Por que as zamioculcas ficam amarelas e o que fazer para salvá-las

Zamioculcas no interior da sala Apesar de sua despretensão e resistência digna de inveja, as zamioculcas às vezes deixam seus proprietários seriamente alarmados. Por que as zamioculcas ficam amarelas e o que fazer se os caules murcharem e as folhas secarem? A resposta para as dúvidas do florista na maioria das vezes reside nos erros cometidos ao sair, ou na falta de atenção a um hóspede de regiões tropicais, mas não muito úmidas da África.

Sem levar em conta as características biológicas da cultura, o florista corre o risco de se deparar com uma situação em que as zamioculcas sinalizam insalubres com manchas amarelas, pontas ressecadas das placas das folhas, perda de elasticidade e suculência dos caules. Quanto mais tempo a planta fica em condições desconfortáveis, mais graves são as consequências e os sinais externos de mal-estar.

Se as regras de atendimento domiciliar não forem seguidas, as zamioculcas ficam amarelas, o número de lóbulos das folhas diminui, sua cor fica visivelmente mais pálida. Mas a falta de atenção ameaça não só a perda de decoratividade, mas também o apodrecimento do sistema radicular, da base dos rebentos, com o seu ressecamento ou murchamento devido ao ataque de pragas.

Leia também o artigo sobre Lisianthus!

Por que Zamiokulkas não dá novos brotos?

O motivo pelo qual as folhas das zamiokulkas ficam amarelas, perdem sua rica cor verde ou até murcham, geralmente é a falta de luz. Infelizmente, os cultivadores de flores esquecem-se da mudança na iluminação no período outono-inverno.

O pote com zamiokulkas localizado no fundo da sala precisa ser reorganizado mais próximo da janela, quando isso não for possível, a cultura é fornecida iluminação adicional.

A folhagem das zamiokulkas fica amarela

O proprietário de planta ornamental reclamando que a zamioculca não dá brotos novos deve prestar atenção na localização do vaso e na qualidade do solo nele. Embora a planta não cresça rapidamente, o abrandamento da folhagem jovem é frequentemente atribuído a um substrato pobre em nutrientes ou à necessidade de transplantar um animal de estimação verde. Nesse caso, o sistema radicular ocupa todo o volume do vaso, não deixando espaço para o solo. Por causa disso, a flor sofre, as folhas das zamiokulkas ficam amarelas, o crescimento pára e a folhagem existente murcha.

Para remediar a situação, um vaso de tamanho adequado é selecionado para uma cultura ornamental, um transplante ou alimentação de zamiokulkas com uma composição complexa é realizado.Verificação e transplante de rizoma de planta

Zamiokulkas tem caule enrugado

O que a maioria dos cultivadores considera como o caule das zamiokulkas e suas folhas lanceoladas pontiagudas é, na verdade, uma folha complexa. Se os pecíolos engrossados ​​perderem a elasticidade e as folhas das zamiokulkas ficarem amarelas, a razão pode estar na violação das regras de rega.

Na natureza, a planta encontra a seca e acumula umidade em folhas suculentas poderosas para manter a vida. Quando as zamioculcas recebem cronicamente menos água, ou seja, a rega é rara e superficial, ameaça com amarelecimento e murcha de todas as partes da superfície. Situação semelhante ocorre após o alagamento do solo, que ocasionou danos ao sistema radicular.

A descoloração da placa da folha indica problemas de manutençãoPerguntando: "O que fazer e por que as zamioculcas ficam amarelas?", O florista deve analisar o cuidado com a planta e encontrar uma possível causa da insalubridade do animal.

Se o caule dos zamiokulkas encolheu devido ao transbordamento:

  • a flor é tirada do vaso;
  • remova cuidadosamente a terra e lave as raízes;
  • as áreas danificadas são removidas com uma faca limpa e afiada;
  • fatias em tecido saudável são polvilhadas com pó de carvão e secas.

Tendo encontrado sinais de podridão ou infecção fúngica, um amante das plantas não deve se limitar ao tratamento com carvão. Nesse caso, vale a pena recorrer aos fungicidas, que vão destruir uma das causas do problema, proteger as raízes e os tubérculos no futuro..

O plantio de zamiokulkas é feito em vasos, um pouco mais do que o volume de um sistema radicular saudável. O substrato deve ser solto, permeável ao ar e à umidade. É importante que a água de irrigação não se acumule no solo, portanto, uma drenagem potente é feita no vaso, e areia, perlita ou vermiculita e carvão são adicionados ao solo.As raízes da planta encheram o vaso e um transplante é necessário com urgência

Quando as folhas das zamiokulkas ficam amarelas após o transplante, isso pode indicar uma seleção incorreta do substrato, que se revelou muito denso.

Situação semelhante aguarda o produtor se ele, ao tentar alimentar a planta, tiver escolhido a concentração errada de substâncias ativas. Incapaz de lidar com o excesso de nutrição, Zamiokulkas sente desconforto e enfraquece. É por isso que as zamioculcas ficam amarelas, mas o que fazer em tal situação? Infelizmente, mesmo aqui você não pode fazer sem replantar o arbusto em um novo solo e lavar as raízes.O substrato selecionado incorretamente pode causar folhagem amarela

O que fazer se as folhas de zamiokulkas ficarem amarelas e depois ficarem cobertas de manchas escuras e secarem rapidamente. Esses sintomas indicam uma temperatura muito baixa de manutenção da planta e rega excessiva. Na maioria das vezes isso acontece quando a estação muda, quando o produtor não teve tempo para ajustar os cuidados. Se o mal-estar do animal verde for percebido a tempo, será o suficiente para estabelecer a rega ou transferir a panela ao fogo.

Pragas Zamioculcas

Se as folhas de zamiokulkas ficarem amarelas, a flor pode sinalizar um ataque de praga.

Uma planta que é trazida para fora no verão corre o risco de infestação de pulgões nos brotos e na parte de trás da folhagem. O inseto traz os maiores danos às plantas imaturas.

Portanto, depois de trazer o pote para a sala, é melhor organizar uma quarentena semanal para os zamiokulkas e, para identificar as pragas, tratar as verduras com um inseticida.

Pulgões se instalaram na folhaAlém dos pulgões, a cultura é ameaçada por:

  • ácaros que se espalham rapidamente no ar interno seco;
  • cochonilhas caindo em zamiokulkas da rua ou de plantas vizinhas;
  • tripes e cochonilhas.

Não basta combater os ácaros aranha com acaricidas sistêmicos. Os produtos químicos só terão um efeito temporário se você não cuidar das zamiokulkas amareladas em casa.

Os inseticidas sistêmicos são usados ​​contra cochonilhas, tripes e vermes, e em relação às duas últimas pragas, será necessário fazer não um, mas vários tratamentos.

Para evitar um espetáculo desagradável para o cultivador, quando a zamioculca fica amarela, as folhas da flor murcham e caem, pode-se dar à planta a temperatura ideal de manutenção, iluminação, rega e top dress... Não devemos esquecer o transplante atempado de cultura decorativa e atenção especial à seleção do substrato.

Características de cuidar de zamiokulkase para que a folhagem não fique amarela - vídeo

Jardim

casa

Equipamento