Diagnóstico de febre aftosa animal e métodos de tratamento eficazes

doença de pé e boca A febre aftosa é uma doença viral aguda que afeta artiodáctilos domésticos e silvestres, bem como algumas outras espécies. O vírus se espalha rapidamente entre os rebanhos, portanto representa um grande perigo para grandes fazendas. Causa a formação de úlceras na pele e nas membranas mucosas, em animais jovens é grave. Apesar do baixo índice de mortalidade, a doença causa grandes prejuízos à economia das empresas.

Agente causador da doença

babar em vacas é um dos primeiros sinais de febre aftosa

O agente causador da febre aftosa em animais é um vírus RNA que pertence à família Picornaviridae. Ele entra no corpo dos animais com água e comida, bem como com o ar inalado. O perigo está na alta resistência do patógeno no meio ambiente. Pode durar até 50 dias em pelos de animais e até 150 dias em ração e no solo. No entanto, o vírus morre imediatamente quando fervido, bem como quando exposto a certos desinfetantes (formaldeído, hidróxido de sódio).

No total, 8 sorotipos do vírus da febre aftosa são isolados. Eles diferem na estrutura, mas causam um quadro clínico semelhante da doença. Ao diagnosticar, o tipo e subtipo do vírus devem ser determinados. Esse é um dado importante, uma vez que animais doentes desenvolvem imunidade de curto prazo, mas apenas a um determinado sorotipo do vírus. Em média, dura de 12 a 18 meses, após os quais o animal volta a ficar suscetível ao vírus.

Dados epizoóticos

Afta na membrana mucosa da boca de uma vaca com febre aftosaA febre aftosa é uma doença de animais que pertence à ordem dos artiodáctilos. O vírus pode infectar qualquer animal selvagem ou doméstico, mas o gado é mais suscetível. Porcos, cabras e ovelhas são menos comumente infectados. Uma pessoa também pode contrair febre aftosa, mas é aqui que termina a cadeia de transmissão do vírus. Em humanos, a doença raramente é transmitida a outras pessoas e não pode provocar uma epidemia. É tratável e não causa complicações com diagnóstico atempado e cuidados médicos.

A fonte do agente causador da febre aftosa em animais são os indivíduos infectados. O vírus está contido em material biológico que eles liberam no meio ambiente. É especialmente abundante na saliva, mas também encontrado na urina e nas fezes, no leite e no conteúdo da popa. Também é possível disseminar o vírus de forma aerogênica, com ar inalado. Pode ser transportado por longas distâncias, permanecendo na alimentação, roupas de pessoal, no transporte, proporcionando assim um alto grau de infecciosidade.

Após a recuperação clínica, os animais permanecem portadores por até 400 dias. Eles continuam a liberar o vírus no meio ambiente, representando uma ameaça para o gado saudável.

Como reconhecer a febre aftosa em animais

doença de pé e bocaOs primeiros sintomas da febre aftosa podem aparecer 2–7 dias após o vírus entrar no corpo, mas em alguns casos o período de incubação dura até 2–3 semanas. Nesse período, o animal já libera o vírus no meio ambiente e pode transmiti-lo a indivíduos saudáveis.

O quadro clínico da doença inclui os seguintes sinais:

  • febre com aumento da temperatura para níveis elevados;
  • deterioração geral da saúde, letargia, recusa em comer;
  • a formação de ré, que se rompem e formam erosão.

A principal manifestação clínica da febre aftosa em animais é a afta. São pequenas bolhas na superfície da pele e nas membranas mucosas. Em bovinos, eles aparecem 2–3 dias após o início dos sintomas e febre.Na maioria das vezes estão localizados na mucosa da boca - por isso, o apetite dos animais piora, a goma de mascar desaparece. Eles também podem ser encontrados na pele na área da corola, fissura interdigital e úbere. A localização das lesões não difere em porcos e outros animais.

A mortalidade por febre aftosa é baixa, mas os animais perdem peso e produção de leite rapidamenteAs aftas são inicialmente preenchidas com um líquido claro, depois seu conteúdo se torna turvo. Nos dias 2-3, eles se abrem, formando erosão. As áreas afetadas são então cobertas com uma nova camada de epitélio e cicatrizam em poucos dias. As aftas são uma formação dolorosa que determina o quadro clínico da doença. Quando estão localizados na cavidade oral, as vacas apresentam aumento da salivação e claudicação dos membros.

