Instruções detalhadas para o cultivo de tomates no parapeito de uma janela no inverno e no verão

tomates no peitoril da janela Quem entre nós não sonha com vegetais frescos que possam ser consumidos não apenas na estação? Por que ir ao supermercado no inverno comprar tomates importados que nem cheiram como eles se você pode plantar tomates naturais no peitoril da janela ?! Movendo flores de interior e liberando espaço para vários potes, tomates perfumados e saborosos são fáceis de conseguir, mesmo em casa. O bom funcionamento, para mimar os seus entes queridos com vitaminas durante todo o ano, será guiado por uma pequena selecção de conselhos e recomendações práticas, que nos propomos a conhecer hoje.

Época de semeadura

O momento de começar a semear sementes de tomate para cultivo no peitoril da janela não tem restrições como no caso de obtenção de mudas para campo aberto. Tudo depende do período para o qual a frutificação é planejada: se será uma "exploração" durante todo o ano ou, substancialmente, o amadurecimento da safra no inverno.

Para ter legumes frescos ao longo do ano, independentemente do clima, as sementes podem ser plantadas em 4 passos: a semeadura no outono em outubro e novembro proporcionará uma colheita de inverno, e o plantio em fevereiro e março garantirá frutos no verão.

Preparação do material de plantio

embeba as sementes em permanganato de potássio

Os tomates em vasos são cultivados da mesma maneira que as plantações de jardim - por meio de mudas. Você pode usar suas próprias sementes, colhidas com suas próprias mãos de tomates caseiros, ou pode comprá-las na loja. No entanto, independentemente da origem, todas as sementes devem primeiro ser preparadas para a semeadura. Por esta:

  1. Separe as sementes ocas mergulhando tudo em água salgada (as que flutuam não são adequadas para mudas).
  2. Desinfete deixando por meia hora em uma solução de permanganato de potássio.

Para acelerar a germinação das sementes, elas podem ser colocadas em um saco de pano, bem umedecido e deixadas em uma travessa por vários dias para que as sementes inchem.

Seleção de solo

solo de mudaUma atenção especial deve ser dada ao substrato para o cultivo de tomates no peitoril da janela. Deve ser solto, nutritivo e de acidez neutra. A maneira mais fácil é ir ao mesmo armazém onde as sementes foram compradas e comprar misturas de solo especiais prontas para as mudas de tomate. Isso será especialmente importante durante a semeadura de inverno, além disso, o terreno de armazenamento já contém todos os nutrientes necessários e não há necessidade de adicionar componentes adicionais.

Se houver desejo e oportunidade, o solo para o cultivo de tomates no peitoril da janela você pode cozinhá-lo escolhendo uma das opções de mistura propostas, a saber:

  • 1 área de areia e 2 áreas de jardim;
  • húmus, turfa e grama terra em partes iguais;
  • 1 parcela de vermiculita, bem como 4 parcelas de gramado e composto.

O solo da horta ou horta deve ser desinfetado antes do uso, deitando-o com água fervente ou acendendo-o no forno.

Semeando e criando condições para mudas

semeando sementesPara o cultivo de mudas de tomate, você pode usar um recipiente comum e cassetes individuais, copos ou tabletes de turfa. No primeiro caso, encha um recipiente raso com solo nutritivo e umedeça bem. As sementes devem ser colocadas a alguma distância umas das outras (1-2 cm), aprofundando-se não mais que 2 cm, caso contrário irão germinar por muito tempo. Em seguida, polvilhe com uma fina camada de solo e aperte levemente.

As sementes devem germinar em estufa, ou seja, o recipiente deve ser coberto com uma tampa ou filme e colocado sobre uma janela iluminada. Ventile periodicamente a estufa ou faça vários pequenos orifícios no filme para evitar o acúmulo de condensado. As condições ideais de temperatura para mudas nesta fase de crescimento são de 22 a 24 graus Celsius durante o dia e abaixo de 20 graus à noite.

cuidar de mudas de tomate no peitoril da janelaO cuidado com mudas de tomate de interior consiste nas seguintes atividades:

  • arejamento;
  • retirar a cobertura após a germinação das sementes;
  • rega regular;
  • desbaste colheitas muito densas;
  • iluminação adicional com especial lâmpadas em dias nublados e sombreamento de raios diretos em dias ensolarados (a duração do dia deve ser de pelo menos 13 horas);
  • alimentando-se com uma solução fraca do complexo mineral após a formação de 2 folhas (cerca de 20 dias após a semeadura).

Mudas de crescimento forte podem ser mergulhadas em vasos, tendo previamente colocado uma camada de drenagem no fundo. A escolha dos recipientes depende da variedade específica:

  • para tomates anões, um volume de 2 litros é suficiente;
  • para plantas de tamanho médio, vasos de flores de 4 litros são adequados;
  • para variedades ampel de tomate, são necessários potes com um volume de 5 litros.

Cuidados adicionais com tomates em vasos

iluminação adicional de tomatesPara que os tomates no peitoril da janela se desenvolvam bem e criem frutos, eles precisam fornecer uma boa iluminação, colocando os potes nos peitoris da janela ao sul. A cada dois dias os vasos devem ser virados para que os arbustos não cresçam unilaterais e, se o sol não bastar, devem ser iluminados.

Também é importante observar o regime de rega, umedecendo o solo duas vezes por semana. O solo não deve secar completamente, caso contrário, o ovário e os frutos se desintegrarão, mas o alagamento também ameaça com doenças de putrefação. Após o transplante para um local permanente, você pode começar a alimentar os arbustos em 20 dias - nesse período eles se adaptam. Suficiente introdução tripla de complexo fertilizantes minerais no prazo de um mês, caso contrário, existe o risco de os tomates desenvolverem uma massa caducifólia, o que acarretará uma diminuição da produção e esmagamento dos frutos.

É necessário aplicar fertilizantes em solo úmido, de preferência no dia seguinte após a rega.

Variedades de tomate anão não precisam beliscar e uma liga, mas em espécies superiores, um suporte deve ser instalado e um arbusto deve ser formado em uma ou duas hastes, e os enteados devem ser arrancados.

os primeiros frutos amadurecemExistem mais alguns truques que irão aumentar o rendimento do tomate, a saber:

  • quando os arbustos estão floridos, é preciso sacudir levemente as plantas várias vezes - isso contribui para uma melhor polinização e, consequentemente, afetará a quantidade de safra;
  • se muito ovário se formou, não devem ser deixadas mais de 6 escovas em cada haste, tendo arrancado o resto - desta forma você pode obter menos tomates, mas eles serão maiores;
  • nas variedades que amadurecem de forma irregular, é melhor colher na fase de meia-maturação - então o arbusto terá mais força para os tomates que ficam nos galhos, e os vegetais colhidos alcançam rapidamente se forem colocados ao lado do vaso em o peitoril da janela.

Protegendo tomates de doenças

tratamento de tomate para doençasOutro ponto que merece atenção é a proteção do tomate em potes contra doenças, pois nem mesmo as condições do interior garantem sua ausência total. Um dos principais inimigos da erva-moura é praga tardia... Para evitar sua manifestação, é importante não encher os arbustos e drenar a água do reservatório. O fungo também não tolera o ar fresco, por isso é necessário ventilar o ambiente com mais frequência.

Como medida preventiva, você pode pulverizar as plantas com um remédio caseiro preparado com os seguintes componentes:

  • 3 litros de água;
  • 100 g de alho (picado);
  • 1 g de cristais secos de permanganato de potássio.

Variedades de tomate de interior

Ao escolher uma variedade de tomate para crescer no peitoril de uma janela, você deve dar preferência a espécies frutíferas, de amadurecimento precoce e de tamanho reduzido, devido ao espaço limitado. Não ocupam muito espaço e ao mesmo tempo vão deliciá-lo no início da primavera com deliciosas frutas.Algumas das variedades mais populares são os tomates a seguir:

