Compotas doces variadas para o inverno

compotas variadas para o inverno Compota é uma daquelas bebidas que absolutamente todo mundo, sem exceção, adora, e qualquer dona de casa que prepara comida já fez compota para o inverno pelo menos uma vez. Receitas variadas são boas porque se diferenciam pela diversidade. Você pode combinar frutas e bagas: talvez queira surpreender sua imaginação com uma compota incomum com a adição de pimenta doce, ou colocar o que estiver à mão em um frasco - a escolha é infinita.

Leia também o artigo: deliciosa compota de cereja para o inverno!

Regras gerais de cozinha

fruta para compotas

Independentemente de quais frutas e bagas você preferir, existe algo como um guia geral para seu processamento e preparação.

Proporções padrão para cozinhar: frutas e bagas ocupam cerca de metade do jarro, açúcar e água são tomados na proporção de 200 g por 1 litro. Já para colocar água em potes, costuma-se deitar com ela duas vezes (terceira - última) e só depois proceder à conservação.

bagas para compotas variadasA fruta em "compota" mais popular, a maçã, é melhor descascada quando se trata de fruta comprada. Se você tem cem por cento de certeza da inocuidade da casca, não precisa removê-la, mas deve remover os caroços de todas as maçãs.

Pear é uma senhora caprichosa. Mesmo que haja um leve escurecimento na superfície, é absolutamente impossível colocá-lo na compota. Escolha frutas fortes e frescas.

É bom adicionar suco de limão às compotas de pêra ou adicionar um comprimido de aspirina - isso não afetará o sabor, mas definitivamente a preservação.

Bagas com amargor (como chokeberry) precisam ser levadas ao freezer por um tempo antes de adicionar à compota: isso vai eliminar o amargor que vai estragar todo o sabor da compota.

A compota de uva é um tópico separado. Se você escolher uma variedade muito doce, em vez do resultado desejado, você quase obterá néctar. As uvas podem ser colocadas num frasco inteiro, depois de enxaguar bem.

Receitas de compotas variadas

compota de frutas silvestresA compota de frutas silvestres variadas lembra o sabor da infância e, portanto, é muito popular. A mistura de frutas vermelhas mais comum é uma combinação morango, cerejas e framboesas, uma verdadeira gama de aromas. Para ele, basta lavar bem as bagas, colocá-las em frascos esterilizados e, em seguida, despejar água fervente sobre as bagas em duas etapas por 15-20 minutos. Em seguida, o açúcar é despejado na água, ferva por alguns minutos e pode ser preservado.

em brancoUma compota de frutas variadas para o inverno também é frequentemente preparada. As receitas costumam ser muito tradicionais: maçã-canela, maçã-pêra, mas a opção com a adição de laranja à compota de maçã pode parecer bastante inusitada. Uma nuance importante: a laranja nesta receita não é considerada uma "parceira" de verdade da maçã, mas apenas complementa o aroma e o sabor. Praticamente não há diferenças entre fazer uma compota de maçã e laranja e uma de maçã normal, exceto que duas ou três rodelas de laranja são colocadas no frasco. Não exagere! Caso contrário, terá um sabor amargo.

frutas e bagas sortidas
receita passo a passo com foto

Muitas vezes, as compotas de frutas e frutos silvestres também são feitas para o inverno. Receitas variadas nesta categoria são encabeçadas por compota de ameixa e damasco com adição de framboesas, groselhas... Observe que os damascos e as ameixas precisam ser furados várias vezes com um palito antes de serem colocados nos frascos.

Receita de vídeo para compotas de frutas silvestres

A esterilização pode ser dispensada?

compotas sem esterilizaçãoOs motores de busca oferecem opções de receitas de compotas variadas para o inverno, sem e com esterilização.

Fato um: a maioria dos produtos enlatados caseiros não só estraga facilmente, mas também explode. A compota fermentada ainda pode ser usada, mas é melhor abandonar os experimentos com uma explodida por razões de segurança. O envenenamento não é a pior coisa que pode acontecer: pequenos fragmentos na bebida causam danos mais significativos.

Você não tem que dizer adeus às compotas fermentadas para sempre. Esta bebida fará um excelente vinho caseiro.

Fato dois: uma resposta universal à pergunta "por que a compota fermentou ou explodiu?" não. Tudo depende da fruta ou baga específica. Por exemplo, uma ameixa não pode ser esterilizada em grande escala, mas a compota pode ficar estragada devido a uma única fruta velha ou um cozimento não muito completo. Mas as bebidas em lata, nas quais está presente uma pêra, distinguem-se por sua maciez especial: o fato é que essa fruta contém muito pouco ácido necessário para os preparos.ameixa e compota de maçã

Compotas para o inverno, cujas receitas variadas não envolvem esterilização, têm uma série de regras próprias, mas muito mais simples:

  • os potes são sempre esterilizados, independente da receita, as tampas também;esterilização de latas e tampas
  • via de regra, a compota é colocada em um frasco de forma que o líquido transborde um pouco - nenhum ar deve permanecer no interior;
  • a compota deve esfriar aos poucos, para que depois de torcida os potes fiquem bem embrulhados em um cobertor e só assim deixem esfriar.

Leia também:receitas de compota de ruibarbo com fotos!

Receita de vídeo para compota de cereja, morango e groselha

Escolha a opção a seu critério e saiba: se a compota de inverno parece um processo muito demorado - cozinhe uma regular e beba nos dias de verão. E então provavelmente você desejará repetir esta prova em uma noite de dezembro.

Receita de vídeo para uma compota clássica variada

Jardim

casa

Equipamento