Dandelion Wine Making Secrets

vinho de dente de leão ensolarado Poucas pessoas sabem, mas um vinho perfumado de dente-de-leão pode ser feito a partir de uma simples planta selvagem. Enólogos experientes gostam de sua preparação. A bebida é famosa por seu aroma perfumado e cor dourada. Muitas pessoas chamam de vinho ensolarado. Receitas fáceis de seguir o ajudarão a preparar uma bebida com baixo teor de álcool e verdadeiramente deliciosa.

Propriedades e dicas de cura

bebida incrível

O vinho dente-de-leão é preparado no verão e usado não só em festas festivas, mas também para fins medicinais. A planta contém vitaminas do grupo A, magnésio, potássio e cálcio. Tem um efeito benéfico no sistema nervoso e ajuda a combater a insônia. A bebida também ajuda na tosse, para isso se toma meio copo uma vez ao dia.

As propriedades curativas do vinho também dependem dos ingredientes adicionais incluídos na composição. Além de dentes-de-leão, você pode adicionar ervas, frutas e mel... Esses componentes fornecem vitaminas úteis à bebida.

Antes de usar, certifique-se de que não há reações alérgicas aos componentes incluídos na composição. As crianças não devem beber nada!

Aqui estão algumas dicas úteis para tornar o sabor do seu vinho melhor:

  1. Para cozinhar, você deve usar as pétalas da planta. Inflorescências inteiras são permitidas na receita clássica, mas quando adicionadas, o sabor da bebida ficará azedo.
  2. Caules e folhas de dente de leão não são adicionados ao vinho. Esta parte da planta contém muito suco e tem um gosto amargo.
  3. A melhor época para colher flores é no final de maio e no início do verão. Em dias secos, as plantas murcham e contêm menos vitaminas.
  4. Você precisa coletar dentes-de-leão durante o dia, quando suas inflorescências são reveladas ao máximo. De manhã e à noite as flores fecham-se, não se recomenda o seu uso desta forma para a elaboração do vinho.
  5. Não colha plantas mesmo depois da chuva. As flores molhadas perdem a forma e se desintegram rapidamente.
  6. Você precisa usar dentes-de-leão maduros, nos quais as pétalas são facilmente separadas. Flores muito jovens não funcionam; elas terão um sabor amargo na bebida acabada.
  7. O açúcar nas receitas pode ser totalmente substituído pelo mel. Isso tornará o vinho ainda mais saudável e saboroso.
  8. Em vez de passas, é permitido o uso de massa fermentada de vinho. Este método é menos natural, mas mais eficaz.

Receita clássica

preparação de flores dente de leãoExistem muitas receitas para fazer vinho de dente-de-leão. O clássico é simples e não requer muito tempo de preparação. A peculiaridade de tal bebida está em um sabor adocicado e ácido e um aroma rico e brilhante.

Para cozinhar, você precisa de um mínimo de ingredientes:

  • flores de camomila - cerca de um quilograma;
  • água - 1,5 l;
  • açúcar - 1 kg;
  • passas - 15 gramas.

Você precisa usar passas não lavadas. Isso é necessário para a fermentação natural da bebida.

Estágios:

  1. Primeiro você precisa preparar a planta. Para isso, as flores são lavadas e passadas por um moedor de carne. Você pode usar um liquidificador.
  2. Coloque o dente de leão esmagado em um recipiente fundo. É melhor se for de vidro.
  3. Despeje o mingau resultante com metade do açúcar e deixe em infusão por dois dias. Após esse tempo, a planta dará suco.estágios de fazer vinho
  4. As flores precisam ser socadas com uma colher. Adicione o açúcar restante ao espaço vago.
  5. Despeje 500 ml de água e mexa bem. Insista em outro dia.
  6. Coe a mistura por uma peneira. Dilua o suco de flor doce com o restante da água, acrescente as passas e despeje nos potes.
  7. Instale um selo d'água e deixe fermentar.
  8. Coe antes de usar.

Em média, a fermentação demora cerca de dois meses, após os quais o vinho está pronto a ser utilizado. No entanto, vinicultores experientes aconselham a infusão do vinho por pelo menos três meses. Para eles, o sabor da bebida é melhor revelado dessa forma. O vinho de dente de leão é armazenado por três anos.

