Cuidando de flores perenes em canteiros de flores

Canteiros de plantas perenes precisam de cuidados especiais Tendo plantado perenes, um florista pode esquecer sementes, mudas e cuidar de pequenas mudas que requerem atenção e cuidados especiais por vários anos. Pelo segundo ano flores perenes no canteiro de flores o primeiro a desdobrar as folhas na primavera, o primeiro a abrir as corolas e a servir de adorno do jardim até à geada. A vida deles em um lugar dura mais de um ano e, ao que parece, não requer a participação humana. Mas você não será capaz de obter todos os benefícios de nenhuma cultura, mesmo da mais não caprichosa, sem cuidados regulares e atenciosos.

Como todas as plantas, as flores perenes precisam de água e alimentação. Eles podem ser interferidos por ervas daninhas, pragas e doenças. E no outono, vale a pena garantir que os bichinhos verdes fiquem protegidos das geadas de inverno que se aproximam.

Regando flores perenes

Regando plantas perenes

Com a água, as plantas recebem todos os nutrientes para o crescimento e a floração, por isso as flores são regadas com abundância e regularidade, dando-se especial atenção a esta questão, nos dias quentes e secos de verão, bem como durante o período de crescimento ativo, ou seja, na primavera e durante a floração.

Você pode verificar a necessidade de irrigação verificando a condição do solo no canteiro de flores a uma profundidade de 5–10 cm, ou seja, onde está localizada a maior parte das raízes que absorvem a umidade. A frequência com que as plantas perenes devem ser regadas e a quantidade de água por metro quadrado depende das culturas plantadas e do tipo de solo.

Em média, um florista derrama 20 litros de umidade sedimentada e aquecida por metro quadrado de um canteiro de flores:

  1. Se o jardim de flores estiver na sombra, ele é umedecido com muito menos frequência do que aquele que é quebrado ao sol.
  2. Em solos arenosos, a água se mantém pior do que em solo argiloso ou preto, portanto, as plantas perenes na areia gostam mais de beber.
  3. O plantio de plantas perenes com sistema de raiz axial, por exemplo, delfínios, papoulas, tremoços ou aquilégias, no local, obriga o cultivador a deitar mais umidade sob essas flores do que sob as plantas de rudbeckia, coreopsis, flox ou cravos com penas.

Mais do que outras, as plantas jovens, ainda não hibernadas e com um sistema radicular fraco, bem como os espécimes com flores exuberantes, que gastam toda a sua energia na manutenção de flores e botões, dependem da regularidade e da qualidade da rega.

A rega das flores é feita de manhã cedo ou à noite, quando o sol não está tão ativo a ponto de deixar marcas de queimadura na folhagem molhada. Se o tempo estiver nublado, não há restrições de irrigação.

Capinar e soltar o solo sob flores perenes

Capinando e soltando o soloPara que as flores recebam toda a umidade, as raízes respiram e não sofrem deficiências nutricionais devido à abundância de competidores nas proximidades, o solo sob as plantas deve ser afrouxado e capinado. A complexidade desse procedimento está associada a um alto risco de danificar as flores com uma enxada ou outra ferramenta mecânica. Situação semelhante não é excluída ao usar agentes químicos para combater residentes indesejados do canteiro de flores.

Formação de copa e poda de plantas perenesPortanto, a remoção de ervas daninhas de plantações em grupo de culturas perenes cobertas por vegetação é realizada manualmente. O trabalho é bastante trabalhoso e floristas experientes preferem cobrir os espaços entre as flores. Para este propósito, grama cortada picada e lascas de cascas de coníferas, pequenos seixos ou argila expandida são adequados. Estes últimos materiais, além de conterem o crescimento de ervas daninhas e protegerem a umidade, criam um efeito decorativo adicional e podem ser usados ​​como decoração de jardim independente.

Regras de fertilização para plantas perenes

Os fertilizantes aplicados na primavera garantem o florescimento das plantas perenesA vida das plantas perenes em um lugar leva ao esgotamento natural do solo. Portanto, tais plantas precisam de suporte competente com a ajuda de minerais e fertilizantes orgânicos:

  1. O primeiro termo para alimentação de culturas perenes começa imediatamente após o derretimento da neve.
  2. Então as plantas são fertilizadas quando aparecem os botões, durante a floração e no campo.
  3. A última vez que a matéria orgânica é introduzida nos últimos dias de julho, e a partir da segunda quinzena de setembro essa retirada é completamente interrompida.

A introdução de matéria orgânica melhora a qualidade do solo e fornece nutrição às plantas, mas de forma muito lenta.

Para que as flores não sintam o déficit do "alimento" necessário ao desenvolvimento, toda a área do canteiro, não ocupada por plantas na primavera e no outono, é recoberta por uma camada de húmus bem apodrecido, limpo de inclusões estranhas. Os curativos minerais são feitos convenientemente com misturas granulares, que se espalham na forma seca sob as lavouras e penetram no solo com a água de irrigação.

Além disso, na primeira metade da estação de crescimento, as flores precisam de mais fertilização com nitrogênio, e próximo ao final da temporada, o fósforo e o potássio predominam nos fertilizantes.

Perenes de poda e floração em liga

Jarreteira de plantas perenes da família lianaPara garantir a decoratividade dos canteiros com plantas perenes, em alguns casos, as plantas precisam ser amarradas e podadas. Espécies altas com inflorescências grandes precisam de suportes, que, com o próprio peso, se desfazem nas laterais do centro da saída e perdem a forma. Portanto, à medida que crescem, essas flores são amarradas e os brotos desbotados ou secos são cortados oportunamente.

Para as culturas trepadeiras, devem ser instaladas treliças ou arcos que suportem o peso da planta e garantam o seu crescimento durante o verão.

O objetivo da poda das perenes não é apenas manter sua condição sanitária, mas também prolongar a floração, se possível. Esse método é eficaz contra malva, tremoço e outras espécies que geram muitas sementes e gastam energia no amadurecimento.

Remoção de inflorescências secasVocê pode podar flores perenes na primavera ou no outono. As datas específicas são escolhidas dependendo do período de florescimento de uma cultura particular. A poda é freqüentemente combinada com o transplante e divisão de plantas adultas.

Preparando perenes para o inverno

No final do outono, as plantas perenes são preparadas para o inverno. Para fazer isso, corte todas as partes secas, cubra o solo com cobertura morta ou outros materiais isolantes, faça abrigos para grandes espécimes ou desenterre as espécies mais termofílicas para armazenamento no porão ou em casa.

Se necessário, os canteiros de flores no inverno são adicionalmente cobertos de neve, o que cria uma poderosa almofada de ar e protege ativamente as plantas perenes do congelamento.

Vídeo sobre como cuidar de plantas perenes

Jardim

casa

Equipamento