Óleo de espinheiro: propriedades medicinais e regras de uso para a saúde

Óleo de espinheiro-mar: propriedades medicinais Os benefícios do espinheiro-mar são conhecidos desde o reinado dos reis. Hoje, utiliza-se principalmente o óleo de espinheiro-mar, cujas propriedades medicinais são importantes para a manutenção da saúde e da beleza. O valioso óleo de espinheiro-mar é rico em nutrientes importantes para todo o corpo. Não é surpreendente que o óleo seja amplamente utilizado tanto na medicina quanto em produtos cosméticos.

Leia também sobre o uso de velas de espinheiro!

Me conhecer

O óleo de espinheiro-mar é um líquido oleoso de cor laranja avermelhada e odor característico.

A principal vantagem do produto é o equilíbrio de todos os componentes úteis nele contidos, que potencializam a ação um do outro. Esta propriedade é explicada pelo sinergismo. A composição inclui: ácido de frutas, ácido ascórbico, ácidos graxos ômega 3,6,9, pectinas, ácido salicílico, vitaminas (E, B1,2,3,6,9, K, P), carotenóides, ácido succínico, oligoelementos (cálcio, silício, ferro, magnésio, molibdênio).

Indicações

propriedades medicinais do óleo de espinheiro-mar

O óleo encontrou ampla aplicação. Então é usado:

  1. Com lesões por radiação.
  2. A gastroenterologia usa as propriedades medicinais do óleo de espinheiro-mar para o estômago, para úlceras duodenais, para o tratamento do esôfago em estado erosivo-ulcerativo.
  3. No tratamento de membranas mucosas e queimaduras na pele.
  4. A droga tem se mostrado bem durante o tratamento de fissuras no reto e hemorróidas.
  5. Em ginecologia, para o tratamento da endocervicite, o colo do útero, que está na forma erodida, a colite.

Além disso, o óleo de espinheiro-mar é uma descoberta no mundo da cosmetologia. Leia o artigo: receita de chá de espinheiro.

Questões de especial importância

como usar óleo de espinheiro-marAntes de passar para as regras de uso de óleo, vamos falar sobre algumas das nuances do uso de bagas de espinheiro.

Para mulheres em posição e lactantes, o remédio só é prescrito se a mulher receber benefícios incomparáveis ​​com o risco para o filho.

Se falarmos sobre a interação do espinheiro-mar com outras drogas, nenhum efeito patológico foi encontrado no corpo.

Com o consumo descontrolado de óleo de espinheiro-mar, podem ocorrer os seguintes sintomas: vômito, perda de consciência, diarréia, descamação epitelial, náusea, dor de cabeça, convulsões e erupção na pele. Às vezes, podem ocorrer choques e oligúria.

Se ocorrer choque, a vítima deve receber lavagem gástrica, adsorventes (como carvão ativado) para beber e tratamento para eliminar os sintomas.

Como aplicar na medicina

Propriedades medicinais do óleo de espinheiro-mar na medicinaVocê pode preparar o óleo sozinho ou comprá-lo na farmácia. A segunda opção é preferível, pois neste caso o produto estará pronto e totalmente estéril. É usado externamente, externamente e até como inalação. Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios e danos do óleo de espinheiro-mar e como tomá-lo.

Antes de decidir fazer qualquer um dos procedimentos descritos abaixo, é imperativo consultar o seu médico.

Óleo de espinheiro marítimo em ginecologia

óleo de espinheiro-mar em ginecologiaNa endocervicite e na colite, os tampões são umedecidos em óleo e, em seguida, o lado interno da vagina, a região vaginal e o canal cervical são lubrificados. Para a primeira doença, o curso do tratamento é de 10-15 procedimentos, para a segunda - 8-12.

No caso de colo do útero erodido, o tratamento é realizado inserindo um tampão embebido em óleo de espinheiro na vagina, deslizando-o firmemente até a superfície danificada. Os tampões devem ser trocados diariamente. A duração do tratamento é de 8-12 procedimentos.

Se uma terapia mais longa for necessária, ela é estendida por mais 4-6 semanas.

Gastroenterologia e Proctologia

óleo de espinheiro para uso internoCom alterações ulcerativas no duodeno e estômago, bem como doenças do esôfago, com gastrite, óleo de espinheiro deve ser bebido 1 colher de chá. 2-3 / dia. A duração do tratamento é de 3-4 semanas. Se necessário, o curso deve ser repetido após 1-1,5 meses.

Para cicatrizar rachaduras no ânus e aliviar o quadro de hemorróidas com óleo de espinheiro-mar, eles lubrificam as áreas doentes, após aplicá-lo em cotonetes.

Se ocorrerem processos patológicos no reto, deve-se fazer um enema de limpeza e, em seguida, devem ser introduzidos microclysters com óleo. Esta terapia é realizada 10-12 vezes. Você pode consolidar o resultado obtido pelo novo tratamento após 4-6 semanas.

Trato respiratório e dermatologia

Propriedades medicinais do óleo de espinheiro mar para o resfriado comumJá para o tratamento de doenças respiratórias, o método de inalação é usado. Além disso, estritamente no hospital e sob a supervisão vigilante de pessoal médico.

Para eliminar problemas de pele, as lesões são limpas de partículas mortas, o óleo é aplicado em ataduras de gaze e aplicado nas áreas focais. A frequência das trocas de curativos é em dias alternados, até que o tecido seja restaurado.

Óleo de espinheiro: propriedades curativas para ronco

Óleo de espinheiro: propriedades curativas para roncoÉ possível tratar o ronco não apenas com medicamentos caros, que, aliás, nem sempre dão o resultado desejado. Os curandeiros tradicionais recomendam o uso de óleo de espinheiro-mar para eliminar o problema. A composição única do produto ajudará a fortalecer os vasos sanguíneos, a encher o corpo de oligoelementos e vitaminas, que serão o começo para se livrar do ronco.

Para aplicação, você pode escolher óleo prensado a frio e a quente. É necessário comprar óleo de espinheiro-mar na farmácia. A composição está prescrita no rótulo. É necessário escolher um produto sem quaisquer concentrados, fragrâncias e corantes adicionais.

Os óleos essenciais de espinheiro-mar não devem ser usados ​​para tratar o ronco. Eles podem danificar o revestimento da nasofaringe, queimar a cavidade nasal ou causar uma reação alérgica.

É necessária uma pipeta para a dosagem correta do óleo. Se o paciente estiver com o nariz escorrendo, é necessário primeiro enxaguar a cavidade nasal e eliminar o muco. Os seios da face devem estar limpos e livres para obter o efeito desejado.

Despeje um pouco de óleo em uma pipeta e adicione 3 gotas em cada narina. O procedimento é realizado antes de ir para a cama todos os dias. Pare de usar óleo depois de obter um resultado estável.

Já após o primeiro uso do óleo, vem o alívio, o sono torna-se repousante e o ronco é significativamente reduzido.

Oftalmologia, doenças otorrinolaringológicas e odontologia

óleo medicinal de espinheiroO óleo de espinheiro-mar também é usado para tratar problemas de visão, sujeito a orientação médica estrita e somente sob supervisão médica.

Com doenças otorrinolaringológicas como amigdalite, amigdalite e faringite, ocorrendo de forma crônica, os cotonetes devem ser bem umedecidos em óleo de espinheiro-mar, e então as amígdalas e faringe devem ser tratadas.

Na luta contra a sinusite crônica, as seguintes manipulações ajudarão. Tampões ou turundas grandes são torcidos em gaze, umedecidos em óleo de espinheiro-mar e inseridos no nariz, sem esquecer de limpá-lo primeiro. Para obter o resultado, você precisa fazer de 8 a 10 procedimentos. Se o estado de saúde exigir, então um segundo curso é realizado após 4-6 semanas.

A cavidade oral é freqüentemente exposta a várias doenças. A estomatite desagradável é curada se você lubrificá-la com óleo de espinheiro-alvar ou aplicar um guardanapo embebido em óleo nas feridas por um quarto de hora. A principal coisa após o procedimento é não comer por cerca de uma hora.

Para se livrar do sangramento nas gengivas, você deve colocar compressas com óleo sobre elas.

Tal procedimento apenas eliminará o sangramento, mas não eliminará a causa de seu aparecimento. Portanto, é necessária uma consulta com o dentista.

Exatamente as mesmas atividades podem ser realizadas para crianças, só que neste caso é necessário levar em consideração a possibilidade de alergias.

Perca peso com óleo de espinheiro-mar

cápsulas de óleo de espinheiroApenas o óleo de macadâmia e o óleo de espinheiro-mar contêm ácido graxo palmitoléico que pode queimar a gordura corporal. Além disso, há um bloqueio da acumulação de novos depósitos. Com a ajuda de um remédio único, a pessoa não só perde peso, mas também rejuvenesce o corpo.

Para obter o resultado desejado, use óleo puro de espinheiro-alvar ou em cápsulas de gelatina. É necessário usar óleo de espinheiro-mar a partir de ½ colher de chá. Após 7 dias, aumente a dose em mais ½ colher de chá. A dose máxima é uma colher de sopa.

Uma composição única à base de óleo de espinheiro-mar com componentes adicionais funciona muito bem.