Vinho de dente de leão com limão e mel

vinho de dente de leão com mel e limãoEsta bebida é especialmente útil para resfriados. Propriedades curativas limão e o mel o tornam um verdadeiro depósito de vitaminas úteis. O vinho é doce, com um ligeiro sabor azedo.

É necessário:

  • dente de leão - jarra de um litro;
  • água - 3 l;
  • passas - um copo;
  • açúcar - 600 gramas;
  • mel - 500 gramas;
  • 2 limões grandes.

Estágios:

  1. Nesta receita, você não precisará da flor em si, mas de suas pétalas. São preliminarmente cortadas e lavadas em água corrente com peneira.
  2. Então você precisa adicionar a planta ao vaso e despejar um litro de água.
  3. Leve a mistura para ferver e deixe ferver em fogo baixo por meia hora.
  4. Coe o caldo acabado e despeje em um recipiente fundo.
  5. Adicione açúcar, mel, passas e suco de limão.
  6. Despeje em dois litros de água fervente. Mexa bem.
  7. Despeje em garrafas e instale um selo d'água.

Depois disso, a bebida é infundida por vários meses. Em seguida, recomenda-se coar o vinho, despeje em garrafas e coloque em um local escuro. A bebida já está pronta para beber, mas ficará bem saborosa em alguns meses. O prazo de validade não é superior a três anos.

Receita para fazer vinho de dente de leão com hortelã e erva-cidreira

O vinho com a adição dessas ervas resultará não só saboroso, mas também saudável. A bebida tem efeito relaxante e acalma o sistema nervoso.

preparação de pétalas de dente de leão para processamentoPara prepará-lo, você precisa:

  • pétalas de dente de leão, Melissa e hortelã - em quantidades iguais de 300 gramas;
  • água - 1,5 l;
  • açúcar - 1 kg;
  • passas - 35 gramas.

Melhor usar hortelã fresca e erva-cidreira. O uso de ervas secas é permitido, mas a bebida será menos aromática.

Estágios:

  1. Enxágüe as pétalas da flor com uma peneira.
  2. Despeje a água em uma panela, adicione o dente-de-leão e as ervas.
  3. Ferva por alguns minutos e depois continue cozinhando por 4 minutos.
  4. Adicione meio quilo de açúcar, mexa bem e deixe pegando fogo por mais alguns minutos.
  5. Em seguida, coar o caldo, adicionar o açúcar restante e as passas. Mexer.
  6. O vinho está pronto para infusão. Após a fermentação, deve ser filtrado antes do uso.fermentação de vinho dente de leão

Uma bebida à base de vinho com erva-cidreira e hortelã deve ser infundida por pelo menos cinco meses. Assim, as ervas revelarão melhor suas propriedades. O vinho acabado pode ser armazenado sem abrir por mais de três anos.

Vinho com dente-de-leão e laranja

vinho de dente de leão com laranjaEste vinho é realmente ensolarado. O dente-de-leão em combinação com as laranjas confere à bebida final um sabor suculento e uma cor rica e brilhante. Vale a pena tentar cozinhá-lo uma vez e ele se tornará um de seus favoritos.

É necessário:

  • pétalas de dente de leão - 1,5 kg;
  • água - 4 l;
  • açúcar - 1 kg;
  • passas - meio copo;
  • quatro principais laranja.

Estágios:

  1. Despeje a planta com um litro de água fervente, acrescente as raspas de laranja. Insista por um dia.pétalas de dente de leão preparadas
  2. Coe o caldo, leve ao lume e leve para ferver.
  3. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Deve dissolver-se completamente.
  4. Despeje o suco de laranja espremido na hora no futuro vinho, acrescente as passas não lavadas.
  5. Despeje em potes, enquanto instala um selo d'água.
  6. Deixe fermentar em local escuro.
  7. Coe antes de usar.

Devido ao conteúdo de vários citrinos, este vinho pode ser guardado até dois anos. Deve ser insistido por pelo menos dois meses.

o vinho está pronto para beberAs receitas para fazer vinho de dente-de-leão não são complicadas, qualquer um pode dominá-las. Todos os ingredientes necessários estão disponíveis, nenhuma ferramenta especial necessária. Se a bebida for preparada de acordo com a tecnologia e deixá-la fermentar corretamente, ela ficará saborosa, espumante e aromática.

Jardim

casa

Equipamento