Os benefícios e malefícios de comer feijão verde

Feijão Verde Saudável Vagens jovens de feijão comum, com cascas grossas e suculentas e frutas ainda imaturas, são chamadas de feijão verde ou feijão de aspargo. Hoje, este produto é bem conhecido por todos que monitoram a sua saúde, preferem uma alimentação racional e saudável. E é difícil imaginar que nem as propriedades úteis do feijão verde, nem mesmo o seu sabor fossem conhecidos dos europeus até o final do século XVIII.

Sentindo-se bem em uma variedade de condições, a cultura despretensiosa e de amadurecimento precoce por muitos séculos foi usada como uma planta trepadeira ornamental e, depois, uma fonte nutritiva de feijão. Pela primeira vez, os italianos decidiram usar vagens de feijão verde para fins culinários. E um pouco depois, um acompanhamento leve e fresco chegou até à mesa dos monarcas franceses, despertando o interesse pela cultura e lançando as bases para o cultivo agrícola do feijão.

Já no século passado, as propriedades do vegetal, sua composição foram seriamente estudadas, e foram tiradas conclusões sobre os benefícios do feijão verde e os danos que podem causar com o uso analfabeto.

Composição bioquímica do feijão verde

O feijão contém muito iodo, ferro, magnésio, zinco

A chave para os benefícios que os feijões verdes trazem para o corpo é um complexo de substâncias bioativas que compõem as vagens suculentas.

O conjunto de vitaminas é composto por ácido ascórbico, pantotênico e fólico, tiamina e tocoferol, piridoxina, riboflavina e vitamina PP... A lista de macro e microelementos encontrados no feijão verde contém cálcio e fósforo, sódio, zinco, selênio e silício, iodo e ferro, magnésio, potássio e enxofre.

A abundância de substâncias tão diferentes, mas completamente insubstituíveis, permite que o feijão verde não apenas satisfaça a fome, mas traga benefícios significativos à saúde. E o sabor desse produto dietético atrai mais e mais pessoas a cada ano. Além disso, pratos de feijão verde podem ser incluídos nos menus para adultos e crianças. Se não houver contra-indicações médicas, o produto não fará mal e os benefícios do feijão verde serão óbvios.

Conteúdo calórico do feijão verde e seu valor nutricional

Frescos, apenas cortados da planta, os frutos verdes, como muitas hortaliças, têm muito poucas calorias.

Existem apenas 24-32 calorias em cem gramas de feijão.Em 100 gramas desses grãos, existem apenas 24-32 kcal, enquanto a gordura é responsável por 0,3 gramas, 2,5 gramas são proteínas e a proporção de carboidratos no produto é de 3,1 gramas. A maior parte do feijão verde é fibra e umidade.

Mas o conteúdo calórico do feijão verde, que em pequena parte depende da variedade e do grau de maturação do vegetal, pode mudar drasticamente se o produto for cozido. Como o feijão é utilizado na alimentação apenas após a exposição térmica, que neutraliza os componentes indigestos da planta, no cuidado da própria saúde e bem-estar, é importante escolher pratos que preservem os benefícios do feijão verde, mas não prejudique. seu uso. A fervura moderada de curto prazo economiza cerca de 80% de todas as substâncias ativas nos frutos verdes; no entanto, devido às mudanças nas propriedades dos carboidratos, o número de calorias quase duplica.

Em feijão verde frito 175 kcal por 100 gramasAo fritar as vagens, o feijão pronto já conterá 175 kcal por 100 gramas, e o prato de refogado conterá um pouco menos - 136 kcal.

Se considerarmos que as receitas culinárias incluem não apenas feijão, mas também sal, gorduras vegetais e animais, especiarias e outros ingredientes, o conteúdo calórico total do feijão verde aumenta acentuadamente.

Propriedades úteis do feijão verde

Café da manhã leve com feijão e cogumelosOs benefícios do suculento feijão verde, em primeiro lugar, são a abundância de fibras, proteínas que são bem absorvidas pelo organismo e carboidratos complexos.

  • A fibra vegetal que entra no sistema digestivo, como uma esponja dura, remove resíduos de alimentos, toxinas e outras substâncias nocivas ao homem.
  • As proteínas são os blocos de construção das células e tecidos.
  • E os carboidratos fornecidos com os alimentos carregam energia e são responsáveis ​​pelo desempenho.

Com baixo teor calórico do feijão verde, satisfaz bem a fome, sem sobrecarregar o corpo com gorduras, mas fornecendo tudo o que é necessário para a vida.

O feijão verde tem efeito tônico e tônico, estimula a digestão e a limpeza do intestino.

Uma propriedade extremamente útil do feijão verde é a sua atividade antiinflamatória e antiviral, que é utilizada pelos médicos na prevenção e tratamento da disbiose, doenças inflamatórias da cavidade oral, intestinos e pulmões. A inclusão do feijão verde no cardápio diário ajuda a lidar mais rapidamente com doenças virais sazonais e diversos problemas de pele.

As propriedades de limpeza do feijão verde são úteis para hipertensão, aterosclerose, o risco de desenvolver outras doenças da esfera cardiovascular. Quando consumidos regularmente, acompanhamentos saudáveis ​​e saborosos feitos de vagens verdes são uma excelente prevenção de ataques cardíacos e golpes, arritmias e anemia por deficiência de ferro.

O consumo regular de feijão irá prevenir derrame e ataque cardíacoTodas essas qualidades se devem à presença de ferro e enxofre nos grãos verdes. Mas a presença de zinco será especialmente útil para homens que sofrem de disfunção sexual ou processos inflamatórios na área urogenital. O mesmo elemento tem um efeito benéfico no estado da pele e dos cabelos, previne o desenvolvimento de infecções fúngicas e bacterianas.

Pratos feitos de feijão verde são uma boa ajuda para o corpo em caso de ameaça de gripe ou SARS durante a estação de morbidade em massa.

Os folhetos do feijão são bem conhecidos por sua capacidade de regular o metabolismo dos carboidratos e manter os níveis de açúcar no sangue. Isso também é característico do útil feijão verde, que, sem agredir o organismo, melhora o bem-estar dos diabéticos no segundo tipo de doença.

Hoje, oncologistas estão explorando seriamente a possibilidade de incluir vagens verdes em alimentos dietéticos saudáveis ​​para pacientes diagnosticados com tumor de mama. Já hoje, pessoas que estão em tratamento de urolitíase, insuficiência renal, edema e cistite já sentiram os benefícios do produto. Isso é possível devido às propriedades diuréticas e antiinflamatórias do feijão.

Vagens de feijão verde vão prevenir o câncer de mamaO feijão cozido ajuda a eliminar a placa dentária, o mau hálito e a prevenir a formação de tártaro. Esse é o mérito dos ácidos ativos e da fibra alimentar do produto.

E as mulheres podem se interessar não apenas pelos benefícios da propriedade do feijão verde para manter o peso, mas também para manter o equilíbrio hormonal, que muitas vezes é perturbado antes da menstruação, durante a gravidez e durante a menopausa. A inclusão de refeições dietéticas a partir deste saboroso produto na dieta terá um efeito benéfico no estado do sistema nervoso e no bem-estar.

Feijão cultivado em seu jardim só vai beneficiar o corpoPara as pessoas mais velhas, os feijões são interessantes porque resistem com sucesso às mudanças em órgãos e tecidos relacionadas com a idade. Como um antioxidante natural, os frutos verdes reduzem os níveis de colesterol, promovem a regeneração celular e previnem o envelhecimento.

Ao introduzir o feijão verde na dieta, você pode ter certeza absoluta de que o feijão não contém pesticidas, nitratos, vestígios de metais pesados ​​ou outras impurezas prejudiciais que entram nos vegetais pela água ou pelo solo.

As vagens amadurecem cedo e não podem ser prejudiciais, mas os benefícios do feijão verde são enormes.

O feijão verde pode ser prejudicial?

Sanduíche de queijo e feijão verdeE, no entanto, nem todo mundo pode se deliciar com vagens suculentas, ricas em substâncias ativas, sem medo da saúde.

Os pratos de vagem de feijão podem causar reações indesejáveis ​​e dolorosas nos pacientes:

  • gastrite com alta acidez;
  • pancreatite na fase aguda;
  • úlcera gástrica;
  • colecistite;
  • processos inflamatórios e disfunção intestinal;
  • colite.

Como as leguminosas podem causar aumento na produção de gases e estimular o processo digestivo, é necessário cautela no uso do feijão verde no curso crônico dessas doenças, bem como na fase de remissão.

Não se empolgue com pratos de feijão verde, principalmente temperados com especiarias e azeite, com pancreatite, na velhice e nos últimos meses de gravidez. Ao menor desconforto, é melhor abandonar o seu feijão preferido e consultar o seu médico.

Vídeo sobre os benefícios do feijão verde

Jardim

casa

Equipamento