Plantar em terreno aberto de Badan e as regras de cuidados com as plantas

flores de Badan Em um canteiro de flores de primavera, não se pode deixar de notar grandes rosetas de folhagem verde exuberante, com inflorescências rosa brilhante em pedúnculos eretos densos. Este é um incenso, plantar e cuidar em campo aberto e que não causará problemas mesmo para um cultivador iniciante. Mas graças à planta despretensiosa, cativante e muito útil, o jardim vai se transformar verdadeiramente.

Variedades perenes de badan para jardins vêm das partes da Ásia onde outros representantes do mundo verde não se sentiriam muito à vontade. As plantas se instalam não apenas em prados e planícies alpinas, mas também em saliências rochosas e terras altas. Essas condições “endureceram” a flor, freqüentemente chamada de saxifrage por sua durabilidade.

No paisagismo, como na foto, badan encontrou seu lugar em escorregadores alpinos e perto de corpos d'água, em plantações em grupo com outras perenes decorativas. A monoplastia deste crescimento rápido e formação de aglomerados pitorescos de folhagem densa de cultura é bastante comum.

Cultivar badan e cuidar dele no local não dificultará as coisas para um residente de verão eternamente ocupado. O principal é encontrar um local adequado para as perenes e criar condições de crescimento e floração.

Onde e como plantar Badan?

plantando badan no local

A despretensão, a resistência ao gelo e a durabilidade da bergenia na natureza foram totalmente transferidas para as variedades de jardim. Portanto, mesmo um iniciante pode cultivá-los em seu canteiro de flores. Como outras culturas perenes, o badan é plantado com mudas ou rosetas filhas separadas de uma planta adulta.

Mas antes de plantar o badan, você precisa escolher um local adequado para ele. A cultura se sente melhor em áreas com solo leve e solto. Esse solo ajuda as raízes superficiais a receberem nutrição, oxigênio e também a umidade essencial do badan.

Na escolha de um local, é dada preferência a áreas onde o badan não sofrerá com a seca e a luz solar direta, bem como com a proximidade de estagnação de nascentes. Em sombra parcial, a planta será bastante confortável, mas se as saídas tiverem que ficar muito tempo ao sol, o solo sob ela deve ser coberto com cobertura morta.

Badan não tem requisitos especiais para a composição do solo. É ótimo se o solo tiver uma reação ligeiramente alcalina na área onde o badan será plantado. No entanto, mesmo em um substrato fracamente ácido, a planta pode se adaptar, florescer e se multiplicar.

Cuidando de uma flor de baga após o plantio

Badan no berçárioAssim que a neve começa a derreter, folhas de bergenia aparecem embaixo dela. É verdade que a folhagem que sobrou do ano passado conseguiu sofrer durante o inverno.

Portanto, na primavera, os cuidados ao plantar badan em campo aberto começam com a retirada das folhas danificadas ou mortas. Seguido pelos soquetes fertilizantes complexosque são projetados para estimular o crescimento e apoiar as plantas durante a floração.

Quando os sinos rosa ou lilás nas inflorescências da panícula desaparecem, as plantações são alimentadas novamente. Desta vez, os fertilizantes irão restaurar as reservas de nutrientes e acelerar o crescimento das saídas.

A cobertura é combinada com a rega ou realizada em solo já úmido. Visto que badan reage bem à água, deve ser regado:

  • durante a formação de botões e o aparecimento de pedúnculos;
  • após dois 10–20 dias, se não houver precipitação atmosférica suficiente durante este período;
  • depois, até o final do verão com a ameaça de seca.

Badan adora regar abundantementeNa estação quente, quando o solo perde umidade devido à evaporação e as raízes podem secar, o solo é coberto com cobertura morta.É especialmente importante fazer isso, como na foto, ao sair após o plantio de bergenia.

Propagação de Badan

Criação BadanVocê pode obter mudas de badan no local semeando sementes da variedade que você gosta ou dividindo uma planta já cultivada.

A propagação de sementes de badan envolve estratificação a frio.

As sementes semeadas em sulcos com profundidade não superior a 0,5 cm de sulco são embebidas em solo umedecido e encaminhadas para o frio. O ideal é que o recipiente de plantio seja levado ao ar livre e coberto com neve, o que manterá a umidade ideal e evitará o congelamento de futuras mudas.

No início de março, o contêiner é colocado em um local quente, sob a luz, mas não sob a luz solar direta. A uma temperatura de 18–19 ºC e mantendo a umidade elevada, as sementes começam a inchar e eclodir em 20–25 dias.

