Biscoitos de gengibre - receita e variações, conselhos de especialistas

receita de biscoito de gengibre Os biscoitos de gengibre, cuja receita pode ser encontrada em diferentes variações, é um atributo obrigatório das férias de inverno. Também é chamado de pão de mel de Natal (Ano Novo) porque a receita tradicional combina muito mel, ervas e especiarias. Os doces são servidos com chá, enfeite ou árvore de natal, e também são apresentados a amigos e convidados. Nas lojas você encontra biscoitos para todos os gostos, mas é muito melhor você mesmo assá-los, decorar com glacê e inscrições.

Receita básica de biscoito de gengibre para cada ocasião

receita simples de biscoito de gengibre

Até mesmo um iniciante pode lidar com a receita clássica de biscoito de gengibre. Para a sua preparação, vale a pena reservar dois dias - os biscoitos de gengibre são cozidos rapidamente, mas só podem ser decorados após 10-12 horas. Se você combinar vários tipos de cobertura em uma decoração ou assar uma grande quantidade de biscoitos, o cozimento pode levar vários dias.

Ingredientes e preparação

ingredientes para biscoitos de gengibrePara o pão de gengibre, você precisará de formas especiais para assar, que são vendidas em muitas lojas de ferragens e supermercados. Podem ser homenzinhos, árvores de Natal, estrelas, cavalos ou símbolos do próximo ano novo.

Prepare também os produtos de acordo com a lista:

  • 250 g de farinha de trigo;
  • manteiga (70 g), que deve ser aquecida à temperatura ambiente imediatamente antes de cozinhar;
  • 2 ovos;
  • 100g mel;
  • meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • especiarias a gosto: cacau em pó, canela em pó e gengibre, noz-moscada e outros.

Os biscoitos de gengibre clássicos são duros, contêm muito mel e especiarias. Depois de cozido, pode ser armazenado por até um ano.

Preparação de teste

Preparar a massa para biscoitos de gengibre picantes é a etapa mais importante. É importante levar apenas manteiga fresca e mel de boa qualidade, pois seu sabor é sentido até mesmo no produto acabado. As especiarias podem ser adicionadas em qualquer quantidade - são sempre adequadas para bolos de gengibre.

Processo de preparação:

  1. Derreta o mel e a manteiga à temperatura ambiente e mexa bem. Em seguida, adicione os ovos e bata na batedeira ou batedeira até obter uma espuma espessa e homogênea.misture ingredientes
  2. Combine a mistura com bicarbonato de sódio e especiarias, mexa. Em seguida, adicione a farinha em pequenas porções, mexendo sempre. Quando ficar difícil de bater na batedeira, continue amassando a massa com as mãos. Deve ser viscoso, ter uma consistência oleosa espessa e uma superfície brilhante, e o mais importante - não grudar em suas mãos.
  3. Reserve a massa pronta por 30-40 minutos. Deve esfriar um pouco e endurecer devido ao mel e ao óleo em sua composição.massa de gengibre pronta

A massa correta para uma receita de biscoito de gengibre é muito grossa e mantém sua forma bem. Já nesta fase, é possível sentir o aroma brilhante de mel e especiarias, que serão preservados durante o cozimento e armazenamento do pão de gengibre.

Estágio de cozimento

Se a massa estiver correta, o pão de mel vai cozinhar em 5-10 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus de antecedência, prepare a superfície para estender a massa, as formas, o rolo de massa e a assadeira.

A seguir vem o processo mais interessante, quando a massa se transforma em figuras incomuns com um aroma rico e brilhante:

  1. Abra a massa sobre uma superfície plana, depois de polvilhar com farinha. Para fazer isso, você pode usar um rolo ou uma garrafa de vidro. A camada deve ter cerca de 1 cm de espessura. Figuras grandes, que serão decoradas com esmalte e pintura, podem ser deixadas mais grossas.abra a massa e corte as estatuetas
  2. Use formas para cortar todas as formas. A massa do pão de gengibre é muito densa, não se espalha e mantém bem a sua forma, pelo que até os pequenos detalhes ficarão visíveis no biscoito acabado. A massa não é deixada nas formas durante o cozimento, portanto, qualquer número de biscoitos de gengibre pode ser cortado em uma forma.
  3. Coloque os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno por 5-10 minutos. Durante esse tempo, você pode cortar uma nova parte das figuras. O pão de mel é considerado pronto quando o centro permanece claro e as bordas apresentam um tom dourado sutil. Neste ponto, retire-os do forno e espalhe-os sobre uma superfície plana até que esfriem.

Tente colocar os moldes o mais próximos possível. Com as sobras, você pode estender a próxima camada de massa, mas a cada vez elas são seguradas de forma cada vez pior e o pão de gengibre acabado pode se desfazer.

Biscoitos de gengibre de Natal na forma de árvores, estrelas, homens, animais e brinquedos ficam lindos tanto na mesa festiva quanto como decoração. Se você pegar um tubo de plástico e fizer furos nos biscoitos de gengibre ainda quentes, poderá prendê-los à árvore com um cordão ou fita. Também estão à venda formas para casas de pão de gengibre. Eles consistem em elementos que são cozidos separadamente e depois conectados com um esmalte de proteína.