Para preparar o produto você precisará de:

  • 2 litros de água fervida limpa;
  • 0,5 litros de óleo de espinheiro-mar e mel de tília;
  • 50 g de fermento vivo.

Processo de cozimento:

  1. Em uma panela, misture o mel, o óleo e a água. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 10 minutos.
  2. Assim que a mistura ferver, retire a panela do fogo.
  3. Adicione o fermento à mistura morna resfriada. Manter em local aquecido para iniciar a fermentação por 12 horas.
  4. Despeje a composição em uma garrafa e coloque em local escuro por 30 dias.

Beba uma infusão de 1 colher de sopa. eu. de manhã e à noite.

Um remédio único pode ser tomado para perda de peso somente se não houver problemas com o fígado e o sistema geniturinário.

Aplicação em cosmetologia

óleo de espinheiro para rosto e cabeloA indústria cosmética usa constantemente o espinheiro-mar, inclusive em diversos produtos de cuidado. Considere as instruções para usar óleo de espinheiro-mar em cosmetologia.

Óleo de espinheiro-mar - propriedades medicinais para o cabelo

espinheiro-mar e máscara de mel

Usar óleo de espinheiro-mar para o cabelo traz resultados muito perceptíveis:

  1. O volume aumenta.
  2. Elimina a seborreia e a caspa.
  3. A quantidade de perda de cabelo é reduzida.
  4. Cachos sem vida tornam-se mais saudáveis.
  5. O penteado fica grosso e esplêndido.
  6. Os cachos se fortalecem e crescem mais rápido.
  7. O número de pontas duplas nas pontas do cabelo é reduzido.
  8. Os cachos ficam sedosos, manejáveis ​​e brilhantes.
  9. O óleo protege o cabelo das influências externas.

A utilização do óleo de espinheiro-mar é possível como produto independente, bem como máscaras, ou em combinação com outros medicamentos que apenas potenciam o seu efeito.

As receitas de beleza de cabelo mais populares são:

  1. Para combater as pontas duplas, misture espinheiro-alvar e azeite de oliva em partes iguais e aplique nas pontas dos cachos.
  2. Para restaurar os fios, pegue uma gema e adicione 2 colheres de sopa. eu. kefir, bem como espinheiro e óleo de mel, 1 colher de chá. Depois de misturar bem a massa, aplique nos cabelos.
  3. Para o crescimento dos cachos e eliminação da caspa, recomenda-se esfregar o óleo no couro cabeludo 2 vezes / semana.

Saúde das unhas e beleza da pele

óleo de espinheiro para unhas

As unhas reagem fortemente à falta de nutrientes no corpo e tornam-se quebradiças, opacas e estratificadas. Esfregar o óleo diariamente nas placas das unhas e na pele ao redor delas pode ajudar com o problema.

Com o espinheiro-mar, a pele do rosto supera todas as dificuldades da idade: flacidez, letargia, rugas. Por isso é um ingrediente frequente em máscaras, cremes e diversos produtos, principalmente para pele envelhecida. Com isso, adquire tônus, juventude, elasticidade e perde finas rugas.

Pigmentação forte ou muitas sardas? Você pode clarear com óleo.

O espinheiro marítimo também é importante para a pele escamosa, com tendência a secar, com problemas e áspera. Para melhorar a condição dela, adicione 2-3 gotas de óleo diretamente em uma porção do creme e aplique no rosto.

Beleza de cílios

nós tratamos cíliosOs cílios dão uma aparência expressiva.E o óleo de espinheiro-mar é uma ferramenta indispensável para sua nutrição, amaciamento e aparência fofa. Tudo que você precisa é aplicar óleo de espinheiro-mar todos os dias antes de ir para a cama, esfregando-o entre os dedos.

Você pode usar o óleo em sua forma pura ou em combinação com óleo de rícino, misturando-os na mesma proporção. Esse tandem será muito mais útil.

Óleo de espinheiro-mar - propriedades medicinais e danos

óleo não é bom para todosApesar das propriedades medicinais do óleo de espinheiro-mar, também existem contra-indicações ao seu uso.

Portanto, é estritamente proibido usá-lo quando:

  • diarréia;
  • colecistite na forma aguda;
  • doenças hepáticas;
  • alergia ao próprio espinheiro-mar;
  • hepatite;
  • pancreatite;
  • doenças da vesícula biliar e do pâncreas.

Se uma pessoa tem alguma doença crônica na fase aguda, o óleo só pode ser usado após consulta a um médico. O óleo de espinheiro-mar é um medicamento natural. Quando usado com sabedoria, você pode manter sua saúde e beleza.

Óleo de espinheiro-mar: propriedades medicinais - vídeo

Jardim

casa

Equipamento