O mais interessante sobre ervilhas: da Idade da Pedra até os dias atuais

Ervilhas doces deliciosas As leguminosas em todo o mundo são consideradas plantas, cujos frutos foram dos primeiros a serem consumidos pelo homem. Já há mais de 20 mil anos, junto com o trigo, a cevada e a lentilha, começou a ser cultivada ervilha.

História da ervilha do Neolítico à Hélade

Cicero Mark Tullius

Hoje é difícil dizer exatamente de que região se originaram os ancestrais das variedades modernas de ervilha-de-açúcar. Os cientistas tendem a acreditar que os povos da Transcaucásia, Irã e Turcomenistão, bem como do estado indiano de Punjab, na época domesticaram espécies nativas selvagens. Um processo paralelo estava acontecendo no Mediterrâneo. Durante a escavação de camadas pertencentes ao Neolítico, Bronze e mais tarde, Idade do Ferro, os arqueólogos regularmente encontram ervilhas fossilizadas. Essas descobertas ocorreram durante o estudo das ruínas de Tróia e dos antigos assentamentos gregos. As sementes de ervilha foram encontradas nos Balcãs e na Alemanha, Áustria, França e Espanha.

A antiguidade da ervilha como cultura agrícola e alimentar também é confirmada por fontes escritas. A história do uso de sementes moídas está nos escritos de Teofrasto, que viveu nos séculos IV-III aC. Plínio também menciona essa cultura. Na China, as ervilhas trazidas para cá pela Rota da Seda são conhecidas desde o século I AC. É claro que as sementes antigas diferiam das modernas em tamanho, conteúdo de nutrientes e germinação.

A taxa de semeadura da ervilha na época de Cícero, cujo nome se acredita ter vindo da ervilha cicer, era muitas vezes maior do que hoje.

Mas, ao mesmo tempo, os cientistas, comparando os achados arqueológicos dos primeiros períodos com os posteriores, notam que já na antiguidade, o homem aprendeu a conduzir a hibridização primitiva e selecionar as plantas mais férteis.

Ervilhas na mesa dos pobres e reis da Europa

As ervilhas são amadas tanto por ricos como por pobresAs evidências que falam do conhecimento dessa cultura dos europeus remontam ao século VII. Na Idade Média, as ervilhas haviam se tornado uma grande cultura de hortas e a base da nutrição para a parte mais pobre da população em muitos países. Nesse momento, a fábrica também entra no Reino Unido. O mais interessante é que as ervilhas eram muito consumidas na forma já madura, essas sementes eram mais fáceis de armazenar, você pode moê-las até o estado de cereais ou farinha.

Uma cultura despretensiosa num país com um clima bastante agreste rapidamente se enraizou e até se viu no centro das tradições que surgiram graças a ela.

Por mais de meio século, as competições de tiro à ervilha são realizadas na Inglaterra, e o castigo que surgiu no século 17, quando o culpado se ajoelhava sobre ervilhas secas, é conhecido em todo o mundo e ainda é praticado em alguns lugares.

Catarina de MédicisMas o mundo deve aos franceses a descoberta do sabor da ervilha. Pela primeira vez, uma receita para cozinhar não maduras, mas sementes de ervilha-de-açúcar foi publicada no século 13. Segundo a lenda, as delicadas ervilhas italianas foram trazidas pela primeira vez para a França por Catarina de Médicis quando ela se casaria com Henrique II. Mas antes do entusiasmo em massa pelas ervilhas verdes, outro século se passou, durante o qual a cultura cruzou o Atlântico com Colombo, e em 1493 as ervilhas foram semeadas na Ilha Isabella. Somente na época de Luís XIV, ou seja, em 18 de janeiro de 1660, sementes suculentas de ervilhas-de-açúcar foram servidas na mesa do rei, que caíram ao gosto do monarca e de sua corte.

História russa de ervilhas

Flor de ervilha Na Rússia, sobre coisas há muito passadas, dizem que aconteceu sob o czar-ervilha.Na verdade, os arqueólogos e historiadores acreditam que as tribos eslavas, desde o curso inferior do Dnieper até a Ladoga, conheciam bem as ervilhas desde os tempos antigos.

Até a origem do nome da cultura tem raízes comuns com o sânscrito "garshati", que significa "moer". Na verdade, na Índia, nos países do Cáucaso e na Rússia, as ervilhas eram moídas para fazer farinha.

As ervilhas fossilizadas mais antigas nas margens do Seversky Donets datam dos séculos VI a IV aC. E os primeiros séculos do novo milênio remontam às sementes encontradas perto de Minsk e Pskov, Yaroslavl e na zona florestal da região de Leningrado. As ervilhas são mencionadas na origem do século 11, durante o reinado de Yaroslav, o Sábio.

