Variedades de magnólia resistentes à geada em projetos paisagísticos

variedades de magnólia resistentes à geada Milhões de anos atrás, magnólias cresceram e floresceram no território do Ártico moderno. Desde então, o clima mudou dramaticamente. Nas latitudes médias, apenas as variedades de magnólias mais resistentes à geada sobrevivem.

Tudo na forma de uma magnólia fala de seu caráter termofílico. Folhas grandes e flores espetaculares da maioria das espécies cativam os corações dos jardineiros à primeira vista. Não é surpreendente que as tentativas de cultivar esta planta tenham sido feitas há muito tempo, tanto no Velho quanto no Novo Mundo. No território da Rússia, as árvores pareciam estar na zona subtropical. No início do século passado, as magnólias em flor se tornaram um símbolo vivo da Riviera do Mar Negro.

Nos anos 70, o trabalho para expandir a variedade natural e a seleção de sobras de magnólias resistentes à geada começou em Kiev. O jardim aqui exposto ajudou a apreciar as espécies que crescem no Extremo Oriente, China e Estados Unidos. Em seguida, escolha plantas resistentes para Moscou, Vladivostok, Urais, São Petersburgo. Graças ao trabalho de entusiastas, hoje você pode admirar a cultura subtropical nos maiores jardins botânicos e nas coleções de jardineiros amadores.

Quais espécies, híbridos e variedades podem suportar o clima russo, não sofrerão na faixa do meio no inverno e serão cobertos com flores magníficas na primavera?

Magnolia Siebold (M. sieboldii)

Siebold Magnolia Blossom

Na natureza, existem mais de duzentas espécies de magnólias. Mas apenas as formas mais resistentes se adaptaram à vida no clima russo. Isso inclui a magnólia de Siebold mostrada na foto. Sua distribuição natural cobre parte da Península Coreana, China e Ilhas Japonesas.

Mudas de Magnólia SieboldiiUma árvore ou arbusto grande com 6–8 metros de altura pode ser considerado uma das menores variedades do gênero magnólia. A mesa e os ramos da planta são cobertos por uma casca acinzentada. Folhas semelhantes a uma elipse crescem até 10-15 cm de comprimento e são ligeiramente pontiagudas no topo. Na face frontal, apresentam uma rica cor verde, que se torna visivelmente mais espessa nas nervuras. A parte de trás das lâminas das folhas é ligeiramente pubescente.

A magnólia Magnolia sieboldii, em homenagem ao naturalista que a descreveu em meados do século 19, é especialmente atraente por suas grandes flores perfumadas de até 10 cm de diâmetro. Aparece no final da primavera ou início de junho. No início, os botões têm o formato de uma tigela, depois, abrindo-se, a corola de 6-9 pétalas torna-se quase plana. O centro é decorado com uma coroa de estames carmim.

Magnolia sieboldii White FlouncesAs espécies apreciadas de imediato pelos europeus amantes do exotismo revelaram-se não só muito decorativas, mas também muito resistentes. As árvores maduras podem suportar temperaturas frias de até -39 ° C. Isso torna a variedade de magnólia resistente interessante para crescer na faixa do meio. Hoje, você pode assistir à floração desta espécie em Vladivostok, na capital do norte da Rússia e em outras partes do país. O tamanho relativamente pequeno torna possível o cultivo de magnólia em banheiras.

Magnólia pontiaguda (M. acuminata)

Opala Azul Pontudo MagnóliaVárias espécies interessantes de magnólia são nativas do continente norte-americano. Nas regiões montanhosas do centro dos Estados Unidos, é possível observar uma magnólia pontiaguda com copa alta, casca avermelhada e folhas elípticas de até 20 cm de comprimento.

Ao contrário das espécies asiáticas, que florescem antes que a folhagem apareça, a maioria das plantas americanas floresce em um cenário de vegetação. Portanto, os botões e flores verde-amareladas que lembram sinos não parecem tão impressionantes. No entanto, isso não impede que os botânicos se interessem seriamente pelas espécies resistentes que se cruzam bem com outras magnólias.

Magnólia florescendo variedade Yellow BirdMagnólia com frutos vermelhos transmite aos seus descendentes excelente robustez invernal a partir de cruzamentos interespecíficos. E suas mudas servem de porta-enxertos para parentes mais decorativos, mas menos dóceis. Um exemplo de hibridização bem-sucedida é a magnólia do Brooklyn, que não tem medo do gelo e decora o jardim com flores roxas, em formato e tom que lembram a planta-mãe - a magnólia do lírio. A Rússia tem uma experiência bem-sucedida de cultivo de M. acuminata f. cordata com pequenas flores de uma rica tonalidade amarela.

