Regras para o cuidado e plantio de marmelo japonês

floração brilhante de marmelo japonês Em jardins, não apenas arbustos e árvores comuns são frequentemente plantados, mas também exóticos, que incluem Japonica... Outro nome é Chaenomeles. A casa da fábrica é o Japão. Também é encontrado na China e na Coréia, embora seja apenas uma variedade selvagem. Além disso, a árvore é plantada nos jardins da Ucrânia e da Rússia. Quince prefere crescer em planícies, encostas de montanhas (até 1,4 km acima do nível do mar), bordas de florestas, clareiras e clareiras. Também pode ser encontrado em áreas pantanosas, ao longo de corpos d'água.

Marmelo japonês: foto e descrição do arbusto

heenomeles em flor

A planta é uma árvore baixa ou arbusto de folha caduca, atingindo uma altura de até três metros e vivendo por cerca de 60-80 anos. As características distintivas do marmelo são:

  1. Galhos. Por serem feltro-fofas e pintadas de tonalidade esverdeada acinzentada, com o tempo, à medida que vão crescendo, adquirem a cor castanha negra. Ao mesmo tempo, sua pubescência é perdida. Cor preta dos rins. A casca é fina, escamosa, cinza escura ou marrom avermelhada. Nos ramos dos pecíolos, há folhas brilhantes em forma de ovo de 5 centímetros com uma borda dentada romba.
  2. As flores têm pétalas obovadas de cor laranja avermelhada, cujo diâmetro chega a 4 cm.
  3. O fruto é uma falsa maçã, em forma de pêra ou maçã com cerca de 4 cm de circunferência, coberta com uma casca ligeiramente pubescente. Quanto à polpa, é dura, agridoce, adstringente.Marmelo japonês

Visão geral química

Os frutos do marmelo contêm um depósito de componentes úteis para o corpo. Portanto, a vitamina C neles é cerca de 100-150 mg, além dela, vitaminas E, B1, PP, A, B2, K, B6, vários ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartrônico), ácidos graxos, proteínas, açúcares , frutose, substâncias tanantes, ésteres etílicos, antioxidantes, glicose, pectinas, minerais como cálcio, boro, ferro, fósforo, cobre, zinco, pectinas, silício.

As sementes de marmelo contêm: glicosídeo de amigdalina, amido, glicerídeos dos ácidos mirístico e isoléico, muco, taninos, inclusive tanino.

Crescendo e cuidando

local de plantio de marmelo japonêsNão há problemas em crescer marmelo. Para um desenvolvimento adequado e bom crescimento, todos os requisitos devem ser atendidos.

Onde localizar

Os arbustos de marmelo adoram uma boa iluminação, então você precisa escolher uma área iluminada em sua área. Em princípio, a planta cresce bem à sombra, mas você não vai esperar frutos dela.

Tenha cuidado especial ao plantar e cuidar do marmelo japonês na região de Moscou. De todas as variedades existentes, muitas invernam bem sem isolamento. Mas em invernos muito frios, as plantas anuais podem congelar ligeiramente. Recomenda-se plantar árvores em áreas onde geralmente há muita neve. E se invernos rigorosos são uma regularidade, os arbustos cobrem o inverno com ramos de abeto.

O solo

Chaenomeles prospera em qualquer solo. Os preferidos são os argilosos úmidos e os arenosos pobres. Mas eles precisam ser fertilizados com húmus e umedecidos. Solos salinos e calcários são categoricamente inaceitáveis.

Pousar

planta jovem no jardimPara o plantio, areia, terra folhosa e turfa são misturados na proporção de 1: 2: 2. Além disso, os fertilizantes são aplicados ao buraco: superfosfato (0,2 kg), 1-2 baldes de húmus (1-2 baldes), nitrato de potássio (0,3 kg), cinzas (0,5 kg).

Plante arbustos de marmelo de 3 a 5 em um grupo.As plantas adultas são colocadas a uma distância de pelo menos um metro umas das outras, para que as plantas se desenvolvam bem.

Os jovens são melhor transferidos para o solo para um local permanente com a chegada da primavera, quando o solo degela. É possível plantar marmelo japonês no outono, durante o período de forte queda das folhas. Mas isso está carregado com o fato de que a planta não terá tempo suficiente para criar raízes até a geada e morrerá.

regras de plantio de mudasPosicione a árvore de forma que o colo da raiz fique nivelado com o solo. Se a planta já é adulta, de 3-5 anos, para eles é necessário cavar um buraco de 0,5-0,8 m de profundidade e 0,5 m de largura.