Sementes de ervilha-de-açúcar nos escritos de cientistas, na vida de políticos e em contos de fadas

Pesquisa de ervilha por cientistasGraças ao desenvolvimento industrial do século 17 ao 19, as ervilhas são amplamente utilizadas como cultura agrícola em massa. Esta planta incrível é de interesse não apenas entre os camponeses, mas também entre escritores e cientistas.

O trabalho publicado de G. Mendel sobre os princípios gerais da hereditariedade foi escrito com base na pesquisa sobre o cruzamento e cultivo de várias gerações de ervilhas.

Princesa com ErvilhaE foi escrito em 1835 por G.H. O conto de Andersen sobre a busca pela verdadeira princesa, a ervilha, de fato, se tornou o personagem principal.

Já em 1906, havia mais de 250 variedades de ervilha-de-açúcar no mundo, que se tornaram extremamente populares nos Estados Unidos e na Europa. Na Rússia, em 1913, sob as safras dessa cultura, havia até um milhão de hectares de terras aráveis. Mesmo casos curiosos daqueles anos testemunham a distribuição de ervilhas e seu papel na rotação de culturas.

Levado no início do século XIX pela agronomia, o presidente dos Estados Unidos Thomas Jefferson, entre outras hortas, cultivava muitas variedades de ervilha-de-açúcar perto de sua casa, considerando essa planta extremamente importante na nutrição humana.Pea Seeds Prince Albert

Na horta ainda em funcionamento em Monticello, você pode comprar um saco de sementes Prince Albert, que já foi cultivado pelo terceiro presidente.

É curioso que as próprias ervilhas, depois de tanta atenção da chefia do país, tenham entrado realmente no cardápio diário de muitos americanos. Mas no final do século 19, as ervilhas causaram a morte de um enorme navio. O cargueiro seco que havia passado pelos arrecifes, em cujo porão a água vazou pelo buraco, depois de um tempo foi literalmente despedaçado pelas ervilhas inchadas que constituíam a carga do navio, como uma explosão.

Cultivo de variedades de ervilha-de-açúcar e ervilhas no mundo

Até o século passado, a maior parte da safra mundial de ervilha consistia em cultivares de ervilha com folhas duras de feijão maduro.

Hoje, as plantações são dominadas por variedades açucareiras de ervilhas, que podem ser consumidas em conjunto com uma vagem delicada, totalmente desprovida da camada dura como o papel encerado.

Monumento às ervilhasIsso foi facilitado pelo desenvolvimento de tecnologias para enlatar e congelar ervilhas verdes, bem como a possibilidade de semeadura mecanizada, rega e colheita de ervilhas. Em termos do tamanho da área ocupada por ervilhas com casca, hoje o Canadá lidera, enquanto na província de Saskatchewan existe um monumento que representa esta planta.

Os principais produtores mundiais de ervilhas verdes são a China e a Índia, a União Europeia está ligeiramente atrás deles. Além de ser um produto alimentar valioso, a ervilha também é usada para fazer ração animal e amido, proteínas e plásticos. As variedades modernas de ervilha têm melhores rendimentos do que antes, resistência a doenças e mais germinação. Portanto, com taxas de semeadura mais baixas de ervilhas, é possível obter rendimentos estáveis ​​de ervilhas suculentas e grãos de açúcar gourmet, bem como variedades para armazenamento de longo prazo e processamento em cereais e farinha.

Fertilizante vivo, ou o que plantar depois das ervilhas

Usando ervilhas como adubo verdeMas o mais interessante sobre a ervilha é que ela enriquece o solo com nitrogênio, vital para as plantas. Esta propriedade incrível é usada na agricultura e hortas caseiras.

Depois de cultivar ervilhas, até várias dezenas de gramas de nitrogênio por metro permanecem na zona do sistema radicular da planta.

Podem ser colhidas até três safras de ervilhas por safra, cuja tecnologia agrícola é extremamente simples. As partes verdes da ervilha também são ricas em nitrogênio, o que possibilita o cultivo desse tipo de leguminosa como adubo verde e fertilizante natural antes, depois e até junto com outras plantas cultivadas.

O que plantar depois da ervilha, que espécie vai se beneficiar com a proximidade dessa cultura? O mais interessante é que as ervilhas como antecessoras no jardim são perfeitamente percebidas por todas as plantas, e cenouras, pepinos, nabos e alface, repolho, batata e milho, salsa e muitas outras plantas podem facilmente coexistir com elas. Se você plantar sementes de ervilha-de-açúcar ao lado de tomates, alho e cebola, as plantas sofrerão opressão mútua.

Vídeo ervilha

Jardim

casa

Equipamento