Devido à semelhança dos ovários da magnólia com os pepinos nos Estados Unidos, a planta costuma ser chamada de pepino. No entanto, o nome oficial do pepino magnólia refere-se apenas a M. acuminata.

Magnólia de folhas grandes (M. macrophylla)

Flor de magnólia de folhas grandesA magnólia de folhas grandes cresce na costa atlântica dos Estados Unidos. Perene decídua faz jus ao seu nome. As placas foliares dos ramos das árvores com 15-18 metros de comprimento chegam a 80-100 cm. A parte superior voltada para o sol é lisa e pintada em tons de verde, o dorso azulado da folha é coberto por um delicado e sedoso pilha.

Na América do Norte, a magnólia dessa espécie é uma espécie de recordista, já que não há árvore com folhas maiores em todo o continente.

magnólia de folhas grandesA floração não é menos impressionante. Os botões, mais frequentemente formados na parte superior da copa, abrem-se e transformam-se em enormes corolas de 30 cm de cor branca leitosa. Em seu interior, você pode ver uma característica distintiva da espécie - três pontos roxo-violeta.

A floração da Magnolia macrophylla dura até 45 dias, enquanto a árvore é envolvida por um aroma doce-picante, bastante forte.

As árvores são capazes de resistir a geadas de até -27 ° C, no entanto, elas são usadas para paisagismo apenas no sul do país, juntamente com espécies asiáticas e magnólias de flores grandes espetaculares.

Magnolia Kobus (M. kobus)

Magnolia Cobus Norman GouldMuitos conhecedores do gênero reconhecem a magnólia Kobus como líder em simplicidade e resistência ao frio. Mesmo no século retrasado, mudas de cultura chegaram aos Estados Unidos e depois à Europa. Embora a magnólia japonesa não pudesse igualar a variedade local de folhas grandes com sua flor exuberante, sua robustez ajudou a crescer nas ruas da cidade e em climas frios.

A espécie, nativa das ilhas japonesas e da Coreia, é hoje cultivada com sucesso da costa russa do Mar Negro a São Petersburgo, de Kaliningrado a Samara. No jardim, esta magnólia, embora inferior aos espécimes silvestres, atinge ainda os 10 metros de altura.

Folhas de magnólia e frutas kobusO tronco e os galhos da árvore kobushi, como a árvore é chamada em sua terra natal, são cobertos por uma casca cinza ou marrom. As folhas até 12 cm de comprimento são verdes e lisas na parte superior, e visivelmente mais claras na parte inferior, com uma superfície acinzentada enrugada.

Como muitas magnólias asiáticas, o cobus floresce no meio da primavera, quando os ramos estão despidos. Isso confere ao momento uma solenidade especial e uma beleza fascinante. As flores, brancas, como se esculpidas em porcelana fina, consistem em seis pétalas e chegam a 10 cm de diâmetro.O amadurecimento dos frutos verde-amarelados contendo sementes semelhantes ocorre em meados do outono calendário.

Magnolia Sulange (M. soulangeana)

Magnólia rosa SoulangeO fascínio pelas magnólias, que atingiu a Europa em meados do século XIX, fez com que surgissem novas plantas que não existiam na natureza. Estes eram híbridos de polinização cruzada de espécimes crescendo em parques, estufas e jardins botânicos. A magnólia rosa de Soulange é um exemplo de um acidente incrivelmente feliz. Recebeu do par parental M. denudata x M. liliflora.

Hoje a magnólia, a mais difundida no mundo e insubstituível no design paisagístico, é encontrada nas regiões do sul da Rússia, bem como em Primorye. Comparado com magnólias cor de lírio e nude, a nova forma acabou sendo mais decorativa e plástica.

Magnolia sulange Alba SuperbaHoje, existem várias dezenas de variedades de magnólia sulange, diferindo na forma e na cor das flores.

Árvores ou arbustos com cerca de 5 m de altura florescem rápida e abundantemente. Corolas de até 15 cm de diâmetro se abrem em ramos nus cobertos por uma casca lisa acinzentada.Uma característica distintiva da espécie é uma cor rosa brilhante, vermelha ou roxa na parte externa das pétalas e quase branca na parte interna. As flores são caracterizadas por um aroma delicado, às vezes sutil.

Magnolia Lebner (M. x loebneri)

Magnolia LoebneriNo início do século passado, outra planta híbrida foi obtida na Alemanha, que acabou ganhando o título de uma das mais resistentes ao inverno. Batizada com o nome de seu criador, a magnólia de Lebner, como na foto, combina as características de seus "pais". Da magnólia Kobus, ela recebeu robustez e tamanho de inverno, incríveis para uma planta do sul. Flores brancas ou rosadas com até 25 pétalas não são menos espetaculares do que a magnólia estrela.

A planta tem cerca de 7 metros de altura e pode ser cultivada como uma árvore tradicional ou arbusto com vários caules. Botões que se transformam em flores com até 15 cm de diâmetro, cobrem densamente os ramos ainda nus, criando um quadro magnífico e memorável.

Magnólia nua (M. denudata)

Magnolia nude Yellow RiverDe acordo com as crônicas monásticas da era Tang, um dos primeiros tipos de magnólia usados ​​para decorar a paisagem era a magnólia nua com flores brancas perfumadas de até 15 cm de diâmetro.

Externamente, as árvores caducifólias ou arbustos de 8 a 10 metros de altura lembram a magnólia sulange. Isso não é surpreendente, uma vez que a variedade chinesa é obviamente uma das ancestrais do híbrido popular.

botões de magnólia nusA planta é única na floração que começa no início da primavera, quando os botões das folhas ainda não despertaram e os rebentos acastanhados permanecem nus. No início, as magnólias nuas são cobertas por grandes botões em escamas prateadas e fofas. Em seguida, eles se transformam em flores perfumadas brancas como a neve, que por muitos séculos foram consideradas no Império Celestial como um símbolo de pureza e pureza divina.

As plantas com flores estão em coleções no Extremo Oriente e em regiões europeias, desde o Cáucaso do Norte até a região da Terra Negra.

Willow Magnolia (M. salicifolia)

Salgueiro magnóliaOutra magnólia cresce no Japão com flores brancas e o mais alto grau de robustez. Esta é uma magnólia de salgueiro, de beleza não inferior à das espécies anteriores e robustez de inverno - magnólia de cobus.

Folhas e frutos de salgueiro-magnóliaA planta deve o seu nome às estreitas folhas elípticas com cerca de 15 cm de comprimento, que surgem após a floração, na qual a árvore é coberta por flores espectaculares com um diâmetro de 12 centímetros. Tanto os verdes quanto as flores de magnólia emitem um aroma adocicado e picante de erva-doce, o que determinou o segundo nome da espécie Magnólia de anis.

Apesar das muitas vantagens, as plantas raramente são encontradas nas coleções. O motivo é a dificuldade de reprodução das sementes.

Lírio-magnólia (M. liliflora)

Lírio-magnólia (M. liliflora)Nos jardins da China e de outros países da região, é possível encontrar a magnólia-lírio, assim chamada devido ao formato original das corolas. A planta é ativamente usada para hibridização e formas decorativas.

Um deles é o mais popular na Europa e na Rússia. Esta é a magnólia negra (M. liliflora f. Nigra) mostrada na foto com flores roxas. Por fora a cor das pétalas é escura, por dentro a corola parece rosa.

Estrela de magnólia (M. stellata)

Estrela de magnólia (M. stellata)Os fãs de plantas com flores graciosas ficarão maravilhados com a magnólia estrelada japonesa. Uma magnólia de baixo crescimento, não ultrapassando 2-3 metros de altura, cresce na forma de uma pequena árvore ou arbusto bem cuidado. A última forma permite avaliar a floração em massa, que começa antes do desdobramento da folhagem e dura até três semanas.

Ramo de magnólia em forma de estrelaAlguns conhecedores afirmam que a magnólia estrela é uma forma anã natural de outra espécie popular, a magnólia cobus. Sua opinião é confirmada pela semelhança externa das plantas. No entanto, a variedade em miniatura de crescimento lento tem um pouco mais de medo do gelo. Isso não impede que os jardineiros cultivem magnólia nas regiões do sul e até mesmo na região de Moscou.

Foto de magnólias em paisagismo

flores de magnólia no jardimÁrvores lindamente floridas dominam qualquer paisagem.área de lazer sob magnólia

magnólia ao lado do canteiro de flores Ao mesmo tempo, as magnólias ficam bem no cenário de edifícios urbanos e espaços rurais, em parques onde as árvores coexistem com outras plantas e em plantações solitárias.magnólia no parque

flores de magnólia desabrocham

magnólia em sua casa de verão

magnólia perto da lagoa

magnólia branca como a neve no parque

jardim de magnólias

Vídeo sobre os tipos de magnólia para uma cabana de verão

Jardim

casa

Equipamento