Receita sem adicionar ovos

receita de biscoito de gengibre para jejumDurante o jejum, você pode fazer biscoitos de gengibre aromáticos sem ovos ou laticínios. Esses pastéis são saudáveis, saborosos e de baixo teor calórico, pois são preparados com os produtos mais simples. Use uma mistura de 2 xícaras de farinha de trigo branca e meia xícara de farinha integral como base.

Prepare também os seguintes ingredientes:

  • um terço de um copo de água e óleo vegetal;
  • meia xícara de açúcar (é melhor tomar cana-de-marrom, mas a clara regular também serve);
  • meia xícara de melaço;
  • meia colher de chá de sal e refrigerante;
  • especiarias a gosto: Ruivo frescos ou secos, canela em pó, noz-moscada, cravo e outros.

O melaço pode ser substituído por mel e açúcar. Combine esses componentes em uma proporção de 5: 1 e derreta em banho-maria até obter uma consistência de xarope.

Misture os ingredientes líquidos e secos em recipientes separados e, em seguida, combine e sove a massa. Deve ficar firme, mas de plástico, manter a forma bem e não grudar nas mãos. Em seguida, estenda sobre uma superfície plana, recorte figuras ou círculos e leve ao forno por 10 minutos a uma temperatura de 200 graus. Resfrie os biscoitos prontos e sirva não só no Ano Novo, mas também sem motivo.

Receita sueca de biscoito de gengibre

receita de biscoito de gengibre suecoOs biscoitos suecos de gengibre (Pepparkakor) são uma iguaria tradicional preparada durante todo o ano. Sua receita é conhecida desde o século 15, quando era considerada uma cura para o mau humor e o cansaço. Hoje é sempre adequado à mesa, nas festas de fim de ano, ou num simples e aconchegante chá familiar.

biscoitos deliciososOs biscoitos suecos clássicos são finos, crocantes e muito aromáticos. O principal na sua preparação é a massa correta que não se espalha, não gruda e retém bem os moldes durante o cozimento.

Precisará de ingredientes simples e acessíveis:

  • um copo cheio de açúcar mascavo (pode ser substituído por branco, mas o açúcar de cana dará um sabor extra);
  • 5 colheres de sopa de melaço - também pode ser substituído por uma mistura de mel e açúcar;
  • 5 colheres de sopa de água pura sem gás;
  • 150 g de manteiga, aquecida à temperatura ambiente;
  • 3 xícaras de farinha e um pouco mais para polvilhar na mesa enquanto se desenrola a massa;
  • uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • especiarias a gosto - canela, gengibre e cravo.

Você também pode fazer biscoitos de gengibre sem bicarbonato de sódio. Solta a massa, deixando-a mais macia e arejada. No entanto, biscoitos sem esse componente também são frescos e saborosos.

A massa é preparada em várias etapas. É melhor prepará-lo com um dia de antecedência, para que haja tempo de infusão.Antes de beber o chá, basta colocá-lo no forno por 10 minutos e servir biscoitos frescos e crocantes à mesa.

Processo de preparação de massa

Leve a mistura de açúcar, água e melaço para ferver. Assim que surgirem as primeiras bolhas na superfície, retire o recipiente do fogo.

Adicione a manteiga e os temperos, mexa e deixe esfriar.

Quando o líquido esfriar até a temperatura ambiente, adicione farinha e bicarbonato de sódio. É melhor adicionar farinha aos poucos, mexendo sempre a massa. Como resultado, deve amassar bem com as mãos, não grudar ou esfarelar.

Embrulhe a massa pronta em filme plástico e deixe na geladeira por um dia.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Ao mesmo tempo, estenda a massa sobre qualquer superfície plana, corte os biscoitos em formas ou copos e coloque-os sobre uma assadeira. Os biscoitos não cozinham por mais de 10 minutos, até que as bordas adquiram um tom dourado claro.

Os biscoitos suecos tradicionais são feitos sem mel. No entanto, em casa você pode adicioná-lo para dar sabor ou até mesmo substituir o açúcar por completo.

Os biscoitos são armazenados por muito tempo e não se deterioram à temperatura ambiente, podendo ser cozidos em qualquer quantidade.

Decoração de biscoito

decoração de biscoito de gengibreOs biscoitos de gengibre podem se tornar não apenas uma sobremesa, mas também uma decoração, um presente, um cartão de felicitações. Os biscoitos de gengibre prontos têm uma tonalidade castanha escura e uma estrutura heterogénea, pelo que devem ser decorados com esmaltes, pinturas ou desenhos. Para cada caso, um esquema de cores separado é selecionado. Renda branca, cores vermelhas e verdes são adequadas para o Natal. Para a Páscoa, escolha tons pastel claros, mas pinturas brancas simples também funcionam.

Existem várias maneiras de decorar biscoitos de gengibre:

  • encher toda a superfície do pão de gengibre com esmalte, sobre o qual é pintado com chocolate;
  • pequenos padrões em tons de branco ou contrastantes em um fundo marrom neutro;
  • inscrições, parabéns, desenhos;
  • decorações adicionais - granulados, drageias, frutas cristalizadas e outras decorações a gosto.

Uma opção simples e econômica para decorar biscoitos é a cobertura de proteína. Acontece que é completamente branco, mas sua tonalidade pode ser facilmente alterada adicionando algumas gotas de corante.

Além da função decorativa, ele uniformiza a superfície do pão de gengibre e é mais fácil de representar padrões e inscrições nele. Para cobrir completamente o biscoito, coloque-o sobre uma superfície plana, coloque uma pequena quantidade de glacê em uma seringa ou saco e aplique primeiro ao longo do contorno e depois preencha no meio. Escoará uniformemente nas bordas e endurecerá em algumas horas. Se não houver ferramentas disponíveis, o esmalte pode ser facilmente aplicado com uma colher comum ou um palito chinês.

Para os padrões, você também pode comprar cobertura de chocolate ou chocolate. Derreta em banho-maria, coloque em uma seringa e crie os padrões. Podem ser pontos, ondas, linhas retas ou inscrições. Essa etapa será a final no design, mas não a mais rápida - decorar cada biscoito com desenhos não é fácil, principalmente para iniciantes. O chocolate endurece em 5-10 minutos na geladeira, após o qual os biscoitos podem ser dobrados em papel de presente.

Para que a cobertura não interrompa em demasia o sabor do pão de gengibre e pareça adequada, a massa deve ser enrolada numa camada grossa. Além disso, desta forma os biscoitos resistem até a decorações pesadas e densas.

Biscoito de gengibre - receita de cobertura

A cobertura mais simples é feita de açúcar de confeiteiro e clara de ovo. Para 1 proteína, tome 200-250 g de açúcar em pó e 1 colher de suco de limão. Você também pode preparar corante alimentar na forma de um gel - ele dará ao esmalte qualquer tonalidade.

Ela se prepara em alguns minutos:

  • bata a clara do ovo com um garfo ou batedeira;bata a clara de ovo
  • adicione o açúcar de confeiteiro e mexa até ficar homogêneo;
  • adicione suco de limão e cor se necessário.

A densidade do esmalte pode ser ajustada. Se precisar de uma consistência mais espessa para desenhar pontos e linhas nítidas, adicione mais açúcar de confeiteiro.Para cobrir os biscoitos por igual, é melhor usar uma cobertura mais fina - ela escorrerá melhor e formará uma superfície lisa e espelhada. Decore os biscoitos de gengibre imediatamente após fazer a cobertura, colocando-os em um saco ou seringa ou usando uma colher. Com o tempo, ele começará a engrossar e não poderá ser usado para decoração.

Há também uma maneira mais fácil de fazer uma cobertura lisa e lisa para pão de gengibre. Necessita apenas de dois componentes: açúcar de confeiteiro e água. Aos poucos, adicione água ao pó em pequenas porções e mexa sempre. Quando a mistura ficar viscosa, pode ser aplicada aos biscoitos de gengibre em uma camada uniforme.

Opções de decoração

decoração de biscoito de gengibreNa Internet você encontra master classes, onde passo a passo é descrito como decorar diferentes figuras com esmalte. Antes de cozinhar, você pode ver as opções de decoração e implementá-las em sua própria cozinha. biscoitos totalmente vitrificadosBasta lembrar que linhas grossas, pontas convexas e ondas são mais bem traçadas com chocolate, e uma superfície plana será obtida devido à proteína ou ao glacê de açúcar. Experimente também usar um pincel comum e alguns tons de corante e crie designs incomuns com suas próprias mãos.esmalte colorido

dicas e truques

opções de decoração de pão de gengibreCada dona de casa deve anotar a receita dos biscoitos de gengibre em todas as proporções que a família mais goste. Podem ser biscoitos de gengibre simples sem enfeites ou biscoitos de gengibre brilhantes com glacê e desenhos.

Algumas dicas de como preparar doces deliciosos e aromáticos, para agradar a família e convidados com produtos assados ​​na hora:

  1. Não tenha medo de adicionar muito tempero. São adequados na receita em qualquer quantidade e não prejudicam o sabor.
  2. Siga as proporções nas receitas, mas também confie nos seus próprios sentimentos. Às vezes você precisa adicionar mais farinha ou água.
  3. Use sua imaginação. Uma xícara ou copo de fundo ondulado pode criar formas incomuns de biscoitos.
  4. Uma massa bem preparada é a chave para um delicioso pão de gengibre. Deve ser denso e brilhante.

O pão de gengibre será uma verdadeira decoração da mesa do Ano Novo ou uma decoração original. Eles podem ser presenteados com amigos e convidados inesperados como uma bela lembrança. Estatuetas vibrantes e biscoitos redondos simples são igualmente deliciosos, exalam um aroma picante e despertam o apetite. Estes rebuçados são indicados em qualquer época do ano, pois ficam perfeitamente armazenados, não estragam e são perfeitos para o chá ou café.

Biscoitos de gengibre - receita para fazer massa de gengibre (vídeo)

Jardim

casa

Equipamento