Cultivar o abeto em uma panela lhe dará prazer e deleite com o resultado

crescendo abeto em uma panela Cultivar o abeto em uma panela está muito na moda hoje. Uma árvore conífera perene com um aroma agradável pode ser mantida em um apartamento ou uma casa de campo e usada no lugar de uma árvore de Natal. Em casa, não cresce tão rápido quanto na rua. O abeto numa panela cresce anualmente cerca de 5 cm. Parece ótimo tanto na sala de estar como no escritório.

Para conteúdo doméstico, você precisa escolher espécimes de anões. É melhor se estas forem variedades resistentes à geada, então a árvore pode ser mantida na varanda. Mas não deve ser completamente aberto, porque o caroço de terra e as raízes no recipiente congelam mais rápido do que em terreno aberto. Isso não deve ser esquecido.

Propagação de sementes

mudas de abeto

Uma árvore perene não é difícil de crescer a partir de sementes. Este processo não é muito difícil.

Para este grão:

  1. Colhido de botões totalmente maduros. Mas antes de plantar sementes de abeto, elas devem ser mantidas na geladeira por cerca de um mês (a estratificação é realizada).
  2. Antes do plantio, as sementes são embebidas por 20-24 horas em água em temperatura ambiente.
  3. São semeadas no outono ou na primavera, mas é preferível plantar em abril. Não há necessidade de enterrar profundamente os grãos.
  4. O solo com a semente é mantido em estado úmido em uma estufa (sob um filme, uma jarra).
  5. Quando aparecem os brotos com as primeiras folhas, o filme é removido.
  6. Brotos de 8 a 10 cm de altura são transplantados cada um para um recipiente separado, para mergulho.colheita de mudas é necessária

Mesmo que seja planejado plantar espécimes no local no futuro, é melhor mantê-los em vasos durante os primeiros 3 anos.

Propagação por estacas

propagação de mudas de abetosAntes de cultivar um abeto de um galho, você deve saber que durante a propagação vegetativa, as mudas criam raízes por um longo tempo - de vários meses a um ano.

Todo o processo consiste em várias etapas:

  1. Primeiro, os brotos adultos lenhosos são selecionados.
  2. Corte as estacas com 10-12 cm de comprimento.
  3. A parte inferior é limpa das agulhas, mergulhada em uma solução estimulante.
  4. As mudas são colocadas em uma mistura bem umedecida de turfa e areia e cobertas com uma película, que só é retirada após o enraizamento.

Embora o abeto na panela seja muito pequeno, ele é cultivado na sala. Mas como uma árvore é um verdadeiro fígado comprido, capaz de crescer por mais de cem anos, você terá que comprar uma banheira e um suporte decorativo com rodas para ela com o tempo. Isso torna mais fácil mover uma planta adulta.

Transplante de uma muda comprada

transplante de abetoSe uma muda de abeto foi comprada nos meses de inverno, você não deve se apressar para transplantá-la. É necessário mantê-lo um pouco nas mesmas condições em que cresceu antes. Se o armazém ou o viveiro fosse frio, a muda deve ser colocada na varanda por vários dias. Em seguida, no contêiner nativo, mova-o para o local onde planeja mantê-lo permanentemente. E só então o transplante deve ser iniciado.

Muitos estão interessados ​​em saber o quanto o abeto cresce. Em uma panela, aumenta cerca de cinco centímetros por ano. Então, mais cedo ou mais tarde, ele terá que ser transplantado para um campo aberto. E lá ela pode viver por mais de cem anos.

O abeto não gosta de correntes de ar, é melhor escolher um lugar escuro e fresco para ele, mas ele crescerá em uma janela bem iluminada. Antes de replantar a planta, deve-se regá-la bem para que o substrato fique úmido e bem saturado de água.

Seleção de potes

escolhendo uma panela de abetoA drenagem em uma panela de abeto é necessária.Quando o coma de terra fica superumedecido e a água estagnada, suas raízes apodrecem muito rapidamente. Para o cultivo do abeto em vaso, deve-se ter em mente que o novo recipiente deve ser 5-10 litros maior que o "nativo". Junto com o torrão de terra, a muda é simplesmente transferida para um novo recipiente e a quantidade necessária de solo é adicionada.

