O uso de vinagre de uva para fins culinários e medicinais

Vinagre de uva A história da descoberta do vinagre nos leva de volta ao passado pré-bíblico da humanidade. Como anti-séptico e extinguidor da sede, era conhecido há mais de 7.000 anos. Nos tempos antigos, eles prestavam atenção ao vinho de uva azedo em uma korchaga com um cheiro peculiar. O uso de vinagre de uva foi verificado empiricamente. Baseava-se no uso prático de um líquido como a adição de algumas gotas de vinho azedo à água para sua purificação e sabor agradável. Mais tarde, os curandeiros investigaram a saúde do produto recém-obtido.

Leia também o artigo: vinho de uva caseiro!

Tipos de vinagres e métodos para obtê-los

Vinagre de uva de diferentes tipos

O vinagre de uva natural é obtido pela fermentação de vinhos de uva secos. Como resultado, a categoria geral de vinagres de uva é subdividida em:

  • vinagre de vinho branco;
  • vinagre de vinho tinto:
  • vinagre balsâmico;
  • vinagre aromático feito de vinagre de vinho branco.

Dependendo dos países de origem, estes produtos têm um método nacional de obtenção, vinhos próprios, o que significa que apresentam aromas e sabores diferentes. O vinagre branco é a mais suave dessas categorias. A fermentação ocorre em um recipiente de metal inoxidável por um longo tempo. O vinagre retém o aroma delicado do vinho e serve para temperar saladas ou para dar mais sabor.

vinagre de vinho brancoVocê pode obter vinagre de vinho branco em casa a partir de variedades cultivadas em sua casa de verão uvas... Neste caso, o processo realiza-se aquecendo o vinho sem fervura. Quando a metade permanece no recipiente, torna-se vinagre caseiro. O vinagre é preparado a partir da polpa da uva. Nesse caso, o processo leva 90 dias.

Vinagre de uva vermelhaA aromatização ocorre aquecendo o vinagre de vinho branco a 40 graus e colocando temperos aromáticos em um recipiente. A composição envelhecida até seis meses absorve não só o aroma, mas está saturada com os componentes úteis da erva. Aqui, a imaginação dos autores do produto é limitada por seu vício em um determinado perfume.

O vinagre tinto é obtido a partir de vinhos do tipo Cabernet por envelhecimento em barris de carvalho. Naturalmente, os vinagres de uvas obtidos desta forma são produtos caros, são usados ​​gota a gota e são recolhidos. Mas um lugar especial é ocupado pelo vinagre balsâmico. O método de sua produção envolve a fermentação em barril por até 12 anos (ver. Dolma do Azerbaijão em folhas de uva - receita).

Vinagre de uva balsâmicoComo resultado, a partir de 100 litros de vinho, obtêm-se 15 litros de um produto de cor escura e consistência muito espessa. O sabor do produto resultante é doce e azedo. Eles o adicionam a pratos de carne e peixe prontos, saladas temperadas. Balsâmico, o vinagre tem esse nome porque foi originalmente usado para tratar feridas e sua cura precoce.

O vinagre é considerado natural se nenhuma cor, açúcar ou conservantes estiverem listados no rótulo. Deve haver algum sedimento no fundo da garrafa de vidro. O teor de ácido está na faixa de 5-9%. O custo do produto é alto.

Os benefícios e malefícios do vinagre de uva

O vinagre de uva tem propriedades antibacterianasO vinagre resultante é caracterizado não apenas por suas propriedades antibacterianas e sua capacidade de curar feridas. O conteúdo concentrado de componentes úteis colhidos de uvas faz a cura do vinagre. Contém:

  • polifenóis;
  • ácidos orgânicos;
  • Vestigios;
  • vitaminas.

Essas substâncias coletadas em um produto de cura afetam o corpo humano.Assim, a substância fitoalexina atrapalha o desenvolvimento de tumores, doenças cardíacas e sanguíneas. Os flavonóides ajudam o corpo a lidar com as doenças, fortalecendo o sistema imunológico. O vinagre balsâmico alivia os ataques de gota e retarda o envelhecimento.

Muitas das substâncias benéficas presentes no vinagre balsâmico não são resistentes ao tratamento térmico. Portanto, o vinagre é usado em pratos frios e é trazido antes de servir.

O vinagre balsâmico é usado na culináriaTradicionalmente, nos países mediterrâneos, o vinagre de uva é usado para marinar kebabs, preparar pratos de carne e peixe. Aliás, curativo de baixa caloria para quem monitora o peso. Além de cozinhar, o vinagre de uva é usado:

  • para fins médicos;
  • em cosmetologia.

As propriedades antibacterianas do produto se estendem não apenas à desinfecção da pele e à desinfecção da água. Em caso de envenenamento interno ou bacteriose do corpo, a água com vinagre suprime os micróbios patogênicos dentro do corpo. Loções com vinagre de vinho removem as veias varicosas nas pernas. É usado como queimador de gordura para perda de peso.

O vinagre de uva é usado tanto na culinária quanto na medicinaUm dos indicadores da falta de potássio no corpo é o enrijecimento da pele, principalmente nos pés, com aparecimento de calosidades e fissuras. Ou seja, um alto teor de potássio ajudará a lidar com o problema se compressas com vinagre de uva forem aplicadas nas áreas afetadas.

Não apenas benefícios, mas também danos do vinagre de uva podem ser obtidos se usado sem levar em conta as características do corpo. As contra-indicações para o uso do produto incluem:

  • alergia infantil a uvas vermelhas;
  • doenças do aparelho digestivo na fase aguda;
  • processos inflamatórios no sistema geniturinário.

O vinagre de uva não é combinado com produtos lácteos fermentados, proteínas vegetais e batatas.

Receita para fazer vinagre de vinho de uvas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento