Você sabe quais tipos e variedades de abacaxis existem na natureza?

Planta pertencente ao gênero Ananas comosus var. comosus A história do relacionamento dos europeus com o abacaxi começa em 1493, quando os espanhóis que desembarcaram na América Central descobriram nas ilhas frutas suculentas até então desconhecidas. Um pouco mais tarde, a polpa cristalizada e os próprios abacaxis foram enviados ao Velho Mundo, onde o sabor agridoce de uma iguaria bizarra caiu ao gosto dos coroados e da nobreza.

Em poucas décadas, o abacaxi foi trazido para as colônias asiáticas e africanas, onde o clima local era muito adequado para uma planta tropical. Ao mesmo tempo, o cultivo de plantas foi estabelecido na América do Sul e Central, bem como em estufas e estufas europeias.

Obviamente, o desejo por frutas mais doces, maiores e mais suculentas existia naquela época. Assim, os ancestrais das variedades modernas de abacaxi surgiram já no século XVIII e, no início do século XX, o trabalho de seleção de frutas tropicais entrou a todo vapor. Isso foi facilitado pela criação de grandes empresas dedicadas tanto ao cultivo do abacaxi quanto ao seu processamento. O centro de pesquisa é um instituto de pesquisa especializado em abacaxi localizado no Havaí. E o plantio se espalhou para os estados do sul dos Estados Unidos, incluindo a Flórida.

Plantação de abacaxi na Flórida

Desde então, os abacaxis cultivados mudaram drasticamente, pois não apenas o peso das frutas individuais aumentou, mas as pessoas também aprenderam a obter frutas com menos ácidos e mais açúcares. Mas, ao mesmo tempo, todas as variedades de abacaxi cultivadas em plantações na Costa Rica, Filipinas, Gana, EUA, Vietnã ou Austrália são plantas pertencentes ao gênero Ananas comosus var. comosus.

Ananas comosus var. comosus

Abacaxis de diferentes variedadesComo outras variedades, o abacaxi de crista grossa é uma erva perene da família das bromélias, e o fruto amado por muitos é um fruto suculento que, dependendo da espécie e da variedade, pode ter diferentes formas, tamanhos e pesos. Se as plantas da variedade Giant Kew amadurecem frutos que pesam até 10 kg, então os mini abacaxis criados no sudeste da Ásia quase não têm núcleo duro, mas não pesam mais que 500 gramas.

A classificação do comércio internacional é baseada na existência de vários grandes grupos de variedades de abacaxi. São eles Smooth Cayenne, Spanish, Queen, Abacaxi e Pernambuco. Como o trabalho de melhoramento está em andamento, além dessas classes, surgem outras variedades e variedades.

Grupo de variedades de abacaxi "Smooth Cayenne"

Grupo Smooth Cayenne PineappleO primeiro, o grupo mais extenso de "Smooth Cayenne" - é principalmente plantas cultivadas no Havaí e em Honduras. Também frutas exóticas de abacaxi com sinais característicos de pertencer a este grupo varietal podem ser encontradas nas Filipinas e em Cuba, em plantações na África do Sul e no México. A planta lisa da Caiena tem um pedúnculo curto, no qual, amarelando gradualmente do fundo ao escoamento, amadurecem frutos com peso de 1,5 a 3 kg. A polpa do abacaxi é densa, amarela-clara, rica em ácidos e açúcar, o que confere ao fruto um certo picante.

Muitas vezes, a colheita das plantas deste grupo varietal é utilizada não apenas para a venda fresca, mas também para a produção de frutas em conserva. Não é surpreendente que até 90% das conservas de frutas do mundo sejam produzidas a partir das variedades incluídas no grupo. Em comparação com outras variedades, os abacaxis do grupo de variedades Smooth Cayenne demoram mais para se desenvolver e também podem ser atacados por pragas e doenças comuns nas plantações.

Grupo Varietal CayenneO grupo de variedades Cayenne inclui muitas variedades independentes:

  • Baron de Rothschild;
  • G-25;
  • Dominguo;
  • Gaimpew;
  • Maipure;
  • Sarawak;
  • La Esmeralda;
  • Hilo;
  • Kew;
  • Champaca;
  • Amritha;
  • MD-2.

Ao mesmo tempo, plantas e frutas de variedades diferentes que fazem parte do mesmo grupo podem ser muito diferentes umas das outras. Por exemplo, o abacaxi Champaca, que produz frutas comestíveis, mas verdadeiramente anãs, é cultivado como planta de casa. E os abacaxis Kew são gigantes que pesam de 4 a 10 kg, que crescem apenas em plantações.