Um grande pote tem várias vantagens:

  • a árvore nele é mais estável;
  • o solo permanece úmido por muito tempo;
  • não há necessidade de replantar a planta com freqüência, basta trocar o vaso a cada 3 anos.

O período mais favorável para o replantio do abeto é setembro ou outubro.

Solo de abeto

solo nutriente para abetoNem todo solo é adequado para o abeto de interior. Para cultivar uma árvore em uma banheira, você precisará de um solo nutritivo, mas neutro, em casos extremos, ligeiramente alcalino. Na natureza, esta árvore conífera prefere crescer em áreas argilosas. O solo deve ser leve. Pode ser comprado pronto (para coníferas) ou preparado a partir de uma mistura de terra folhosa, areia de rio, argila com adição turfa.

É importante garantir que o colo da raiz não se afunda durante o plantio. Deve ficar nivelado com o solo.

Cultivo de abeto em uma panela: regar e fertilizar

Abeto regadorApós o transplante da planta, o solo deve ser bem umedecido. Você pode simplesmente colocar a panela em uma tigela com água por 1-2 horas e depois deixar escorrer pelos orifícios na parte inferior. O abeto é regado à medida que a terra seca, para que a água não se acumule na panela, caso contrário, suas raízes começarão a apodrecer. Mas também é impossível secar o pedaço de terra: a árvore crescerá devagar, a cor das agulhas ficará pálida. A água deve ser despejada na base do tronco do abeto.

É benéfico borrifar a árvore algumas vezes por semana. É lavado periodicamente no chuveiro para remover a poeira. Para evitar que a umidade evapore tão rapidamente, a superfície da terra pode ser polvilhada com uma pequena camada de serragem, adubo de agulhas.

Após cerca de 2 semanas após o replantio, a planta deve ser fertilizada. Especialmente para as culturas de coníferas, a fertilização é produzida na forma de grânulos. As plantas jovens raramente são fertilizadas: até os dois anos de idade, o abeto não pode ser alimentado, mas depois aumentará lentamente de crescimento e ficará mais suscetível a doenças.

Podando e modelando a coroa

formação de coroa de abetoAo cultivar o abeto em um vaso, muitos cultivadores na primavera podam a planta para que sua copa fique limpa e de forma regular. Embora não seja necessário. A árvore já tem belos contornos. O principal é que todos os ramos secos sejam removidos em tempo hábil. No outono, para deixar a planta mais exuberante, basta arrancar os botões centrais dos brotos.

Doenças e pragas

doença de abetoA fragrante árvore perenifólia é bastante resistente a infecções ou insetos, mas também pode adoecer, como evidenciado, antes de tudo, pela mudança na cor das agulhas, seu amarelecimento.

Devido ao transbordamento, é afetado por um fungo. Para salvar o abeto, você deve tratá-lo com uma solução. sulfato de cobre concentração de 1%, transplante em solo novo e ajuste a irrigação. O líquido bordalês também é adequado para processamento contra o apodrecimento, a uma taxa de 200 g por 10 litros de água.

De insetos em uma planta perene:

  • toupeira;
  • pulgão (fir hermes);
  • rolos de folha pineal.

Pulgões sugam todo o suco das agulhas, o que leva a uma mudança em sua cor. As agulhas são cobertas por uma flor amarelada ou verde clara. Os insetos adultos são visíveis a olho nu. Com as larvas tudo fica um pouco mais complicado. Um produtor inexperiente pode não notá-los. Em caso de dano por algum inseto, a árvore é tratada com inseticidas. Para fins de prevenção, a pulverização é realizada a cada primavera. As soluções dos preparados Antio e Rogor têm-se comprovado bem: 20 g de qualquer um deles devem ser diluídos em 10 litros de água.

Antes de começar um abeto em casa, você precisa se certificar de que não é alérgico aos seus óleos essenciais. Se o corpo tolera facilmente esse cheiro de coníferas, uma beleza perene deve ser instalada em sua casa. Além disso, cuidar de um abeto não é difícil.

Jardim

casa

Equipamento