É importante saber aparar Kalanchoe

Kalanchoe Blossfeld Kalanchoe é uma planta que pode ser vista em muitos apartamentos. E há uma explicação para isso: quase todas as suas variedades são despretensiosas e capazes de exercer um efeito curativo no corpo. No entanto, mesmo as flores mais exigentes precisam em bom atendimento de Kalanchoe... isto rega, fertilização, soltura do solo, poda. A poda é um processo simples, mas para não prejudicar a flor é necessário saber podar o Kalanchoe, nomeadamente a sequência do procedimento e o melhor momento para tal.

O que é a poda de Kalanchoe em casa e por que ela é necessária?

Arbusto Kalanchoe podado de dois anos

A poda de Kalanchoe é a remoção do excesso de folhas ou pedúnculos. É necessário dar à flor uma forma bem arredondada. Crescendo na forma de um pequeno arbusto, a planta parece mais original do que um caule longo e fino com ramos caóticos que se estendem para cima.

Formação de planta necessáriaAlém da finalidade decorativa, a poda de Kalanchoe em casa é necessária para criar as condições mais favoráveis ​​para a vida das plantas. A seiva acumulada dentro da flor é distribuída uniformemente pelos processos, preenchendo as folhas. A planta torna-se suculenta e mais resistente ao ressecamento e murchamento.

Faca utilitária adequada para apararA poda Kalanchoe é de três tipos:

  1. inicial;
  2. preventivo;
  3. após a floração.

É melhor usar uma faca de mesa afiada ou lâmina de papelaria para aparar a flor. Retirar as folhas manualmente pode danificar a planta e fazer com que ela murche.

Como cortar Kalanchoe dependendo do tipo de flor

A segunda floração do Kalanchoe aparadoDependendo do Variedades de Kalanchoe as regras de poda também são diferentes. Até o momento, mais de 200 variedades de plantas são conhecidas, no entanto, poucas podem crescer em casa. A variedade mais comum é a Blossfeld, que floresce com flores vermelhas brilhantes. A poda das folhas excedentes pode ser feita em quantidades ilimitadas. Mesmo se você cortar todos os ramos e folhas adventícias, deixando apenas um "toco", depois de um tempo esta flor estará novamente coberta com folhas grossas.

Laciniata cresce após a podaA situação é mais complicada com as variedades Kalanchoe, com flores brancas e amarelas desabrochando. Essas variedades são bastante raras e extravagantes. A remoção excessiva de folhas pode ser prejudicial para a planta. Antes de beliscar Kalanchoe de espécies raras, é necessário determinar com precisão sua variedade.

Como regra, a poda competente de Kalanchoe é indolor para uma flor. Porém, no caso de ferimento no caule em forma de podridão, é necessário borrifar neste local uma pequena quantidade de cinza de madeira.

Poda inicial e preventiva

Formar um jovem arbustoUma planta jovem deve ser pinçada quase imediatamente, assim que criar raízes e começar a crescer. Em cada um dos rebentos Kalanchoe, é necessário cortar uma - duas folhas superiores. Esta é a poda inicial da flor. Além disso, conforme necessário, a poda profilática já ocorrerá: novos brotos aparecerão no local da divisão, nos quais as folhas se formarão. Este procedimento deve ser repetido até que a planta adquira uma forma arredondada ou espessa.

Se você tiver alguma dúvida, pode assistir a um vídeo sobre como cortar Kalanchoe em qualquer estágio de seu crescimento.

No inverno, principalmente, a partir de novembro, é aconselhável interromper a poda. O procedimento pode ser retomado no final da primavera, porém, nessa época a flor pode desabrochar, e então a poda já estará contra-indicada.

A poda profilática pode ser realizada assim que novas folhas se formem nos brotos. Você não precisa esperar que eles cresçam.

Durante a formação inicial de uma flor, ela não deve ser mantida em uma sala muito iluminada. Na luz forte, a planta cresce rapidamente, como resultado o seu crescimento excessivo ocorre.

Poda Kalanchoe após a floração

Colhida após a floração de KalanchoeApós a floração, a poda da Kalanchoe é feita não apenas para remover o excesso de folhas, mas também para liberar a flor dos pedúnculos. As folhas são removidas, como na poda normal: uma ou duas folhas externas nos caules.

Pedúnculos com flores no KalanchoeAntes de podar o Kalanchoe após a floração, você precisa se certificar de que todas as suas flores estão completamente murchas. Os pedúnculos devem ser retirados bem na base para que a planta não comece a apodrecer. Eles devem ser removidos cada um após cada floração da planta.

Arbusto Kalanchoe podadoEste procedimento estimula o novo crescimento de hastes prontas para florescer. Após a conclusão da poda de Kalanchoe após a floração, a planta precisa de um período de descanso. Este é o momento de reduzir a irrigação e garantir que não haja luz solar direta. O tempo que a flor leva para voltar aos seus sentidos é de cerca de 20 a 40 dias.

É melhor podar as folhas e os pedúnculos pela manhã, de preferência antes do meio-dia.

A poda oportuna do Kalanchoe fornecerá um arbusto rico e exuberante com floração regular. A poda adequada é a saúde da flor.

Vídeo sobre Kalanchoe

Comentários
  1. Natália

    Olá! Eles apresentaram o Kalanchoe no dia 8 de março, transplantaram para um vaso maior, floresceu e cresceu lindamente, e no início de agosto ele começou a soltar as folhas, a princípio pensei que o gato estava mastigando, e então vi que a planta estava doente ... não encontrei informações úteis para mim na Internet ... não sei o que fazer para curar a planta. Eu ficaria muito grato por sua ajuda.

    • Natali

      Pode haver três razões: composição inadequada do solo, má irrigação e pragas no solo. Em qualquer caso, sua planta precisa ser transplantada com urgência para outro solo e tratada contra pragas. Ao transplantar, examine cuidadosamente o sistema radicular, remova as partes danificadas, enxágue com uma solução de permanganato de potássio, polvilhe as seções com cinza de madeira. As folhas e a copa da planta também são tratadas contra pragas. Coloque o vaso de flores em local livre e bem ventilado.

      • Elizabeth

        Natália! Olá! Por favor me diga como cortar minha beleza corretamente? Metade das flores já murcharam e caíram

        • Natali

          Uma linda flor. Eu geralmente corto para formar um arbusto parecido com uma bola. Nas estacas, eu removo o pedúnculo e enraizo as próprias estacas. Criam-se bem e logo começam a florescer. Gosto de plantar essas belezas em vasos compridos. Acontece que são mini-canteiros de flores.

          • Elizabeth

            Muito obrigado!))

  2. Helena

    Olá, para remover flores desbotadas depois que todas desbotaram - tudo significa: são todas flores completamente ou significa tudo no mesmo tronco?
    caso contrário, terei que esperar muito tempo quando todos irão murchar, metade já desbotou e a outra metade ainda está com botões e flores no auge da vida
    Obrigado!

    • Natali

      Apenas inflorescências desbotadas são removidas. Isso possibilita que a planta gaste energia racionalmente usando suas forças.

  3. Nonna

    Olá! Minha flor cresceu a partir de um pequeno rebento formado a partir de uma inflorescência. A flor cresceu em menos de meio ano. E agora é um arbusto de folhas pequeninas, e não tem galhos grossos, por isso caem e tenho que amarrar. O pote para ele, em princípio, não é pequeno, e se você transplantar, então eles falaram e eu li, só na primavera. Diga-me o que fazer com isso? Se você cortar o topo de sua cabeça? Quão?

  4. Alyona

    Olá! Eles me deram um broto de Kalanchoe. Ele cresce a partir do cânhamo. Aos poucos, as folhas inferiores começaram a cair e secar. Quero transplantar e não sei como - junto com este cânhamo e raízes, ou é é melhor separá-lo?

    • Natali

      É difícil dizer qualquer coisa sem uma foto.

      • Alyona

        Estranho, anexei uma foto

        • Natali

          Tente empurrar suavemente o solo perto do caule. Parece-me que existem pequenas raízes. A queda de folhas pode ser devido a uma doença no toco da árvore. Você definitivamente precisa desconectar ou fazer uma revisão completa da raiz do cânhamo. Se o galho tiver raízes próprias, fique à vontade para separar, replantar e alimentar sua planta. É muito pálido e o caule é muito fino. Após o transplante, regue a planta com uma solução de iodo (2 gotas de iodo por 1 litro de água).

  5. Helena

    Diga-me, a planta é muito alongada, você precisa podar. Não sei exatamente como e quando, por favor me diga. Florescendo agora, tenho medo de estragar a floração

    • Olga

      Em todo caso, é tarde demais para cortar a planta agora, e é uma pena. Dê ao Kalanchoe a oportunidade de florescer completamente, e só então você deve rejuvenescer o arbusto. Eu cortaria o caule ao meio, porque não tem rebentos laterais. Por que você precisa de uma vara longa florescendo? E assim o resto do tronco principal (e até agora o único) caule começará a se arbustos e, com o tempo, um arbusto compacto e exuberante se formará.

  6. Diana

    Olá! Meu Kalonchoe está doente, não sei mais o que fazer. Eles deram para a floração há seis meses, sem saber, não fiz nada com ela depois que sumiu, apenas transplantei para um vaso maior. As folhas novas não têm tempo de crescer, as velhas murcham e se enrolam. Quando comecei a amarelar, parei no parapeito de uma janela ensolarada, coloquei na mesa à sombra, mas só piorou. Pode ser revivido ou a flor está morta?

    • Olga

      Parece que o seu Kalanchoe está com falta de nutrientes. Tente alimentá-lo com fertilizantes complexos para a floração. Dos remédios populares, você pode usar uma solução de iodo (1-2 gotas por litro de água). Funciona bem em flores de interior e peróxido de hidrogênio - 2 colheres de sopa. eu. adicione a droga (concentração 3%) a 1 litro de água. Regue o Kalanchoe com a solução resultante a cada 5 dias, também é adequado para pulverizar folhas.
      Se após a alimentação a situação não mudar, é necessário transplantar a flor em solo fresco, inspecionando o sistema radicular para apodrecimento e removendo as folhas secas. Para prevenção (e na presença de raízes podres), trate Kalanchoe com um fungicida.

  7. Marina

    Bom Dia. Eu li sobre a poda de Kalanchoe, mas não entendi o que fazer a seguir.
    Eu tinha uma cópia tão grande.
    Floresceu linda e abundantemente, mas os ramos mais baixos estavam nus e terríveis.
    Cortei todos esses galhos e arranquei o jovem, do velho havia tocos ramificados, de onde saiu um monte de bebês (até agora 4 mm de tamanho)

    • Olga

      Uma vez que um novo arbusto crescerá a partir de brotos velhos, você pode formá-lo por sua própria vontade. Se você não tocar nos brotos jovens, eles crescerão novamente e começarão a murchar. E se você beliscar, obterá um arbusto compacto e exuberante. Deixe crescer um pouco mais e corte a parte superior. Com o tempo, novos ramos aparecerão nas axilas das folhas. Eles, por sua vez, também precisarão ser beliscados quando ficarem mais longos.

  8. Marina

    Aqui está um toco com crianças. Agora espere como eles crescem e beliscam cada um?, E aumentam a divisão em dois e beliscam novamente?

  9. Marina

    Então espere como essas crianças vão crescer e beliscar? E então eles vão começar a crescer em dois e beliscar de novo ??

  10. Antonina

    Olá! Diga-me o que fazer com a flor. Eu tirei os brotos. E agora, em um ano, os caules longos cresceram. Cortar e como? Agora é novembro.

    • Olga

      A poda e a pinça são recomendadas no período primavera-verão, mas posso compartilhar minha experiência.Ontem eu belisquei o jovem Kalanchoe, e um mês atrás eu cortei o topo de uma planta adulta e apenas coloquei lado a lado em um vaso (não havia vaso de flores livre). Então, agora tanto esta ponta quanto a planta aparada já mostraram pequenas folhas jovens. Portanto, não tenha medo, experimente, Kalanchoe cresce muito rapidamente. Se os brotos forem muito longos, eles podem ser cortados ao meio e os topos cortados podem ser enraizados.

  11. Vencedor

    Boa tarde! Quero ouvir alguns conselhos de como cortar esse Kalanchoe após a floração. Ele floresce pela primeira vez, tive medo de cortar para não danificá-lo. Mas e agora?

    • Olga

      Quando o Kalanchoe floresceu completamente, as plantas jovens podem ser pinçadas em diferentes níveis, por exemplo, uma após a terceira folha, a segunda após a quarta, etc. Ou é possível na mesma altura, veja se gosta. Já para o galho velho com caule já lignificado, é melhor cortá-lo mais baixo, mesmo assim, as folhas da parte inferior já caíram e as novas não vão crescer, mas depois de um corte cardinal, os galhos laterais vão ativamente aparecer. E mais uma coisa - eu teria plantado arbustos novos - há muitas plantas neste vaso, se você deixar tudo, elas podem ficar apertadas quando começarem a arbustos.

  12. Vencedor

    obrigado pela resposta, Olga! a segunda foto mostra galhos antigos pendurados, então removê-los completamente?

    • Olga

      Eu cortaria todo aquele galho, que sumiu completamente - brotos novos sairão do toco. E no segundo galho lignificado e levemente torto, você pode deixar cerca de 1/3 e tentar nivelá-lo substituindo um suporte, ou cortá-lo para um tronco plano. Não se preocupe, a flor cresce bem e rapidamente, especialmente na primavera. Até cortei o meu no inverno e depois cresci.

  13. Vencedor

    galhos velhos que pendem, também cortados pela raiz?

  14. Vencedor

    Muito obrigada pelo conselho, Olga. Vai ser útil para mim, vou esperar até que desapareça e vou fazer isso.

    • Olga

      Sempre feliz em ajudar. Lindas tulipas, obrigado por compartilhar a foto.

      • Vencedor

        boa tarde Olga! e Kalanchoe ainda está em flor, e estou esperando com um machado para cortá-la. milagres, está florindo desde o ano novo.

        • Natali

          Remova as inflorescências mortas com parte do caule. Assim, gradualmente, você formará sua flor e desfrutará de seu desabrochar. A planta é confortável, então te deixa feliz.

  15. Ksenia

    Olá, diga-me o que fazer?

    • Olga

      Está tudo bem, é que seu Kalanchoe está muito esticado. Talvez ele não tenha luz. Tudo pode ser facilmente corrigido por poda e os topos cortados podem ser enraizados.

      • Ksenia

        Obrigado, mas como cortar?

        • Olga

          Sem ambigüidade, os brotos que já estão pendentes devem ser cortados mais curtos. É um arbusto ou vários amarrados juntos? Se houver muitas plantas, plante-as em vasos separados, caso contrário, quando começarem a ramificar, terão pouco espaço. Se esta é uma planta, parece-me que o meio é muito grosso e alguns ramos podem ser removidos completamente. Não tenha medo de encurtar, Kalanchoe tolera facilmente um corte de cabelo e cresce rapidamente, formando rebentos laterais.

  16. Eleanor

    Olá. Eu tenho um Kalanchoe Degremona. Em um vaso, a planta se esticou - como resultado, um caule nu vindo de baixo, mas há um topo. Como ser. Corte todas as plantas até ao toco e aguarde novos rebentos ou corte a parte superior e ponha água para que apareçam as raízes?

    • Olga

      Por que não fazer dois em um? Se o tronco for muito longo e "careca" na parte inferior, corte-o, deixando um pequeno toco com cerca de 1 / 3-1 / 4 de altura do que era. E o topo com folhas do corte “pau” também pode ser separado e enraizado.

      • Eleanor

        Obrigado. Vou tentar ambos.E eu gostaria também de transplantar, mas fiquei meio confuso na sequência das ações: primeiro cortar, depois transplantar os cotos, ou vice-versa, primeiro transplantar completamente, depois cortar? Agradeço antecipadamente

        • Olga

          Combinei poda e transplante em meu Kalanchoe. O arbusto estava muito alto e caiu, não adiantava replantar todo o arbusto, então cortei imediatamente. Nada, tudo emperrou: tanto novas mudas quanto matas exuberantes já exibem em tocos velhos. Talvez isso não seja totalmente correto, mas na prática percebi que Kalanchoe é uma das plantas mais responsivas em termos de poda e replantio.

          • Eleanor

            Muito obrigado!

  17. Olesya

    Olá, este tipo de beleza cresceu de um rebento, está a florir há 4 meses, a flor esticou-se fortemente, segura-se pelas treliças para flores, como cortá-la correctamente quando murcha para que não cresça em comprimento mas como um arbusto exuberante? Agradeço antecipadamente!))

    • Natali

      Você realmente tem uma flor muito bonita. Assim que a floração terminar, corte do topo às primeiras folhas grandes ou mesmo um tronco denso. Ao remover as flores secas, o caule pode ser enraizado. Com o tempo, novos ramos aparecerão nos troncos remanescentes das axilas das folhas, que mais tarde darão nova floração.

      • Olesya

        Muito obrigado)

  18. Alexandre

    Olá, Kalanchoe está crescendo há mais de um ano no peitoril da janela, não foi cortado, raramente foi regado, não foi para a escuridão, é muito claro no peitoril da janela. A planta cresceu o suficiente, as folhas foram muito esmagadas. Queria fazer a planta voltar ao normal, mas não sei como consertar a situação. Diga-me quais etapas você precisa realizar. Desde já, obrigado.

    • Natali

      Tente postar uma foto para entender a situação e fazer recomendações específicas.

  19. valeria

    Olá. Comprei um Kalanchoe de 3 anos para tratamento, mas meu objetivo era primeiro transplantá-lo para um vaso em crescimento. Porém, o caule da planta ficou enorme e torto, tive até que colocar a planta em um grande balde d'água (só assim fica de pé). O rebento superior dará raízes se for cortado para transplante? Precisa ficar preso no solo (pelo que eu sei, depois de seco + carvão ativado) ou basta colocá-lo na água e ele vai dar raízes? Obrigado.

    • Natali

      Parece um pouco com uma planta de três anos. Eu tentaria obter 2 plantas separadas cortando a parte superior com uma altura não superior a 10 cm. Você pode segurá-la em uma solução de fermento ou tratar o corte com um porta-enxerto e imediatamente plantá-lo no solo sob um capô. Plante a parte inferior restante em um vaso fundo, aprofundando a parte curva junto com a raiz no solo. Com o tempo, novos ramos aparecerão nos seios da folha e a planta assumirá uma forma compacta. Deixe o topo crescer até 15 cm e aperte o ponto de crescimento.

  20. Alexandre

    Aqui está uma foto.

    • Olga

      Como o arbusto não foi pinçado, seus galhos realmente se esticaram, e as folhas foram esmagadas, porque o arbusto é bem grosso. Aqui você pode usar dois métodos: rejuvenescer a planta ou cortá-la radicalmente. Para o rejuvenescimento, você precisa cortar os mais belos cortes apicais e enraizá-los - então, em breve, você poderá obter vários Kalanchoe novos, jovens e cheios de força, que já crescerão grandes.
      E se é uma pena jogar fora o arbusto velho, você pode simplesmente cortá-lo bem. Remova completamente os brotos mais finos e curvos e encurte os ramos roliços, até mesmo os ramos em 2/3 de seu comprimento - logo você verá novos brotos. Há duas flores crescendo em um vaso ou uma Kalanchoe é tão bifurcada? Se houver dois, é melhor plantar em vasos diferentes para que não fiquem apertados quando começarem a crescer para os lados.

  21. Júlia

    Como dar forma à minha flor? Por favor, avise.

    • Olga

      Anexe uma foto.

  22. Anna

    Olá! Por favor, informe se você precisa cortar e enraizar os topos e quanto cortar? Além disso, as folhas inferiores começam a amarelar, o que está faltando? Obrigado!

    • Natali

      Eu cortaria todos os topos e os torceria para novos arbustos viçosos. Claro, você está muito atrasado com a formação, mas você pode tentar obter um belo arbusto de uma planta velha. Há mais de uma planta no vaso. enraizar a parte superior das estacas e descartar as inferiores. A altura dos ramos restantes não ultrapassa 15 cm, podendo o transbordamento ser a causa do amarelecimento das folhas. Neste caso, faça uma pausa na rega e aguarde o aparecimento de novos rebentos nas axilas das folhas. Trate os pecíolos que ficam no vaso com um fungicida, por precaução.

      • Anna

        Muito obrigado! Contei 10 copas, é melhor enraizar cada um em um vaso separado ou você pode plantar várias copas juntas?

        • Natali

          Amo plantar plantas com flores em vasos longos. Nesse caso, você pode plantar várias plantas ao mesmo tempo. Quando eles crescem e florescem, é uma beleza incomum.

          • Anna

            Muito obrigado pelo seu conselho! Diga-me a que distância é melhor plantar as pontas cortadas num vaso comprido?

            • Natali

              Se eu planto em uma linha, então a uma distância de 15 cm. Se em um padrão quadriculado ou em zigue-zague, então 20 cm. Eu gosto mais da segunda opção, então o canteiro de flores acaba sendo mais magnífico. Parece espetacular quando plantas com cores diferentes são plantadas.

  23. Anna

    Me perdoe, você ainda pode perguntar se sabe que tipo de planta é?

    • Natali

      Você tem Sansevieria trifasciata Hahnii com listras prateadas. As pessoas chamam a linguagem da sogra.

  24. Diana

    Olá! Diga-me se preciso fazer algo com minha planta ou deixá-la sozinha? Não floresce, mas o outono cresceu como uma bola verde

    • Olga

      O que você queria fazer com ele? Um arbusto muito bonito, eu não tocaria nele. Bem, talvez, corte os ramos mais longos e alongados. E então deixe-o crescer. Meu Kalanchoe também teimosamente se recusa a florescer dentro de casa, só quando eu o planto fora, ele floresce.

  25. Bugatti__ _

    Olá, diga-me que tipo de Kalanchoe é e quando é melhor e em que locais é melhor beliscar a planta? Estarei muito grato!

    • Natali

      A planta se parece com Blossfeld. Qual das variedades pode ser dita após a floração. Você pode apertar o topo agora.

      • Bugatti__ _

        Muito obrigado, 1 linha no topo ou 2 linhas?

        • Natali

          Opcional

  26. Anastasia

    Bom Dia!
    Uma flor foi herdada, de acordo com o formato das folhas, concluiu-se que era uma Kalanchoe
    Eu transplantei, cortei a ponta dos centímetros em 5. Diga-me, por favor, o que fazer a seguir?

    • Olga

      Este é realmente um Kalanchoe e você fez a coisa certa para cortá-lo. Eu também beliscaria as pontas desses dois talos - eles já começaram a se esticar. Você não precisa fazer nada de especial com ele. Basta colocar a flor em uma janela bem iluminada e ela gerará ativamente os ramos laterais. Eu até belisco o meu no inverno se ele esticar, caso contrário, na primavera, ele simplesmente não vai caber no parapeito da janela.

  27. Ter esperança

    Qual é o estado das minhas flores? Em outubro, beliscado. O que fazer com uma haste nua?

    • Olga

      O que há para fazer, porque folhas novas, infelizmente, não vão crescer abaixo. O meu Kalanchoe também fica assim no inverno, embora reparei que não depende da iluminação. Um na janela sul com um tronco vazio, o segundo no norte. Eu geralmente deixo como está, especialmente com tops como este.É uma pena cortar, mas de repente quer florescer. Rebentos muito longos podem ser beliscados para que também se ramifiquem. Você obterá essa árvore para si mesmo e, na primavera, apenas a rejuvenescerá.

  28. Alyona

    Olá! Cortei as flores há um mês, mais ou menos depois do final da floração, agora a planta parece muito triste, murcha. Diga-me como salvá-lo?
    Obrigado!

    • Olga

      Talvez você tenha transfundido? Os arbustos cortados geralmente não precisam de tanta umidade quanto antes do procedimento. Tente tirá-lo do solo, olhe as raízes e transplante. Remova todas as peças em decomposição e podres. Pode ser tratado com fungicida para prevenção.

  29. Alyona

    Olga,
    Eu transplantei e reguei apenas uma semana depois. Eu rego a cada 7-10 dias, isso é muito?
    Você precisa cortar todas as folhas e galhos que apodrecem, certo?

    • Olga

      Não, não é sempre, a menos que eles fiquem na janela norte - eu tenho molhado lá por mais tempo. Olhe o solo, se estiver seco, regue. E você precisa cortar os restos de pedúnculos e folhas secas. Se aparecerem novas folhas, as velhas de baixo podem simplesmente "se afastar", o principal é que o arbusto não apodreça. Há muito tempo que desisti do meu e não presto atenção no inverno - tudo está bem no verão, mas antes do inverno as folhas começam a secar e a esfarelar. Mas novos crescem, não tenho tempo para borbulhas.

  30. Alyona

    Olga, boa tarde!
    Podar todas as folhas / galhos secos e em decomposição. O terreno ficou muito seco, então aparentemente não havia irrigação suficiente. Diga-me como ser agora, por favor.

    • Natali

      Normalize a rega. Para restaurar, use uma solução de iodo (3 gotas por 1 litro de água).

  31. Ter esperança

    Que bom que não toquei nas minhas flores, agora são tantos botões, estou esperando o desabrochar. Então o que devo fazer com eles quando florescer? Devo remover os talos à medida que secam? Comprei pote comprido quando dá para transplantar, senão os atuais já são pequenos. Talvez depois da floração, apare os troncos nus e transplante?

    • Natali

      Deixe-os deliciar você com seu florescimento. Corte os botões desbotados. Transplante na primavera. Será possível ceifar e plantar estacas, deixando parte da flor para o surgimento de novos ramos.

      • Alyona

        E o meu é assim, hoje eu belisquei tudo completamente, fiz folhas grandes e que não esticavam de beliscar)

Jardim

casa

Equipamento