O que é hortelã e onde ela cresce?

Arbustos de hortelã exuberantes Uma antiga lenda grega diz que a hortelã é uma bela ninfa. A hortelã se transformou em uma planta. A deusa Perséfone, sabendo que seu marido Hades gostava da bela jovem, lançou um feitiço sobre a ninfa. Desde então, a hortelã apareceu em Creta e em outras partes do Mediterrâneo.

Onde a hortelã cresce hoje? Infelizmente, este é apenas um lindo conto de fadas, caso contrário o mundo teria uma variedade de plantas perfumadas, aromáticas picantes e até medicinais, unidas sob o nome comum - hortelã. Hoje, foram descobertas mais de 25 espécies que pertencem à família Yasnotkov, que têm algumas características comuns, mas também têm diferenças importantes. Qual é a hortelã que cresce em diferentes partes do mundo?

Se fizermos uma descrição geral para a maioria das espécies, então a hortelã é uma erva com hastes retas ou acamadas, dependendo da espécie, de 20 a 150 centímetros. Ter hortelã folhas ovais, ovóides ou alongadas com cerca de 4-8 cm de comprimento, frequentemente pubescentes, como os caules. Além disso, a hortelã se distingue por um formato de flor especial, que deu o segundo nome a toda a família - Lipócitos.

Do número total de espécies existentes, não mais que um terço é cultivado ativamente, mas as plantas perfumadas e mesmo ornamentais, que são suas parentes muito distantes, às vezes são consideradas hortelã.

Leia também:como e onde crescem os pistache

Meadow mint

Meadow mint

O mais famoso na Rússia é a hortelã do prado ou Mentha arvensis. Esta espécie pode ser vista como planta selvagem nos países europeus e em quase todo o nosso país, desde as suas fronteiras ocidentais até ao Extremo Oriente. Esta espécie também é chamada de menta nobre ou menta da Lapônia.

O óleo obtido da cultura contém de 60 a 92% de mentol. Apesar disso, o sabor da hortelã do prado é suave, o que permite a utilização das folhas e pontas dos rebentos para fins culinários e medicinais. Os caules desta espécie perene crescem até 80 cm de altura. Rizomas, como os de plantas aparentadas, rastejantes, poderosos. As flores são rosadas ou lilases, pequenas, coletadas em falsos verticilos localizados ao longo do caule. A época de floração da hortelã do prado começa em junho e termina apenas em outubro.

Jardim hortelã: foto e descrição da espécie

Hortelã do jardimA hortelã do jardim ou Mentha spicata é uma erva perene que não tem um sabor tão brilhante como a hortelã-pimenta, mas é incomparável na produção em massa nas plantações europeias. Na natureza, a espécie pode ser encontrada no sudoeste e no sul da Rússia, onde a hortelã é cultivada em áreas úmidas sombreadas.

Esta variedade de menta tem caule tetraédrico anual, atingindo cerca de um metro de comprimento, sobre o qual se localizam folhas oblongo-ovais com pontas pontiagudas. Como você pode ver na foto da hortelã do jardim, a parte superior da folha é totalmente lisa, os menores pelos são apenas veias nas costas. A altura da planta não ultrapassa os 45 cm, mas a largura do arbusto chega a 90 cm. Pequenas flores roxas de hortelã do jardim, como na foto, surgem em julho e murcham apenas no final do verão.

Para fins culinários, utilizam-se folhas de hortelã frescas e secas com aroma pronunciado e sabor direto e levemente picante.

Menta crespo

Menta crespoMenta crespo, menta crespo ou Mentha spicata crispa é um tipo de hortelã de jardim com um formato de folhagem específico. Embora fosse possível encontrar esta planta atraente na natureza apenas em certas regiões da Ásia, sul da Europa e norte da África, a hortelã-crespos rapidamente se mudou para regiões de clima temperado e é cultivada não apenas em países europeus e na Rússia, mas também na Continente norte-americano.

A altura de uma planta perene é de 30 a 100 cm, os caules são poderosos, eretos, assentados com bordas amassadas e recortadas, folhas verdes brilhantes. As flores de menta crespa diferem pouco das flores de espécies próximas, têm uma cor rosa pálido ou branco e são coletadas em inflorescências espirais.

Hortelã marroquina

Hortelã marroquinaMenta marroquina ou Mentha spicata crispa O marroquino nada mais é do que menta crespa. O nome especial é de origem francesa e refere-se aos tempos em que Marrocos, junto com outras províncias do norte da África, era uma colônia francesa. Especiarias, frutas e plantas trazidas deste país pareciam estranhas aos europeus.