Reprodução

O marmelo japonês pode ser propagado de várias maneiras.

Semente

escolhendo sementes para crescerOs frutos maduros são retirados e as sementes retiradas. Eles precisam ser semeados imediatamente no solo no outono. A germinação das sementes é excelente.

Se for impossível semear antes do inverno, as sementes são enviadas para estratificação: são mantidas por 2-3 meses em areia úmida a + 3 + 5 ° C. Quando eclodem, as sementes são plantadas no solo.

Estacas

crescendo mudas de marmeloNo início de junho, de madrugada, quando não está muito quente e seco, são cortadas mudas verdes para que tenham 2 nós. Será melhor cortar o caule com um "calcanhar" de até 1 cm. Coloque as mudas em estimulantes de crescimento (por exemplo, uma solução de ácido indolilbutírico a 0,01%) por um dia. Você pode usar "Kornevin". O material preparado é plantado em um substrato (turfa e areia, 1: 3) de acordo com o esquema 7 * 5 cm, colocando-o obliquamente.

Estacas de raiz

Quince produz um grande número de camadas de raízes. Para obtê-los, é necessário desenterrar a planta e separar as mudas com 0,5 cm de espessura e 10-15 cm de altura, ao mesmo tempo que se certifica de que o sistema radicular está bem desenvolvido.

De um arbusto você não pode "obter" mais do que 6 divisões.

Os brotos resultantes são plantados verticalmente e cuidados, mantendo a umidade do substrato e regando. Depois de gastar cobertura morta lascas de madeira, húmus, aparas.

Doenças e pragas

Doença do marmelo japonêsPara o marmelo japonês, o problema mais importante são os pulgões, após o aparecimento dos quais a planta pode morrer. Assim que você notar os primeiros sinais desses insetos, deve tratar imediatamente com preparações inseticidas.

Com o início do tempo frio e úmido, acompanhado de alta umidade, as árvores podem sofrer uma variedade de doenças fúngicas. Por exemplo, pode ser:

  • cercosporose, que é detectada pelo aparecimento de manchas marrons que desaparecem com o tempo;
  • mancha foliar e necrose, levando à secagem e deformação da folhagem;
  • ramularíase, cujo sinal é a formação de manchas marrons nas folhas.

tratamento de marmelo contra doençasOs problemas podem ser resolvidos tratando a planta com uma solução de cobre e sabão e 0,2% de base. Se você tem medo de usar preparações químicas ou simplesmente não as reconhece, você pode usar a infusão de cebola (0,15 kg de casca de cebola são despejados em 10 litros de água e insistidos por um dia), que deve ser pulverizada várias vezes com os arbustos em intervalos de 5 dias.

Colhendo marmelo

Colhendo marmelo japonêsO marmelo é considerado uma planta medicinal, e não apenas frutas, mas também folhas e sementes.

Jardineiros novatos estão preocupados em saber quando colher os frutos do marmelo japonês. Os frutos são colhidos no outono, antes da primeira geada. Em seguida, cada fruta é bem embrulhada em papel, colocada em uma caixa ventilada e armazenada em local fresco (6-10 ° C), sem luz. Nesse estado, mesmo as frutas verdes podem ser armazenadas até fevereiro. Se não houver "maçãs" suficientes, elas podem ser colocadas em um saco plástico e colocadas na geladeira. Eles podem ser armazenados lá por até 3 meses.

A folhagem do marmeleiro é colhida enquanto a planta ainda está em flor. É colocado sobre uma assadeira e seco à sombra ou em uma secadora a uma temperatura de 40 graus, transferido para recipientes bem fechados e utilizado para o fim a que se destina.

sementes são escolhidas de marmelo japonês maduroSe for necessário coletar sementes, elas são retiradas de frutas maduras, secas a 40-50 ° C. Em seguida, são transferidos para recipientes com tampa bem fechada e armazenados por no máximo um ano.

Com o plantio e os cuidados adequados para o marmelo japonês (chaenomeles), o arbusto não só vai deliciar você com uma bela floração, e depois com uma boa colheita, mas também apoiar sua saúde.

Tudo sobre como plantar e cuidar de chaenomeles - vídeo

Jardim

casa

Equipamento