Características da raça do pato laqueado e as sutilezas de sua criação em fazendas particulares

Patos de Pequim no pátio Se você fizer uma pesquisa com avicultores, muitos dirão que o pato laqueado deve estar entre as melhores raças. Apesar de as primeiras informações sobre esta raça terem surgido há três séculos, e a ave ter sido introduzida na Europa no século retrasado, os patos originários de Pequim ainda competem em pé de igualdade com os mais novos cruzamentos de carne.

Qual é o segredo dessa popularidade? Como manter um pato laqueado em casa e quão lucrativo é criar esta raça?

Ver Patos Mulardy (foto).

Descrição da raça de patos de Pequim

Pato à Pequim em uma caminhada

Na URSS, os patos de Pequim estavam entre os mais comuns. Hoje, em grandes fazendas, eles estão gradualmente dando lugar a raças e cruzamentos altamente produtivos, mas os indivíduos da raça Pequim ainda são usados ​​como matrizes.

Essas aves ainda são insuperáveis ​​em termos de velocidade de ganho de peso, resistência e despretensão. Os patos de Pequim podem ser facilmente mantidos em qualquer condição climática, eles não têm medo do frio.

Já com um mês e meio, os patinhos pesam 2,3–3 kg, e uma carcaça comercial pode ser obtida em um recorde de quatro meses, quando o peso de um pato chega a 4 kg. Durante o ano, a galinha poedeira dá de 80 a 120 ovos com peso aproximado de 90 gramas. A carne do pato laqueado é macia, suculenta e seu rendimento em relação ao peso de abate chega a 70%.

Características de manutenção e criação de patos de Pequim

Patos vão para a lagoaA alimentação intensiva permite que você obtenha excelentes produtos de carne logo 60 dias após o nascimento dos patinhos. No entanto, ao criar patos de Pequim em casa, o abate é feito um pouco mais tarde. Os avicultores experientes aconselham não expor demais a ave. Há várias razões para isso.

Após 70 dias de vida, os patos começam a sofrer muda, o que:

  • retarda seu crescimento;
  • aumenta drasticamente o consumo de ração;
  • complica a remoção da plumagem das carcaças após o abate.

E com uma dieta selecionada incorretamente, essas aves podem ganhar não massa muscular, mas gordura. Como resultado, o benefício econômico de manter o pato laqueado é significativamente reduzido.

Entre as características que um avicultor precisa saber, quem vai começar a criar aves dessa raça produtiva de carne, está o aumento do nervosismo e da excitabilidade dos patos. Além disso, elas não são galinhas de criação muito boas, então os ovos de Pequim são colocados sob cria de outras raças ou em incubadoras.

Para quem tem experiência de conteúdo Indo-duck, representantes da raça Pequim parecem ser grandes fãs de banho, mas eles não diferem na limpeza.

Criação de patos em casa

A galinha do pato laqueado é um fenômeno raroQue outros recursos do conteúdo existem? Como cuidar dos patos de Pequim em um quintal privado?

Para os iniciantes, a criação de patos de Pequim em casa está associada à aquisição diária de animais jovens e ao arranjo da futura residência do gado. É melhor se os pintinhos forem sustentados e cuidados pela galinha cria. Isso elimina muitos problemas do avicultor. Se isso não for possível, os patinhos são alojados em uma sala onde a temperatura deve ser mantida entre 28-30 ° C. O aquecimento dentro da chocadeira é mantido com lâmpadas especiais, almofadas de aquecimento ou outros métodos seguros para aves. Durante as primeiras duas semanas de vida, a temperatura do galpão é gradualmente trazida para a temperatura ambiente normal e não há necessidade de aquecimento adicional.

Patos de Pequim no invernoPara que os pintinhos de crescimento rápido não se sintam apertados, você não deve colocar mais de 15 patinhos por metro quadrado. Ao mesmo tempo, o avicultor deve monitorar constantemente as condições sanitárias das instalações, o nível de umidade, iluminação e ventilação, bem como a aparência da ave. Os patinhos que apresentarem sinais de doença, letargia, recusando-se a comer ou desgrenhados devem ser removidos do resto do rebanho imediatamente.

A atenção à alimentação dos patos de Pequim deve ser maximizada desde as primeiras horas de vida. A primeira refeição espera os pequenos quando estão um pouco secos.

Patos comem verduras com prazerNeste momento, os patinhos são alimentados com purê de grãos úmidos finamente picados, mingau e queijo cottage baixo teor de gordura. O pássaro recebe produtos lácteos fermentados, um ovo cozido picado.

Poucos dias depois, verduras suculentas são incluídas na dieta dos patos de Pequim. Isto pode ser:

  • urtiga escaldada;
  • dentes-de-leão;
  • trevo;
  • alfafa;
  • verduras de ervilhas.

Os patos gostam muito de folhas de repolho, cenouras. Para garantir o valor nutricional dos alimentos, você pode adicionar um pouco de fervido esmagado batatas.

E para atender às necessidades de minerais, são oferecidos patinhos:

  • um pedaço de giz;
  • cinza de madeira peneirada;
  • conchas esmagadas.

Aos poucos, o cardápio inclui sal de cozinha, conchas e cascalho. Até uma semana e meia, os patinhos são alimentados seis vezes ao dia, temperando o purê com leite azedo, peixe ou caldo de carne. Gradualmente, o número de mamadas é reduzido para quatro. E a partir de um mês, a ave é liberada para um reservatório seguro, onde os patos de Pequim não só nadam contentes, mas também se alimentam perfeitamente na forma de vegetação aquática, pequenos crustáceos e insetos, moluscos e vermes, além de filhotes locais peixe.

Apesar da taxa de crescimento naturalmente alta, os patos de Pequim, como outras aves aquáticas aparentadas, têm intestino razoavelmente curto. Isso acelera a passagem dos alimentos e determina uma alta taxa metabólica. Para que a ave ganhe peso de forma constante, ela precisa ser alimentada com freqüência e de forma satisfatória.

O pato come grãos inteiros com prazerA ração com grãos leva aproximadamente quatro horas para digerir, enquanto as misturas úmidas são processadas em apenas três. Para obter carne de boa qualidade, é importante fornecer uma alimentação balanceada, rica em carboidratos, para manter o suprimento de energia e proteínas do corpo para a construção muscular. Aqui, peixe e farinha de carne são indispensáveis ​​e, se possível, os patos recebem peixe picado, produtos de carne picados e tratados termicamente.

A dieta também inclui suplementos minerais que são responsáveis ​​por reabastecer o corpo com oligoelementos, especialmente cálcio e vitaminas.

Isso inclui concha amassada e giz. Para melhorar a digestão dos alimentos volumosos, cascalho fino é colocado em comedouros separados. Não devemos esquecer a necessidade de água potável limpa.

Para o banho das aves próximas ao aviário, recipientes separados com água são instalados ou dão ao bando acesso a um reservatório com descida segura.

Os patos adoram plantas suculentas verdes. Tanto a vegetação aquática quanto as plantações de jardim são introduzidas no menu de verão. Ao criar patos de Pequim em casa, você pode usar batata cozida, beterraba sacarina, cenoura, outros vegetais de raiz. O pássaro recebe pão embebido e é adicionado fermento rico em vitaminas B.

Pato à Pequim na lagoaA presença de um reservatório próximo ao criar patos de Pequim ajuda a economizar uma quantidade significativa de alimento. No entanto, você não pode se isentar totalmente da responsabilidade pela alimentação do avicultor. Somente se as regras de manutenção e cuidado da ave forem observadas, os patos de Pequim apresentam resultados realmente notáveis ​​e fornecem uma carcaça de carne de boa gordura e qualidade.

Comparação do pato laqueado com a raça Star-53 - vídeo

Jardim

casa

Equipamento