Por que flores estéreis aparecem na abobrinha e como lidar com isso

flor estéril em abobrinha Flores estéreis em abobrinhas - aparência em massa de flores em arbustos sem ovário. Esta erva é polinizada cruzada.

As grandes flores amarelas são unissexuais, subdivididas em:

  • macho - com pedicelos longos e finos, rudimentos de pistilo e cinco estames desenvolvidos fundidos;
  • mulheres - com um ovário.

Flores estéreis não podem ser chamadas de inúteis, elas são necessárias para a polinização das flores femininas. Sem eles, os frutos das plantas não crescem e os ovários não polinizados murcham muito rapidamente.

O aparecimento em massa de flores estéreis nos arbustos de abobrinha significa uma diminuição na produção. E às vezes pode não haver fruto algum.

Por que as abobrinhas costumam florescer vazias

muitas flores estéreis em abobrinha

Vários são os motivos que contribuem para a formação de um grande número de cores masculinas, em primeiro lugar, são eles:

  • semear sementes (frescas) do ano passado;
  • armazenamento impróprio de sementes - violação do regime de temperatura ou criação de más condições;
  • solo ácido e despreparado com PH inferior a 7;
  • realização de medidas agrotécnicas inadequadas para essas plantas;
  • clima muito quente ou muito frio;
  • ausência de insetos polinizadores.

De particular importância para o desenvolvimento normal da abobrinha é a escolha do local e o esquema de plantio correto. Não coloque canteiros sob copas de árvores ou sementes de plantas a uma distância curta, menos de 0,7 m um do outro.

O que fazer se flores estéreis forem encontradas em abobrinhas

flores estéreis encontradas em abobrinhaNo aparecimento de flores estéreis, as doenças das abobrinhas podem ser as culpadas. Se o arbusto estiver infectado com o vírus do mosaico do pepino, pode não haver flores ou apenas flores masculinas florescerão. Neste caso, você precisa tomar medidas de emergência imediatamente, usar medicamentos especiais, como Aktara ou Aktelikt. No entanto, se o grau de dano for alto, o arbusto é removido (cuidadosamente cavado e puxado) e, em seguida, queimado fora das plantações. Para destruir o fungo do oídio, que também causa infertilidade nas sementes de abóbora, use uma solução de cinzas ou Carboran.

Para a semeadura, as sementes com três anos são as mais adequadas, neste caso não haverá muitas flores estéreis na abobrinha.

Plantas cultivadas a partir de sementes "frescas" do ano passado podem ser estimuladas a formar ovários. Para fazer isso, você não precisa regá-los por cerca de 10 dias (a duração da seca artificial deve ser necessariamente ajustada dependendo das condições climáticas).

flor masculina e femininaCom a rega abundante de arbustos que crescem em solos argilosos pesados, as flores normalmente também não polinizam. Em plantações espessas, os ovários apodrecem. Folhas largas crescidas impedem a iluminação normal e impedem o desenvolvimento completo das plantas. Nesse caso, as folhas excedentes são retiradas e os locais dos cortes borrifados com cinzas, para evitar a podridão.

Para trazer a acidez do solo a um indicador normal, farinha de dolomita ou cinza é adicionada, dependendo do grau de acidez:

  • alto grau - 0,5 kg por 1 m²;
  • grau médio - 0,3 kg por 1m²;
  • grau baixo - 0,2 kg por 1m².

razões para a formação de estérilCom exceção das variedades partenocárpicas, que não requerem polinização para o desenvolvimento dos ovários, o rendimento de todo o resto depende dos insetos: abelhas, abelhas, formigas de jardim. Mas sua quantidade às vezes não é suficiente para inflorescências, portanto, são atraídos borrifando as folhas com água doce ou polinizadas manualmente.

Se durante o período de desenvolvimento, a abobrinha recebeu muito fertilizantes de nitrogênio, ativam o crescimento de caules e folhas, começam a "engordar" e não formam ovários.

Para minimizar as consequências negativas, os arbustos são regados periodicamente com infusão de cinzas ou fertilizantes complexos, que incluem fósforo e potássio.

Abobrinha estéril: o efeito do clima

como o clima afeta a floração da abobrinhaJardineiros experientes notam que, em um verão frio e chuvoso, não há grande colheita de abobrinha. Se está chuviscando constantemente e os insetos polinizadores não voam, não há necessidade de esperar por ovários crescidos. O pólen armazena umidade. A polinização manual pode melhorar a situação, desde que o pólen esteja seco.

Há outro bom motivo pelo qual a abóbora não está empatada. No calor, na abobrinha plantada em local aberto e ensolarado, os grãos de pólen se tornam estéreis, tornando a fertilização também impossível. A rega dosada com água morna e decantada melhorará a situação, borrifando as plantas com uma solução de ácido bórico (1 colher de chá da substância por 10 litros de água). Para evitar o superaquecimento das raízes, a porção da raiz do solo é coberta com grama cortada, folhas e hastes de ervas daninhas.

É necessário remover flores estéreis

se é necessário remover flores estéreis na abobrinhaAs flores estéreis das abobrinhas não formam ovários; elas produzem grãos de pólen que fertilizam as flores femininas. Os cultivadores de vegetais inexperientes acreditam que as plantas gastam muita energia vital com flores estéreis e as cortam.

Mas isso não pode ser feito, e este é o motivo:

  1. A natureza gosta de jogar pelo seguro. As flores estéreis florescem mais cedo do que as flores femininas e, embora murchem rapidamente, devido ao seu número, a maioria dos ovários é fertilizada.
  2. Quando as flores masculinas são arrancadas ou cortadas, a planta é danificada, seu crescimento e desenvolvimento são suspensos. E o pior é a penetração de vírus, infecção por fungos e outros microorganismos perigosos.
  3. Se você cortar todas as flores estéreis antes do tempo, a fertilização dos ovários emergentes se tornará impossível.

Para não ter que remover flores estéreis ou lamentar que haja muitas delas, você precisa monitorar as mudanças climáticas. Quando esfriar, cubra os arbustos com lutrasil ou spunbond.

As plantas são alimentadas durante a estação de crescimento pelo menos três vezes, e mais frequentemente com frutificação prolongada. Durante o crescimento e formação do arbusto, fertilizantes contendo nitrogênio são usados. Desde o início da floração - com fósforo e potássio, mas você também pode usar uma solução de cinzas. Com frutificação em massa, a planta precisa de nitrogênio, fósforo e potássio. Portanto, combinações apropriadas ou fertilizantes complexos são selecionados. Pode ser aplicado no solo cinzas.

Se cuidar bem das abobrinhas, elas vão deliciá-lo com uma grande colheita de frutas saborosas e saudáveis, com alto teor de ferro, caroteno, potássio e uma série de ácidos orgânicos úteis para o homem.

Celeiro de abobrinha e 3 maneiras de aumentar a produção - vídeo

Jardim

casa

Equipamento