Cuidar de uma flor de baga após o plantio permite regar e soltar cuidadosamente o solo ao redor das mudas. Se as passagens forem muito densas, elas são diluídas, deixando uma planta por vez de 3 a 5 cm.

Em 45–55 dias após a semeadura, as plantas jovens mergulham, espalhando-se umas das outras a uma distância de pelo menos 6–7 cm. Em junho, você pode determinar onde plantar badan. Mas antes disso, as mudas são endurecidas, aumentando gradativamente o tempo de residência das caixas com as mudas ao ar livre. Na primeira metade do verão, as mudas mais fortes são plantadas no solo. O restante é replantado em agosto.

Plantando badan em terreno aberto e cuidando das plantas

plantando badan em terreno abertoO sistema radicular do badan está localizado próximo à superfície do solo, portanto, fazer buracos grandes e profundos não vale a pena. É o suficiente para colher de 6 a 8 cm de solo e colocar um pouco de areia no fundo do buraco como drenagem. Já que a planta vai gradativamente ultrapassando seus limites, crescendo, o intervalo entre as covas é feito de pelo menos 40 cm .Após o plantio, o solo é compactado e regado.

Se a maioria das plantas perenes floresce no próximo ano após o plantio no solo, então o badan não tem pressa em mostrar ao residente de verão suas inflorescências. Os primeiros botões são formados somente depois de 2-3 anos, mas a baga já forma rosetas filhas.

É um excelente material de plantio que pode ser facilmente separado das plantas adultas no verão, após a floração e até os primeiros dias de setembro. Os rizomas dessas parcelas estão praticamente sob a superfície do solo ou projetam-se acima dele, e mesmo um iniciante pode lidar com sua escavação.

propagação de Badan pela divisão do arbustoVocê precisa dividir a planta de forma que pelo menos três botões saudáveis ​​permaneçam nas estacas da raiz. As folhas são cortadas das mudas, deixando um par das mais fortes. O pouso é realizado a uma profundidade de 3 a 5 centímetros. Para que a baga tenha espaço para crescer, uma lacuna de pelo menos 30 centímetros é deixada entre as plantas futuras. No primeiro mês, a alimentação não é necessária, mas rega deve ser regular e abundante.

Com os devidos cuidados, o badan plantado em campo aberto floresce um ano antes das mudas, ou seja, no segundo ou terceiro ano após o início da vida independente.

Quando transplantar Badan? Esta planta pode crescer em um lugar por muito tempo e sem problemas visíveis. Portanto, um transplante é realizado quando necessário:

  • limitar o crescimento de badan no site;
  • pelo contrário, obter material de plantio para propagação a partir de plantas adultas.

A disseminação descontrolada das plantações leva a sua excessiva densidade, repleta de doenças e acúmulo de pragas.

Problemas em crescer e cuidar de Badan

alta umidade causa doenças gravesNa maioria das vezes, doenças fúngicas causadas por aglomeração e alta umidade são encontradas em Badan. Os sinais de tais infecções aparecem nas folhas na forma de manchas marrons ou esbranquiçadas, escurecimento ou necrose do tecido.

As placas das folhas afetadas secam e a doença cresce. Você pode lidar com o problema de crescer e cuidar de Badan:

  • pulverização com fungicidas sistêmicos;
  • estabelecimento de regime de cuidado e irrigação;
  • rarefação dos patamares para organizar o fluxo de ar fresco para as bases das saídas.

Dentre as pragas que danificam a planta, devem ser chamadas as lesmas, nematóide e moedas babadas. Se os insetos podem ser tratados com tratamentos inseticidas, os vermes são uma grande ameaça. As plantas afetadas por eles são desenterradas e, para evitar a propagação do nematóide, são destruídas. A área onde badan cresceu é tratada repetidamente com inseticidas contra pragas do solo e depois deixada em pousio até o ano seguinte.

Preparando o jardim para o inverno

jardim Badan no outonoBadans são resistentes, mas em invernos com pouca neve, algumas cultivares podem congelar. Para que na primavera a cortina não fique nua, e depois não se recupere por vários anos, os jovens, que não tiveram tempo de se aclimatar totalmente, as plantas são recomendadas para serem isoladas. Isso pode ser feito com uma camada espessa. adubo, para o qual folhas caídas e secas, ramos de abeto, turfa alta são usados.

Plantando e cultivando Badan - vídeo

Jardim

casa

Equipamento