A composição única dos grãos de damasco, seus benefícios e malefícios para o corpo humano

amêndoas de damasco Desperdício de frutas - esta é a definição mais recebida pelos caroços de damasco, cujos benefícios e malefícios não são levados em consideração. Muitos nem mesmo percebem como os grãos de damasco estão difundidos na medicina, na cosmetologia e na culinária. O que há de especial nos caroços de damasco e como eles são mais bem usados?

Leia também o artigo: delicioso receita de geléia de damasco.

Composição de grãos de damasco

amêndoas de damasco descascadas

Os ossos contêm:

  • vitaminas (B17, PP);
  • minerais (ferro, potássio, fósforo, cálcio, magnésio);
  • ácido cianídrico;
  • 0 g de proteína, 27,7 g de gordura, 56,3 g de carboidratos (por 100 g de grãos).

Falando sobre os benefícios e os perigos dos grãos de damasco, não se pode deixar de mencionar o óleo produzido na base deles. Além disso, os grãos de algumas variedades contêm até 70% de óleo comestível. Este produto, por sua vez, é rico em:

  • ácidos graxos (linoleico, palmítico, oleico);
  • fosfolipídios;
  • vitaminas (A, C, B, F);
  • tocoferóis.

O conteúdo calórico dos grãos de damasco é de 440 kcal por 100 g de produto. Portanto, eles são frequentemente recomendados para atletas consolidarem a massa.

Caroços de damasco: propriedades úteis e contra-indicações

O caroço do damasco, escondido atrás da casca, contém toda uma gama de substâncias valiosas e tem um sabor peculiar, mas não repulsivo. Os benefícios e malefícios do caroço de damasco são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Vale a pena começar com propriedades positivas. Em primeiro lugar, o caroço de damasco é um agente anti-helmíntico e antiparasitário natural. Ele também contém substâncias que têm um efeito positivo no sistema cardiovascular.

vitamina B17 em caroços de damascoA presença de vitamina B17 transforma grãos de damasco em "matadores" naturais de células cancerosas. Esta vitamina contém cianeto, que ajuda a matar as células cancerosas.

Quanto mais amargo for o osso, mais vitamina B17 ele contém.

É importante conhecer as propriedades benéficas e as contra-indicações das sementes de damasco. Em particular, os grãos de damasco contêm ácido cianídrico, que em grandes quantidades se torna um veneno. Amargor forte indica uma alta concentração de veneno orgânico. A razão para o gosto amargo da amigdalina é a fonte do ácido cianídrico. Portanto, o uso descontrolado de sementes de damasco pode causar intoxicações. O problema pode ser causado pela ingestão de 20-40 g do produto.

Os danos aos grãos são minimizados se forem pré-fervidos ou secos no forno. Sob a influência de altas temperaturas, os componentes prejudiciais serão destruídos.

Os núcleos de damasco velhos podem ser perigosos. Isso ocorre porque o conteúdo de cianeto aumenta com o tempo. Portanto, não é recomendado tomá-los.

separação de sementes maduras de damascoOs caroços de damasco são contra-indicados em:

  • diabetes mellitus;
  • doenças hepáticas;
  • problemas com a glândula tireóide;
  • gravidez.

Os sinais de envenenamento geralmente aparecem 5 horas após a ingestão do produto. Uma ampla gama de sintomas pode indicar envenenamento. Em primeiro lugar, são: letargia, dor de cabeça, náuseas e cólicas estomacais. Em casos graves, podem ocorrer convulsões, desmaios ou insuficiência cardíaca aguda.

Aplicação de grãos de damasco

separação de grãos frescosO remédio. O óleo de caroço de damasco é a base de muitos medicamentos. Os próprios ossos são considerados "quimioterapia" natural.Mas é importante saber tirar caroços de damasco para o câncer. O cianeto, que está contido no núcleo, destrói as células cancerosas em pequenas doses, mas as células saudáveis ​​começam a sofrer em grande quantidade.

Você não pode consumir mais do que alguns grãos por dia. Sua recepção é melhor complementada com suas frutas favoritas.

Os grãos de damasco, preparados como chá, são usados ​​para doenças cardiovasculares. Eles também são úteis para bronquite e doenças do trato respiratório superior. O alto teor calórico dos grãos de damasco permite que sejam recomendados como suplemento alimentar para grandes esforços físicos.

Óleo de damasco amplamente utilizado em cosmetologia. As substâncias nele contidas têm um efeito benéfico sobre a pele, retardando o seu envelhecimento e melhorando o estado das unhas e dos cabelos.

damasco e amêndoaCulinária. Você pode comer caroços de damasco? A resposta, claro, é sim. Além disso, os caroços de damasco são frequentemente usados ​​por chefs pasteleiros para fazer glacê, caramelo, doces, iogurtes, cremes, sorvetes, waffles e vários doces. Os grãos de algumas variedades de damascos são usados ​​como substitutos das amêndoas.

Chefs experientes recomendam adicionar caroços de damasco esmagados a compotas, geléias, produtos assados ​​e sorvetes. Isso dá ao prato um sabor distinto de damasco.

Os danos e benefícios das sementes de damasco estão intimamente relacionados à saúde de uma pessoa em particular. Portanto, certifique-se de consultar seu médico antes de usar este produto.

Leia também o artigo: benefícios das cerejas para o corpo humano!

Vitamina B17 em caroços de damasco - vídeo

Comentários
  1. Natália

    Depois de ler atentamente os estudos de E. Griffin, expostos no livro "Um Mundo sem Câncer", refaça seu artigo, porque você não pode saber nada sobre a propriedade B17! Para nós, amadores, é para isso que servem os fatos e pesquisas profissionais e científicos.

  2. Alexandre

    Estou escrevendo sobre sementes de damasco, úteis para o câncer. Eu tenho câncer de próstata e tenho diabetes mellitus, li que é contra-indicado em diabetes, faço radioterapia, dá para comer pelo menos um pouco desses ossos

    • Olga

      Os caroços de damasco em quantidades limitadas para diabetes são úteis até mesmo, mas somente após consulta a um endocrinologista. Para reduzir o efeito negativo, podem ser pré-calcinados no forno. A dose diária de sementes não deve exceder 20 peças.

Jardim

casa

Equipamento