  1. Milagre da varanda. A altura de um arbusto denso e regular não ultrapassa 60 cm. Os tomates pequenos, redondos, de um vermelho vivo e doce amadurecem 90 dias após a semeadura. A massa de um tomate não é maior que 60 g. De um anão, pode-se pegar até 2 kg de frutas.grau varanda milagre
  2. Carvalho. A variedade não é híbrida, de maturação precoce, ligeiramente ramificada, com arbusto de 40 a 60 cm de altura Os tomates arredondados com peso máximo de 100 g amadurecem ao mesmo tempo, a polpa é carnuda, com ligeiro azedume. Requer polinização artificial no cultivo interno, mas possui alta resistência à requeima.variedade de carvalho
  3. Ruby Ed. A variedade foi criada especificamente para cultivo em peitoris, varandas e terraços. Os arbustos são compactos, até 50 cm de altura. Os frutos pequenos, com peso entre 20 e 50 g, têm sabor adocicado e cor vermelha rica.Variedade vermelha rubi
  4. Preenchimento branco. Os arbustos de até 70 cm de altura crescem igualmente bem tanto em campo aberto como em vaso. Os frutos amadurecem em 85 dias, são suficientemente grandes (até 130 g), redondos, vermelhos com ligeira tonalidade branca. A polpa é suculenta, com acidez, a casca é densa.enchimento branco grau
  5. Chapeuzinho Vermelho. Variedade de alto rendimento de até 70 cm de altura com hastes grossas. Os frutos vermelho-laranja pesam 70 g, a polpa é suculenta, doce e azeda.capuz de equitação vermelho grau
  6. Leopold. Casta ultra-madura com 70 cm de altura e frutos de cor vermelha opaca, pesando cerca de 100 g.variedade leopold

E para ter vegetais frescos não só na primavera, mas também até o ano novo, você pode plantar variedades híbridas mais altas (até 1 m de altura) tomate cereja... No parapeito da janela, eles vão ocupar mais espaço e exigir modelagem e ligas, mas darão frutos antes do início do inverno.tomate cereja licopa

Alguns dos novos, mas já populares híbridos, são variedades de cereja: Ira F1, Liza F1, Maxik F1, Likopa F1. Os tomates vermelhos ou amarelos pequenos, mas muito saborosos, crescem em cachos inteiros e amadurecem rapidamente.

Para o período de verão, é melhor levar os potes de cereja para a rua ou para a varanda, não esquecendo de levá-los para casa bem gelada.

Cultivar um tomate no peitoril de uma janela é uma atividade divertida que não só o ajudará a passar os longos dias de inverno, mas também fornecerá vitaminas à sua dieta. Plante e coma para ter saúde!

Recomendações de vídeo para o cultivo de tomates em uma janela

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    Para cultivar tomates em um apartamento no parapeito de uma janela, eles precisarão criar condições. No inverno, a luz de fundo deve ser forte, caso contrário os tomates não darão uma colheita completa. Mesmo as variedades de maturação precoce estão esperando por um longo dia no verão. Cultivamos mudas, elas precisam de iluminação adicional em abril. Será necessário considerar como criar a umidade desejada. E os tomates também adoram arejar, mas como organizá-lo no inverno? O ventilador provavelmente terá que ser ajustado. As dúvidas são muitas, mas tentarei, seguindo a descrição do artigo, fazer a primeira semeadura em novembro. Se possivel vou escrever

    • Oleg

      Bem, como funcionou?

      • Albina Andreevna Knyazeva

        Hello Oleg! Estou relatando. Ocorrido. Tornou mais fácil. No início de dezembro, ela semeou sementes, variedade Dubok, padrão. Plantei as mudas como de costume, com dois transplantes, para que o arbusto não se estique. Fiz iluminação adicional por até 12 horas. Em fevereiro, pousei em um grande contêiner de espuma com paredes grossas, mas não para a janela, à distância. Eu tenho terra com EM-Baikal, então não fiz cobertura, mas na rega usei 2 gotas do medicamento por litro de água. Nenhum espírito maligno começou. Em março, ele foi iluminado com um aumento gradual do dia para 15 horas. Em abril, as horas do dia começaram a diminuir. Os tomates são amarrados em duas borlas. Agora que estão ficando marrons no fundo, colheremos na Páscoa. O ventilador ligou pela manhã por uma hora. Luminárias DRL em 250 W e ultravioleta escuro. Você pode tentar, não vou cultivar o tempo todo, é problemático.

        • Helena

          Muito obrigado pela informação! Assim, surgiu um novo hobby para o auto-isolamento.Flores desbotadas no fundo, agora pimentões, pepinos
          e tomates. Pelo menos um tomate para crescer!

      • Vladimir

        Você também pode usar um cooler de um computador. Além disso, no inverno, o cooler pode ser colocado na bateria, direcionando o ar para a planta. O resultado será dois em um: ar quente e ventilação.))) Deve funcionar. Em teoria, é claro.

Jardim

casa

Equipamento