A hortelã marroquina, por outro lado, cultivada em clima mais quente do que no Velho Mundo, continha mais óleos essenciais e mentol, além disso, tinha folhas onduladas incomuns, e por isso ganhou seu nome.

Maçã hortelã

Maçã hortelãMentha rotundifolia ou hortelã de folhas redondas é chamada de egípcia, ouro e confeitaria. Freqüentemente, um híbrido interespecífico entre a hortelã de folhas longas e a fragrante é chamado de hortelã-maçã. Inicialmente, a espécie vem da Ásia Menor ou do Norte da África.

E na faixa do meio e no sul da Europa, nos países do Cáucaso e na Rússia, onde a hortelã é uma plantação de jardim, a planta é apreciada por seu sabor agradável e refrescante, aroma suave.

Variegated apple mintPara fins culinários, não só as folhas novas são usadas, mas também toda a parte verde da planta. Além das formas usuais de hortelã-maçã com folhagem verde, variedades variadas têm sido cultivadas hoje, combinando qualidades decorativas e de sabor picante. Ambas as variedades de hortelã-maçã formam arbustos herbáceos, com 50 a 70 cm de altura, cobertos por folhas ovóides arredondadas ou largas, características da espécie, sobre as quais se pode ver claramente um grosso pêlo.

Chocolate de menta

Chocolate de mentaO cada vez mais popular chocolate menta ou Mentha piperita citrata Chocolate é uma variação de hortelã-pimenta que combina o aroma de mentol com leves tons cítricos e chocolate.

A impressão de que a hortelã realmente tem a ver com a iguaria favorita de muitos apóia a cor da planta, que contém muitas antocianinas.

Menta perfumada

Menta perfumadaComum no Mediterrâneo e na Ásia Menor, assim como em vários países europeus, a fragrante hortelã ou Mentha suaveolens é uma planta perfumada perene usada na culinária e na medicina. Na natureza, a planta prefere o sol, mas não as bordas secas.

Nos países onde a hortelã desta espécie cresce, atinge 30 a 100 cm de altura e os caules são eretos, pubescentes, cobertos por folhas verdes de tamanho médio em forma de coração. As lâminas das folhas são comprimidas, com pequenos dentículos ao longo das bordas. Flores de menta perfumadas, formando densas inflorescências em forma de cone, constituídas por pequenas flores brancas.

Casa da moeda japonesa: descrição da espécie e foto

Pouco conhecida pelos europeus e mostrada na foto, a hortelã japonesa ou Mentha japonica é uma planta perene encontrada apenas em duas ilhas do arquipélago japonês, Hokkaido e Honshu.

Hortelã japonesaOs locais onde a hortelã japonesa cresce são principalmente florestas pantanosas ou úmidas. A altura de uma planta, rara mesmo para o país do Sol Nascente, não ultrapassa os 40 cm, os caules são eretos ou rasteiros, as folhas são pequenas, mal atingindo 2 cm de comprimento. Flores pequenas de cor branca ou púrpura pálida são coletados em inflorescências esparsas. A época de floração da hortelã japonesa, na foto, começa em agosto e dura até meados do outono.

Como outras espécies da família, a planta contém óleos essenciais e é utilizada na fabricação de cosméticos, sendo também utilizada como tempero e tempero aromatizante.

Forest mint: descrição e foto

Forest mintEm nosso país, a hortelã da floresta ou amuletos é chamada de planta pertencente à família Yasnotkov, mas que é apenas um parente distante da conhecida hortelã. Este é o orégano comum ou Origanum vulgare. Na Europa, e principalmente na região do Mediterrâneo, a hortelã da floresta mostrada na foto é conhecida como orégano.

Na Rússia, onde orégano ou hortelã da floresta crescem em quase todo o país na natureza, a cultura é usada como medicamento. Na zona central da parte europeia e na Sibéria, os orégãos podem ser encontrados em prados e clareiras de várzeas, em florestas de carvalhos e ao longo das bordas de florestas de coníferas.

Na França, Itália e EUA, o orégano selvagem ou orégano é apreciado como condimento para pratos de vegetais e carnes, assados ​​e marinadas. Portanto, nessas regiões, herbáceas perenes são cultivadas ativamente. Os caules da hortelã-da-floresta começam a ramificar-se já acima do nível do solo, crescendo até 30-70 cm. As folhas ovais oblongas do orégano são escuras na parte superior e visivelmente mais claras no dorso. As inflorescências não são espirais ou racemosas, como na menta, mas corimbosas, consistindo em pequenas flores rosadas ou roxas claras.

Hortelã mexicana

Hortelã mexicanaA hortelã mexicana, a maioria cultivada no continente norte-americano, está incluída na hortelã de jardim em uma família e até mesmo em um grupo, mas tem um nome diferente. Botânicos e jardineiros, esta planta é mais conhecida como lofant, polygranch ou Agastache scrophulariifolia.

Multi-grelhaÉ uma planta perene espetacular que forma arbustos de até um metro e meio de altura e tem um aroma bastante forte, que deu origem ao nome da planta de menta mexicana.

Fragrant Mexican MintLofant é cultivado nas regiões da Rússia como uma cultura ornamental atraente, uma excelente planta de mel e uma planta medicinal. É verdade que para que a casa da moeda mexicana na parte europeia da zona média, na Sibéria Ocidental e nos Urais sobreviva ao inverno, a cultura precisa de abrigo e de uma garantia de que na primavera as raízes da planta não acabarão no agua.Lofant

Em um só lugar, o multicolorido cresce bem até 6 anos. Hoje, muitas variedades foram cultivadas com flores de todos os tipos de tons, desde lilás e azul profundo até laranja e framboesa.

Menta caseira: foto e descrição das espécies

Se a hortelã mexicana ou orégano, não aparentada com os parentes mais próximos de variedades de jardim conhecidas, ainda é usada como planta medicinal e condimentada, então a hortelã caseira pertencente ao gênero Plectranthus é exclusivamente uma cultura ornamental.

Um grande número de plantas, nativas das zonas tropicais da Ásia, África, Austrália e América do Sul, reivindica o direito de ser chamadas de hortelã.

Plectrantus são perenes, algumas das quais encontraram um lugar em casas como plantas de interior, e algumas são cultivadas como plantas ornamentais de jardim. Além disso, entre as plantas herbáceas, também existem arbustos altos.

Arbusto plectrantusPlectranthus fruticosus ou plectranthus arbustivo que cresce até um metro de altura é uma das espécies semelhantes à hortelã. O arbusto consiste em raízes rasteiras superficiais, rebentos ramificados pubescentes, plantados com folhas pontiagudas em forma de coração com 10 cm de comprimento. Dentes arredondados são visíveis nas folhas.

A hortelã da casa, como na foto, tem flores perfumadas de lilás, combinadas em inflorescências soltas no topo dos brotos.Coleus

Coleus ou urtiga com folhagem variada brilhante também se refere à mesma espécie, como na foto, de hortelã doméstica.

Arbusto de hortelã grandeOutro arbusto que atinge altura recorde de 2,5 metros para a espécie é o Plectranthus ecklonii. Na África do Sul, onde cresce a hortelã desta variedade exótica, a planta prefere áreas iluminadas ou sombra parcial. O arbusto cresce lentamente, floresce todos os anos, dando inflorescências exuberantes de cor azul, lilás ou branco nas pontas dos rebentos. Tal plectrantus pode ser propagado por camadas ou cortes. Na Rússia, abrigo para o inverno e poda de brotos são necessários para que o crescimento amadureça bem no frio.

Hortelã caseiraPlectranthus da espécie Plectranthus oertendahlii é uma planta de casa bastante pequena, cujos rebentos não ultrapassam 50 cm e têm uma aparência rasteira. As folhas da casa da moeda mostradas na foto têm uma forma oval arredondada e uma cor incomum. O tom geral da folhagem é verde escuro e as nervuras são visivelmente mais claras. As flores dessa cultura são brancas ou com coloração roxa pouco visível, pequenas, coletadas em inflorescências apicais soltas.

Plectrantus whorledPlectranthus verticillatus ou Plectranthus verticulata tem folhas ovais lisas de cor verde claro. Nesse caso, os caules e até mesmo os caules das folhas são roxos ou roxos. A floração é acompanhada pelo aparecimento de flores brancas, decoradas com manchas bordô ou lilás dentro da corola.

Plectranthus MadagascarUma das espécies de Plectranthus mais semelhantes à hortelã é a variedade Plectranthus madagascariensis. Um pequeno arbusto de até 1 metro de altura com rebentos rastejantes ou rastejantes é cultivado como uma cultura ampelosa e se enraíza bem nos jardins da parte europeia do país.

Lavanda monaPlectranthus hybrid "Mona Lavender" é uma forma híbrida incrivelmente bela. Como você pode ver na foto, a casa da moeda desta espécie apresenta rebentos eretos, formando um arbusto compacto, de até 50 cm de altura, cujas folhas apresentam entalhes recortados na borda. Floração abundante, muito atraente. Flores separadas, como lavanda, bela sombra lilás. As folhas com até 5 cm de comprimento apresentam uma cor verde profunda ou mesmo roxa, mais comum na folhagem jovem.

Como cultivar hortelã em casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento