Tratamento e prevenção da plumagem molhada de patos

patos no pátio A plumagem molhada é a doença mais comum em patos, causada pelo acesso regular limitado à água. Outras causas da doença podem ser: má nutrição, falta de vitaminas, parasitas externos. Se seus patos tiverem a oportunidade de nadar periodicamente na piscina e você fornecer a eles uma dieta balanceada, é muito provável que seus pássaros não sejam ameaçados com a plumagem molhada. Mas, para garantir, é melhor ser experiente no tratamento e prevenção desta doença.

O que é plumagem molhada?

pato na água

Perto da base da cauda dos patos está a glândula coccígea, que produz o lubrificante. Todas as vezes, realizando procedimentos aquáticos, os pássaros limpam a plumagem tanto durante a natação quanto depois dela. Ao mesmo tempo, estimulam o trabalho da glândula sebácea e distribuem o lubrificante por toda a plumagem, tornando-a impermeável. Se a glândula parar de produzir lubrificante ou as aves não tiverem acesso constante à água, os patos não conseguirão aplicar uma camada oleosa nas penas e remover a sujeira das penas. Por esse motivo, geralmente as penas à prova d'água ficam molhadas e permanecem úmidas depois que os patos saem da água.

pena molhadaAs penas externas e às vezes inferiores permanecem úmidas, o que pode levar à hipotermia. Os proprietários de patos costumam manter os patos doentes fora da água, apenas complicando o curso da doença. Se as penas ficarem sujas e as aves não conseguirem se limpar com água, o lubrificante não funcionará mais. Isso pode levar ao aparecimento de parasitas que vivem na plumagem, embora os patos tentem limpar as penas.

Especialmente sensível à plumagem molhada Patos de Pequim... Portanto, ao criá-los, é muito importante garantir que as penas não estejam molhadas e limpas e que os patos nadem com frequência.

Causas

patos estão nadandoConforme mencionado anteriormente, além do banho insuficiente, as causas da plumagem molhada podem ser mal-estar geral, má nutrição e falta de vitaminas essenciais, bem como disfunção ou bloqueio da glândula coccígea. Piolhos e outros parasitas que provocam penas excessivas também podem causar doenças - eles enfraquecem os pássaros, sua saúde se deteriora. A partir desse momento, tudo se transforma em um círculo vicioso.

Tratamento

pato saudávelO tratamento é o seguinte. Traga o pato doente para dentro de casa e lave-o em água usando um sabonete líquido suave, depois enxágue bem as penas com água limpa. Deixe as penas externas e inferiores secarem completamente antes de soltar o pato de volta ao quintal. Isso removerá a graxa velha e qualquer sujeira nas penas e dará ao pássaro a chance de sair do círculo vicioso e começar de novo.

Durante o período de recuperação, o pato não deve nadar por um tempo, a única coisa que pode ser permitida é molhar a cabeça em uma pequena banheira com água para estimular o processo de limpeza da plumagem com lubrificante. Depois de alguns dias, o pássaro pode nadar por um curto período de tempo. E só depois de se certificar de que as penas do pato são à prova d'água novamente, você pode deixá-lo nadar normalmente.

Se você já tem um pato sofrendo de plumagem úmida, deverá limitar seu tempo na água, principalmente durante a estação fria, e todas as vezes deverá secar bem as penas quando ficarem molhadas. 

A gravidade da doença pode variar. Se o tratamento acima não funcionar, você provavelmente terá que esperar até que o pato se solte e novas penas cresçam.

A adição de alguns complexos de vitaminas ou melaço cru à alimentação de uma ave doente enriquecerá sua dieta com nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, que a ajudarão a se recuperar mais rapidamente.

Patos de Pequim no quintal - vídeo

Jardim

casa

Equipamento