Cuidado domiciliar meticuloso com a araucária e reprodução da cultura

assistência domiciliar para araucária Um maravilhoso abeto interno é um destaque elegante de um escritório ou interior residencial. Para cultivá-la, você precisa descobrir o que é cuidar da araucária em casa e seguir as regras. Em seu ambiente natural, a cultura cresce no hemisfério sul. A Ilha Norfolk, localizada entre a Austrália e a Nova Zelândia, é considerada sua terra natal. Como é a araucária na natureza? O que há de tão especial em uma planta de casa? Iremos em direção ao Pólo Sul para conhecer o exótico exótico de coníferas.

Características externas da araucária

araucária de interior

Em sua terra natal, a cultura de coníferas atinge no máximo 90 m de altura. Possui ramos ásperos e extensos, cobertos por muitas agulhas de cor verde claro. Eles exalam um agradável perfume resinoso. Os biólogos contam 21 tipos de cultura.araucária em estado selvagem

Aqui estão apenas algumas opções populares:

  • Chilena (nas plantas jovens, uma ampla coroa piramidal se forma na superfície do solo);araucária chilena
  • Budvilla espinhosa (parte do tronco de uma árvore adulta não tem galhos);araucaria budvilla
  • Brasileiro (a coroa parece um guarda-chuva aberto);araucaria brasileira
  • Em forma de cunha (caracterizada por ramos curtos);
  • Heterophylla (cultivada em casa).araucaria heterophylla

A elegante araucária de abetos de interior atinge no máximo 2 m de altura. O principal motivo é a falta de condições ideais. No entanto, a cultura é muito atraente. Ela tem uma copa que se espalha e galhos fofos, cobertos por agulhas verdes brilhantes de uma estrutura macia. A Araucária libera fitoncidas no espaço, que ajudam a purificar o ar.

espinha de peixe em miniaturaDe lado, a árvore lembra uma miniatura de árvore de Natal com um tronco reto e galhos que se estendem a partir dele em ângulos retos. Eles são cobertos com casca de resina escamosa. A forma da coroa depende diretamente do tipo de cultura local. Na maioria das vezes há uma versão piramidal ou guarda-chuva.

Em seu ambiente natural, crescem árvores masculinas e femininas, que produzem cones de diferentes pesos.

Cuidando da araucária em casa

assistência domiciliar para araucáriaAs safras de coníferas há muito atraem a atenção das pessoas. Sua grandeza e vegetação imaculada são freqüentemente associadas à eternidade. Algumas sempre-vivas estão sendo cultivadas em vasos. Mas isso exigiu muito mais esforço. Em primeiro lugar, era preciso criar um microclima adequado na sala e um cuidado decente para a araucária em casa. Vamos considerar cada um deles em etapas.

O aquecimento central causa ar seco, privando a planta da umidade necessária.

"O sol é uma fonte de calor e luz"

luz do diaAssim disse a toupeira cega do desenho animado "Thumbelina". Ele não precisa disso, é claro. No entanto, para as plantas, o sol é a fonte da vida. Da mesma forma, uma árvore doméstica em vaso (araucária) sem luz suficiente perde seu efeito decorativo e pode até parar de crescer. Mas é preciso equilíbrio aqui, já que os raios escaldantes do sol podem destruir a cultura.

exuberante araucáriaAraucária é melhor "instalar-se" perto de janelas voltadas para leste ou oeste. Caso esta opção não seja possível, a luz difusa é feita por meio de cortinas de tule ou transparentes. Na estação quente, o vaso é levado para o quintal, onde as árvores decíduas criam uma sombra parcial confortável. Residentes de prédios de apartamentos podem mover o abeto para a varanda.

Uma vez a cada 7-10 dias, a planta é girada 90 ° para que a luz incida sobre ela de diferentes lados.

Modo de temperatura de conforto

regime de temperatura para araucáriaO sucesso no desenvolvimento da araucária de interior depende diretamente do microclima em que o abeto está localizado. As altas temperaturas geralmente levam, na melhor das hipóteses, à eliminação das agulhas. Se nada for feito, a planta pode até morrer.

araucária no terraço no verãoNa primavera, verão e início do outono, a temperatura ideal em um escritório ou sala de estar não deve exceder + 22 ° C. No inverno, o abeto de interior prefere um habitat fresco. Normalmente, é transferido para uma sala de luz não aquecida, onde a temperatura é mantida de +2 a + 12C

Em casos extremos, o microclima pode ser mantido pela ventilação frequente da sala onde a árvore está localizada.

Criando um ambiente tropical

água sedimentadaPara cultivar araucária com sucesso em casa, é importante controlar os níveis de umidade. Para isso, é regularmente regado e pulverizado com água sedimentada à temperatura ambiente. Geralmente contém menos sais de cálcio, que retardam o desenvolvimento da cultura.

Regue a árvore enquanto a camada superficial do solo seca. Ao mesmo tempo, a estagnação da água não é permitida, o que leva à decomposição do sistema radicular da araucária. Na estação fria, a planta é pulverizada todos os dias com um borrifador. O procedimento é necessário para plantas que "moram" em uma sala com aquecimento central. O solo é regado à medida que seca.

Alimentação oportuna

fertilizante para araucária“Na floresta nasceu uma árvore de Natal”, como se canta numa velha canção infantil, que indica um solo fértil. Porém, este não é o caso em casa. Sem alimentação adequada, o solo se transformará em um "pântano salgado". Os fertilizantes são aplicados a cada 3 semanas durante a estação de crescimento. Especial adequado minerais... No entanto, a dosagem é reduzida cerca de 2 vezes.

No inverno, a planta conífera não precisa de alimentação.

Formação de uma coroa estilosa

a formação da coroa da araucáriaVamos tentar imaginar uma árvore com 50 m de altura e circunferência do tronco de 1 m, que cresce em um apartamento ou escritório. Isso não acontece em um espaço fechado. No entanto, mesmo um jardineiro inexperiente pode criar uma planta majestosa em casa.

Para obter uma coroa "estilosa", a árvore doméstica é cortada. Por exemplo, para controlar a altura da colheita, a parte superior é removida. Como resultado, ele deixa de "ascender ao céu" e os ramos aumentam de largura. Para fortalecer o sistema radicular, os rebentos laterais são cuidadosamente cortados. A mesma tecnologia é usada ao criar uma árvore. bonsai.

Aconselha-se a realização de podas higiênicas em caso de aparecimento de ramos secos e danos na planta por pragas.

Transplante e criação de araucária dentro de casa

mudas de araucáriaO abeto crescente da sala traz muitas emoções positivas. Afinal, uma planta perene se encaixa perfeitamente em qualquer interior. Exala um perfume resinoso e purifica o ar da sua casa. Para iniciar várias dessas safras, os especialistas sugerem 2 maneiras simples: semear sementes e estacas. Claro, o processo de criação de araucária em casa requer esforços especiais. Isso é especialmente verdadeiro para semear.processo de transplante de araucária

Na maioria das vezes, o método de cultivo de araucaris a partir de sementes é usado por cientistas que cultivam coníferas em estufas.

Propagação de sementes

sementes de araucária

O material de plantio é comprado em lojas de varejo especializadas e eles tentam começar a trabalhar imediatamente:

  • a areia é totalmente aquecida em um forno a uma temperatura de 220 ° C;
  • pequenos potes são desinfetados com uma solução de permanganato de potássio;
  • encher os recipientes com o substrato resfriado;
  • espalhe as sementes pressionando-as levemente com os dedos.

mudas de araucáriaDe cima, as colheitas são regadas com água sedimentada à temperatura ambiente. Cubra os potes com papel alumínio ou vidro transparente. Eles são levados para uma sala onde a temperatura é mantida a pelo menos + 24 ° C. A tampa é removida periodicamente para remover a condensação. A camada superior de areia é umedecida regularmente. Após 5 semanas, surgirão mudas, que serão regadas com pulverizador. Caso contrário, o fraco sistema de raízes das mudas pode travar e a planta morrer.A araucária cresce muito lentamente, por isso os jardineiros são muito pacientes enquanto ela se transforma em uma árvore estilosa.

Versão acelerada - cortes

enraizamento de estacas de araucáriaVocê também pode cultivar araucária em casa usando mudas. O material de plantio é retirado de uma planta adulta, cortando-se a parte superior dela. A parte inferior do galho é tratada com estimulador de enraizamento, após o que é plantado em pequeno vaso com areia calcinada. Cubra o topo da muda com um frasco ou corte uma garrafa de plástico. Em seguida, ele é levado para uma estufa ou uma sala onde a temperatura é mantida pelo menos + 25 ° C.

Após 2-3 meses, a cultura criará raízes. Em seguida, o pote é transferido para a casa e a araucária é ajudada a aclimatar. Para fazer isso, remova o frasco diariamente por 3-4 horas. Com o tempo, novas agulhas se formam no cabo. Agora é hora de transplantar a araucária para um vaso maior e uma nova composição de solo.drenagem em uma panela

Consiste em componentes:

  • húmus de folha (1 hora);
  • relva (1 hora);
  • areia (2 horas)

transplante de araucáriaA drenagem é feita no fundo do recipiente usando seixos, argila expandida ou cascalho fino. A planta é colocada em um local com muita luz. Água à medida que a camada superficial do solo seca. Os ramos são pulverizados periodicamente. Com tanto carinho, logo aparecerá na casa um abeto de interior, originário da Ilha de Norfolk, no Oceano Pacífico.

Tendo estudado as regras para cuidar da araucária em casa, podemos correr para a floricultura para comprar a planta. A majestosa árvore irá deliciar-nos com uma exuberante vegetação e aroma, se a regar a tempo e arruma num canto confortável. Não vamos esquecer de aparar a cultura a tempo de formar uma coroa estilosa. E se queremos criar araucária, vamos seguir os conselhos de especialistas. Que a beleza perene traga verdadeira paz para nossas casas.

O que é interessante em cuidar da araucária em casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento