Como plantar uma tília em uma casa de verão?

como plantar uma tília Para transformar o local, você precisa planejar cuidadosamente onde essas ou aquelas árvores estarão. Portanto, antes de plantar uma tília, deve-se levar em consideração suas dimensões. Isso é muito importante, pois a árvore é capaz de cobrir as plantas vizinhas com seus galhos espalhados. Assim, retardando seu crescimento.

Linden: descrição da árvore e seus tipos

árvore de tília no parque

Linden é uma planta muito popular. A árvore é incrivelmente popular em todo o mundo. Existem mais de 30 espécies diferentes na natureza. Eles diferem entre si em tamanho, forma da coroa.

Existem tílias com mais de 300 anos.

Tipos principais:

  1. Caucasiano. A árvore atinge 40 m de altura. A coroa é bastante redonda, limpa. Os rebentos jovens diferem dos adultos na cor da casca. Eles têm uma tonalidade avermelhada. Esta espécie cresce na Ásia e no Cáucaso.
  2. Manchu. Este tipo de tília geralmente cresce com hastes múltiplas. Em altura, um espécime adulto não ultrapassa os 20 m. Esta é uma árvore resistente à geada que tolera perfeitamente quedas bruscas de temperatura. A Linden é cultivada na região de Amur e no Extremo Oriente.
  3. Prata ou feltro. O tipo de placas decíduas é diferente. Em tília prateada, são recobertos com penugem fina. Uma árvore cresce até 30 m de altura. Na maioria das vezes, ele pode ser encontrado nas terras da Rússia.
  4. Folhas pequenas. Esta é a espécie mais popular que pode ser encontrada em todas as regiões do nosso país. A tília de folhas pequenas também é resistente ao gelo. Cresce até 30-40 M. Tudo depende do local de plantio.
  5. Folhas grandes (folha larga). A árvore possui uma copa esférica. As folhas são pequenas. Sua largura não ultrapassa 25 cm e cresce muito rapidamente. As árvores maduras atingem 40 m de altura. A espécie de folha larga cresce em solos ligeiramente ácidos e alcalinos.

A tília de folhas grandes pode crescer 45 cm de altura em um ano.

Escolha de um local de pouso

local de plantio de tíliaLinden pertence a árvores despretensiosas. Mas, apesar disso, deve-se ter em mente que ela adora muita luz. Recomenda-se escolher um local para plantio com solo drenado. Nesse caso, o solo pode não ser fértil. A árvore se desenvolve bem em solos arenosos e fertilizados com húmus.

Ao plantar uma tília, deve-se levar em consideração que sua durabilidade se vincula à qualidade do procedimento realizado.

As melhores mudas criam raízes em um novo lugar se forem plantadas em um dia frio e úmido o suficiente.

Portanto, a época ideal para o plantio de tília é o outono.

Como plantar uma tília no outono

plantio de tília no outonoPara plantar, você pode usar árvores compradas ou escavá-las perto de uma árvore adulta. A maioria dos brotos pode ser vista no cinturão da floresta ou na floresta. Eles toleram facilmente o movimento em longas distâncias, de modo que a probabilidade de as mudas não criarem raízes é minimizada.

Estágios do plantio de uma árvore:

  1. A primeira coisa a fazer é cavar um buraco. A largura e a profundidade da cavidade devem estar dentro de 50 cm.
  2. Antes de plantar uma tília no local, é necessário colocar no fundo do recesso drenagem... Podem ser seixos, tijolo vermelho amassado. Também é bom usar pequenos pedaços de ardósia. A camada de drenagem não deve exceder 15 cm.
  3. Polvilhe a drenagem por cima com húmus e superfosfato. Para cada muda, será suficiente o uso de 50 a 60 g do medicamento.
  4. Em seguida, despeje o substrato preparado por cima. Eles fazem isso de 1 parte de terreno gramado e 2 partes de areia com húmus. É importante garantir que a acidez do solo não ultrapasse 7,5 pH.
  5. A distância entre as mudas deve ser de 3 a 4 m. Para criar cerca da tília, a distância é reduzida à metade.

Ao colocar uma muda, você deve ter muito cuidado. O colar da raiz da árvore deve estar acima da superfície do solo. Se for borrifado com terra, isso não é crítico para a tília, mas em casos raros pode levar a uma desaceleração do crescimento.

Para evitar que a água permaneça perto do tronco, é necessário fazer um orifício próximo ao tronco.

Cuidados com a árvore tília no local

regando tíliaA árvore ficará bonita e saudável se você seguir as regras de manutenção mínima. Basta regar, fertilizar, remover ervas daninhas e cortar galhos em tempo hábil.

Regras de irrigação

Apenas as árvores plantadas precisam de muita rega. Use água em temperatura ambiente. É melhor não irrigar as mudas com líquido frio, pois isso pode retardar o seu crescimento.

Top curativo

O primeiro fertilizante é aplicado no início da primavera. Para fazer isso, faça uma solução de verbasco (1 kg), ureia (15 g), nitrato (25 g). Misture bem todos os componentes e despeje 10 litros de água limpa. No outono, recomenda-se trazer nitroammofosk. Para uma árvore, cerca de 20 g do medicamento serão suficientes.

Mulching

cobertura mortaEste é um procedimento importante para o cultivo de tília. O círculo do tronco é coberto com palha após cada remoção de ervas daninhas. Para isso, você pode usar turfa, folhas secas de árvores, aparas de madeira ou composto de turfa. Espessura adubo deve estar dentro de 12 cm.

Poda

Linden é podado na primavera e no outono. O primeiro procedimento pode ser realizado no dia seguinte ao plantio. Na primavera, remova todos os galhos danificados e secos. A poda higiênica ajudará a manter a boa aparência da árvore e a prevenir doenças.

Para formar uma bela bola verde sem tronco de tília, efetua-se uma poda radical. Nesse caso, cortam-se todos os ramos, às vezes até o tronco, deixando um toco.

Também é recomendado desbastar a coroa periodicamente. Se isso não for feito, os ramos começarão a secar. A aplicação inadequada de fertilizantes leva a uma densidade excessiva. Além disso, o número de brotos na tília aumenta se ela crescer em áreas abertas.

Pragas

dano de pragaTília, como todas as outras árvores, é afetada por vários insetos. Na maioria das vezes, manchas perfuradas são observadas nas folhas. Você pode se livrar dele borrifando o tronco e os galhos com uma mistura de Bordeaux. Para combater a podridão branca, são usados ​​produtos que contêm mais cobre.

Além disso, pulgões, conchas, carrapatos, escaravelhos e rolos de folhas podem aparecer na árvore. Lute contra esses insetos com inseticidas. Pássaros e roedores, que gostam de se alimentar de cascas, também afetam as árvores.

Reprodução de tília

sementes de tíliaPara plantar uma árvore, você não precisa comprar material de plantio caro na loja. Você também pode cultivar uma muda em casa.

Métodos de criação:

  • camadas do caule;
  • camadas de raízes;
  • sementes;
  • estacas.

Levará muito tempo e esforço para propagar a tília por sementes. Para que os grãos germinem e aumentem rapidamente em crescimento, eles devem ser estratificados. A tília é semeada a uma profundidade de 2 a 3 cm, neste caso o solo deve ser nutritivo e permitir a boa passagem do ar. Quando as mudas atingirem 15 cm, podem ser plantadas em campo aberto.

propagação de tília por estacasAntes de plantar uma tília com haste, é necessário preparar o material de plantio. Corte apenas galhos de árvores maduras. Seu comprimento deve ser de 8 a 15 cm, sendo o corte superior feito em ângulo reto e o corte inferior oblíquo.

Como você pode ver, plantar e cuidar de uma tília não requer habilidades especiais. A árvore se desenvolverá bem se você escolher o local certo e regá-lo em tempo hábil. Além disso, não se esqueça da poda. Este é um procedimento com o qual você pode fazer de uma tília uma verdadeira decoração de jardim.

Características da reprodução de linden - vídeo

Jardim

casa

Equipamento