Em bezerros recém-nascidos, o curso agudo e complicado da febre aftosa é predominantemente diagnosticado. A doença pode ser fatal ou causar distúrbios de desenvolvimento significativos em animais jovens.

Uma das variantes do curso é a miocardite viral, inflamação do músculo cardíaco. Além disso, o agente causador da febre aftosa pode afetar a membrana mucosa do trato gastrointestinal, causando gastroenterite com hemorragia.

A febre aftosa é perigosa para fêmeas grávidas - elas abortam quando o vírus entra no corpo. Durante a lactação, a produção de leite diminui drasticamente, o crescimento e o desenvolvimento dos bezerros diminuem e sua infecção pelo leite é possível. Além disso, a doença pode ocorrer de forma complicada, mesmo em animais adultos. Nesse caso, ocorrem danos ao músculo esquelético e ao coração. A morte é possível devido à paralisia do miocárdio, que ocorre após 1–2 semanas.

Métodos de diagnóstico

como a febre aftosa é diagnosticadaA febre aftosa é uma doença facilmente diagnosticada por sinais clínicos. No entanto, para confirmar o diagnóstico, são necessários estudos sorológicos e virológicos. Para o primeiro, o soro do sangue é usado - anticorpos para o patógeno são encontrados nele. A análise virológica permitirá que você determine com precisão o tipo e o subtipo do vírus para escolher o tratamento mais eficaz. As características da doença são a alta infecciosidade, em que quase todos os animais ficam doentes, e a rápida disseminação do vírus. A febre aftosa deve ser diferenciada de outras doenças infecciosas, incluindo peste, varíola, estomatite vesicular, necrobacteriose e outras.

Uma pessoa pode ser infectada com febre aftosa animal ao comer produtos lácteos ou carne. A doença não representa perigo para terceiros e ocorre na forma de casos isolados.

Tratamento e prevenção da febre aftosa

Vacinação contra febre aftosaO tratamento da febre aftosa em animais é sintomático. As úlceras são tratadas com soluções desinfetantes e medicamentos também são prescritos para promoção da saúde em geral. Nos estágios iniciais da doença, a introdução de soros hiperimunes é eficaz - em animais jovens, essas medidas reduzem a porcentagem de mortalidade. No entanto, o tratamento específico para a febre aftosa não está disponível devido à multiplicidade de variantes do patógeno.

Se você suspeitar do desenvolvimento de febre aftosa no território de uma fazenda separada, medidas de quarentena são imediatamente introduzidas. Nesse período, é necessário interromper completamente a circulação de animais, produtos da indústria de carnes e laticínios. Além disso, a situação deve ser comunicada imediatamente ao serviço veterinário estadual. Animais doentes e indivíduos com suspeita de febre aftosa são isolados nas instalações onde se encontravam antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

Para a prevenção da doença em grandes e pequenas propriedades, é importante saber o que é a febre aftosa e realizar exames diários nos animais.

Além disso, as medidas preventivas incluem os seguintes pontos:

  • desinfecção regular dos locais onde os animais são mantidos e armazenamento dos alimentos, bem como dos veículos;
  • equipamentos de passagens sanitárias em grandes fazendas;
  • quarentena de animais dentro de 2 semanas após sua aquisição, movimentação;
  • importação de animais somente com os documentos de acompanhamento contendo o selo do veterinário, e ração - com certificados que comprovem a qualidade.

Não é realizada profilaxia específica (vacinação) contra a febre aftosa. A complexidade se deve ao grande número de sorovariantes do vírus.

A principal etapa da prevenção da febre aftosa em humanos é a observância das medidas de higiene durante o cuidado dos animais, sua alimentação e ordenha. Em casa, é importante fazer o tratamento térmico de todos os produtos de origem animal, nomeadamente carne, leite e produtos lácteos.

A epidemia de febre aftosa em fazendas e fazendas de gado é uma grande perda econômica. Taxa de mortalidade de bovinos, caprinos, porcos ou ovelha não passa de 5%, mas a carne e o leite são inadequados para alimentação até a recuperação completa. Durante este período, a condição dos animais se deteriora e o aumento do gado diminui.

Qual é o perigo da febre aftosa em animais e como evitar a infecção - vídeo

Jardim

casa

Equipamento