Abacaxi champakaDentre as variedades desse extenso grupo, destacam-se os abacaxis Amritha com folhas pontiagudas espinhosas e frutos cilíndricos de 1,5 a 2 kg, afilando-se para o fundo. Do momento do plantio ao florescimento de uma planta desta variedade de abacaxi, passam de 13 a 15 meses. A casta distingue-se pela formação de uma pequena roseta compacta na parte superior da fruta. As próprias frutas exóticas, o abacaxi verde, têm uma cor verde uniforme, que muda para amarelo quando a fruta está pronta para ser cortada.

A espessura da casca chega a 6 mm, e a polpa amarelo-claro sob ela é densa, estaladiça, sem fibras perceptíveis. Os abacaxis Amritha se distinguem por sua baixa acidez e aroma rico.

Quase 50% do mercado mundial de abacaxi fresco vem da variedade MD-2, que, segundo especialistas, é considerada o padrão para o mercado internacional.

Variedades de abacaxi MD-2O cultivo da cultivar de abacaxi na América Central e do Sul começou em 1996, época em que as plantas mostraram que podem frutificar de forma consistente. Frutas de alta qualidade têm:

  • alto teor de açúcar;
  • forma cilíndrica lisa;
  • baixo teor de ácido;
  • peso médio de 1,5 a 2 kg.

Os frutos MD-2 destacam-se por uma vida de prateleira muito longa, de até 30 dias, o que possibilita o transporte de frutas exóticas de abacaxi por longas distâncias sem perda de qualidade.

Variedade de abacaxi kewNo entanto, a planta não pode ser chamada de ideal. MD-2 é mais suscetível à podridão e requeima do que a variedade de abacaxi Kew.

Grupo de variedades de abacaxi "espanhol"

Grupo de variedades espanholas de abacaxiO segundo grupo de variedades de abacaxi é denominado "espanhol". O abacaxi vermelho espanhol é cultivado ativamente na América Central. As principais safras vêm de Porto Rico. Normalmente essas frutas, principalmente para exportação, pesam de 1 a 2 quilos. Sob a dura casca avermelhada, que deu origem ao nome do grupo, encontra-se uma polpa amarelo-clara ou quase branca, com aroma suave e estrutura bastante fibrosa em comparação com as variedades de pimenta de Caiena. O abacaxi espanhol parece quase quadrado quando cortado.

O grupo espanhol inclui variedades:

  • Pina blanca;
  • Espanhol vermelho;
  • Cabezona;
  • Enlatar;
  • Valera Amarilla Roja;

As plantas destas e de outras variedades incluídas no grupo deliciam-se com frutos de 1 a 10 kg, principalmente ananás de mesa, de sabor ligeiramente inferior às variedades de sobremesa. Isso se traduz em polpa mais firme e menos açúcar.

O grupo Queen também inclui muitas variedades de abacaxi notáveis, por exemplo:

  • Natal Queen;
  • Macgregor;
  • Z-Queen.

O abacaxi dessas variedades pode ser reconhecido por sua casca esverdeada. A roseta consiste em pequenas folhas decoradas com espinhos ao longo da borda. O peso médio de tal fruto não ultrapassa 1,5 kg e a polpa apresenta uma cor amarelo brilhante.

Os gourmets observam que, comparando o abacaxi africano com o sul-americano, é difícil dar preferência a uma ou outra fruta. Isso se deve à diferença de gosto. O abacaxi da África do Sul não é tão doce, mas sua acidez é inferior à das variedades nativas do continente americano. Os melhores abacaxis Natal Queen com uma polpa de sobremesa quase laranja são cultivados na África do Sul.

Grupo de abacaxis de crista grande "Abacaxi"

Grupo Abacaxi de abacaxi de crista grandeSob o nome de grupo único Abacaxi, as variedades são combinadas com polpa clara ou quase branca e suculenta que não apresenta sinais de lignificação. As variedades mais famosas aqui são:

  • Kona Pão de Açúcar;
  • Black Jamaica;

A maioria das plantações de abacaxi Pão de Açúcar está no México e na Venezuela. Os frutos são baixos em acidez, ricos em suculência e doçura. A massa desse abacaxi pode variar de 1 a 2,7 kg.

Além dos grupos e variedades listados, existem muitos outros de importância regional.Por exemplo, na Austrália, há 150 anos, vem sendo realizado seu próprio trabalho de criação, a partir de experimentos iniciados no século 19 na Inglaterra. Hoje, aqui se cultiva um grupo varietal original, cujos frutos são procurados em todo o país.

Também conhecida é a variedade de abacaxi pernambucano de origem brasileira. Apesar de não armazenarem bem, esses abacaxis são muito procurados devido ao alto teor de açúcar e à excelente qualidade dos frutos em pequenas porções.

Na Ásia, as variedades locais são muito difundidas, que incluem o abacaxi tailandês Tard Sri Thong e Sriracha, a variedade de Maurício da Índia, bem como o abacaxi anão bebê extremamente popular, que se distingue por uma polpa uniforme, suculenta e muito doce.

Abacaxi variedade pernambucanaOs mini abacaxis ou Baby produzem frutos com apenas 10-15 cm de altura, cujo diâmetro de migalhas é de cerca de 10 cm, mas com um tamanho modesto, o sabor de um fruto em miniatura não é de forma alguma inferior a um grande. Ao mesmo tempo, o abacaxi tem uma polpa delicada, aromática e doce que não possui inclusões duras, como todas as frutas de tamanho padrão.

Ananas comosus var. comosus não é a única subespécie que produz frutos comestíveis. Embora outras variedades de abacaxi não possam ser comparadas ao abacaxi de crista grande em doçura e tamanho da fruta, essas plantas são procuradas e são cultivadas para bebidas com baixo teor de álcool, fibras, bem como para decoração e plantas de casa.

Em primeiro lugar, as seguintes variedades de Ananas comosus atuam nesta capacidade:

  • Ananassoides;
  • Erectifolius;
  • Parguazensis;
  • Bracteatus.

Ananas comosus var. Bracteatus

Ananas comosus var. BracteatusA subespécie, também conhecida como abacaxi vermelho, é uma planta nativa da América do Sul. Ainda hoje, espécimes silvestres dessa variedade podem ser encontrados no Brasil e na Bolívia, Argentina, Paraguai e Equador.

Plantas com cerca de um metro de altura se destacam por suas cores vivas, combinando listras de cores quase brancas e verdes densos. As folhas são decoradas com espinhos afiados ao longo da borda. Se o abacaxi desta subespécie for cultivado em local bem iluminado, os tons rosados ​​passam a predominar na cor de sua roseta e de seus frutos. É por esse recurso que a planta tem esse nome.

Abacaxi vermelhoA floração do abacaxi vermelho praticamente não difere de como o restante das subespécies de Ananas comosus floresce. E a fertilidade das plantas é muito superior à do abacaxi de crista grande.

Devido à sua folhagem invulgar e ao brilho de toda a planta, Ananas bracteatus é um ananás ornamental cultivado pelos seus pequenos frutos vermelhos. No jardim, as plantas podem ser utilizadas como sebe ou em canteiros de flores e, na casa, o ananás vermelho vai decorar qualquer interior.

Ananas comosus var. ananassoides

Ananas comosus var. ananassoidesO abacaxi dessa variedade também é originário da América do Sul, ou seja, Brasil, Paraguai e Venezuela. Nas regiões tropicais e no leste dos Andes, plantas de 90 a 100 cm de altura são bastante comuns tanto em condições de savana, onde há falta de umidade, quanto em florestas úmidas e sombreadas ao longo do leito de rios na Guiana e na Costa Rica.

Esta subespécie de abacaxi silvestre é amplamente difundida e seus frutos anões atraem a atenção de jardineiros e amantes da cultura interna para a planta. Uma característica distintiva do abacaxi decorativo é a quase completa ausência de caule, folhas duras e pontiagudas, de 90 a 240 cm de comprimento e inflorescências avermelhadas de 15 centímetros.

O fruto desse abacaxi sul-americano pode ser globular. Mas, mais frequentemente, em hastes flexíveis finas, hastes de frutas cilíndricas alongadas são formadas. A polpa é branca ou amarelada no interior, fibrosa, doce com pequenas sementes castanhas.

Abacaxis ornamentais das variedades erectifolius e parguazensis

Abacaxis ornamentais das variedades erectifolius e parguazensisA grande variedade de abacaxi brilhante, como outros membros do gênero, é nativa da América do Sul e é encontrada em vários países da região. Embora os mini abacaxis, que amadurecem nas plantas, não tenham valor comercial, a cultura é ativamente cultivada em jardins e dentro de casa.

Existem diversas variedades de abacaxi desta subespécie, a mais popular das quais é mostrada na foto "Chocolate".

Abacaxi chocolateA subespécie de abacaxi parguazensis não é muito comum.A maior parte da população de crescimento selvagem é encontrada na Colômbia, norte do Brasil e Venezuela, Guiana, e a planta também é encontrada na Guiana Francesa. O traço característico da planta pode ser considerado folhas suaves irregulares e plumas poderosas nas mudas minúsculas de abacaxi ornamental.

Abacaxi florescendo e crescendo em casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento