com nevascas frequentes. A neve pode entrar no dispositivo ferroviário, como resultado, formas de gelo, o que irá interferir com o funcionamento normal do portão.

As vantagens incluem:

  1. A faixa possui um elemento de suporte, para que não haja flacidez durante o funcionamento.
  2. O portão tem um dispositivo bastante simples, então você mesmo pode fazer facilmente.
  3. O caixilho tem tamanho compacto, não ocupa muito espaço e é igual à largura da abertura de entrada.

Portões corrediços de rolo faça você mesmo

portões deslizantes de roloNormalmente, os portões de proteção são instalados na área de entrada do pátio. Mas pelo garagem eles não se encaixam. O fato é que os produtos possuem uma estrutura sólida, e as paredes da estrutura da garagem nem sempre permitem a colocação da lona. Além disso, o mecanismo não pode ser colocado completamente de lado quando o portão é aberto.

O dispositivo do produto possui um perfil de guia que é anexado à área inferior do produto.Além disso, existe um mecanismo de roletes com rolamentos, uma estrutura e outros componentes necessários para fixar e segurar o portão.

Dispositivo e princípio de operação

dispositivo de portão deslizanteAntes de fazer um portão deslizante com as próprias mãos, você deve estudar sua estrutura e princípio de funcionamento. A opção mais popular é o design do console, mas é muito difícil fazer você mesmo. Mas esses produtos são ótimos para regiões com condições climáticas em constante mudança.

A construção e instalação de portões tipo console não requerem grandes investimentos financeiros. Mas primeiro vale a pena considerar o princípio de funcionamento do produto.

A base dos portões de correr em balanço inclui os seguintes elementos:

  1. Tela de pintura. Quadro principal, ao qual o quadro interno e o contrapeso são soldados. Essas peças são fixadas na viga de suporte. O revestimento pode ser fixado em um ou dois lados.
  2. Hipoteca. Este é um canal firmemente soldado à gaiola de reforço e vazado com uma base de fundação nivelada com a superfície do solo. Este é o elemento principal, blocos de console e acionamento automático são fixados nele.
  3. Blocos de console. Mecanismos de suporte com dispositivo de rolos, eles são fixados ao canal por soldagem. A sua instalação é efectuada numa zona com viga inferior de apoio. Esta é a base do produto; cargas aumentadas são colocadas sobre ele. Com a ajuda dele, a livre movimentação da tela é realizada, portanto, vale a pena abordar a montagem dos blocos de console com toda responsabilidade.
  4. Catchers. As armadilhas (inferior e superior) são fixadas na área com o pilar de suporte, esta área está localizada no lado oposto da fundação sob os suportes dos rolos. Ao fechar, o rolo final passa para a área da armadilha inferior. A alma sobe 5 mm, eliminando assim o peso exercido na área do bloco cantilever. A armadilha superior garante um fechamento hermético, evita o vento (afrouxamento da faixa durante o vento).
  5. Suporte de fixação superior com rolos. O elemento é colocado na área de coluna do console acima dos blocos. É necessário para proteger contra afrouxamento e distorção da faixa durante o movimento.
  6. Movimentação automática. A escolha deste elemento depende do peso do produto e das condições climáticas da região. A instalação é realizada de acordo com as instruções.

Características da seleção de uma unidade automática

portão automáticoAo considerar as opções de portões de correr, deve-se atentar para os modelos com acionamento automático, este elemento não é obrigatório, mas sua presença simplifica muito o funcionamento, dispensando a necessidade de grandes esforços na abertura das portas. Depois de instalá-lo, você não precisará sair constantemente do carro para rolar o portão para trás.

Para portões, vale a pena usar acionamentos elétricos especiais, mas você mesmo pode fazer este elemento.

Neste caso, use motor e caixa de engrenagens com potência adequada. Para estruturas pequenas e não muito pesadas, um automatismo de porta de garagem barato é adequado.

As unidades devem ser escolhidas em função do peso da estrutura:

  • produtos pesando 250-300 kg são usados ​​com uma potência de 200-250 W;
  • persianas pesando 500-600 kg, uma potência de 350-400 W será adequada;
  • produtos com peso de 800 kg a 1 tonelada - 500-600 W.

Ao escolher um acionamento automático, atenção especial deve ser dada ao indicador de potência. Para regiões com invernos rigorosos, é preferível adquirir opções com margem de 20-30%, para que o motor funcione sem interrupções em baixas temperaturas. Este elemento é instalado somente após todos os trabalhos de fabricação e instalação do portão.

Como fazer um portão deslizante com as próprias mãos

como fazer um portão deslizante com as próprias mãosAntes de fabricar, vale a pena considerar como o portão está arranjado, qual dispositivo ele possui, você pode assistir a um vídeo com modelos de produtos populares, passo a passo da produção. Todos esses materiais ajudarão a fazer um design de alta qualidade e confiável.Se você duvida de suas habilidades, é melhor contar com a ajuda de profissionais, mas esteja preparado para o fato de que a customização sairá bastante cara.

É melhor fazer portões simples sem automação e outros sinos e apitos com suas próprias mãos. No processo, você não encontrará problemas imprevistos pelos quais poderá ter que parar de trabalhar. Se todas as etapas e regras forem seguidas, o resultado será um design confiável e durável.

Preparação do instrumento

Antes de prosseguir com a construção de uma estrutura retrátil, vale a pena preparar o inventário necessário.

Você deve ter ferramentas da lista em mãos:

  • Búlgaro;
  • máquina de solda;
  • martelo;
  • Chave de fenda;
  • nível;
  • roleta para cálculos importantes;
  • pás.

Quase todo mundo tem ferramentas da lista acima em casa, a única exceção é a máquina de solda. Se as finanças permitirem, você pode comprá-lo. Se o dinheiro estiver apertado, você pode pedir este dispositivo emprestado a amigos ou parentes.

Criação de desenhos e diagramas

Desenho DIY de portões de correrPara a fabricação de portões de correr serão necessários desenhos e diagramas, que devem ser feitos antes do início dos trabalhos. Um vídeo de instruções detalhadas na Internet o ajudará a fazer um desenho indicando as medidas e cálculos exatos. Com ele, é possível calcular a quantidade de materiais necessários, levando em consideração o estoque.

A parte do quadro é feita por soldagem de um tubo com dimensões 60x40 mm. Em seguida, dois tubos verticais com parâmetros 60x40 mm são conectados, cada um com 2 metros de comprimento. O primeiro está preso à borda, o segundo vai 4,4 metros da borda do tubo horizontal.

Além disso, na área das extremidades superiores desses tubos, é soldado um horizontal com comprimento de 4,4 metros. A borda livre do elemento horizontal inferior e a borda do superior são fixadas com um tubo, observando-se um ângulo de 256 cm.

moldura do portão deslizanteA área do quadro é preenchida com tubos verticais de 40x20 mm. Depois disso, você pode marcar o quadro de poder.

Se você decidir fazer um produto sem uma base, então você não precisa marcá-lo no diagrama, mas mesmo assim, sem ela, o produto acabará sendo muito forte e estável. A fundação é feita por escavação, é melhor fazer uma cova em forma de U com uma profundidade de pelo menos 1,5 metros.

Com comprimento de abertura de 4 metros, a seção deve ser de no mínimo 6 metros. A distância da estrada no diagrama deve ser marcada com um comprimento de pelo menos 75 mm.

O power frame é feito de um canal (seu comprimento deve ser de pelo menos 2,2 metros e largura de 20 cm). Para isso, também é utilizado reforço com altura de 150 cm, esses elementos devem estar perpendiculares entre si.

Toda a estrutura deve ser concretada, em seguida, uma plataforma para o drive e um estande são fixados a ela. Em seguida, os roletes são fixados: os inferiores ao suporte e os superiores à coluna. As armadilhas superior e inferior são fixadas na mesa oposta.

Portões corrediços DIY e seleção de materiais

Depois de preparar os desenhos, você pode prosseguir com a seleção do material para a parte da estrutura do portão.

O interior pode ser feito de:

  1. Decks. Possui excelentes características estéticas e de resistência.papelão ondulado para portão
  2. Material em folha. Possui alta resistência e durabilidade. As folhas são pesadas e difíceis de empilhar.
  3. Itens forjados. Com a ajuda deles, você pode fazer uma verdadeira obra de arte inovadora, dando-lhes individualidade. No entanto, eles são caros.portões de correr forjados
  4. Madeira. A madeira natural tem um belo padrão que vai enfatizar a individualidade do portão, tornando-o mais requintado e rico. Porém, vale lembrar que este material tem baixo desempenho, necessita ser tratado regularmente com agentes protetores.portões corrediços de madeira

Ao escolher elementos forjados ou produtos de madeira, deve-se ter em mente que as peças reforçadas dos acessórios são adequadas para o portão. Para aumentar a resistência, vale a pena usar acessórios adicionais.

Para a construção de um sistema deslizante, são frequentemente utilizadas estacas de parafuso. Eles são feitos em 3-4 dias. Se for usada uma base de concreto, o trabalho deve ser realizado em clima quente e seco. Demora um mês para secar o material, o que aumenta a duração do trabalho. Por este motivo, o uso de estacas é considerado a opção mais conveniente.

Instalação de estacas de parafuso

Ao fazer portas de correr com as próprias mãos, vale a pena instalar as estacas de parafuso na fase inicial. A principal condição que deve ser cumprida durante a construção desses elementos é manter a rigidez. O fato é que há um aumento da carga nos elementos da estaca. Eles não devem afundar no solo, mesmo com o próprio peso.

Ao construir estacas, um tubo de perfil com os parâmetros exigidos e um torneamento de tubo serão necessários. O quadro deve ser pré-tratado com uma solução de solo. Os componentes são selecionados de acordo com o peso e a altura do produto.fundação para portões de correr

A instalação das estacas deve ser realizada passo a passo:

  1. No primeiro estágio, a base é lançada. O território está sendo demarcado e buracos estão sendo cavados.
  2. Em seguida, os materiais incorporados são instalados, se desejado, o vazamento de uma solução de concreto é feito.
  3. Se a estrutura for equipada com acionamento automático, deverá ser feita a fiação elétrica.
  4. Instalação sequencial de postes e todo o sistema de portões.

Montagem da estrutura

conjunto de moldura de portaA parte do quadro é feita de tubos com dimensões 60x60 mm. A área das nervuras da estrutura e das vergas deve ser com seção de 20x40 mm.

A montagem da estrutura do pórtico é realizada de acordo com o seguinte esquema:

  1. Os tubos são medidos e cortados de acordo com os desenhos preparados.
  2. Os elementos acabados devem ser tratados com desengraxantes, revestidos com tinta e solvente.
  3. Todos os componentes são dispostos em uma superfície plana.
  4. Os componentes da trama da estrutura são dobrados e mantidos pela máquina de solda.
  5. Certifique-se de verificar os cantos dos produtos, se tudo coincidir, é feita a soldagem final.
  6. Em seguida, é realizada a instalação de reforços e lintéis internos.
  7. A área inferior do sistema é fixada à viga de suporte.
  8. A superfície dos locais onde foi realizada a soldagem é tratada com agentes anticorrosivos.moldura do portão deslizante

Instalação de papelão ondulado

fixação de papelão onduladoDeve ser realizado o revestimento das portas, para isso pode utilizar cartão canelado. Para a fixação serão utilizados parafusos com comprimento de 19 mm e chave de fenda.

moldura da portaO material é então aparado e ajustado para caber na moldura. Então você pode começar a fixar o papelão ondulado no lugar. Além disso, você pode decorar os pilares com tijolos, o que dará ao portão um visual mais luxuoso e chique.

Acessórios necessários

acessórios de portão deslizanteOs acessórios devem ser adquiridos em lojas especializadas. Esses elementos são selecionados de acordo com o peso de toda a estrutura. Alguns produtos são capazes de suportar um peso de até 400 kg. Às vezes, estão à venda peças para portões forjados que podem suportar o peso de quase 800 kg.

Se os colarinhos simples forem feitos com bainha ondulada, então é melhor usar produtos com uma carga de até 400 kg. Durante a seleção dos carros com mecanismo de roletes, vale a pena prestar atenção ao tipo de revestimento, devendo ser dada preferência aos elementos confeccionados em material polimérico.

Para o funcionamento normal de portões de correr, são necessários os seguintes acessórios:

  • carruagens com mecanismo de rolo;
  • placas de cobertura;
  • trilho guia;
  • coletores e plugues.

Como é a instalação do caixilho e do portão

instalação de portões de correrEntão, como fazer um portão deslizante com as próprias mãos? O trabalho é realizado por etapas e de acordo com os princípios necessários. Depois que todos os componentes estiverem preparados e montados, você pode prosseguir para a instalação da moldura e do portão.

A estrutura é fixada nas carruagens, é instalada de acordo com o nível. Em seguida, as plataformas do carro são levemente conectadas ao sistema de canais.São feitas medições de controle e soldagem final da plataforma do carro.

Na execução dos trabalhos, atenção especial deve ser dada aos indicadores de nível, eles indicarão a presença de distorções, violações.

Além disso, o trabalho de soldagem é realizado, as armadilhas (superior e inferior) são fixadas, os rolos de extremidade são instalados. Eles devem cair na área do sistema de captura inferior para que possam descarregá-lo completamente quando fechado.

Se desejado, o portão pode ser equipado com acionamento automático, o que simplificará muito o funcionamento do sistema de correr. É aconselhável adquirir um dispositivo pronto e fixá-lo à estrutura. A obra será monitorada por controle remoto. Se desejar, você mesmo pode fazer este dispositivo, mas isso pode exigir as habilidades de um eletricista. Mas é melhor confiar esse trabalho a um especialista.

Se você decidir fazer um portão deslizante com suas próprias mãos, estude todas as nuances, princípios e características importantes. Anteriormente, vale a pena considerar as opções de design, seu dispositivo. Todo o processo de fabricação deve ser realizado passo a passo de acordo com as normas. Não se esqueça de preparar previamente desenhos e diagramas que o ajudarão a fazer tudo com precisão, sem desvios e violações.

Vídeo de instalação de portões de correr

Jardim

casa

Equipamento